
Se você nunca criou itens de madeira compensada com suas próprias mãos, então deveria pensar nisso agora. Ao comprar produtos acabados, há um pagamento a mais pela montagem. E muitas vezes, quando compramos peças prontas, pagamos caro pelo trabalho manual nelas. Será muito mais barato criá-lo à mão, usando materiais facilmente disponíveis, como madeira compensada.

Antes de começar a criar móveis de madeira compensada com suas próprias mãos, você deve decidir sobre o design da estrutura. Talvez você encontre um desenho adequado na Internet, ou talvez você mesmo possa desenhá-lo. Familiarize-se com a seleção e o processamento do material antes de começar a trabalhar.

Contente
- Escolhendo madeira compensada
- Matérias-primas
- Dimensões
- Processamento de madeira compensada
- Como cortar madeira compensada com uma serra tico-tico
- Como cortar madeira compensada com uma serra de carpinteiro
- Como cortar madeira compensada com uma serra circular
- É possível cortar madeira compensada com uma serra manual?
- Características do processamento de materiais na fabricação de móveis de cozinha
- Conjunto
- Decoração
- Vídeo: Cozinha DIY feita de madeira compensada
Escolhendo madeira compensada

O compensado é feito de finas camadas de madeira, chamadas de lâminas ou folheados, coladas sob calor e pressão, com as camadas dispostas perpendicularmente uma à outra. Consiste em três finas camadas de madeira coladas com cola. A maioria dos fabricantes prensa a matéria-prima em grandes chapas planas usadas na construção civil. Outros elementos podem ser moldados em formas simples ou complexas para uso na fabricação de móveis, barcos e aviões.

O uso de finas camadas de madeira como método de construção é conhecido desde 1500 a.C. Então, os melhores artesãos do Egito amarraram pedaços finos de ébano com uma parte do caixão de cedro que foi usado no túmulo de Tut-Ankh-Amon. Esse método era usado pelos gregos e romanos para construir belos móveis e diversas coisas.

Matérias-primas

O compensado é feito de árvores decíduas e coníferas, ou combinações de ambas. Madeiras nobres típicas incluem freixo, bordo e carvalho. O compensado composto vem na forma de painéis de partículas ou peças sólidas de madeira.
O tipo de cola usada para unir camadas de madeira depende da aplicação específica do produto final. Para materiais de madeira macia, a resina de fenol-formaldeído é geralmente usada como adesivo. Para matérias-primas de madeira nobre usadas na construção, a resina de ureia formaldeído é geralmente usada como adesivo.

Existem duas classes principais de materiais, cada uma com seu próprio sistema de classificação. Uma classe é conhecida como construção ou industrial. Essa classe é usada principalmente por sua resistência e é classificada com base na resistência ao impacto e na qualidade do folheado. A outra classe é conhecida como ornamental. Os compensados dessa classe são usados principalmente por sua aparência e são classificados em ordem decrescente de resistência à umidade.

Dimensões
Normalmente, as folhas têm uma espessura de 1,6 milímetros a 76 milímetros. As espessuras mais comuns variam de 6,4 milímetros a 19,0 milímetros.
Processamento de madeira compensada

Seja você um marceneiro habilidoso, um carpinteiro ou apenas um entusiasta que deseja criar seus próprios móveis, você precisará cortar madeira compensada ou folheada. Aprender a cortar sem rasgar não é fácil. Tem uma estrutura diferente. Algumas espécies são muito suscetíveis à divisão durante o processamento. Não importa realmente qual ferramenta de corte você usa, porque o importante não é a ferramenta de corte. Cada ferramenta de corte deve ser usada de uma maneira específica para cortar sem rasgar.

Como cortar madeira compensada com uma serra tico-tico

A maioria das pessoas que trabalham com madeira compensada usa uma serra tico-tico porque é uma ferramenta barata e acessível. A primeira coisa que você precisa fazer é encontrar a lâmina certa para cortar madeira compensada. As lâminas que você obtém com uma serra tico-tico geralmente não são adequadas para cortar madeira compensada.
Mas mesmo com a melhor lâmina disponível, você pode se decepcionar. Existem alguns truques para evitar algumas dessas esquisitices. Você pode marcar a linha de corte com um lápis, depois usar um estilete e uma régua para cortar a linha desejada e, depois, cortá-la com uma serra tico-tico. Outro truque é colocar fita adesiva em ambos os lados das linhas de corte e depois cortar a fita com uma serra tico-tico. Por experiência, usar a lâmina adequada com fita proporcionará excelentes resultados.

Como cortar madeira compensada com uma serra de carpinteiro

Se você trabalha em muitos projetos de marcenaria, provavelmente tem uma serra de mesa e a usa para cortar madeira compensada. O mais importante é escolher a lâmina certa. Experimente uma lâmina com 80 dentes ou mais para garantir o mínimo de rasgos.
Se você não tiver uma lâmina adequada, recomendo usar uma serra circular para garantir um corte limpo. Você tem que levar em conta a nitidez do cortador. Não importa qual lâmina você use, você nunca conseguirá um corte limpo. Certifique-se de que as lâminas estejam completamente livres de resina, pois a resina afetará muito o desempenho, causando rasgos na madeira.
Sua serra para madeira deve estar perfeitamente alinhada ao cortar. Não há truque que ajude você a economizar material se a lâmina não estiver alinhada.
Como cortar madeira compensada com uma serra circular

Ao cortar com uma serra circular, a lâmina deve ser adequada para a chapa de compensado. Recomendo usar uma lâmina com 80 dentes ou mais. Ao usar uma serra circular, você não precisa se preocupar com a parte inferior da chapa de compensado, pois o rasgo ocorre apenas na parte superior. Esta é a maneira mais fácil de obter um corte limpo.
O truque da fita adesiva também funciona em uma serra circular, mas pode ser mais fácil fazer apenas um corte leve ao longo da linha de corte e depois serrar.

É possível cortar madeira compensada com uma serra manual?

O mito de que não é possível cortar compensado fino ou folheado com uma serra manual é falso. A verdade é que a maioria de vocês nem tentou. Mas você pode cortar até folhas grandes.
Ao cortar madeira compensada com uma serra manual, não tenha pressa. Cortes pequenos e lentos são a melhor maneira de cortar madeira compensada sem rasgá-la.

Características do processamento de materiais na fabricação de móveis de cozinha

A resistência e a durabilidade do compensado são os motivos pelos quais muitos armários de cozinha de qualidade são feitos de compensado. Os armários da cozinha estão sujeitos a desgaste rápido. Elas abrem e fecham ao longo do dia. Eles ficam expostos à umidade, gordura, calor, etc. O compensado pode suportar tudo isso, e é por isso que é um bom material para construir coisas pela casa.
Se você decidir começar a fazer móveis de cozinha – considere fatores como o layout geral da cozinha e a umidade do ambiente, que prejudicarão seu design; Calcule corretamente a espessura das portas utilizadas durante a construção.

Conjunto

Prepare o espaço, de preferência no cômodo onde os móveis criados ficarão. E lembre-se de que você precisará se movimentar livremente pela estrutura durante a construção. Escolha uma área de trabalho bem ventilada ou aberta e coloque uma lona sob os móveis.
Faça um inventário das ferramentas e materiais que você precisará. Que eles estejam sempre à mão.
Decida como o processo de montagem ocorrerá. Desenhe um esboço para conectar todas as peças. Isso geralmente não leva muito tempo. Também ajuda a visualizar melhor o design final e melhorá-lo, se necessário.
Se você precisar de um martelo para unir duas peças, dê preferência a um martelo de borracha.
Meça tudo com cuidado. Um erro pode levar a despesas desnecessárias.

Decoração

Depois que o trabalho estiver concluído, você precisa pensar em decorar os móveis. Aqui estão as dicas mais simples.
- Prepare a superfície. Desengordure e lixe levemente toda a peça. Como o verniz superior geralmente é liso, você só precisa lixá-lo levemente com uma lixa, remover o pó com uma escova e limpar com um pano úmido. Isso removerá quaisquer fibras de madeira salientes, melhorará a absorção da superfície e removerá qualquer excesso de verniz ou tinta, se houver. Depois, aplique uma camada de primer e espere secar, caso você ainda não tenha envernizado ou pintado.
- Adicione rodas. Rodízios aumentam a altura e facilitam a movimentação dos móveis. Tudo o que você precisa fazer é girar os rolos.
- Remova as pernas. Livre-se deles para ter um visual mais moderno.
- Troque as maçanetas das suas portas por outras mais bonitas. (Certifique-se de que o novo hardware se ajuste aos seus furos antes de comprar.)
- Se você criou uma cama, pense em uma cabeceira bonita.

Mude o esquema de cores ou ajuste-o ao design do ambiente. O compensado de madeira dura geralmente tem uma camada superior lisa, o que o torna fácil de pintar. Até mesmo móveis laminados podem ser pintados, então se você não estiver satisfeito com a cor, você sempre pode trocá-la. Pinte de cima para baixo. Para móveis pequenos, você pode usar uma escova larga e de cerdas planas, escovando de cima para baixo. Para uma superfície grande e plana, como uma bancada, um rolo de pintura proporciona um acabamento mais suave do que um pincel e é mais fácil de manusear. Aplique duas demãos de tinta, deixando cada uma secar completamente.
Independentemente do seu esquema de decoração, você pode querer tingir a madeira para destacar suas características naturais. Se o móvel tiver uma textura bonita, use esses pontos e contorne-os com tinta poliacrílica para realçar a beleza da madeira. Este método funciona bem com temas de design rústicos ou naturais.

