Móveis de madeira maciça não perdem popularidade, apesar da abundância de diferentes tipos e materiais mais acessíveis no mercado. O fato é que a madeira natural não só tem uma aparência agradável como também cria um ambiente aconchegante em um apartamento ou casa particular.
Suas qualidades de desempenho também são inigualáveis: produtos feitos de madeira maciça duram décadas, enquanto a segurança e o respeito ao meio ambiente do material o tornam adequado até mesmo para pessoas propensas a alergias.
Alguns tipos de madeira têm até propriedades medicinais, desinfetando o ar do ambiente com a ajuda de fitoncidas contidos nas resinas das árvores. O apelo estético, a durabilidade e as propriedades úteis da madeira há muito tempo tornaram esse material tradicional para decoração de casa. A única desvantagem desse tipo de mobiliário é seu alto custo no mercado - mas se você decidir criar móveis de madeira maciça com suas próprias mãos, economizará significativamente nos serviços de um mestre.
Contente
Projeto
A criação de uma peça de mobiliário começa com um design cuidadoso. Essa é outra vantagem de fazer você mesmo: um item feito com dimensões específicas se encaixará perfeitamente no interior, e você não precisará reorganizá-lo. Quase todos os móveis podem ser feitos de madeira maciça: guarda-roupas para o quarto, uma mesa para a sala de estar, um berço ou uma cadeira para a varanda. Você só precisa escolher um design adequado ou desenvolver o seu próprio e, então, fazer um desenho de acordo com suas dimensões.
Materiais
Ao escolher um material, você deve levar em consideração as condições de uso futuro do item. Se você quer que seus móveis durem décadas ou se eles estarão sujeitos a desgaste constante (por exemplo, estantes de livros em uma biblioteca doméstica), é melhor escolher madeira nobre.
- O carvalho é a escolha mais comum para a fabricação de móveis. O carvalho é caracterizado por alta resistência e dureza, mas também é muito fácil de processar e muito durável. A madeira de carvalho não é suscetível à umidade ou à decomposição e raramente é afetada por insetos.
Qualquer mobília pode ser feita de carvalho maciço, mesmo para ambientes úmidos - Faia - em termos de dureza e durabilidade, esta madeira é comparável ao carvalho. Sua desvantagem é a vulnerabilidade à água, por isso móveis de faia não podem ser colocados em ambientes com alta umidade. Durante a fabricação, o tratamento à prova de umidade também é obrigatório, usando impregnações especiais.
Móveis feitos de faia maciça podem ser usados em estruturas que devem suportar pesos pesados.
Além desses dois materiais mais comumente usados, as madeiras nobres também incluem freixo, sorveira, macieira, olmo, teixo e sicômoro. Sua utilização é recomendada na fabricação de estruturas de suporte, por exemplo, para guarda-roupas.
Para estruturas que não estejam sujeitas a cargas pesadas ou se você quiser decorar os móveis com elementos decorativos, você deve escolher madeira macia.
- O pinho é o material mais popular devido ao seu baixo custo e à agradável cor clara. O pinho é fácil de processar, mas tem baixa resistência a danos mecânicos.
Conjunto de móveis infantis em pinho maciço - O cedro é adequado para fazer móveis para cozinha ou banheiro, pois é resistente à umidade.
Guarda-roupa luxuoso feito de cedro maciço - A bétula é uma madeira macia e leve, muito fácil de trabalhar, permitindo criar elementos decorativos originais para decoração.
Móveis feitos de bétula maciça são incrivelmente bonitos, mas não muito duráveis e resistentes a choques.
Madeira macia também inclui cerejeira, amieiro, bordo, álamo, salgueiro e abeto.
Mogno, wengué e mogno são considerados espécies de madeira nobres com uma bela textura, mas são muito caros.
Ferramentas
Um conjunto padrão de ferramentas de madeira é adequado para o trabalho:
- serra ou serra de arco;
- quebra-cabeça;
- avião;
- chave de fenda;
- martelo;
- chave de fenda.
Dependendo do projeto escolhido, você precisará selecionar acessórios adequados: cantos de móveis, braçadeiras, dobradiças de portas, maçanetas. Tudo isso é vendido em lojas de materiais de construção. Lá você também pode comprar impregnações especiais, tintas para madeira e vernizes para acabamento do produto.
Características da técnica de fabricação
Ao decidir fazer móveis de madeira maciça com suas próprias mãos, você deve primeiro se familiarizar com o princípio de funcionamento. Se não houver oportunidade de consultar um mestre experiente, vídeos na Internet ajudarão você a entender muitos dos recursos. Em uma oficina profissional, a madeira é cortada usando uma serra circular, o que é bastante difícil de configurar em casa.
Você mesmo pode cortar as peças usando uma serra e uma serra tico-tico – essa solução será eficaz ao cortar peças retangulares.
Caso o projeto exija peças de formato complexo, é recomendável procurar ajuda de um artesão ou de uma fábrica de móveis, onde farão um corte uniforme exatamente de acordo com o desenho.
As peças acabadas são conectadas umas às outras de várias maneiras:
- pontas - o produto é montado cortando pontas e terminais correspondentes; para conectar as peças, elas são firmemente batidas juntas; às vezes cola é usada para maior resistência;
Junção de espiga de peças - fixadores – as peças são fixadas com uma chave de fenda, parafusos autoatarraxantes, também são usados acessórios – cantos, braçadeiras.
Conexão com o sistema Confirmat
A junta de espiga exigirá ferramentas especiais e conhecimento adicional, por isso é recomendável começar com o uso de fixadores mais simples.
Decoração e processamento
Decorar móveis de madeira maciça com suas próprias mãos dará a eles um estilo individual e se encaixará melhor na ideia geral de design de interiores.
Na maioria das vezes, elementos esculpidos em fachadas e portas são usados para decorar produtos de madeira; às vezes, os móveis são decorados com um padrão usando tinta queimada ou especial.
O acabamento do produto final é necessário não apenas por suas qualidades visuais, mas também ajuda a proteger a madeira de diversas influências externas e garantir uma vida útil mais longa. Primeiramente, a superfície é lixada utilizando materiais especiais (lixa, pós).
Depois, dependendo da espécie selecionada, é realizada a impregnação com corantes ou compostos sintéticos em água.
Essa impregnação melhorará as propriedades de impermeabilização da madeira, protegerá-a de insetos e, em alguns casos, dará a ela uma determinada cor. A etapa final geralmente é a aplicação de verniz ou cera, que confere ao produto uma aparência estética e ainda protege a superfície.