Na década de 40 do século XX, o estilo industrial de decoração de casa se tornou muito popular nos EUA. Ganhou popularidade devido à falta de moradias acessíveis e de baixo custo para pessoas comuns. Os locais que originalmente não eram destinados à habitação foram utilizados para desenvolvimento – sótãos, lofts, fábricas abandonadas e armazéns. O local foi ocupado às pressas, de modo que foi deixado em sua forma original, apenas parcialmente adequado para habitação. Foi assim que o novo estilo loft foi formado.

Originalidade do estilo loft no design de interiores
A originalidade do estilo loft é que o espaço, que lembra um industrial, é ao mesmo tempo moderno e confortável.

Logo, indivíduos criativos – artistas, atores e proprietários de espaçosas casas de campo – começaram a decorar suas casas e apartamentos nesse estilo. O loft existe há mais de 60 anos. Não há limites territoriais ou temporais, porque a originalidade e a singularidade dos interiores nesse estilo se encaixam perfeitamente nas posições de vida de pessoas criativas e de espírito livre.

Estilo loft urbano
O estilo loft urbano no interior surgiu como uma tendência que combina características do underground e do boêmio

Essa direção permite que você organize seu espaço de vida de tal forma que seja possível concretizar as ideias mais ousadas, ir além dos limites do que é permitido e se destacar com sua individualidade. Há muitas pessoas que buscam algo incomum, não apenas na América, mas também na Rússia, onde há um grande número de seguidores.

O estilo industrial como moradia para os pobres
Originalmente um interior industrial no estilo loft de meados do século XX – habitação para os pobres

A introdução de elementos-chave ajudará a criar o interior certo no estilo loft.

  • Espaço aberto sem divisórias. Somente o banheiro e o toalete são cercados. Até o quarto é organizado na área comum.
  • Enormes janelas do chão ao teto são a principal fonte de luz natural. Como regra, as janelas não são cobertas com cortinas.
  • Vigas maciças sob o teto, tubos de ventilação abertos, reforço de ferro.
  • As paredes não são decoradas com papel de parede ou gesso decorativo. Eles deixam ou imitam paredes de alvenaria e concreto. O acabamento inclui elementos de madeira, chapas de compensado e metal envelhecido.
  • Os pisos geralmente são deixados de concreto e substituídos por velhas tábuas de madeira. Uma opção feita de placas de mármore é possível.
Habitação moderna
Moradia moderna, mobilada em estilo loft

Para quem é indicado um loft?

A versatilidade do design de loft
O loft é popular devido à sua versatilidade.

Dentro do estilo, três direções principais emergiram.

  1. Boêmio. É preferível que seja usado por "criadores". Artistas e espectadores de teatro realizam desfiles de moda, apresentações teatrais e abrigam galerias de arte. É usado cada vez mais em interiores pessoais.
    Loft Boêmio
    Loft boêmio em design de interiores

    Loft-boho no interior
    O estilo loft-boho implica a preservação máxima do tema industrial do ambiente na decoração, mas os móveis são feitos em um estilo colorido
  2. Glamourosa. Ela se diferencia das demais por sua paleta de cores mais delicada. Pesadas vigas de ferro e paredes de tijolos se misturam com lustres elegantes e móveis barrocos.
    Glamour loft na sala de estar
    Glamour loft - os tons usuais de pedra, madeira e pastel são diluídos com uma combinação ousada de cinza e lilás, rosa e turquesa

    Loft glamoroso
    O design glamoroso do loft dá ênfase à iluminação
  3. Industrial. É o mais popular. Para implementar essa tendência, o espaço é preenchido com elementos que lembram uma oficina ou armazém, com o efeito de um espaço não totalmente habitado. Aqui seria apropriado fazer móveis estilo loft com suas próprias mãos, garfos de ventilação, fiação externa, correntes, uma combinação de madeira bruta, ferro envelhecido e pedra não processada. Tudo é simples, sem enfeites desnecessários.
    Loft industrial
    Loft industrial - a habitação é diluída com elementos de equipamento de fábrica

    Móveis de loft industriais
    Para um loft industrial, móveis simples com a geometria correta e sem elementos desnecessários são adequados.

Os seguintes elementos são considerados atributos de um loft boêmio.

  • Um amplo espaço comum sem divisórias, com tetos altos, visualmente dividido em zonas. Ele deve necessariamente manter as características de uma grande fábrica, sem nenhum vestígio de acabamento novo.
  • As paredes são decoradas com pinturas originais, telas de artistas modernistas e expressionistas desconhecidos, pôsteres incomuns e fotografias.
  • Móveis de design, esculturas, instrumentos musicais. Para o mobiliário, escolha móveis vintage ou envelhecidos artificialmente, com sinais de desgaste. A maioria dos elementos pode ser feita com suas próprias mãos, usando materiais disponíveis. Serão utilizados paletes de madeira, tábuas velhas, canos e elementos metálicos – partes de camas, rodas de fiar, máquinas de costura, carretéis de arame e até barris.

