Os colchões antiescaras são projetados para equipar áreas de dormir de pacientes acamados. A estrutura especial e os materiais especialmente selecionados reduzem a pressão sobre o corpo do paciente e melhoram o suprimento de sangue para os tecidos que suportam a maior carga. Isso ajuda a evitar a ocorrência de escaras e outras complicações do repouso na cama.

O problema para os compradores é o fato de haver uma gama bastante ampla de produtos desse tipo no mercado. Portanto, para adquirir o produto mais adequado, será necessário algum conhecimento.
Contente
Peculiaridades
A característica especial dos colchões antiescaras é sua estrutura seccional. Cada seção é preenchida individualmente com ar. Isso não acontece simultaneamente; o número e a localização das células bombeadas estão mudando constantemente. Este princípio de ação ajuda a evitar a estagnação do sangue nos tecidos e a reduzir a pressão nos pontos onde o corpo do paciente entra em contato com a cama.

Este tipo de equipamento preventivo pode ser usado tanto em casa quanto em uma enfermaria de hospital. Considerando as consequências graves que o desenvolvimento de escaras pode causar, muita atenção é dada à prevenção de sua ocorrência ao trabalhar com pacientes acamados.

Variedades existentes
Quanto aos tipos de colchões anti-escaras, a classificação é feita de acordo com os tipos de materiais utilizados, estrutura e técnica de impacto no corpo do paciente.

Princípio de funcionamento

As chamadas estruturas ortopédicas pertencem ao tipo de produtos estáticos. Esta variedade é classificada como "baseada em memória". Sua estrutura é uma camada contínua de um material especial que repete claramente todas as características anatômicas do corpo do paciente. Ao mesmo tempo, o material “lembra” a posição do paciente e distribui o peso de forma a minimizar a pressão sobre os tecidos do corpo, evitando assim a ocorrência de escaras. Recomendado para pacientes ativos que conseguem se movimentar de forma independente, mas passam muito tempo na cama.

A superfície de um tipo dinâmico de produto está em constante movimento. Além de manter o corpo do paciente na posição correta, é realizada massagem nos tecidos, o que melhora o suprimento sanguíneo. É um colchão antiescaras com compressor. Graças ao dispositivo, capaz de regular a pressão nas seções, além das funções principais de prevenção de escaras (repetindo o formato anatômico e o efeito de massagem), é possível mudar levemente a posição do paciente sem usar força física. Confortável para o paciente e o cuidador. É destinado a pessoas inativas que precisam de ajuda para realizar alguma ação.

Estrutura
A estrutura das estruturas estáticas contra escaras é simples: material de preenchimento e uma cobertura.

Falando sobre o tipo dinâmico (com compressor), podemos distinguir as seguintes variedades:
- tubular;
- colchão celular.

O produto antiescaras possui estrutura tubular e é composto por diversos cilindros elásticos preenchidos com ar. Na maioria dos casos, as seções não estão conectadas umas às outras. Isso é conveniente em caso de reparos – você pode substituir apenas um elemento. O volume e a força de bombeamento de cada tubo são ajustados por meio de um compressor, dependendo das necessidades do paciente e do grau de desenvolvimento das escaras existentes.

O tipo celular do equipamento anti-decúbito geralmente é sólido. Feito de material elástico, dividido em pequenas seções (células, favos de mel), bombeados alternadamente com ar. As seções fazem parte de um sistema, o que torna impossível substituir um elemento em caso de dano.


Materiais
A espuma de poliuretano é mais frequentemente usada como material principal para um colchão antiescaras estático. Suas qualidades são mais adequadas do que outras às necessidades de cuidados com pacientes com úlceras de pressão.
O material do invólucro das estruturas dinâmicas (com compressor) é tecido emborrachado, náilon ou poliuretano. Os principais requisitos para eles são resistência à água, resistência e elasticidade. O enchimento é principalmente ar. No entanto, existem variedades que são preenchidas com gel. O efeito preventivo é alcançado devido ao movimento do líquido dentro das seções em três direções (frente-trás, direita-esquerda, cima-baixo).
Operação correta
Os requisitos de conformidade com as regras operacionais dizem respeito principalmente aos colchões dinâmicos antiescaras. No caso da variedade estática, o princípio de uso é extremamente simples: coloque-o na cama, verifique o tamanho e cubra com lençóis. No caso de produtos com compressor, é importante considerar alguns pontos:
- colocado em cima de um colchão normal;
- os tubos de inflação de ar devem estar localizados nos pés do paciente;
- cada uma das mangueiras de abastecimento deve estar reta, sem torcer ou emaranhar-se com as outras;
- estenda o linho e dobre as bordas (sem alfinetes ou clipes para não danificar o material!);
- instalar o compressor de forma que não interfira na passagem ao redor do leito do paciente;
- a bomba é conectada à tomada somente após o paciente ter sido colocado na cama;
- Ao regular a pressão nas células (tubos), é realizado um teste - entre um colchão normal na base e um tipo de produto dinâmico na parte superior, a palma da mão de um adulto deve se mover sem esforço.

