Onde gostamos de relaxar depois de um dia duro de trabalho? Isso mesmo, no sofá ou em uma poltrona macia e confortável, sentado em frente à TV com uma xícara de chá quente. Os sofás são uma peça de mobiliário popular hoje em dia, e há uma seleção bastante grande nas lojas. Os designers estão criando cada vez mais modelos novos. Quem segue a moda e tem condições pode trocar seu sofá por um novo. O que fazer quem está com pouco dinheiro, mas quer trocar, ou está acostumado com um modelo antigo e confortável, mas o estofamento já está desgastado?
Para pessoas habilidosas que fizeram reparos em casa ou trocaram o material de estofamento, fazer móveis estofados por conta própria não será difícil. Para aqueles que são novos neste negócio e não têm certas habilidades, será, claro, difícil.
Contente
- Os benefícios do faça você mesmo
- Nós decidimos sobre o design e a construção
- O que você precisará para o trabalho
- Princípios básicos da fabricação de móveis estofados
- Nós criamos estofados para móveis
- A etapa final é a decoração
- Vídeo: fazendo um sofá com as próprias mãos, como fazer um sofá com as próprias mãos
- Opções interessantes para fazer móveis estofados com suas próprias mãos:
Os benefícios do faça você mesmo
Fazer móveis em casa é um processo fascinante e, mais importante, emocionante. Se você tiver desejo e imaginação, sua casa não terá apenas um sofá, mas também outros móveis estofados interessantes e incomuns.
Fazer móveis estofados com as próprias mãos tem muitos aspectos positivos ou, em outras palavras, vantagens:
- Você dará vida às ideias de design mais inusitadas.
- Este trabalho é interessante e permite que você adquira habilidades neste negócio interessante.
- Permite que você economize seu orçamento familiar. Móveis feitos por você mesmo custarão significativamente menos do que se você os comprasse em uma loja.
- A estrutura final será de alta qualidade, já que você mesmo escolherá o material e os componentes.
- Você criará um item original que combinará perfeitamente com o interior.
- O tamanho se ajustará a um lugar específico da sala.
- Em caso de desgaste ou outros defeitos, você pode facilmente substituir o material do estofamento.
- Ao concluir o trabalho, você sentirá uma satisfação interior pelo que fez.
- Móveis originais se tornarão seu orgulho. Você fará móveis estofados não apenas para sua família e amigos, quem sabe no futuro você abra seu próprio negócio.
Nós decidimos sobre o design e a construção
Antes de começar a fazer sua obra-prima, observe mais de perto o interior do cômodo e pense em que tipo de modelo você gostaria de fazer. Talvez tenha um design incomum ou você planeje criar um sofá-cama. Você só quer um canto aconchegante onde possa sentar, relaxar e se acomodar confortavelmente no sofá. Em geral, você precisa decidir qual será a finalidade dos futuros móveis. O design incluirá elementos de mobiliário como apoios de braços (eles podem ser feitos em forma de prateleiras), gavetas (ou seria uma caixa para guardar roupa de cama dentro), mecanismos dobráveis? É necessário selecionar o material de estofamento de acordo com o design geral do ambiente e decidir sobre o enchimento.
Você sabe fazer desenhos corretamente? Desenhe no papel o futuro sofá e os diagramas dos elementos necessários. Isso tornará muito mais fácil fazer uma estimativa e entender quanto material será necessário.
O que você precisará para o trabalho
Materiais necessários | Ferramentas necessárias |
· material de estofamento;
· enchimento (borracha de espuma de 50 mm de espessura é adequada); · enchimento ou enchimento sintético como material auxiliar; · chapas de aglomerado e de fibras; · placas; · madeira (40-50 mm); · compensado (pode ser substituído por um material adequado); · tópicos. | · máquina de costura;
· uma faca, de preferência afiada; · grampeador de móveis; · chave de fenda; · furar; · chaves de fenda; · alicate; · serra; · parafusos auto-roscantes; · cola; · roleta; · lápis. |
Princípios básicos da fabricação de móveis estofados
Ao fazer móveis estofados com suas próprias mãos, é essencial seguir certos princípios:
- Primeiro, a qualidade do design futuro. Você escolhe o material, o mecanismo de dobragem, os acessórios, o enchimento, o material de estofamento e cria os móveis. Assim, você obtém móveis estofados confiáveis que atendem aos requisitos e durarão bastante tempo sem nenhuma quebra.
