Você decidiu atualizar seu antigo conjunto ou, ao contrário, dar ao novo um visual antigo? Em ambos os casos, você precisará usar a técnica de decoupage. Esta é uma maneira bem conhecida de dar vida nova a coisas antigas e dar a elas uma aparência incomum. Você pode ter visto exemplos desse estilo de trabalho em garrafas, vasos e xícaras. Esta é a opção mais comum. Mas nem todo mundo sabe que ele também pode ser aplicado em móveis.

Contente
Peculiaridades
Inicialmente, essa técnica era usada para decorar peças lisas de vidro e cerâmica. Portanto, sua utilização como decoração de móveis tem características próprias.
No geral, os princípios básicos não mudaram. Então, sua essência consiste em transferir um desenho para uma superfície usando guardanapos. O original usa guardanapos especiais, papel comum ou papel fino, no qual você pode imprimir qualquer imagem que desejar. Ela é umedecida um pouco, colocada contra o vidro, coberta com várias camadas de solução (água com cola), depois deixada secar e coberta com verniz. O princípio geral é este. Agora sobre as mudanças.
Em qualquer conjunto, papel de parede é usado em vez de guardanapos. Entretanto, nem todo tipo é adequado, e essa técnica não é adequada para todos os objetos.
Quais móveis podem ser decorados
Existem algumas regras a seguir para evitar surpresas inesperadas ao fazer sua decoração. É desejável que o mobiliário seja:
- envernizado ou lixado, porque o papel ficará melhor em uma superfície plana;
- ainda, isso significa que não é possível decorar todo o produto, mas apenas algumas partes, formando vincos e espaços vazios nas dobras;
- sem danos, lascas, amassados ou outros defeitos afetarão negativamente a aparência e a durabilidade da decoração.
Em geral, qualquer móvel pode ser decorado, mas não todas as suas partes, e deve atender aos critérios descritos acima. Agora só falta escolher o material certo e colocar a mão na massa.
Qual papel de parede usar
Há uma enorme variedade de papéis de parede no mercado moderno: papel, não-tecido, têxtil, vinil, autoadesivo, serigrafado, etc. Mas nem todos são adequados para decoupage.
A primeira regra é que a base deve ser de papel e facilmente molhável, para que as impressões têxteis e serigráficas, sem falar nas líquidas, fiquem em segundo plano. Os mais utilizados são papel comum, vinil, papel de parede fotográfico e autoadesivo.
Você pode usar a tela inteira com a impressão selecionada ou uma parte separada dela. Certamente é mais fácil experimentar tamanhos menores. Mas se você decidir decorar a porta do armário, terá que trabalhar duro. Antes de começar a trabalhar, vamos escolher o tipo apropriado de equipamento.
Tipos
Existem várias opções para realizar a decoupage. Elas variam dependendo da base utilizada.
- Clássico
Elementos para decoupage recortada clássica
Adequado para qualquer avião. Este método baseia-se nos princípios originais: uma tela com um padrão é aplicada, coberta com água e cola e depois envernizada. É utilizada principalmente base de papel e vinil.
- Arte
Capa de caderno feita com técnica de decoupage artística
A técnica de execução não é diferente da anterior. A única diferença é que neste caso a decoupage faz parte de uma composição existente e deve se adaptar às suas leis.
- Voltar
Decorar o tampo da mesa na parte de trás usando a técnica de decoupage reversa permite que você coloque qualquer coisa sobre ele sem se preocupar em arranhar a camada de verniz
Usado para superfícies de vidro (portas de armários). A ordem de trabalho é a mesma da técnica original. Neste caso, a criação não precisa ser envernizada.
- Patch de decoração
Os adesivos decorativos são uma boa maneira de atualizar móveis antigos, pois pedaços de papel colorido podem cobrir todos os defeitos.
Um estilo semelhante ao patchwork. Eles têm uma base temática: para decoração, o produto é colado com vários pedaços de papel em uma ordem caótica. O método de execução não é diferente do clássico, apenas a aparência e os materiais serão diferentes.
- Volume
A decoupage volumétrica é a forma mais interessante de decorar
Contém elementos da técnica de “corte final” – a criação de pinturas tridimensionais usando papel. É mais difícil de executar, requer mais materiais e não é adequado para todas as direções e produtos.
Tomaremos como base a versão clássica usando papel de parede e consideraremos os princípios de execução do trabalho.
Vamos ao que interessa
A decoupage "faça você mesmo" de móveis com papel de parede é realizada em várias etapas. Cada um deles tem seu próprio significado e nenhum deles deve ser esquecido.
