O que é decoupage? A palavra "decoupage" vem do francês découper "recortar", "cortar"; é uma técnica para decorar objetos usando papel, guardanapos ou tecido.

Esse tipo de criatividade dará nova vida a itens antigos de interior, como móveis, uma caixa ou um vaso. O padrão que você escolher cobrirá rachaduras, lascas e manchas que não podem ser removidas dos móveis.

Contente
Características da técnica
A decoupage de móveis antigos é uma maneira barata e muito eficaz de restaurar algo que lhe serviu por muito tempo. Por exemplo, um guarda-roupa antigo, uma penteadeira, uma cadeira ou até mesmo um tampo de mesa inteiro. Com a decoupage você pode atingir vários objetivos de uma só vez.
- Atualizando o interior do quarto.
- Realização e revelação de habilidades criativas em você e em seus filhos.
- Obter um item exclusivo que ninguém mais terá.
- Restauração de móveis desgastados, o que ajudará a economizar o orçamento várias dezenas de vezes.

Poucas pessoas sabem, mas o berço dessa tecnologia é a Ásia, ou seja, a China. É difícil adivinhar, porque a técnica tem um nome francês. O auge da decoupage na Europa ocorreu no século XVII d.C., quando europeus ricos decoravam suas propriedades com itens domésticos caros da Ásia. Os artesãos venezianos, percebendo uma mina de ouro, aprenderam a dar aos seus produtos um aspecto asiático.
Nos últimos anos, cinco tipos principais de decoupage se espalharam no mundo criativo.
- A decoupage direta ou clássica é a técnica principal e muito comum devido à sua simplicidade. O princípio é adequado para artesãs iniciantes que estão apenas começando a se aventurar na decoupage e ainda não entendem completamente o princípio do trabalho.
- Decoupage reversa é um método de decoração em que uma imagem com um ornamento é colada na parte de trás de um produto de vidro. Dessa forma, o desenho ficará protegido de influências externas por uma camada de vidro.
- A decoupage esfumaçada ou artística ajuda a imitar a pintura artística com o auxílio de tintas; a fronteira entre o desenho e o ornamento é quase completamente apagada e uma névoa translúcida é formada.
- Muitos dos que frequentavam o jardim de infância faziam lá diversos artesanatos. Por exemplo, eles rasgavam papel colorido em pedacinhos e os colavam em papelão no formato de vasos com flores, borboletas coloridas ou animais. Então descobrimos que este é outro tipo de decoupage! E é chamado de patchwork de papel decopatch.
- Para artesãos mais avançados que dominam completamente os princípios principais e querem tentar algo novo, o tipo volumétrico de decoupage é adequado. Consiste em criar aplicações com o efeito 3D, cada vez mais popular, usando pasta de modelagem, pedaços de tecido picados finamente, guardanapos multicamadas, massa de vidraceiro e gel artístico. Trabalhar com esse tipo de tecnologia realmente exige muita experiência, perseverança e precisão.
Essa técnica também é rica em vários efeitos que podem criar uma peça de mobiliário única e bonita. Vamos dar uma olhada nas principais.
- Douramento. Para criar esse efeito, você precisará de tintas acrílicas metálicas ou com folha de ouro. Tudo isso pode ser comprado em uma loja de arte ou encomendado online.
- O sombreamento é usado na técnica esfumaçada e é feito com pastéis secos moídos em migalhas finas e um pincel seco e fofo feito de cerdas naturais.
- Tonificação com tintas. Você deve usar tintas para pôsteres com base adesiva, caso contrário o padrão pode ficar encharcado e ondulado.
- Criar uma aparência desgastada dará ao item um efeito antigo. O aspecto desgastado é criado aplicando-se cera antes da tinta e depois lixando a tinta seca com uma lixa macia.
- A patinação é outra maneira de envelhecer artificialmente um objeto. Uma pátina de cor preta, dourada ou prateada é aplicada nas bordas e cantos do objeto.
- Craquelure é uma técnica que cria rachaduras artificiais.
Como escolher o estilo certo para decoupage?
