Pessoas que vivem por muito tempo no mesmo ambiente imutável geralmente sentem um forte desejo de atualizar o interior chato. Então surge a pergunta natural: como pintar móveis? Afinal, é ela, em uma cor atualizada, que consegue refrescar o visual chato do interior da casa. Mesas, cadeiras, armários e criados-mudos – são eles que compõem o interior de um cômodo, mas substituí-los por modelos novos toda vez que você quer uma mudança é uma ideia extremamente desvantajosa. Portanto, pintar móveis você mesmo se torna a melhor opção. Abaixo estão algumas dicas de pintura.

Vamos considerar o aspecto atraente da questão de como renovar móveis com as próprias mãos. Em primeiro lugar, é um benefício material: você não precisará gastar uma fortuna comprando novos acessórios ou os serviços de um pintor profissional. Além disso, ao pintar você mesmo, você está livre para mostrar engenhosidade e criatividade especiais, dando ao produto a aparência que deseja.
Abaixo estão algumas dicas sobre como pintar móveis; Explicaremos em detalhes como pintar móveis antigos com suas próprias mãos, sem recorrer aos serviços de especialistas terceirizados.
Contente
Materiais adicionais necessários
Muitas famílias ainda têm armários com cadeiras que foram passadas de geração em geração, até mesmo da época soviética, feitas com tanto cuidado que ainda conseguem desempenhar sua função adequadamente. Mas eles têm uma desvantagem significativa: sua "ruína" externa. Para corrigir esse lamentável mal-entendido, para finalmente atualizar a aparência dos móveis, sugerimos que você mesmo faça a pintura.
Para garantir que pintar móveis com suas próprias mãos seja bem-sucedido, primeiro você precisará:
- um produto de construção que precisa ser atualizado;
- quantidade suficiente de tinta;
- fita adesiva;
- escovas;
- recipiente raso.
Esta está longe de ser uma lista completa. Antes de iniciar o trabalho, é necessário tratar a superfície onde a camada de tinta será aplicada.
Materiais que serão úteis no processo:
- massa de vidraceiro;
- proteção facial (máscara ou óculos de proteção);
- quantidade suficiente de lixa;
- viga de madeira.
Escolhendo tinta
Antes de pintar móveis, você precisa decidir que tinta usar neles. Aqui você verá a mais ampla gama de tintas em toda a sua diversidade de cores. Não tenha pressa em comprar o primeiro pote que encontrar: sua escolha deve ser baseada no conhecimento das propriedades do material do qual seu produto é feito. Dessa forma a tinta durará mais, mantendo seu frescor original.
Tipos especializados de verniz para pintura de superfícies são adequados. Ao contrário de alguns tipos de tinta, ela dará aos móveis uma aparência atraente e os protegerá de fatores adversos: umidade, parasitas, etc.
Se você nunca teve que escolher tinta antes, aqui está uma lista de fabricantes populares no mercado.
- Tintas acrílicas são uma opção popular frequentemente usada em trabalhos de pintura. Eles têm maior durabilidade, tempo de secagem curto e são fáceis de usar. Esses produtos não possuem cheiro “agressivo”; Podem ser diluídos com uma quantidade moderada de água, distribuindo assim o material de forma mais econômica (suficiente para usos posteriores).
Tintas acrílicas para móveis de madeira - Sprays – ajudarão a reduzir o tempo gasto na coloração. Eles ficam planos e secam rapidamente.
Ao trabalhar com uma lata de spray, a tinta voa em direções diferentes, então cubra todos os objetos ao redor com antecedência. - Tintas esmalte à base de verniz dão à superfície de madeira um brilho novo e brilhante.
Tintas alquídicas são baratas, mas é melhor não usá-las para pintar móveis usados em instalações residenciais.
Processo de pintura: instruções passo a passo
Importante! – A chave para uma pintura de alta qualidade está na preparação cuidadosa da superfície.
Por onde começar?
- Inspeção
Verifique se há falhas, avarias ou defeitos no produto. Se houver, elimine-as e depois prossiga removendo a camada antiga de verniz ou tinta.
- "Pele"
Passe uma lixa na superfície. Use uma de granulação fina: ela não causará danos profundos. É mais eficaz lixar na direção dos grãos da madeira. Dessa forma, você obterá uma superfície uniforme e lisa, sem arranhões.
- Revestimento de primer
Espalhe uma camada de primer ao redor do perímetro do produto e, em seguida, cubra quaisquer imperfeições (buracos, rachaduras) com massa - isso garantirá que a adesão dos materiais seja a mais forte possível. Em seguida, desengorduramos a superfície.
- Aplicação de primer acrílico
Espalhe o material de impregnação uniformemente sobre a superfície com um pincel e deixe secar.
- Preenchimento de áreas defeituosas, lixamento
Lixe as áreas onde o enchimento foi aplicado usando uma lixadeira ou lixa.