Estágio | Materiais e ferramentas | Resultado |
Seleção de materiais | Papel de parede, cola PVA | O estilo de execução foi selecionado, a base com a imagem que você gosta, ferramentas adicionais |
Preparação da superfície | Lixa, massa de vidraceiro, solvente | Todos os resíduos de tinta foram removidos, a superfície está lisa, tratada com massa e pronta para decoração adicional. |
Tirando medidas | Fita métrica, estilete, lápis | A superfície de trabalho foi medida e o material foi cortado de acordo com as medidas. |
Parte principal | Imagem, cola PVA, água, rolo | O papel de parede é aplicado na superfície, coberto com uma camada de solução de água e cola e alisado |
Abrimos com verniz | Verniz para madeira, pincel | O desenho seco é coberto com verniz |
Agora podemos analisar o plano de ação com mais detalhes.
Estágio preparatório
Nesta etapa, a principal tarefa é escolher o tipo de equipamento adequado, o papel de parede que você gosta e preparar todos os materiais necessários. É melhor fazer um plano e escrever nele o que você precisará no futuro - isso ajudará você a não se distrair comprando várias peças durante o processo e a fazer o trabalho mais rápido e melhor.
Também é necessário fazer medições e, de acordo com os dados obtidos, cortar a quantidade adequada de material. Isso é melhor feito usando instrumentos de medição. Já que determinar a distância “a olho” pode ter erros significativos.
Não se esqueça de preparar a superfície para o trabalho subsequente. Deve ser limpo de sujeira, resíduos de tinta, lixado e coberto com massa. Ao seguir esses passos preparatórios, será mais fácil aplicar a imagem e a decoupage ficará ótima e durará mais.
A parte principal e a fase final
Na direção da decoupage, os procedimentos preparatórios desempenham o papel principal. Se você abordar a implementação corretamente, a parte principal será rápida e fácil. Já selecionamos o papel de parede necessário, tiramos as medidas e preparamos a superfície. Agora é só uma questão pequena.
Coloque a imagem preparada na área de decoração e alise-a. Não tenha pressa em começar a consertar. Escolha o local mais conveniente, remova vincos e irregularidades. Agora procedemos à sobreposição. Prepare uma solução de água e cola com antecedência (calcule a quantidade aproximadamente com base na área). Certifique-se de que a cola esteja completamente dissolvida e que se forme um líquido homogêneo. Para isso, é melhor usar água morna (mas não quente!).
Agora, cuidadosamente, usando um pincel, cubra todo o desenho com essa solução. Será mais fácil trabalhar aqui do que com guardanapos, pois o papel de parede é mais denso e inicialmente não grudará no pincel.
Aplique várias camadas da solução até que o material fique ligeiramente macio e flexível. Alise a superfície com um rolo.
Deixe o produto secar e passe para a etapa final. Agora só falta envernizar nossa criação. Antes de fazer isso, certifique-se de que a imagem esteja completamente seca. Caso contrário, o verniz não será bem aplicado e poderá formar mofo por baixo mais tarde.
Que estilo irá enfatizar
Móveis decorados dessa maneira se adequam a um número limitado de estilos. Porque depois desse tratamento ele ficará com um aspecto envelhecido. A decoupage também é frequentemente usada com diversas técnicas que dão ao produto uma aparência antiga. Assim, criações deliberadamente envelhecidas e surradas serão aceitas pela Provença, vintage, retrô e art déco.
A Provença adora antiguidades, tons naturais, móveis variados e utensílios de cozinha. Este último pode ser decorado utilizando a técnica proposta. É melhor escolher motivos de aldeia como design: flores, galos, galinhas, imagens do sol e da grama.
Itens vintage são simplesmente encantadores. Para decorar o interior, utilize diversas caixas e móveis processados com decoupage. Para fazer isso, use imagens de flores, silhuetas românticas e vários motivos vegetais. Adicione um pouco de barbante, estopa, tinta branca e você terá um lindo design de inspiração vintage.
Qualquer tipo de decoupage de móveis com papel de parede é perfeito para um estilo retrô. Essa tendência vai bem em itens envelhecidos, especialmente se for feita com um método sofisticado. Aqui você pode usar diferentes linhas, estampas xadrez e outros motivos retrô. É melhor escolher tons escuros de cores.
É assim que, com a ajuda da decoupage, você pode dar uma nova vida a móveis antigos, dar a eles uma nova aparência original e criar um novo design de interiores.
Vídeo: Como reformar um armário. Estamos colando o guarda-roupa. Estamos atualizando os móveis. Muito simples!
Galeria de fotos com belos elementos de mobiliário decorados com técnica de decoupage: