Uma cadeira confortável é a parte mais importante para um descanso confortável após dias de trabalho duro, tanto no trabalho quanto na dacha. Móveis bons na loja não são baratos, e a opção de fazer seus próprios modelos assusta muitas pessoas devido à falta de instruções e ao medo de não dar certo.

Além disso, o processo de projetar e criar uma cadeira é por si só fascinante e interessante, em primeiro lugar, pela criatividade e pela novidade do trabalho. Mas para uma execução de alta qualidade, é necessária experiência mínima no trabalho com produtos de compensado e madeira.

Contente
- Benefícios de trabalhar de forma independente
- Quais são os tipos de design de cadeiras de design?
- Dicas para escolher e preparar chapas de compensado
- Ferramentas e materiais necessários
- Instruções passo a passo para fazer um modelo em três pernas
- Fazendo uma cadeira de balanço de madeira compensada
- O que procurar
- Posfácio
- VÍDEO: Cadeira faça você mesmo feita de compensado e isolamento.
- Móveis criativos de madeira compensada – 50 ideias para fotos:
Benefícios de trabalhar de forma independente
A vantagem mais importante da cadeira de compensado criada com suas próprias mãos, é o seu preço, que é muito menor que o preço da loja. Além disso, as cadeiras feitas à mão não são de forma alguma inferiores às caras feitas em fábrica e, às vezes, até melhores – mais originais e mais confiáveis.
Essas estruturas são feitas principalmente para casas de campo como itens de lazer. O custo médio de um produto não excede 6 mil rublos. Fazendo cadeira de madeira compensada, você não só pode criar um item de interior de alta qualidade, economizar dinheiro, mas também obter grande prazer com o trabalho.
Quais são os tipos de design de cadeiras de design?
Pode haver centenas ou até milhares de opções de design, mas todas se resumem a diferentes variações dos dois modelos mais populares:
- PARAcadeira de balanço;
Uma cadeira de balanço de madeira compensada "faça você mesmo" é uma ótima opção para relaxar no campo, em uma casa de campo ou simplesmente na natureza. - SOBREcadeira original com pernas do tipo "banquinho".
Não tenha medo de experimentar, pois o resultado será um item confortável, bonito e original para decorar seu jardim ou casa de veraneio.
Com os designs necessários e alguma experiência trabalhando com madeira compensada, ambas as opções são fáceis de fazer. É verdade que uma cadeira de balanço pode fazer você sofrer ao cortar o molde, além disso, a etapa de revestimento será difícil e trabalhosa. Abaixo estão duas instruções detalhadas para fazer uma cadeira de balanço de madeira compensada e um modelo original de três pernas.
Dicas para escolher e preparar chapas de compensado
- A estrutura da chapa de compensado deve ser ecologicamente correta, segura e ter uma textura agradável.
- Ao comprar, é preciso prestar atenção à espessura, pois dela depende o método de processamento posterior.
- Se o material tiver uma estrutura fibrosa, lascas, rachaduras e quebras são possíveis durante o corte ou processamento.
- Se o material não tiver espessura maior que 1,5 mm, ele é processado com uma serra tico-tico manual e, para chapas de até 6 mm, é usada uma serra elétrica.
- Se o trabalho exigir um corte transversal ao longo das fibras, uma faca afiada será usada para fazer cortes ao longo das linhas da serra.
Ferramentas e materiais necessários
Primeiro, você precisa preparar todos os materiais e ferramentas necessários, a saber:
- Chapas de compensado de 15-20 mm;
- Furadeira elétrica e serra tico-tico;
- Lixa;
- Pregos finos com cabeças largas e parafusos;
- Jantes de metal;
- Borracha de espuma de 8 mm de espessura e material de estofamento;
- Tinta preta (brilhante) e mancha;
- Cola de madeira;
- Fita adesiva;
- Fita métrica, tesoura e lápis.
Instruções passo a passo para fazer um modelo em três pernas
- Projeto de engenharia.
É melhor começar a fazer cadeiras de madeira compensada com um estudo cuidadoso e cálculo do desenho, que você mesmo pode esboçar ou encontrar na Internet.
Como exemplo, tomamos o desenho de uma cadeira redonda feita de madeira compensada esférica. O modelo se destaca pelo design original e pela facilidade de execução. É melhor pegar folhas de bétula. Para um corte de alta qualidade, você precisa preparar um molde.