Existem muitos motivos de decoupage que são usados para estilizar móveis. A escolha deles se baseia unicamente no gosto pessoal do mestre e nos objetivos que ele estabeleceu para si mesmo.
Vamos dar uma olhada nos motivos mais populares usados por artesãos ao redor do mundo.
- Motivos florais e cores pastéis.
- Frutas, rosas, buquês inteiros de ervas.
- Tema religioso.
- Pássaros, animais.
- Motivos chineses e asiáticos em geral.
- Fotografias e cartões postais antigos em preto e branco.
Também veremos algumas tendências estilísticas em decoupage.
Os estilos provençal e vitoriano sempre foram muito populares. Ambos os estilos chegaram até nós da França. Fundos desbotados, leves abrasões, motivos florais e cores pastéis são típicos desses estilos.
Cidade Simples. Criado usando recortes de jornais limpos (ou, ao contrário, rasgados) e fotografias antigas em preto e branco.
Francês vintage. O item é decorado usando duas, ou menos frequentemente três, cores: branco e preto. Este estilo foi ligeiramente influenciado pelo minimalismo.
Se você notar bordas desfiadas e texturas borradas, pode ter certeza de que é Shabby Chic. É frequentemente associado ao estilo vitoriano, com seu tema de caça, ouro e buquês de flores.
Quais ferramentas e materiais serão necessários?
A decoupage é uma técnica que permite uma ampla gama de técnicas diferentes e não exige grandes custos de material. Mas se você ainda quiser obter um trabalho bonito e de alta qualidade como resultado, ainda terá que gastar um pouco de dinheiro.
Lista de materiais e ferramentas para decoupage de móveis:
- Tesoura afiada com lâmina curta e revestimento de Teflon. Eles cortarão até os menores detalhes com precisão, e a cola não grudará neles. Além disso, uma lâmina curta é mais fácil de controlar.
- Pincéis. Eles podem ser necessários para sombrear pastéis, aplicar cola ou tinta. Para pastéis, escolha cerdas macias e naturais, enquanto as sintéticas duras são adequadas para cola e tinta.
- Primer para preparação da área de trabalho
- Cola para decoupage.
- Tintas acrílicas para fundo e pequenos detalhes
- Lixa
- Guardanapos são o material mais barato e acessível para decoupage. Atualmente existe no mercado uma variedade enorme de guardanapos com diferentes estampas. Mesmo que você cometa um erro, não se arrependerá do dinheiro gasto, porque um pacote de guardanapos custa centavos. Mas essa opção não é muito durável e pode rasgar facilmente.
- Guardanapos para decoupage são uma opção mais cara, mas têm maior durabilidade e capacidade de cobertura. Eles são vendidos em lojas especializadas em conjuntos pré-montados com um tema específico.
- As impressões também são uma opção econômica, o principal é escolher uma imagem nítida e imprimir em uma impressora a laser.
- Artesãos avançados também podem comprar uma faca especial para decoupage com lâmina giratória.
Decoupage de móveis faça você mesmo com guardanapos
Com a ajuda da decoupage, podemos dar nova vida a móveis que nos servem há muitos anos. Até mesmo móveis soviéticos feios podem brilhar com novas cores brilhantes!
Embora a técnica não seja a mais difícil de executar, um passo em falso pode arruinar todo o produto de forma aparentemente irreversível e desencorajar qualquer desejo de continuar trabalhando. Mas mostre força de caráter e corrija o erro. O problema mais comum é o aparecimento de pequenas irregularidades, saliências e dobras na obra, que prejudicam toda a aparência. Se as dobras forem muito pequenas, um verniz fixador pode ajudar a corrigir a situação. Não economize, aplique muitas camadas. Se as dobras forem grandes, convém lixá-las um pouco com uma lixa macia para remover a espessura.
A preparação adequada da superfície para decoupage também ajudará a evitar erros.
Para garantir que o enfeite que você escolheu não rasgue durante o processo, não inche e fique plano, a madeira deve ser cuidadosamente processada antes do trabalho, removendo todos os nós e galhos, além de irregularidades na superfície. Passe primeiro uma lixa grossa em toda a área de trabalho e depois passe para uma macia, até obter uma superfície perfeitamente lisa.