Delimitando espaço: como colocar acentos?

Loft branco no interior
O interior branco do loft é bastante original: cores pastéis suavizam a expressividade excessiva da decoração, e ele adquire leveza e leveza.

Como mencionado acima, uma característica do estilo industrial é um cômodo único e espaçoso, dividido em zonas. Com a ajuda de móveis, telas de luz e tapetes no chão, destacamos os limites.

Um lindo balcão de bar com uma mesa feita de uma peça sólida de madeira ou pedra ajudará a separar a cozinha da sala de jantar. Uma estante aberta esconderá visualmente o quarto da sala de estar. O apelo de um loft é que ele combina o antigo e o novo, o luxo com a feiura das paredes sem reboco.

Móveis para separar uma área da outra
O estilo loft implica o uso de móveis não apenas para a finalidade pretendida, mas também para separar uma área funcional da outra.

Os móveis desempenham um papel importante neste design. É usado para colocar acentos. Ao brincar com estilo, você não precisa se apressar para comprar móveis de design. Você pode fazê-los você mesmo, porque a essência disso é que o ambiente deve ser antes de tudo funcional e só depois bonito.

Mesa de cabeceira de madeira feita em casa
Mesa de cabeceira de madeira faça você mesmo para um quarto estilo loft

Materiais necessários para fazer móveis

Depois de decidirmos o estilo da casa, pensarmos no esquema de cores e no interior como um todo, selecionamos os móveis que o enfatizam. Não é necessário que todos os itens sejam feitos sob medida ou comprados. Você pode fazer alguns itens sozinho usando literalmente tudo o que tem em mãos. Podem ser canos, tábuas velhas, elementos de concreto.

Os materiais mais populares usados ​​nessa direção são os seguintes.

  • Madeira envelhecida natural.
  • Metal e pedra.
  • Vidro.
  • Couro, têxteis – em estofamento de móveis estofados.
  • Plástico imitando madeira, mármore.

Sofá e cama: Faça você mesmo

Paletes de madeira
Paletes de madeira são ótimas para fazer móveis DIY

O elemento central da sala de estar é, sem dúvidas, o sofá. Você pode fazer isso sozinho usando paletes de madeira, que serão usados ​​para a estrutura. Monte o formato do sofá, lixe a superfície, costure almofadas macias e um colchão. Coloque-o na estrutura e faça prateleiras para livros e revistas nos apoios de braços. Será barato e eficaz.

Paletes também podem ser usados ​​para fazer uma cama. Três paletes para uma cama de tamanho padrão serão suficientes. Será fácil fazer isso seguindo algumas recomendações. Isso é feito em várias etapas:

  • Lixe a superfície para remover todas as rebarbas. Lixe bem.
  • Trate com primer e verniz ou deixe como está.

    Preparação e processamento
    Preparação e processamento de peças antes da montagem
  • Prenda os paletes para formar uma estrutura.
    Base de cama
    A base da futura cama

    Instalação de paletes
    Instalação de paletes na base
  • Abaixe o colchão.
    A base é estofada com tecido macio
    A base é coberta com tecido macio ou carpete por cima.

    Então o colchão é colocado
    Depois, coloque o colchão com roupa de cama e a cama estará pronta para ser feita à mão.

Há outra opção interessante: uma cama de pódio. Espaço de armazenamento adicional pode ser incorporado a ele. É feito de compensado ou tábuas, pintado ou envernizado.

Prateleira e mesa de centro: faça rápido e barato!

Prateleiras e prateleiras abertas feitas à mão vão “encaixar” perfeitamente no interior. A fina estrutura metálica do rack, pintada de preto, fica linda. É essa cor que o torna quase invisível. As prateleiras são feitas de pinho maciço e carvalho. Para destacar a estrutura da madeira, trate as prateleiras com um composto de tingimento. Eles enchem as prateleiras com livros, porta-retratos, vasos e acessórios de grife.

Montagem da estrutura
Montagem da estrutura da mesa

Móveis estilo loft são caros nas lojas. O preço de uma mesa de centro retangular com estrutura de metal é alto.

Nós parafusamos a fixação
Nós parafusamos a fixação dos cantos das pernas

Para fazer você mesmo, você só precisa pegar duas tábuas do tamanho certo, quatro barras ou tubos de metal para as pernas, parafusos, verniz e tinta. Você pode fazer um tampo de mesa usando um palete. Parafuse-o na base da roda e a mesa estará pronta.

Fixação das pernas
Fixando as pernas da mesa na base
Nós pintamos a superfície
Nós pintamos ou manchamos e depois envernizamos

Não limite sua imaginação, combine ousadamente o incompatível, misturando estilos e soluções de cores. No Loft tudo é possível e você deve aproveitar!

Mesa de centro pronta
Mesa de centro pronta no interior

Vídeo: Mesa estilo loft faça você mesmo. Móveis feitos à mão.

Galeria de fotos de móveis estilo loft no interior de diferentes cômodos e instalações: