Dormir bem é a chave para a saúde e o bom humor. Para conseguir isso, é importante organizar corretamente a área de dormir. A saúde da coluna e o conforto da posição do corpo dependem diretamente do colchão escolhido. Portanto, é necessário entender as nuances da escolha de um produto e entender o que é um bloco de mola.

Tipos de colchões com blocos de molas
A base da maioria dos colchões modernos é um bloco de molas.

Colchão com bloco de molas independente

Colchões com bloco de molas independente
Os colchões com blocos de molas independentes variam dependendo do número de molas por metro quadrado.

Um colchão equipado com blocos de molas independentes é um design sem interação entre as molas. Cada um deles está em um caso especial. Isso permite criar um efeito ortopédico, envolvendo cada parte do corpo no grau necessário.

Níveis de Efeito Anatômico
Níveis de efeito anatômico usando blocos de mola como exemplo

Bloco de mola independente - o que é e como escolher?

Bloco de mola independente
Bloco de molas independente – as molas do colchão são colocadas em capas separadas e funcionam de forma independente

Para fazer a escolha certa, você deve entender do que consiste a estrutura. Um bloco de mola independente é uma base com múltiplas molas que operam independentemente. A superfície do produto torna-se elástica e flexível, garantindo que a posição do corpo esteja correta durante o sono. Com bloco de molas independente, o colchão acompanha completamente as curvas da pessoa deitada. As principais vantagens de tal projeto devem ser observadas.

  1. Anatômico. O colchão adapta-se totalmente aos contornos do corpo. O conforto do produto aumenta com a utilização de um maior número de molas.

    Características anatômicas dos colchões de molas
    Os colchões de molas adaptam-se melhor à sua posição de dormir se o bloco de molas contiver pelo menos 500 molas por metro quadrado.
  2. Segurança e longa vida útil. Não são formados amassados. A resistência da superfície é alta, o que evita que o tecido seja perfurado caso a mola quebre. Isso ajuda a prevenir lesões.
    Cuidados com colchões
    Para aumentar a vida útil, é importante virar o colchão uma vez por trimestre.

    A mola não conseguirá penetrar no colchão
    Como cada mola é colocada em uma capa separada, em caso de quebra ela não poderá perfurar o colchão e machucar quem dorme.
  3. Suporta altas cargas. O bloco de mola independente não se deforma sob peso pesado.

    Os colchões podem suportar carga suficiente sem deformação
    Blocos de mola independentes podem facilmente suportar o peso de uma pessoa com mais de 100 kg sem ceder ou deformar.
  4. Transmissão mínima de movimentos. Se uma pessoa se revira na cama enquanto dorme, a outra pessoa não sente. O efeito é obtido devido às molas trabalharem de forma independente, separadamente.

    O efeito da oscilação é mínimo
    Esses colchões têm efeito de oscilação mínimo ou nenhum.
  5. Não range. Cada mola está localizada em seu próprio casulo de tecido. Portanto, não há ruídos desagradáveis ​​ao utilizar o produto.

    Não há atrito algum.
    As molas são isoladas umas das outras, então não há atrito ou rangido.

Para garantir que o design seja de alta qualidade, é necessário saber o que considerar ao escolher um bloco de mola independente.

Duas zonas de firmeza do colchão
Caso os cônjuges tenham diferenças de peso diferentes, você pode escolher uma opção com duas zonas de firmeza.

Os principais critérios estão refletidos na tabela.

Características Descrição
Qualidade do metal As molas devem fornecer compressão elástica e responder instantaneamente a mudanças e cargas. Cada área da cama sofre uma pressão diferente do corpo. Muitas unidades de mola são feitas de aço temperado com alto teor de carbono ou manganês. As molas com maior responsabilidade são feitas de arame especial. Após a produção, o produto passa por testes. É importante prestar atenção ao material que é a base do bloco.
Densidade e arranjo Reduzir o diâmetro do produto permite que ele se encaixe melhor nas estruturas. Então o suporte será mais confiável e o efeito ortopédico será melhor. Este parâmetro é especialmente relevante para pessoas grandes.

Bloco de mola Bonnell – o que é?

Bloco de mola dependente
Em blocos de molas dependentes, todas as molas têm formato bicônico e são conectadas por uma trama contínua.
Versão reforçada do bloco de mola clássico
Uma versão reforçada do clássico bloco de molas Bonnell, em que toda a área do colchão é reforçada com blocos de espuma de poliuretano de alta densidade

Este bloco de primavera está em alta. É uma espécie "dependente". Porque os elementos internos da estrutura estão conectados entre si. Como resultado, cada primavera depende das outras. Um método especial é usado para fixá-los juntos.

Bloco de mola Bonnell
O bloco de molas Bonnell consiste em molas de 5 voltas feitas de fio de aço.

O raio está constantemente diminuindo e aumentando. Em direção ao centro do produto, o bloco de mola e suas partes estreitam-se e começam a expandir-se nas bordas. Graças a esse sistema, a carga é distribuída uniformemente e o corpo mantém uma posição ideal.

Colchão baseado em bloco de molas
Os colchões baseados no bloco de molas Bonnell se distinguem por uma longa vida útil, são bem ventilados e secam rapidamente quando molhados.

As molas são feitas de aço de alta qualidade. Para conectá-los, são utilizadas armações especiais ou arames com nós. Travas especiais na estrutura permitem evitar o desenroscamento. A tecelagem pode ser com cinco ou quatro voltas. No primeiro caso, o colchão é mais alto e custa mais caro.