- Criando um modelo.
O desenho é redesenhado em papel milimetrado, depois aplicado e traçado ao longo do contorno.
- Corte de elementos.
Após um redesenho de alta qualidade do desenho, você precisa recortar os elementos com movimentos cuidadosos, usando o material com moderação.
- Recortando elementos.
Após serrar, é necessário cortar cuidadosamente todos os elementos com uma serra tico-tico sem danificar sua estrutura.
- Revestimento.
As áreas cortadas devem ser tratadas com lixa para remover o excesso de aspereza e evitar lascas e delaminação durante a montagem.
- Processamento.
Primeiro, com produtos especiais com efeito antisséptico. Depois vem o tratamento com cola de madeira. Este ponto é necessário para evitar que as peças se quebrem durante a montagem.
- Montagem do produto.
Você deve fazer furos para parafusos e pontos de montagem de acordo com o diagrama do desenho. Os parafusos auto-roscantes não devem ser menores nem maiores que o produto; partes salientes não são permitidas.
- Massa de vidraceiro.
Após a etapa de montagem, os parafusos salientes devem ser preenchidos com massa. Cubra a moldura com verniz e deixe secar.
- Pintura e estofamento.
Para dar uma tonalidade marrom ao compensado, ele deve ser tratado com tinta. Depois você pode estofar o assento e os apoios de braços.
Fazendo uma cadeira de balanço de madeira compensada
- Desenho de engenharia.
Neste caso, assim como no anterior, as etapas de criação começam com um desenho. Você mesmo pode desenhá-lo se tiver conhecimento de design de produto ou pegar um já pronto na Internet, o principal é que ele contenha todos os cálculos necessários.
- Criação e transferência de modelos.
Assim como no caso anterior, utilizando papel milimetrado, os detalhes da futura cadeira de balanço feita de compensado são desenhados a partir do desenho finalizado; no nosso caso, essas são as partes laterais (corredores).
- Cortando produtos.
Recorte as peças usando uma serra tico-tico seguindo os contornos previamente delineados e trate as bordas com óleo secante, depois lixe com lixa. Trate partes do produto com agentes antissépticos especiais.
- Etapas finais.
Prenda os corredores laterais acabados usando três travessas, previamente cortadas na mesma ordem.
As corrediças laterais são reforçadas externamente com aros de ferro, cujo tamanho deve corresponder às dimensões gerais do produto. As jantes são fixadas com parafusos usando uma furadeira. O diâmetro do furo é igual ao tamanho do parafuso.
Na fase final, ripas e tábuas para o encosto da cadeira de balanço são cortadas em compensado. Fixe-os com parafusos comuns.
Preencha as cabeças dos parafusos com massa e cubra a cadeira com verniz e tinta.
Para aumentar o conforto do produto, você precisa fazer um assento de espuma para ele e cobri-lo com couro sintético ou qualquer outro tecido grosso.Se a cadeira for usada fora de casa, na fase de corte das peças elas devem ser tratadas com um antisséptico. Dessa forma ele durará mais.
O que procurar
Para aumentar o conforto, a cadeira de balanço pode ser estofada em couro artificial macio ou veludo. Primeiro, a parte traseira é estofada e, em seguida, o tecido é pregado na estrutura do produto com pequenos pregos. A parte de trás é aparada ao longo das bordas das peças transversais, e a parte da frente é aparada ao longo das tiras superiores e inferiores. Isso é feito para aumentar a resistência do produto.
Se você não quiser lidar com estofados complexos ou costurar almofadas, você pode fazer algo ainda mais simples: fazer uma capa removível. Haverá espuma de borracha (10 mm) dentro e um pouco de tecido para móveis por cima.
Você pode aplicar um mosaico ou algum design bonito na parte externa da parte de trás. Principal — siga o design geral do interior, não exagere com cores e padrões brilhantes. O análogo desse design seria um sofá.
Posfácio
Este artigo abordará apenas dois tipos de cadeiras de compensado que são mais fáceis de fazer para iniciantes. Para fazer com suas próprias mãos na primeira vez, você precisa se esforçar ao máximo, ter resistência e paciência. Depois de um pouco de prática, você pode passar para modelos mais pesados.