Muitas pessoas sonham em morar em uma casa ou apartamento luxuoso, cheio de antiguidades, tapetes feitos à mão, itens de ferro forjado e obras de arte originais. No entanto, recriar estilos semelhantes de design de interiores é muito caro, então esses desejos das pessoas continuam sendo apenas sonhos, às vezes nem sequer são expressos em voz alta.

Na verdade, para conseguir o ambiente desejado, não é preciso ter muito dinheiro, basta usar sabiamente os móveis que você já tem em casa, dando apenas um toque de “antigo”.

Contente
- Segredos para criar móveis "raros" com suas próprias mãos
- Mecânico
- Térmico
- Químico
- Usando craquelure e tinta
- Se forem utilizadas tinta e pátina dourada
- Como determinar quando a escovação é necessária?
- VÍDEO: Como envelhecer madeira. Efeito de pintura desgastada
- 50 ideias de fotos sobre como envelhecer móveis artificialmente
Segredos para criar móveis "raros" com suas próprias mãos
Existem três maneiras principais de ajudar você a criar verdadeiras obras-primas a partir de peças de mobiliário comuns que você comprou ontem. Cada opção tem seus prós e contras, e cada uma produz um resultado final ligeiramente diferente.

Importante: Antes de iniciar o trabalho, certifique-se de preparar a superfície para decoração, limpando-a de sujeira, revestimentos antigos (tinta, verniz) e removendo acessórios.

Mecânico
Esta opção é considerada, com razão, a mais segura e simples. Móveis envelhecidos obtidos por meio dessas ações se distinguem pela contenção e são mais adequados para criar estilos “simples”, como o campestre ou o provençal.

Assim, você pode dar um “antigo” a aparadores, armários e poltronas mecanicamente usando lixa, escova de metal e azul-claro, que é um tipo de revestimento decorativo.

Conselho: Se você estiver envelhecendo móveis pela primeira vez, escolha uma peça pequena e pratique nela primeiro.

Instruções passo a passo:
- escolha um objeto que “envelheça” diante dos seus olhos;
- passe uma lixa em toda a sua superfície;
- siga com uma escova de aço;
- limpar a área a ser tratada da serragem;
- cobrir o objeto com esmalte branco;
- repita o último passo se após a secagem da primeira camada não for observado o efeito desejado (sem relevo);
- cobrir o produto com verniz.

Térmico
Esta opção ajuda a adicionar “idade” aos objetos de madeira usando fogo, um pincel (metal), tinta e verniz.

Após a conclusão do processo de envelhecimento, os móveis resultantes apresentam tons escuros e nobres, ideais para criar um interior clássico contido, elegante e atemporal.

Como fazer:
- leve todos os móveis que precisam receber um visual "antigo" para fora;
- queimar toda a área com um maçarico ou queimador de querosene;
- remover depósitos de carbono;
- Pincele sobre toda a área a ser queimada para obter um relevo claro;

Esta etapa pode ser realizada antes de usar a lâmpada ou o queimador.
- Cubra a área tratada com tinta e, depois de seca, com verniz.

Conselho: Ao atirar, não fique muito tempo em apenas uma área, para não queimar o item.

Químico
São utilizadas amônia e lixa (o método é adequado apenas para madeiras nobres)

O segredo para dar “idade” aos móveis neste caso é simples: primeiro, a superfície é cuidadosamente tratada com lixa e, em seguida, toda a aspereza resultante é removida com um pincel embebido em amônia.

Este tipo de mobiliário antigo é adequado para criar interiores leves e luxuosos.

Usando craquelure e tinta
Como você consegue móveis envelhecidos e um interior interessante neste caso? A tinta do tom desejado é aplicada no móvel a ser tratado. Após a secagem, deve-se lixar com lixa e então aplicar verniz craquelure.

Sobre o craquelure, é aplicada outra camada de tinta, que deve ser de 1 a 2 tons mais clara que a inferior. Depois que o verniz seca, pequenas rachaduras aparecem por toda a superfície.

Se forem utilizadas tinta e pátina dourada
Este método é considerado, com razão, uma das opções mais rápidas para transformar uma peça de mobiliário nova em uma “antiga”.

Então, depois que o proprietário tiver lixado toda a área, o móvel deverá ser coberto com tinta. Após a secagem, a tinta acrílica dourada é aplicada em áreas individuais com o auxílio de uma esponja. Neste caso, o toque final obrigatório é o verniz, que permite fixar o resultado obtido.

Como determinar quando a escovação é necessária?
Escovação é o processo de remoção de fibras macias da madeira para dar a ela uma textura distinta. Para criar esse efeito em condições de produção, são utilizadas máquinas de escovação ou jato de areia. Em casa, a escovação é feita com uma escova de metal e um cinzel.


A vantagem da escovação é que ela pode ser combinada com qualquer um dos métodos de envelhecimento de móveis. As desvantagens são as seguintes: somente espécies de madeira dura (carvalho, larício) podem ser submetidas a esse tratamento e, na primeira vez, um iniciante pode não obter o efeito desejado no produto.

Portanto, móveis envelhecidos “forçados” não diferem em aparência dos móveis vintage, o que facilita a criação de apartamentos luxuosos, bonitos e elegantes, mesmo com um orçamento modesto.




















































