Todos os colchões de molas disponíveis no mercado podem ser divididos em duas grandes categorias: com molas dependentes e com blocos de molas independentes. A diferença fundamental é como eles funcionam sob carga. Em um bloco dependente, a carga é distribuída entre todas as molas simultaneamente, criando um efeito de rede. Em um independente, cada mola trabalha separadamente, o que gera maior conforto.

Contente
Como um colchão é construído
Um colchão com molas dependentes consiste em uma estrutura metálica na qual as molas são instaladas, rigidamente fixadas entre si e formando um único bloco.
O mais comum é o bloco de molas Bonnell, inventado há mais de 150 anos, no qual são instaladas de 120 a 160 molas por metro quadrado. A mola é composta por bobinas de diâmetros diferentes - máximos nas bordas e afinando em direção ao centro. Graças a isso, eles não roçam uns nos outros e não produzem ruído aumentado.
As mais comuns são molas de aço de cinco voltas feitas de arame temperado; molas de quatro voltas são usadas com menos frequência. Blocos de molas dependentes são usados na produção de móveis estofados - sofás, pufes, e também são produzidos para a fabricação de colchões para camas.
Esse tipo de colchão ainda é muito procurado pelos compradores devido à sua praticidade e durabilidade. O custo deste produto é 30-40 por cento menor que o dos colchões de molas independentes.
Em um colchão de molas independentes, chamado de ortopédico, as molas ficam localizadas em capas feitas de material não tecido, que são coladas formando um único bloco.
Com este design, a carga é distribuída de forma mais uniforme, permitindo que o corpo assuma uma posição natural durante o sono.
Um colchão ortopédico previne problemas nas costas, a circulação sanguínea de quem dorme não é prejudicada e a pessoa acorda de manhã descansada, sem dores.
Quanto mais molas forem utilizadas por metro quadrado, mais pronunciado será o efeito ortopédico.
Existem 3 tipos de dureza:
- alto, recomendado para peso acima de 95 kg;
- média, peso de 60 a 95 kg;
- macio, peso até 60 kg.
De acordo com o número de molas, os colchões são divididos em:
- TFK multipack, com 250 molas. por metro quadrado;
- multipack S 1000–500 unidades;
- multipack S 2000– 1000 unidades.
Do que é feito um colchão de molas?
O colchão é composto pelos seguintes elementos:
- bloco de mola;
- uma camada de base feita de material não tecido ou estopa;
- camada de vedação, materiais utilizados - feltro prensado a quente, fibra de coco, espuma de poliuretano (borracha de espuma), struttofiber, látex, espuma altamente elástica;
- A camada superior é uma capa, feita de tecidos naturais - linho, algodão.
Reparação de colchões com blocos de molas
A vida útil dos colchões de molas é de 8 a 15 anos. Mas cedo ou tarde surge a questão de substituí-lo ou consertá-lo. Em alguns casos, é preferível consertar o colchão e economizar de 30% a 40% do seu custo. O que é reparo de colchão?
Com o tempo, até mesmo o colchão da mais alta qualidade perde suas propriedades: surgem buracos, as molas estouram, o formato muda, o tecido de cobertura fica desfiado e sujo.
Nesse caso, há duas opções: comprar um colchão novo ou consertar o antigo.
A maneira mais fácil é entrar em contato com uma oficina de restauração de colchões, onde especialistas farão um reparo completo do seu produto, substituirão todo o bloco de molas ou, se houver apenas algumas molas danificadas, substituirão elementos individuais. Um colchão que passou por um reparo de alta qualidade em uma oficina não tem propriedades inferiores a um recém-adquirido.
Reparo de colchão de molas faça você mesmo
Com algumas habilidades de reparo doméstico e um conjunto mínimo de ferramentas, você pode fazer esse tipo de reparo sozinho.
Você precisará de ferramentas para este trabalho.
- Alicate
- Cortadores laterais
- Chave de fenda de cabeça chata
- Martelo
- Grampeador de móveis com grampos
Materiais e consumíveis necessários para reparos:
- molas (podem ser usadas de um bloco antigo de formato e altura semelhantes);
- tecido de forro;
- material de enchimento;
- unhas;
- cabo durável com seção transversal de 4–6 mm;
- novo caso.
