Decoupage de móveis antigos faça você mesmo - um método decorativo de acabamento de materiais, objetos de madeira e outras superfícies.

Decoupage de móveis tem origem na Idade Média, mas está se tornando cada vez mais popular hoje em dia entre pessoas que amam o feito à mão. Sem ser um mestre, é fácil criar uma bela aparência das coisas ao redor.

Primeiro, vale a pena substituir os acessórios do item, tratar toda a área e prepará-la para a decoração. Se você não conseguir desmontar o fone de ouvido, será necessário entrar em contato com um especialista.

Contente
- Tipos de técnicas de decoupage
 - Instruções estilísticas de decoupage
 - Recomendações para preparação de superfície
 - Restaurando uma mesa com papel de parede colorido
 - Decorando uma mesa de centro antiga
 - Decoupage de uma cômoda
 - Decoupage de porta interna
 - Como fazer decoupage em um criado-mudo?
 - Decoupage de móveis de cozinha
 - VÍDEO: Decoupage de móveis: uma segunda vida para coisas velhas.
 - Decoupage de móveis faça você mesmo – 50 ideias de fotos:
 
Tipos de técnicas de decoupage
Para decorar móveis com as próprias mãos, as imagens são fixadas nas fachadas de várias maneiras.
- Técnica padrão para decoupage de móveis.
 
As imagens são recortadas de um guardanapo ou impressas em papel. O elemento resultante é aplicado ao objeto e cola é aplicada a ele. Após a secagem, essa área é envernizada com um composto incolor.

- Técnica de decoupage reversa para móveis. Eles são feitos para decorar vidros e, às vezes, objetos.
 

- Técnica artística de decoupage por corte e colagem.
 
Efeito: uma única imagem em um plano com sombras desenhadas e sombreadas manualmente.

- "Decopatch".
 
Trata-se da utilização de diversos materiais dos quais os componentes necessários são arrancados à mão, por exemplo, papel de design sedoso, material com efeito de superfície de plástico ou vidro, guardanapos.

- Técnica de decoupage volumétrica.
 
Baseia-se na imitação de uma pintura criada sobre uma superfície decorada utilizando imagens recortadas de um guardanapo.

Instruções estilísticas de decoupage
Decoupage de móveis é realizada em diferentes estilos. Os seguintes são amplamente utilizados.
- Provença.
 
Um estilo de design que veio da França. É caracterizada por um fundo caiado e imagens em cores pastéis. Muitas vezes, os artesãos complementam com craquelure e estampas florais.

- Cidade Simples.
 
É feito usando a técnica decopatch. São utilizados recortes de jornais com bordas rasgadas ou fotografias antigas.

- Vintage francês.
 
Características: decoração em duas cores (imagem branca e preta, menos frequentemente são incluídas cores pastéis). Pode ser usado em cômodas, tampos de mesa e outros itens.

- Chique gasto.
 
Isto é decoupage, que faz a superfície parecer antiga. Características: bordas borradas, bordas desfiadas.

- Vitorianismo.
 
Decorar nesse estilo requer uma série de habilidades. Características: combinação de tinta dourada, azul e verde. Temas: naturezas-mortas, caça, buquês de flores, vida selvagem.

Recomendações para preparação de superfície
- Produtos de vidro são desengordurados. Para isso, o vidro é bem lavado, seco e limpo com um pano que não solte fiapos. Depois disso, ele é desengordurado com um detergente de louça sem corantes.
 - Antes de decorar superfícies de lata, elas devem ser tratadas com uma solução à base de água e vinagre. Para isso, os ingredientes são diluídos na proporção de 1 para 1. Após a lavagem em água com vinagre, é escovado com uma escova de metal. Após remover a sujeira com uma escova, a camada superior é removida.
 - Antes de trabalhar com madeira ou aglomerado, eles são lixados com lixa de grão fino para suavizar quaisquer irregularidades.
 

Restaurando uma mesa com papel de parede colorido
Decoramos a mesa em duas cores monocromáticas, para que ela se encaixe facilmente em um estilo moderno. Para o trabalho, precisaremos de um primer branco, tinta preta e cinza para acabamento externo, lixa de grão médio, pincéis, rolo de pintura, papel de parede com padrões pretos e brancos de 2 tipos, cera escura, cola.
 
- Preparamos a mesa: lavamos, consertamos defeitos, apertamos os acessórios (substituímos se necessário).
Deixe a mesa secar e comece a decorar.  - Cobrimos toda a área da mesa com primer branco.
Aplicamos uma camada de primer na superfície preparada, o que garantirá boa aderência e evitará que a tinta descasque.  - Lixamos, com especial cuidado nas bordas dos móveis, e cobrimos a mesa com tinta grafite cinza.
Também “tratamos” as caixas com primer e pintamos bem com tinta cinza.  - Tiramos medidas das caixas ao longo das laterais das fachadas, cortamos retângulos do tamanho da caixa em papel de parede vinílico grosso.
Colamos o papel de parede nas fachadas, alisando-o bem com rolo, esponja ou pano.  - Após a secagem, cobrimos a superfície das fachadas coladas com verniz.
Dessa forma, a decoupage de móveis feita por você mesmo durará mais.  
Decorando uma mesa de centro antiga
Primeiro, você precisa preparar a superfície do móvel para o trabalho. O plástico está desengordurado. A mesa de madeira é desmontada e lixada com lixa de grão fino para remover a camada de tinta e verniz.

