Itens de interior muitas vezes perdem a aparência com o tempo. O que fazer se elas ainda estiverem fortes e você não quiser jogá-las no lixo? Há uma boa solução: pinte você mesmo o modelo antigo. O trabalho de renovação de fachadas pode ser feito em casa. Você pode escolher pintar ou envernizar a amostra e também decorá-la usando materiais que tenha em mãos.
Mudar a fachada você mesmo não só economiza dinheiro, mas também permite que você a deixe do jeito que deseja.
Contente
- Como escolher as tintas e vernizes certos
- A finalidade do objeto e sua cor
- Ferramentas necessárias à mão
- Ferramentas necessárias
- Tecnologia de pintura e envernizamento de móveis
- Elementos decorativos
- VÍDEO: Uma segunda vida para uma cômoda antiga.
- 50 ideias de fotos para atualizar móveis antigos de aglomerado com suas próprias mãos:
Como escolher as tintas e vernizes certos
Antes de escolher produtos para trabalhar com itens de aglomerado, avalie o tipo de objeto de restauração e sua cor original. Decida se você vai apenas dar uma repaginada ou dar uma nova aparência. Ao escolher a segunda opção, considere cuidadosamente como a outra cor combina com o ambiente da casa.
Para decidir como pintar móveis de aglomerado, você precisa consultar as ofertas das lojas de construção. Não tenha preguiça de visitar vários deles: talvez sua escolha seja mais barata e de melhor qualidade. Não deixe de observar o tempo de produção do corante e sua composição. É necessário calcular seu consumo, levando em consideração que o revestimento envolve a aplicação de mais de uma camada.
Não compre produtos que contenham chumbo - inalar seus vapores é perigoso para a saúde. Tintas alquídicas são mais ecológicas e secam mais rápido.
O verniz deve ser adquirido transparente ou com tonalidade.
Teste as composições químicas selecionadas em uma seção neutra da placa. Após cada aplicação, o produto deve ser deixado secar. Avalie o produto resultante e decida se ele é adequado para restauração.
A finalidade do objeto e sua cor
- Ao fazer uma mudança radical na cor da fachada, você precisa se concentrar na finalidade do item interno. No quarto de uma criança, tons claros ou brilhantes (não chamativos) que sejam agradáveis aos olhos são apropriados. As meninas gostam de cores mais calmas e motivos vegetais, os meninos preferem tons dinâmicos.
Decorar no estilo apropriado é apropriado. - Para a cozinha, combinações de cores que combinem com o design geral são adequadas.
Aparadores e armários estão sempre à vista, por isso, além de sua função principal, sua aparência deve servir como decoração de interiores. - Em cômodos pequenos, é melhor evitar cores escuras na fachada, principalmente se o cômodo estiver localizado no lado sombreado da casa.
Se a estrutura tiver resistência suficiente, qualquer um pode transformar radicalmente os móveis pintando. - Nos quartos, é preciso levar em conta o estilo do interior e o nível de iluminação.
No quarto, é melhor evitar combinações muito coloridas. - Ao colocar um item atualizado na sala de estar, você precisa observar como sua aparência combina com a cor do papel de parede e o estilo dos móveis.
Cores brilhantes, combinações interessantes de tons, novos acessórios – e o guarda-roupa desgastado ficará irreconhecível! - O corredor, por ser pequeno em número, pode incluir itens com decoração de vanguarda que ficariam bem no quarto de um adolescente.
Os designers não têm o conceito de “móveis ultrapassados” – apenas vintage e, portanto, certamente na moda!
Ferramentas necessárias à mão
Ao escolher tintas e vernizes, opte pelos alquídicos – eles são os mais indicados para modelos de aglomerado. Eles assentam suavemente, não deixam espaços visíveis na superfície, têm menos cheiro e secam rapidamente.
Você precisará de massa acrílica e primer à base de adesão que devem ser usados para preparar as superfícies.
Lista de materiais adicionais:
- Solvente para remoção de resíduos antigos de tintas e vernizes;
- Desengordurante para aglomerado;
- Panos ou guardanapos de flanela;
- Luvas;
- Fita de construção;
- Lixa;
- Cola.
É melhor escolher luvas de borracha, caso contrário a tinta penetrará no tecido e permanecerá em suas mãos.
Ao comprar pincéis, concentre-se não apenas no preço, mas também na qualidade. A restauração será inútil se os pelos permanecerem na superfície o tempo todo. O rolo também deve ser de alta qualidade, com espuma bem fixada e cabo antiderrapante.