Todas as molas estão conectadas umas às outras
Todas as molas do colchão são conectadas umas às outras na parte superior e inferior com uma espiral de aço e são limitadas por uma estrutura de metal.

Blocos de molas de colchões: tipos

Colchões de molas
Colchões de molas ortopédicos de diferentes tipos

Blocos de mola podem operar em compressão ou tensão. O primeiro tipo é frequentemente usado na produção de colchões padrão. Dentre os tipos de blocos, os principais são:

  1. dependente;
  2. agindo de forma autônoma ou independente.

Já foi observado que no primeiro caso, cada detalhe interno depende dos demais e está conectado a eles. Em outra forma, cada elemento age independentemente e não interage com os outros.

Usando colchões com molas
A diferença entre usar um bloco de molas com molas independentes e dependentes

Especialistas acreditam que essa opção é mais adequada para um sono saudável, mas é mais cara. Um colchão com bloco de molas dependente é mais barato. Você pode escolher uma opção de qualidade para umas boas férias.

A diferença entre um bloco de mola independente e dependente. Por que estamos pagando a mais?

O bloco de mola pode ser com um sistema independente e um sistema dependente. Vale a pena entender as principais diferenças entre as espécies. Isso permitirá que você faça a escolha certa ao comprar um colchão. Para esclarecer as diferenças, é necessário esclarecer as principais características:

  1. Bloco com molas dependentes. Eles estão interligados entre si, formando um único mecanismo. O colchão é feito de peças de arame de aço. Os modelos são divididos de acordo com a densidade das molas e seu diâmetro. Quanto menor for o último indicador e maior for a densidade, melhor será o suporte do corpo durante o sono. As vantagens do sistema são sua disponibilidade, devido ao seu baixo custo, e a capacidade de suportar cargas pesadas. Com o tempo, o bloco de mola pode ficar deformado e o produto começará a ceder. A pessoa que dorme ao lado sente todos os movimentos da outra durante o sono.
  2. Bloco independente. As molas operam de forma independente, independentes umas das outras. As características das molas afetam diretamente a rigidez do produto e sua densidade. Isso permite que ele se torne ortopédico. Devido à sua independência, cada mola é comprimida sem afetar as outras. A carga é distribuída uniformemente, o colchão acompanha os contornos do corpo. Se uma das molas falhar, isso não afetará todo o produto. Uma das principais desvantagens de um bloco de mola independente é seu alto custo.
Bloco de mola clássico
"TFK" é um bloco de molas clássico com um número de molas de cerca de 250 peças/m².
O multipack é mais anatômico
"Multipocket" - cerca de 500 pr./m² com o número de voltas geralmente 8-10 com uma altura de mola de cerca de 13-14 cm, mais "anatômico" em comparação com "TFK"
O micropacote é significativamente mais caro
"Micropacket" (Micropocket) - cerca de 1000 pr./sq.m, com o número de voltas geralmente 12-14 com uma altura de mola de cerca de 13-14 cm, significativamente mais caro do que os 2 anteriores

Um sistema independente não ajuda a curar uma dor nas costas. Mas será uma excelente medida preventiva para manter a saúde. Se o colchão for comprado para um local de descanso, e não para dormir, não há necessidade de pagar a mais e basta escolher um sistema dependente. Em outros casos, é melhor escolher um bloco com molas independentes.

Embalagem de molas independentes, tipo de material e método de fixação

A parte mais vulnerável do produto é a camada superior do material. É regularmente exposto a nascentes. Portanto, tecidos fracos podem ser facilmente danificados. Atenção especial deve ser dada ao material. A vida útil do colchão depende disso. A embalagem do bloco de mola com um sistema independente também é importante. São utilizados spunbond e fibertek. Este último é mais durável.

Revestimento superior durável
A estrutura superior de tecido durável do bloco de mola independente aumenta significativamente a vida útil do bloco

Durante a produção do produto, a parte não tecida é soldada usando ultrassom. A localização próxima dos pontos de colagem no meio do bolso permite que as molas trabalhem de forma mais independente, melhorando as propriedades ortopédicas. Além disso, uma cola especial é usada para a conexão, o que leva ao aparecimento de um cheiro específico. Com o tempo, ele desaparece.

Dicas para escolher um colchão

O colchão não deve ser nem muito macio nem muito duro.
O colchão não deve ser nem muito macio nem muito duro, mas sim exatamente conforme o peso, as dimensões e as preferências pessoais do cliente.

Para fazer uma escolha inteligente, você deve confiar nas seguintes características.

  1. Tamanho. Se você já tem uma cama, você deve medi-la e escolher uma opção de colchão adequada. Em outros casos, é necessário primeiro descobrir as dimensões da cama.

    Tamanhos de cama para comprar um colchão
    Antes de comprar um colchão, você precisa tirar medidas básicas da cama.
  2. Peso. É necessário correlacionar corretamente a rigidez do modelo e o peso do dorminhoco. Quanto mais pesado for o dorminhoco, mais firme o colchão deve ser comprado.

    Escolhendo a firmeza de um colchão
    Ao escolher a firmeza de um colchão, você precisa levar em consideração características individuais.
  3. Tipo de bloco. As principais características dos sistemas dependentes e independentes já foram observadas.
  4. Fabricante. Você deve entrar em contato apenas com empresas confiáveis ​​e com reputação positiva.

O conforto do sono depende da escolha do colchão e dos seus componentes. Portanto, você deve levar a escolha a sério. Isso ajudará a manter suas costas saudáveis ​​e garantir um sono tranquilo.

Vídeo: Molas de colchão: bonnell ou independentes