Depois que o primer estiver bem seco, aplique várias camadas de tinta.O verniz craquelado é usado para criar um efeito de rachadura adicional. Ela é aplicada e depois, ainda úmida, pintada com tinta acrílica branca.Depois que o acrílico estiver seco, cole o motivo (se não estivermos usando craquelure) e cubra com verniz incolor. Pode ser envernizado com verniz spray. Isso tornará a aplicação mais uniforme.

Depois que o verniz secar, você precisará lixá-lo com uma lixa de grão fino. Isso garante uma aderência mais forte na superfície.Prepare os guardanapos para colar: recorte a imagem desejada com uma tesoura de unha, deixe de molho em água por 15 minutos, coloque sobre papel-toalha para retirar o excesso de umidade.
 A decoupage é feita de três maneiras: quente (um motivo recortado de um guardanapo é colado e passado com um ferro quente sem vapor), seco (o motivo é colado e a cola restante é removida com um cotonete), úmido (o motivo é embebido em cola ou verniz diluído, colocado em uma multi-fora e cuidadosamente colado novamente na superfície).
 Depois de colar a imagem do guardanapo, levamos-na à sua conclusão lógica (terminamos o desenho, adicionamos sombra, tom, etc.) e deixamos secar.
 Envernizamos em duas camadas. Para obter uma textura mais lisa após o envernizamento, despeje água no recipiente e alise as marcas do pincel com um dedo molhado enquanto o verniz ainda estiver úmido.
Decoupage de uma cômoda
Tons de rosa, azul, cinza e verde são usados para decorar móveis no estilo shabby chic. Esta técnica não é usada para processar superfícies polidas ou é removida com lixadeira (esmerilhadeira). Por cima, aplique um primer ou primer à base de acrílico.

- Preparamos os móveis removendo o revestimento com lixa, retirando todo o pó, aplicando primer ou pintando com acrílico.
Nos locais onde teremos escoriações, pintamos com tinta preta.  - Estamos preparando fotos para colar na cômoda.
Recortamos ao longo do contorno e aplicamos no móvel para formar visualmente um padrão.  - Espalhamos cola no motivo e fixamos na cômoda.
 - Dilua a cola em água na proporção de 2 para 3.
Revestimos a parte superior da imagem com solução adesiva.  - Revestimos as bordas com tinta acrílica branca. O desenho deve fazer uma transição suave para a cor de fundo.
 - “Cobrimos” toda a cômoda com verniz transparente em várias camadas.
O verniz pode ser qualquer um, a seu critério.  
Decoupage de porta interna
- Preparamos a superfície: lixamos a madeira com lixa de grão fino e aplicamos primer. Você pode trabalhar em MDF sem nenhuma preparação.
Nós preparamos nossa porta com tinta escura.  - Vamos criar um fundo. A melhor opção: pintar com tinta acrílica em 2 camadas de tinta branca ou escura.
Passamos por cima com uma lixa de grão fino depois que a camada de tinta seca.  - Coloque o desenho e marque-o com um lápis. Recortamos os desenhos ao longo dos contornos e removemos a camada superior antiga.
 - Aplicamos o motivo escolhido, mergulhamos o pincel na cola e colamos a imagem do centro para as bordas, afastando as bolhas. Se a cola estiver muito grossa, dilua-a levemente com água.
Cole o desenho com cuidado, alisando-o bem para que não haja dobras ou bolhas de ar.  - Ao colar um painel ou outra área grande, cole de cima para baixo, começando pelo canto superior esquerdo.
 - Após a colagem e quando a cola estiver seca, cubra o produto com verniz à base de água. Isso facilitará a limpeza das portas mais tarde.
A porta é feita no estilo dos anos 30-40 do século passado.  
Como fazer decoupage em um criado-mudo?
- Preparamos o criado-mudo para a decoração: lavamos bem, lixamos, retiramos todo o pó, deixamos o material secar e pintamos de branco com tinta acrílica.
Se a cor antiga do gabinete estiver visível, será necessário pintá-lo novamente e, se necessário, aplicar primer nos defeitos e lascas.  - Após a secagem, cobrimos com tinta e nVamos começar a decorar. Você precisa preparar guardanapos com o desenho que você gosta, cola, verniz e pincéis.
Escolhemos um padrão floral adequado para guardanapos.  - Decoramos os recessos usando decoupage. As estampas podem ser combinadas com outros tons do ambiente.
 - Precisamos remover a camada superior colorida de guardanapos e marcar os móveis.
Aplicamos cola nas áreas designadas, pressionamos as imagens recortadas, alisando-as cuidadosamente à medida que avançamos.  - O interior e as gavetas podem ficar brilhantes pintando-os na cor de sua escolha. Agora será mais fácil limpar o interior do armário.
 - Os guardanapos colados devem secar por 24 horas.
O armário antigo é coberto com verniz à base de água para evitar que a umidade danifique os móveis decorados.  
Decoupage de móveis de cozinha
Para decorar móveis antigos, você pode cobri-los com pedaços de jornais, revistas, guardanapos de cozinha especiais ou seus próprios, ou papel de parede.

A técnica reversa funciona bem para trabalhar com vidro. O design esfumaçado pode facilmente substituir a pintura artística, mas é mais adequado às mãos de um mestre. Materiais com frutas, vegetais e pratos são perfeitos para decorar móveis antigos na cozinha. Decorar com papel texturizado de arroz, amora e banana fica bem.

PVA é bom para colagem, tintas acrílicas, betume e pasta com efeitos metálicos são usados para “envelhecimento” artificial.
VÍDEO: Decoupage de móveis: uma segunda vida para coisas velhas.
Decoupage de móveis faça você mesmo – 50 ideias de fotos:



































