Etapas do reparo:
- desmontagem do produto;
Primeiro, você precisa desmontar o colchão. - remoção de revestimento antigo e enchimento deteriorado;
- limpeza de poeira e sujeira;
- inspeção e identificação de áreas danificadas;
Depois disso, você precisa inspecionar as molas e colocá-las todas na posição correta. - restauração do quadro e bloco de mola;
Depois que todas as molas estiverem fixadas de forma uniforme e firme na estrutura, realizamos a encadernação Será necessária uma corda forte para amarrar. - inspeção de controle da unidade;
Verificamos se todas as molas têm o mesmo comprimento e cobrimos o colchão com tecido de forro, prendendo-o em todo o perímetro. - colocação de novo revestimento e enchimento;
- estofamento com uma nova capa.
Cobrimos o colchão com uma capa nova
O reparo de um colchão de molas começa com a remoção do estofamento antigo. É melhor realizar este trabalho fora de casa, pois durante a operação, uma grande quantidade de lixo, poeira e migalhas de espuma decomposta se formaram nela. Ao desmontar em casa, é preciso preparar um aspirador de pó e cobrir o chão com filme plástico.
Após a remoção do estofamento, o enchimento é cuidadosamente enrolado. Pode ser espuma de borracha, fibra de coco, enchimento. O tecido do forro é removido. Depois de limpar a estrutura de grampos velhos, pregos, restos de espuma de borracha e outros materiais não tecidos, prossiga para inspecionar o bloco de mola. A estrutura de aço que envolve o colchão em todo o seu perímetro é verificada.
A estrutura metálica que envolve o bloco de mola pode ser unilateral, em modelos mais baratos ou usados na produção de móveis, ou em ambos os lados. O bloco com estrutura dupla face se aproxima dos colchões ortopédicos em termos de qualidades de desempenho.
Reparo de bloco de mola
Os danos na estrutura são reparados, as molas quebradas são removidas e novas são instaladas em seu lugar. As molas são presas juntas com arame. O bloco é preso a uma base feita de ripas de madeira usando tiras de tecido, grampos ou pregos. Removemos todos os fixadores antigos, alinhamos as molas na estrutura de ripas e as fixamos novamente com pregos ou grampos para móveis. Devem ser utilizados pregos com 40-50 mm de comprimento. Para fixar as molas, pregos são colocados na metade do seu comprimento e dobrados na bobina em ambos os lados. Para dar rigidez adicional, é melhor reforçar o bloco de mola com um cordão de náilon forte. Ao longo do perímetro da base de madeira, em frente a cada mola, são colocados pregos aos quais é presa uma corda. Fileiras de molas são presas alternadamente com uma corda usando uma cinta. Primeiro, amarram-se as fileiras transversais, depois as longitudinais e na diagonal a 45 graus. Uma vez concluída a encadernação, os pregos com o cordão preso são dobrados.
Montagem final
Um material de revestimento é colocado sobre o bloco reparado, uma camada de vedação é colocada, a qual é fixada com grampos na base de madeira. Uma capa feita de tecido grosso é colocada sobre o colchão, alisada e também fixada na base. Nos cantos, o tecido da capa é dobrado em forma de lenço, e um enchimento sintético é colocado sob o canto para dar-lhe forma.
Reparação de um colchão com blocos independentes
Após realizar as operações de desmontagem e remover a camada de vedação, o bloco de mola deve ser inspecionado.
Os danos mais comuns são a ruptura do tecido dos sacos de molas e o rompimento da ligação adesiva entre as tampas, a separação das molas do quadro e a entortamento do quadro.
Após a inspeção e identificação dos danos, eles iniciam a eliminação dos mesmos. A estrutura é verificada e nivelada, se necessário. Se forem encontradas molas quebradas, elas devem ser substituídas por novas do mesmo formato. Sacolas que ficaram inutilizáveis são substituídas.
Para colar as bolsas de mola, recomenda-se usar uma pistola de cola com bastões de cola para tecido. As capas são coladas no centro ao longo de um terço do seu comprimento para manter o efeito ortopédico. Após as molas serem coladas, é verificada a fixação das bolsas na estrutura. Nos locais onde elas não existem, as molas são fixadas à estrutura por meio de braçadeiras plásticas ou arame. Por fim, uma camada de vedação é colocada no bloco e uma tampa é colocada.
Um colchão consertado por você mesmo pode durar mais de 5 anos. O reparo leva pouco tempo e pode ser feito em um dia útil. E o trabalho feito com suas próprias mãos trará satisfação. Outra vantagem inquestionável é uma boa economia de dinheiro, que sempre pode ser usada por qualquer família.
Estofamento de colchão
Há uma cama com colchão de molas de fabricação húngara de 190x90 cm, fabricado em 1969.
As molas estão irregulares e a esponja está gasta. Quero revivê-lo e usá-lo novamente.