Durante muitos séculos, nossos avós e bisavós usaram material de madeira processada para fazer móveis. Na era do progresso, há muitos substitutos sintéticos, mas mesmo agora os consumidores preferem materiais naturais. Móveis feitos de materiais naturais criam conforto no lar e enobrecem o ambiente.
As espécies de madeira têm uma ampla gama de propriedades que diferem não apenas na cor e na textura. Ao escolher, é preciso considerar as principais características da madeira: resistência ao desgaste, resistência, dureza, elasticidade, resistência à umidade.
Móveis feitos de madeira dura têm uma vida útil mais longa. É forte e menos suscetível a influências técnicas externas. Essas espécies são difíceis de processar. É praticamente impossível fazer um produto de qualidade com suas próprias mãos.
Madeiras nobres: bétula-branca, bordo, merbau, acácia-branca, dogwood, teixo, buxo.
Variedades de matérias-primas com densidade moderada são adequadas para fazer móveis com suas próprias mãos.
Cerejeira, carvalho, nogueira e faia têm densidade moderada.
O produto feito de madeira macia tem uma ótima aparência.
Variedades macias incluem: pinheiro, bétula, amieiro.
Para a cozinha e o corredor, é mais prático selecionar móveis feitos de variedades duráveis. Móveis feitos de madeira moderadamente dura são perfeitos para a sala de estar. O quarto pode ser mobiliado com um conjunto de madeira maciça de pinho.
Contente
De que tipo de madeira são feitos os móveis: escolhendo pela cor
Ao escolher um conjunto de móveis de madeira, a densidade não é o único elemento fundamental que influencia a escolha do material. A disponibilidade de diversidade de cores também deve ser considerada. Para decorar um espaço de tamanho significativo, um conjunto de cor escura é adequado.
Superfícies pintadas em tons escuros absorvem luz, reduzindo visualmente o espaço do ambiente que ocupam. As cores chocolate e vermelho escuro trazem uma sensação de aconchego ao ambiente. Cores escuras combinam bem com o fundo de paredes claras, enchendo o ambiente com um aconchego tranquilo.
Cores escuras e ricas são possuídas por: nogueira, wengué, cereja, merbau, amaranto, kempas.
O produto de cores suaves harmoniza-se maravilhosamente com a rica decoração do ambiente mobiliado.
Tons claros e transparentes são típicos de: freixo, faia, bétula, bordo, pinho, amieiro, carvalho.
Um tom amarelo claro é aceitável ao decorar ambientes com janelas voltadas para o oeste.
O espaço carece de luz e sol? Móveis em tons pastéis reduzem visualmente o tamanho do ambiente, mas trazem uma sensação de aconchego e a presença de luz solar no ambiente.
Carvalho, amieiro, teca e cedro têm uma tonalidade dourada.
Em alguns casos, ao escolher um conjunto para modelar um produto, você pode não prestar atenção especial à cor da madeira. A cor é alterada por meio de manchas e vernizes matizantes.
É importante lembrar que, ao ser aplicado no revestimento, o verniz altera a tonalidade natural. O tom fica mais intenso e um pouco mais escuro.
Como escolher madeira para móveis: textura e imagem
Cada tipo de madeira maciça tem uma textura individual, uma imagem formada na superfície de um corte tangencial da madeira.
Distinguem-se os seguintes tipos de madeira:
- com uma imagem fraca e discreta;
- com uma imagem em forma de vários anéis;
- com uma imagem em forma de listras de diferentes comprimentos e larguras.
O método de serragem afeta significativamente as qualidades externas da madeira.
Com um corte radial, a imagem do padrão na superfície da madeira é realmente perdida. O padrão não é perceptível, o ambiente é homogêneo.
Quando cortada tangencialmente, as listras e curvas que formam a imagem original ficam claramente visíveis.
Para um ambiente clássico, escolha um conjunto com textura uniforme.
Linhas, curvas e anéis em uma tela de cor única podem ser retratados independentemente usando guache, lápis e um pincel grosso. Os grãos de madeira ousados ficam ótimos em paredes neutras.
Como escolher madeira por dureza, densidade, resistência à umidade
Móveis feitos de material durável são práticos de usar. É menos provável que seja arranhado. A produção de produtos de tipos duráveis exige muito trabalho, custos significativos de materiais e certas habilidades no trabalho com madeira.
Curiosamente, nem todas as variedades duráveis são resistentes à umidade. Existem raças macias que apresentam boa resistência à umidade.
Móveis feitos de madeira densa e não resistentes à umidade perderão sua aparência apresentável em alguns anos e se transformarão em uma ruína inadequada para restauração posterior.
Propriedades dos diferentes tipos de madeira
Os tipos de madeira maciça mais populares entre os consumidores são os seguintes.
- A nogueira se destaca pela sua durabilidade. Possui uma rica variedade de cores. As cores mais comuns são amarelo claro, cinza-esverdeado e castanho-avermelhado. Material fácil de processar.
A madeira de nogueira é um material durável e estável Mesa grande de nogueira maciça para sala de estar - O carvalho se distingue pela sua dureza. Cores predominantemente castanho-amareladas, resistentes ao apodrecimento. Móveis de carvalho duram séculos.
O carvalho maciço é um material durável, mas caro Móveis de carvalho para o quarto são feitos com um design diferenciado - Pinheiro – pertence às variedades macias. Tem uma cor clara. Árvores centenárias têm uma sombra escura. Móveis feitos de pinho não são afetados por flutuações de temperatura e são resistentes ao apodrecimento. O material mais comum para a produção de carteiras para instituições de ensino.
O pinho é um material macio e acessível para fazer móveis com as próprias mãos Cozinha aconchegante e charmosa feita de pinho maciço - A faia se distingue pela sua resistência e plasticidade. O material é fácil de processar. Possui um padrão fascinante de grãos de madeira. O revestimento de verniz não altera a tonalidade do material. Absorve umidade e é propenso a apodrecimento rápido.
A madeira de faia tem alta resistência e textura bonita. Conjunto de móveis de quarto em faia elegante - O larício oriental é caracterizado pela densidade e maior resistência à umidade. Possui um esquema de cores uniforme. Apresenta menor viscosidade e capacidade adesiva em comparação a outras coníferas.
A madeira de lariço é um material curativo, adequado para decoração de interiores Cômoda envelhecida em lariço – uma combinação de elegância e solidez em um só item
Vídeo: Que madeira e materiais escolher para seus móveis?
https://www.youtube.com/watch?time_continue=35&v=_v45m4YOK64