Requisitos de cuidados
O cuidado adequado do colchão antiescaras garantirá a prevenção de irritações e erupções na pele do paciente, além de evitar o desenvolvimento de doenças devido ao acúmulo de poeira. O procedimento de limpeza envolve:
- mover o paciente para outro local;
- retirar a roupa de cama;
- tratar a superfície do produto com um pano úmido enquanto estiver inflado e somente após desconectar o compressor da tomada elétrica;
- é possível adicionar produtos hipoalergênicos (exclua substâncias abrasivas!);
- Limpe a superfície com um pano limpo e deixe secar naturalmente em um local longe da luz solar.
Quando o uso do equipamento para úlceras de pressão termina, os tubos de inflação são cuidadosamente enrolados e embalados junto com o compressor. O colchão esvazia e enrola. É melhor armazenar em local escuro e seco.
Possíveis desvantagens

Apesar de todos os benefícios descritos, os colchões antiescaras especializados apresentam pequenas desvantagens. Isso inclui:
- falta de efeito terapêutico - se escaras já se formaram, o uso de colchão não as eliminará;
- modelos dinâmicos exigem operação constante do compressor, o que leva a um consumo significativo de energia;
- o zumbido até mesmo de um compressor novo pode ser muito alto e incomodar o paciente;
- há restrições quanto ao peso do paciente (celular);
- não é adequado para certos tipos de lesões (lesão instável da medula espinhal, tração cervical ou espinhal).
Além disso, todos os produtos antiescaras são feitos de materiais artificiais, o que pode causar aumento da transpiração e desconforto. Colchões equipados com sistema de sopro têm um preço mais alto (de 10.000 rublos a 25.000 rublos).
Nuances na hora de escolher
Ao planejar comprar um colchão antiescaras, você deve considerar vários pontos importantes que podem afetar o resultado. Nomeadamente:
- peso do paciente – o limite para utilização de colchões celulares é 120 kg, tubulares – 150 kg;
- as dimensões do colchão devem corresponder aos parâmetros do paciente e às dimensões da cama na qual ele passará a maior parte do tempo – é muito importante que o produto não role ou afunde;
O tamanho do colchão antiescaras deve ser 10-15 cm maior que o do paciente, pois na posição deitada a altura do paciente aumenta. - princípio de funcionamento (estático ou com compressor) – selecionado com base na condição do paciente e no tipo de lesão;
- a presença de um sistema de sopro fora do produto - pequenos orifícios de laser que permitem a liberação de ar sem afetar a integridade das seções - melhora a circulação de ar ao redor do corpo do paciente, o que alivia significativamente a condição;
- volume de operação do compressor – é importante escolher o dispositivo mais silencioso que não perturbe;
Ao comprar um produto, você precisa se certificar de que o dispositivo não seja muito barulhento; um nível de ruído alto (mais de 5–10 dB) impedirá que o paciente adormeça. - tipo de materiais - na hora de escolher, você deve avaliar a composição do colchão antiescaras e qual o cheiro que sai dele; se sentir cheiro de borracha, é melhor escolher outro produto;
- país de fabricação - As fábricas asiáticas produzem produtos decentes a preços acessíveis ao consumidor médio; na Europa, custarão muito mais.
Fabricantes