Para preparar cuidadosamente o aglomerado e pintá-lo, prepare uma área de trabalho com antecedência. Use jornais velhos, filme plástico ou papelão de uma caixa grande como cama.
Ferramentas necessárias
A preparação para o processo deve ser completa. Para trabalhar você precisa das seguintes ferramentas:
- Espátula;
- Facas - de carpinteiro e de papelaria;
- Chaves de fenda;
- Secador de cabelo para construção;
- Pincéis, rolos de espuma para tintas em lata;
- Tesoura.
Tecnologia de pintura e envernizamento de móveis
Antes de processar as peças, é necessário desmontar a estrutura e desparafusar todos os acessórios. Depois disso, remova os restos do revestimento original usando um solvente e uma espátula. A camada antiga pode não sair facilmente. Neste caso, mergulhe a placa em solvente e deixe-a inchar um pouco. Depois, use uma espátula para remover quaisquer resíduos soltos.
Remova gordura e sujeira usando detergente. Seque o fogão. Depois lixe para criar uma superfície áspera. Preencha rachaduras e cavidades com massa. Deixe secar. Verifique se há outras irregularidades. Prepare o primer e aplique-o na laje. Ela desempenha um papel importante na pintura.
O primer é o protagonista na hora de renovar a fachada dos móveis. Dá um pouco de trabalho, mas traz grandes benefícios, nivelando a superfície e economizando tinta e verniz. Torna o revestimento muito mais forte. É melhor usá-lo em duas camadas para tornar a base mais confiável.
Verifique o estado dos materiais de tinta e verniz: dilua composições excessivamente espessas com solvente. Aplique a tinta uniformemente na superfície e alise-a com um rolo. Retoque as juntas elevadas com um pincel. Usar um aerossol ou borrifador facilita o trabalho, mas deixa muitos respingos em outras superfícies. Neste caso, é necessário cercar o local da obra com barreiras impenetráveis. Para isso você pode usar papelão grande ou filme plástico elástico.
Depois aplique uma segunda demão e deixe secar também. Repita o mesmo com o verniz. Se você planeja aplicar algum desenho ou ornamento, isso deve ser feito antes do envernizamento. Para aplicar a impressão, prepare um estêncil. Prenda-o cuidadosamente enquanto trabalha usando fita adesiva.
Após a secagem completa do aglomerado, prossiga com a montagem da estrutura. Não se esqueça dos acessórios. Depois de concluir o trabalho, escolha um local para colocar a peça atualizada para que ela tenha a melhor aparência possível.
Materiais adicionais sobre o processamento de superfícies de aglomerado podem ser encontrados on-line.
Elementos decorativos
Muitas vezes, objetos de aglomerado são renovados com a ajuda da decoração. Desenhos, ornamentos, inserções contrastantes, partes frontais de tecido ou papel de parede – esta é apenas uma pequena lista de ideias para dar uma nova aparência a um móvel. Materiais adequados também incluem guardanapos de decoupage em estilo provençal ou vitoriano, palha, vidro artificial, papel colorido, recortes de jornal (revista) e muito mais.
Você pode dar vida ao revestimento com cores contrastantes, habilmente selecionadas para combinar com o estilo geral do ambiente. Tons de marrom (todos os tons de madeira natural), amarelo com azul, vermelho com verde combinam bem.
A fachada pode ganhar um aspecto vintage aplicando pátina ou verniz craquelado especial. Você pode escolher acessórios incomuns que tornarão o guarda-roupa mais interessante e criarão uma aparência de antiguidade nobre.
Uma alternativa à pintura pode ser cobrir os móveis com película autoadesiva. É possível selecionar um tom adequado (possivelmente com um padrão) em qualquer loja de ferragens.
O visual exclusivo servirá para rever a atitude em relação ao item desgastado como ultrapassado. Não tenha pressa em mandá-lo para o aterro. Veja o que você pode fazer com um armário, mesa ou criado-mudo. Então você não precisará gastar seu orçamento em móveis caros.
Tenho que tentar.
Tudo foi escrito corretamente. Ela é estilosa e linda
Linda e estilosa
Baseado na adesão? Como é isso?)))
Móveis pintados de uma única cor assustam, transportam você imediatamente de volta aos anos 1950. Apartamentos comunitários daqueles anos. Está apenas pintado. Todas as suas fotos são horríveis.