A sala de estar pode dizer muito sobre o dono do apartamento. Pode-se dizer que esta é a cara do dono. Salão — lugar multifuncional no apartamento.
Aqui recebemos hóspedes, sentamos em frente à TV à noite, relaxamos nos fins de semana e nos comunicamos. Portanto, você precisa levar a sério a escolha do interior do salão.
A escolha dos móveis para este ambiente depende de vários fatores:
- Pcavalo;
- SOBREiluminação;
- EMaltura do teto dos apartamentos;
- Na presença de nichos ou de várias portas;
- EMas preferências de gosto dos proprietários.
Um sofá pequeno pode simplesmente se perder em uma sala grande. Nesse caso, um grande sofá de canto com duas poltronas seria adequado, criando um canto aconchegante que suaviza a atmosfera de um espaço amplo. E, claro, você precisa escolher cores mais quentes: marrom claro, bege, mostarda.
O design do salão (30 m) com um sofá cinza se assemelhará a um prédio de escritórios. Uma lareira artificial, algumas almofadas no sofá, um painel ou uma pintura na parede ajudarão a adicionar aconchego e calor. Se a sala tiver janelas grandes, elas podem ser decoradas com lindos lambrequins no mesmo tom do sofá. Outra solução é dividir o ambiente em zonas.
Para um cômodo pequeno, é melhor escolher móveis em miniatura em cores claras. Como você sabe, cores claras dão uma sensação de amplitude. É melhor abandonar o clássico da parede ao teto. Aqui, um móvel de parede de pequena altura (1,5 m) seria adequado.
Um tapete claro no chão, cortinas claras e arejadas e uma pequena mesa de centro ajudarão a aumentar o espaço. Nesse caso, é melhor pendurar a TV na parede ou colocá-la em uma das prateleiras.
A iluminação desempenha um papel importante no design do salão. É melhor escolher móveis para uma sala de estar em um apartamento com pouca iluminação em cores claras e sem padrão. Isso expandirá visualmente a área de iluminação.
Tetos altos desempenham um papel duplo. Se o interior da sala for escolhido corretamente, a altura do teto não importará. É uma questão diferente quando o teto é baixo e precisa ser elevado visualmente. Primeiro, coloque móveis baixos no corredor.
Evite lustres volumosos; luminárias embutidas não ocuparão espaço no seu quarto, mas darão uma sensação de amplitude acima da sua cabeça.
A presença de nichos na parede da sala ou portas adicionais também influenciam na qualidade do interior do cômodo. Você pode colocar um guarda-roupa embutido no nicho, organizar estantes de livros ou colocar uma TV.
Um número adicional de portas pode fazer com que o espaço da sala de estar pareça mais estreito. Para evitar que isso aconteça, faça uma porta de correr de vidro ou espelho.
Contente
Estilos de interiores para o salão
O mais importante num interior é o seu estilo. É aqui que o gosto particular do proprietário entra em jogo. O interior de um apartamento depende dos hábitos, do caráter e da emotividade do seu dono.
Afinal, o principal é o conforto de quem mora no apartamento. Cada membro da família deve ter sua própria zona de conforto.
- Minimalismo
Minimalismo é a harmonia entre um pequeno número de coisas e espaço. Este estilo envolve o mínimo das coisas mais necessárias.
O minimalismo implica muito espaço livre, muita calma e luz e ar difusos. As principais formas em um interior minimalista devem ser retangulares: quadrados, retângulos, paralelepípedos, ângulos retos e linhas paralelas.
- Clássico
Este estilo de interior surgiu devido ao interesse crescente pela cultura da Roma e Grécia antigas. Envolve muitos detalhes, por isso é mais adequado para salas de estar espaçosas.
As paredes são decoradas com espelhos e pinturas em molduras antigas. Sofás e poltronas têm braços grandes. Cores preferidas: do cereja ao dourado.
- Modernismo inglês.
Estilo refinado e sofisticado. Você deve ter os mesmos móveis na sua sala de estar. Tudo no estilo Art Nouveau lembra ornamentos vegetais, as linhas são suaves e suaves.
O Art Nouveau inglês é adequado para salas de qualquer tamanho. Aqui você não pode usar cores brilhantes e chamativas, mas as cores devem ser saturadas: roxo, verde, pérola. É recomendável dividir o espaço em zonas.
- Art Déco de origem francesa.
Para uma sala de estar neste estilo, mesas e cadeiras de madeira natural com muito vidro e sofás de couro são adequados. Um dos principais aspectos do interior são pinturas e fotografias sob vidro (não importa quais).
Pedras semipreciosas, marfim e bambu também são usadas. O destaque fica por conta das linhas e formas em ziguezague, com muito brilho.
- Alta tecnologia
"Alta tecnologia" é adequada para negócios e pessoas muito ocupadas. Em uma sala de estar de alta tecnologia, você não verá detalhes pequenos e agradáveis, nem almofadas aconchegantes.
A alta tecnologia envolve o uso de materiais como vidro e metal, tetos de vários níveis, superfícies lisas e brilhantes que expandem visualmente o espaço, dando-lhe um brilho “cósmico” e frieza. Os móveis devem ser multifuncionais, geometricamente consistentes, sem decoração.
- Estilo étnico.
Significa pertencer a algumas pessoas. O design do apartamento é feito no espírito dos motivos populares: chineses, árabes, egípcios, indianos, coloniais, neoétnicos, etc. Cada um deles tem suas próprias características.
Cafés e restaurantes geralmente são decorados em estilo japonês. Os móveis da sala de estar devem ser escolhidos com encostos baixos em cores foscas e pastéis, pintados com hieróglifos. Para iluminar o salão, são utilizadas lâmpadas feitas de papel de arroz.
- Kitsch.
Esse estilo apareceu recentemente. A ideia principal é zombar da história e das tradições artísticas. Traduzido para o russo significa mau gosto. Há uma mistura completa de estilos aqui. A ênfase está na ostentação e na extravagância.
Cadeiras claras são adequadas para um ambiente escuro. Os móveis dos armários do corredor devem ser marrons. Uma mesa transparente com um buquê de flores brilhantes seria uma boa escolha. O tapete deve ser macio e brilhante, ou melhor ainda, uma combinação de várias cores brilhantes.