Entre as empresas representadas no mercado, há diversas líderes cujos produtos não só possuem qualidade certificada, mas também receberam feedback positivo dos consumidores.
| Nome | País | Tipo | Material | Vantagens |
| Armado | China | Estático | Espuma de poliuretano | O modelo é dividido em 4 seções. Embalado em uma caixa à prova d'água. Alivia síndromes dolorosas. Preço acessível. |
| Ortoforma | Rússia | Dinâmico (Colchão Celular) | Cloreto de polivinila | Recomendado para doenças e lesões do sistema músculo-esquelético, queimaduras. Efeito de massagem, redução da dor e alívio do desconforto. Funcionamento silencioso do compressor, regulando o nível de pressão. |
| Trives | Rússia | Dinâmico (celular) | Cloreto de polivinila | O modelo possui abas dobráveis para melhor fixação do produto na base. Adequado para um peso máximo de 150 kg. Sistema de sopro. |
| Hilbert | Alemanha | Estático | Poliuretano viscoelástico | A perfuração da superfície melhora a circulação de ar. O modelo não amassa nem forma dobras. “Lembra” das características corporais do paciente. |
| Novea | Rússia | Estático | Poliuretano sensível ao calor
Capa de poliéster | Almofadas modeladoras com circulação de ar. Eliminação da dor. Indicado para pessoas em tratamento de lesões, queimaduras e doenças crônicas do sistema musculoesquelético. |
| Conforto Titan | Alemanha | Dinâmico (celular) | Cloreto de polivinila | O material de revestimento do modelo é hipoalergênico. Compressor silencioso para manter a pressão. Prevenção eficaz de escaras através da troca dos pontos de apoio do corpo sobre um colchão anti-escaras. |
| Bronígeno | Alemanha | Dinâmico (tubular) | Nylon, poliuretano | O modelo é composto por 17 cilindros independentes. Compressor silencioso que regula individualmente a pressão em cada cilindro. Peso máximo do paciente até 140 kg. Sistema de circulação de ar em tubos centrais. O conjunto inclui um cobertor para evitar a penetração de umidade. |
| Medi-Tech | EUA | Dinâmico (tubular) | Cloreto de polivinila | A melhor relação entre indicadores de qualidade e preço de mercado. Sistema de 17 cilindros com compressor silencioso que regula individualmente a pressão em cada seção. Fluxo de ar de alta qualidade sobre o corpo do paciente graças à perfuração a laser do material. |
| Mega-Optim | Rússia | Dinâmico (tubular) | Poliuretano mais capa antiderrapante | Modelo barato. Mudanças alternadas no nível de pressão nos tubos melhoram o fluxo sanguíneo. Acontece que tem um efeito de massagem, prevenindo a estagnação do sangue e a formação de escaras. |





Avaliações de clientes
Uma das melhores confirmações da qualidade do produto selecionado são as avaliações de pessoas reais. Você pode ler sobre a experiência de outros usuários em grandes plataformas online especializadas na venda de colchões antiescaras e outros equipamentos. Você também pode fazer sua pergunta no tópico relevante em fóruns médicos.
Falando sobre os modelos das marcas em questão, pode-se notar que as avaliações dos consumidores são predominantemente positivas. A maioria dos compradores, ao escolher um preço confortável (de 5.000 a 25.000 rublos), compra um produto que melhor atende às suas necessidades declaradas. Todos observam o efeito positivo do uso e a facilitação significativa do procedimento de cuidado de um paciente acamado.
A negatividade vinda das pessoas é geralmente associada ao tamanho, modelo ou tipo errado de produto. Além disso, muitos compradores observam a importância de comprar um colchão de um representante oficial do fabricante. Caso contrário, há o risco de comprar uma falsificação de baixa qualidade.
Para resumir
Colchões antiescaras podem ser usados para diversas doenças e lesões. A primeira coisa que você precisa fazer ao planejar comprar esse equipamento é consultar seu médico. O especialista dará recomendações sobre qual tipo de colchão é melhor usar no caso de um paciente específico, com base em seu histórico médico e condição individual.
Depois de receber uma consulta com um médico, você pode começar a procurar o produto certo. No entanto, não há necessidade de pressa. É melhor escolher um vendedor confiável que ofereça garantia de qualidade e a possibilidade de devolução do produto caso o comprador não fique satisfeito com o trabalho.
Vale lembrar que mesmo um colchão antiescaras de alta qualidade, feito com materiais hipoalergênicos, que pertence à categoria de produtos caros, não elimina a necessidade de cuidados constantes e procedimentos de fisioterapia. Isto é especialmente verdadeiro para pacientes que já têm úlceras de pressão leves a moderadas.