Se estiver trabalhando em vidro ou plástico, para evitar que o padrão escorregue, você deve desengordurar completamente a superfície de trabalho antes de aplicá-lo. Isso pode ser feito facilmente com álcool, produtos que contenham álcool ou detergente de louça.
Uma preparação mais completa é realizada em casos em que a corrosão, também conhecida como ferrugem, se formou no metal. Definitivamente será necessário removê-lo, caso contrário, manchas amarelas sujas e repugnantes aparecerão no enfeite.
A aplicação de primer de baixa qualidade é a principal causa do aparecimento de mofo e bolor no trabalho acabado. Além disso, se essa etapa do trabalho for pulada ou mal feita, o trabalho pode começar a escorregar, pois o primer é o elemento de ligação entre a base, a cola, o guardanapo e o verniz. É mais lucrativo preparar vidro e plástico com primer acrílico artístico; a madeira é preparada com primer para madeira, que pode ser comprado em qualquer loja de ferragens.
Observe! Se você seguir todas as regras de preparação e seguir rigorosamente o plano, usar materiais de alta qualidade, o trabalho lhe trará apenas alegria.
Master class sobre decoupage de uma cômoda com guardanapos
A cômoda será decorada no estilo Shabby Chic.
Etapa 1. Preparando móveis para trabalho criativo. Nós desmontamos, removemos todos os acessórios e lixamos completamente, removendo a camada superior. Nós aplicamos primer e depois pintamos.
Passo 2. Recorte os espaços em branco para decoupage de guardanapos, papel de parede ou revistas. Você pode usar impressões. Aplique nos móveis e encontre o local ideal para as flores.
Passo 3. Misture a cola com água na proporção de 2/3. Colamos o motivo na cômoda, cobrindo bem tudo.
Passo 4. Usando tinta acrílica branca, misture o padrão com o fundo. Cobrimos o produto acabado com verniz em várias camadas. Preparar!
Decoupage de um banquinho
Etapa 1. Processe a superfície. Nós lixamos, aplicamos primer e pintamos.
Passo 2. Recorte o molde que você gosta e coloque-o grosseiramente sobre a superfície do banco.
Passo 3. Cole a imagem.
Passo 4. Aplique o verniz em várias camadas.
Decorando uma mesa de centro antiga
Agora vamos ver como fazer decoupage em uma mesa de centro com guardanapos:
Passo 1. Desmonte a mesa antiga. Preparando a área de trabalho.
Passo 2. Pinte.
Passo 3. Recorte uma imagem de um guardanapo e cole-a na mesa.
Passo 4. Cubra com verniz e use tinta escura para envelhecer o móvel e cubra com verniz novamente.
Decoupage de porta interna
Passo 1. Lixamos toda a superfície, aplicamos primer e pintamos na cor desejada. Depois que a tinta secar, lixe toda a superfície novamente.
Passo 2. Recorte o desenho e marque sua localização aproximada nas portas com um lápis. Nós colamos a imagem. Se a cola estiver muito grossa, dilua-a com água.
Passo 3. Depois que a cola secar, cubra com verniz brilhante para que as portas possam ser lavadas. Preparar!
Importante! Cole a imagem do centro para as bordas, eliminando bolhas e eliminando irregularidades!
Decoupage de móveis de cozinha
O princípio da decoupage de móveis de cozinha com as próprias mãos é o mesmo que para outros móveis. Lixamos a superfície, pintamos e colamos o desenho. E no final cobrimos com verniz brilhante, isso é importante para a cozinha, pois os móveis ali tendem a ficar sujos.
Decoupage de uma luminária de chão
Tratamos a superfície, desengorduramos e lixamos. E depois colamos os guardanapos. Cobrimos com verniz.
Conclusão
No mundo moderno, o mercado foi capturado por produtos monótonos e sem rosto da industrialização, e qualquer produto feito à mão se tornou mais valioso do que nunca. Então, se você quer trazer mais criatividade para sua vida e tem pensado em atualizar seus móveis antigos há muito tempo, mate dois coelhos com uma cajadada só: experimente a decoupage!