- Em segundo lugar, o sofá ou outro móvel deve ter um formato impecável, mas ao mesmo tempo ser simples. Isso tornará o trabalho de fabricação prático, menos trabalhoso, gastando o mínimo de tempo e materiais e, no futuro, simplificará significativamente o reparo e a substituição de peças.
- Em terceiro lugar, indicadores ergonômicos. Eles determinam a relação do design com a constituição física de uma pessoa, seu peso e requisitos gerais de higiene - cuidados básicos e convenientes com os móveis.
- Em quarto lugar, ele deve atender às demandas estéticas gerais: não deve ser apenas uma peça de mobiliário confortável, mas deve se encaixar harmoniosamente no ambiente geral, corresponder a outros móveis, moda e estilo.
- Quinto, atender aos requisitos ambientais. Na fabricação de móveis estofados, devem ser utilizados materiais que não contenham substâncias nocivas ou que contenham os menores níveis delas.
Nós criamos estofados para móveis
Antes de começar a estofar os móveis, você precisa decidir o material: couro ou tecido. As possibilidades financeiras também influenciam a escolha. Você não deve escolher couro sintético, pois ele não vai durar muito. Lembre-se das regras: os elementos do mobiliário devem ser revestidos com tecido antes de começar a montar a estrutura; ao cortar, é preciso levar em consideração as margens da bainha (aproximadamente dois centímetros); Antes de começar a cortar o material, faça os espaços em branco.
Após tomarmos as medidas necessárias, calculamos o comprimento e a largura necessários do material. Para garantir que o estofamento dure muito tempo, escolha tecidos densos – chenille, tapeçaria, jacquard. Eles são mais adequados para o trabalho. Colocamos os espaços em branco no material selecionado, contornamos com giz, sem esquecer das margens, e recortamos. Dessa forma criamos moldes para o encosto, apoios de braços e parede traseira. Nós costuramos em uma máquina de costura e colocamos nos elementos do móvel, depois montamos toda a estrutura. As almofadas do sofá são costuradas de maneira semelhante.
A etapa final é a decoração
Decorar é uma das melhores opções para dar ao ambiente singularidade, elegância e atualizar o interior. Se você tiver vontade e imaginação, você pode facilmente fazer esse trabalho sozinho, sem recorrer à ajuda de designers.
Hoje em dia, a técnica de decoupage tem encontrado ampla aplicação: usando guardanapos finos, você aplica vários padrões e desenhos à superfície dos móveis.
Se o estofamento estiver velho ou inutilizável, você pode costurar novas capas e fazer almofadas decorativas. É necessário escolher o tecido para estofamento com cuidado: ele não deve desbotar, nem ter cheiro forte, e o pelo não deve cair. Na verdade, não há nada difícil na escolha. Para fazer com que os móveis pareçam impressionantes, escolha tecidos parceiros de uma única cor para o estofamento. Eles são usados para cobrir apoios de braços e linhas inferiores, enquanto tecido com padrão ou cor diferente é usado para outras partes. Para reduzir o consumo de tecido, escolha um material liso ou com estampa pequena.
O enchimento desempenha um papel importante na decoração de móveis estofados. Se ele perdeu a elasticidade e cedeu, é preciso substituí-lo para que o móvel não fique apenas bonito, mas também confortável. Materiais baratos incluem espuma de borracha, enchimento e enchimento sintético. A última opção é a mais comum; usando-o como enchimento, você decorará seus móveis em pouco tempo. O enchimento sintético de alta qualidade deve ter espessura uniforme, ser suficientemente denso e inodoro. A borracha de espuma não é menos popular; deve ter uma estrutura de poros finos. Se ele se recuperar instantaneamente quando pressionado, esse preenchimento durará bastante tempo.
Se o estofamento do seu sofá favorito estiver gasto ou houver manchas impossíveis de remover, mas você não quiser jogá-lo fora, já que o móvel ainda é forte o suficiente e pode durar muitos anos, você pode estofá-lo novamente comprando um tecido diferente. Se esse trabalho é difícil para você, mas você costura bem, então por que não fazer novas capas você mesmo? Você pode adicionar elementos de cortina. Se ficarem sujos, você pode simplesmente tirá-los e lavá-los.
Ao escolher um material, considere o ambiente geral, o estilo do interior e, claro, seu gosto. Para decoração, é melhor usar tecidos de cores suaves e tons sublimes. Os acessórios devem combinar com a cor do material. Ao decorar móveis com suas próprias mãos, você dará uma segunda vida a eles, e a decoração da sua casa será original e única.