Você mesmo pode fazer móveis para o quarto do seu filho. Os modelos adquiridos nem sempre atendem às exigências dos pais em termos de preço e qualidade. Por isso, muitos pais que têm habilidades em carpintaria e marcenaria ficam felizes em organizar o quarto dos filhos com base em suas próprias ideias sobre a conveniência e a funcionalidade de berços, armários, mesas e cadeiras. Na opinião deles, os móveis infantis devem ser originais e agradar as crianças.
Contente
- Principais requisitos para móveis
- Materiais utilizados na produção de mobiliário infantil
- Fazendo um pufe
- Fazendo uma cama
- Fabricação de móveis de brinquedo para crianças
- Noções básicas de decoração de móveis infantis
- VÍDEO: Móveis infantis faça você mesmo
- 50 ideias de fotos sobre como fazer móveis infantis com suas próprias mãos
Principais requisitos para móveis
Os móveis do quarto de uma criança devem atender a uma série de condições necessárias. Ao mobiliar um ambiente, você precisa lembrar que a segurança é o mais importante. Móveis infantis são feitos principalmente com formas aerodinâmicas para que o bebê não se machuque ou se machuque acidentalmente. Para o mesmo propósito, para uma criança pequena, a melhor opção seria uma superfície macia na maioria das superfícies.
Os móveis também devem atender a requisitos estéticos. Tudo, desde o esquema de cores até o formato, deve ser agradável aos olhos. Os tons utilizados são leves, em combinações naturais. Detalhes brilhantes são bem-vindos apenas em padrões e ornamentos.
Móveis infantis feitos à mão atendem às necessidades dos pais, são duráveis e custam muito menos do que móveis prontos.
Materiais utilizados na produção de mobiliário infantil
A base dos produtos deve ser feita de materiais naturais. Para isso, são selecionados madeira ou seus derivados, tecido (denso e com pelo curto e macio, dependendo da finalidade) e enchimento hipoalergênico.
Para fazer móveis infantis com suas próprias mãos, você precisará dos seguintes fechos:
- cantos;
- parafusos auto-roscantes;
- fechos (se um mecanismo de transformação for planejado).
Alguns materiais podem ser encontrados em casa, como tecidos para estofamento. O restante é comprado em lojas especializadas ou encomendado online. Em comparação com um produto acabado, os custos serão 2 a 3 vezes menores.
Para garantir que os móveis infantis sejam duráveis, são utilizados adesivos e vernizes não tóxicos (para revestir as superfícies) em sua produção.
As ferramentas que você pode precisar são:
- chave de fenda;
- chave de fenda;
- grampeador de construção;
- serra de madeira.
Para deixar as superfícies lisas e uniformes, use lixa.
Fazendo um pufe
Para fazer móveis sem moldura, você precisará de tecido e enchimento. Para a capa, use um tecido grosso, como tecido de capa de chuva. É melhor escolher uma cor que não seja muito brilhante e prática. Como enchimento, você precisa usar uma base “fracionada” - bolas de espuma. A facilidade de uso do pufe depende da qualidade do conteúdo.
Primeiro, você precisa costurar uma capa de acordo com o padrão - redonda, alongada, quadrada. Coloque o recheio dentro da base através da abertura não costurada. Para ventilação, faça vários furos pequenos na parte superior, por onde não passarão pequenos conteúdos. Para deixar o pufe ainda mais macio, costure uma manta de veludo.
Fazendo uma cama
Um lugar para uma criança dormir pode ser facilmente equipado com materiais descartados. Utilize painéis de aglomerado laminado ou MDF, além de madeira maciça. Para os suportes, são processadas barras do mesmo comprimento. É melhor fazer o fundo com ripas do que com compensado. Este é um processo mais trabalhoso, mas permitirá que o berço seja melhor ventilado.
Móveis infantis podem ser envernizados ou pintados. Para isso, escolha compostos especiais não tóxicos.
Fabricação de móveis de brinquedo para crianças
Itens destinados ao entretenimento de uma criança podem ser feitos usando esboços simplificados. Para isso, são utilizados materiais baratos: aglomerado, compensado, papelão grosso. A originalidade de tal projeto depende do hobby da criança. Móveis de brincar populares:
- cozinhas;
- hospitais;
- carros;
- navios;
- foguetes;
- aeronaves.
Alguns modelos podem ser combinados para economizar espaço. Por exemplo, faça um berço no formato de um carro de corrida.
Móveis para bebês devem ser seguros, então tudo – do material aos fechos – é selecionado de acordo com esse requisito. É melhor cortar todos os cantos salientes e torná-los mais aerodinâmicos.
Noções básicas de decoração de móveis infantis
É importante tornar o ambiente do quarto do bebê atraente e alegre, já que a criança está aqui o tempo todo. Os móveis infantis ganharão um aspecto estético se você fizer alguns ajustes na decoração. A decoração pode ser em forma de partes esculpidas do presépio e outros objetos, imagens desenhadas ou apliques autoadesivos. Para o quarto de uma menina, escolha motivos vegetais calmos, enquanto os meninos preferem cenas dinâmicas de jogos ou desenhos animados.
Use compostos hipoalergênicos para decorar móveis. Para deixar o desenho uniforme, prepare um estêncil - você pode recortá-lo de uma pasta de arquivo grossa.