Infelizmente, cômodos longos e estreitos são muito comuns, e muitos proprietários se deparam com a necessidade de “corrigir” esse formato estranho e tornar o apartamento funcional e confortável. Mas, por outro lado, um cômodo tão estranho é uma excelente plataforma para a criatividade e pode se tornar um lugar aconchegante e atraente em um apartamento ou casa. Aqui estão as regras para deixá-lo bonito e prático.
- Pinte os lados largos com cores claras e brilhantes, e os lados estreitos com cores ricas e mais saturadas. Você não deve limitar sua escolha somente ao branco ao projetar; bege, rosa ou laranja são excelentes soluções. Ao chamar a atenção com esses detalhes, você reduzirá visualmente os “centímetros extras” de paredes alongadas.
- O carpete ou revestimento do piso deve ser colocado perpendicularmente às paredes largas. Uma boa escolha neste caso pode ser parquet, laminado ou ladrilhos com um padrão retangular grande.
- De um lado você pode organizar um camarim ou instalar um guarda-roupa alto. Isso é muito prático e ao mesmo tempo você corrigirá as proporções do ambiente, deixando-o visualmente quadrado.
- Isso também pode ser alcançado “preenchendo” o interior com linhas suaves e curvas que escondem cantos e ocultam a sensação de comprimento do espaço. Móveis redondos ou ovais, elementos decorativos ou quadros são perfeitos para isso.
- Evite lustres enormes e utilize iluminação pontual ou arandelas. É melhor colocá-los em paredes estreitas pintadas com cores ricas, caso contrário, você não poderá evitar o efeito de um corredor.
- Uma solução muito original e prática podem ser pódios no chão e prateleiras de diferentes tamanhos e tipos.
- O teto deve ser pintado com cores quentes e claras. O uso de um teto falso de vários níveis também permitirá que você esconda o formato irregular do ambiente.
- Espelhos grandes e papéis de parede fotográficos são especialmente relevantes, permitindo expandir o espaço e desfocar os contornos do ambiente.
- A luz natural do sol também fará um bom trabalho nisso. Opte por materiais leves e brilhantes que permitam a passagem da luz solar.



Contente
Arranjo de móveis e zoneamento
Você pode transformar as desvantagens do seu cômodo longo e estreito em vantagens inegáveis dividindo-o em duas zonas com o formato correto. Poderia ser uma área de dormir e um escritório para um quarto, ou uma área de cozinha e uma área de jantar para uma cozinha. Nesse caso, a disposição correta dos móveis é uma excelente maneira de zoneamento, mas também há algumas nuances aqui.


Tente não colocar sofás grandes ou divisórias sólidas nesses lugares. Isso levará a uma compressão visual ainda maior do espaço e dificultará a passagem. Em vez disso, experimente pódios, tapetes ou usar várias cores no seu design de interiores. Esses métodos não só permitirão que você divida sua sala de estar ou cozinha em zonas independentes, mas também melhorarão significativamente sua funcionalidade. Divisórias móveis, que também podem ser um elemento de design marcante, vão lidar bem com isso.


Evite colocar todos os móveis perto de paredes longas e opte por estruturas leves e que transmitam luz. Um sofá pequeno em um espaço estreito ou várias poltronas e pufes de diferentes formatos e cores podem ser uma boa solução.



A disposição dos móveis em uma cozinha estreita tem características próprias.
- Fones de ouvido de cores escuras devem ser evitados.
- Utilize fachadas espelhadas e brilhantes.
- É aconselhável colocar a superfície de trabalho ao longo da parede curta e a mesa de jantar perto da janela.
- Deixe o espaço perto das paredes longas livre ou preencha-o com prateleiras abertas e pequenas prateleiras.
- O avental de cozinha pode ser feito de um material escuro com textura pronunciada para acentuar a parede curta.
- Um balcão de bar ou um sofá com as costas voltadas para a área de cozinha e sendo o elemento principal da área de jantar seria uma boa escolha para zoneamento.



Sala de estar
O design da sala de estar deve ser abordado com especial cuidado, porque esse cômodo está sempre cheio de pessoas e a falta de espaço aqui é especialmente sensível. Para esconder seu comprimento, você não deve colocar o sofá ao longo de uma parede larga; experimente seu posicionamento ou talvez abandone-o completamente. Poltronas, uma mesa de centro e algumas cadeiras seriam uma opção muito interessante. Em uma sala de estar assim não há espaço para uma parede de móveis volumosa, que transformaria completamente o ambiente em um vagão de trem. Use prateleiras e prateleiras abertas para permitir a passagem da luz. Não esconda a janela com cortinas pesadas. Isso preencherá o espaço com luz natural.



Quarto
Divida o interior do quarto pintando as paredes com várias cores. A parede do quarto atrás da cabeceira pode ser destacada com um rico padrão abstrato ou papel de parede fotográfico. Paredes compridas devem ser feitas em tons neutros e quentes. A quantidade de móveis no quarto deve ser mínima; substitua cômodas e guarda-roupas grandes por pequenas mesas de cabeceira nos cantos ou um guarda-roupa alto localizado perto de uma das paredes. Outra boa opção pode ser um pódio embaixo da cama, que esconderá perfeitamente a diferença no comprimento das paredes, se tornará um detalhe brilhante do interior e um excelente lugar para guardar roupas de cama. Experimente uma cama que se dobra completamente em uma unidade de parede. Mas se esse método não for para você, então coloque a área de dormir ao longo da parede curta ou com a cabeceira encostada nela.



E mais algumas dicas úteis
Há uma série de regras gerais para o acabamento de portas e janelas nesses cômodos.
- A luz natural disfarça a desproporcionalidade de um ambiente alongado e o torna visualmente maior.
- Pendure cortinas transparentes na borda da janela ou persianas leves em vez de cortinas pesadas. Persianas romanas também ficarão ótimas.
- Barras horizontais grossas farão com que a janela, e junto com ela as paredes, pareçam mais largas, então tente escolher molduras com barras horizontais largas e barras verticais estreitas.
- A abertura de entrada em uma parede estreita pode ser feita na forma de um arco chamativo.
- Se a porta estiver localizada em uma parede larga, tente alargá-la o máximo possível para que a parede pareça mais estreita.
- Instale portas internas deslizantes, elas economizarão espaço e decorarão o interior muito melhor do que as estruturas articuladas tradicionais.



Usando essas regras simples e imaginação, você pode transformar um cômodo estranho, estreito e alongado em um espaço original e muito funcional que lhe dará muito conforto e aconchego, e surpreenderá seus convidados muito mais do que a visão de uma praça ideal banal.





















