Após concluir os procedimentos complexos, remova os resíduos e aplique novamente o primer em tudo.
- Aplicando tinta
Ao pintar, observe: a tinta não ajuda a preservar ou proteger a madeira; não pode evitar os efeitos nocivos da umidade (especialmente a destruição por parasitas). Antes de comprar, leia atentamente a composição da tinta, não descurando as recomendações de utilização. Pode ser necessário comprar alguns equipamentos de proteção extras de reserva.
É importante levar em consideração
Para realizar todos os trabalhos de pintura corretamente, é preciso seguir uma série de sutilezas. Conhecendo-os, você poderá não apenas lidar com a tarefa de forma eficaz no menor tempo possível, mas também economizar seu orçamento de forma racional.
Aqui estão algumas dicas úteis para ajudar você a pintar bem seus móveis:
- Seleção de materiais – dê preferência a um produto de um fabricante conhecido e comprovado pelos consumidores: isso não só facilitará a decisão sobre a melhor opção de pintura, mas também permitirá obter maior compatibilidade de materiais. Antes de comprar, leia as instruções.
Materiais e ferramentas para pintar móveis
- Experimente uma paleta de cores: cores corretamente selecionadas e compatíveis trarão notas frescas e incomuns ao espaço do cômodo e ajudarão a expandi-lo visualmente. Brincando com contrastes de esquemas de cores de paredes e móveis, você fica livre para implementar qualquer uma de suas ideias criativas.
Paleta de cores e tons para pintar móveis
- Compre pincéis e um rolo para pintar - as ferramentas devem ter espessuras diferentes: é mais conveniente pintar completamente locais de difícil acesso. O rolo é útil para pintar superfícies com grande área; Os pincéis são indispensáveis para pintar locais de difícil acesso: cantos de móveis, ferragens removíveis, etc.
Um pincel é adequado para pintar pequenas áreas de móveis, mas para trabalhos em grande escala é melhor escolher um rolo ou uma pistola de pintura.
- Fita adesiva – protegerá a superfície contra a entrada acidental de tinta em uma camada já aplicada. Em situações em que a mancha já apareceu, usar solvente estragará a tinta recém-aplicada (o que é extremamente desagradável) e você terá que repintar a área específica. Usar fita adesiva é a melhor opção para você.
Fita adesiva para proteger partes não pintadas
- Proteção contra desgaste - tenha muito cuidado ao trabalhar com tinta, pois os vapores são prejudiciais ao sistema respiratório. Não se esqueça de usar uma máscara respiratória. As mãos, assim como outras partes do corpo, também precisam ser protegidas do contato com a tinta, pois a composição pode ser tóxica. Após terminar o trabalho, ventile bem o ambiente.
Equipamentos de proteção que podem ser necessários para restauração de móveis
Como pintar móveis para parecerem antigos?
Dar estilo aos seus móveis e dar-lhes um toque de antiguidade é uma tarefa viável. Não é necessário ir a workshops e gastar muito dinheiro com isso. Para decorar os móveis em um determinado estilo (country ou Provença francesa - a seu critério), você pode pintá-los usando o método de envelhecimento artificial: com ele, a aparência dos móveis ficará mais refinada e dará elegância ao ambiente.
Algumas dicas de pintura:
- Seleção correta de cores;
Para deixar a pintura mais atraente e o efeito antigo mais natural, use cores pastéis claras: branco, pêssego, bege, limão, etc.
- Aplicação de tinta;
Para obter o efeito desejado, não é necessário aplicar camadas uma após a outra para adicionar saturação. Basta aplicar apenas uma - a cor principal aparecerá levemente, adicionando mais naturalidade integral à imagem.
- Moagem;
Após aplicar uma camada de tinta, espere secar completamente e trate os cantos e as áreas do móvel mais sujeitas a impactos mecânicos (puxadores, cantos, etc.) - assim o resultado final ficará mais limpo e o “efeito antigo” ficará um pouco natural. Nunca ocorreria a ninguém que o produto fosse envelhecido artificialmente.
Uma técnica bem conhecida para “envelhecer” móveis é dar o efeito de tinta velha aparecendo. Para fazer isso, você precisará usar um novo pincel para distribuir uniformemente a tinta da nova cor. Após a secagem, essa camada é removida. Para deixar os arranhões mais evidentes, recomendamos usar cera: esfregue-a sobre a superfície e você obterá uma cor branca envelhecida.
O uso de cera é apropriado quando o produto foi pintado muito recentemente. É aconselhável selecionar cera para móveis que combine com a cor do tampo da mesa onde ela será aplicada. É mais fácil esfregar a cera com uma esponja porosa - o produto será distribuído de maneira mais uniforme por toda a área.
Como pintar móveis de branco
Uma solução que pode vir à mente de pessoas que não têm medo de dificuldades. Sabe-se que o branco é uma cor problemática. Sua aparência original é difícil de manter.