O sofá é o lugar central da sala de estar. É aqui que a família se reúne, recebe convidados, é um lugar favorito para relaxar e, às vezes, serve como uma cama extra. Esse uso desgasta rapidamente o tecido e os mecanismos dos móveis. Um pouco de tempo passa e em vez de algo bonito e confortável, surge um lixo volumoso e nem sempre com cheiro agradável. A primeira coisa que vem à mente é jogá-lo fora e comprar um novo. Esta é uma má solução para o problema.
Famílias com crianças precisam mobiliar seus apartamentos somente até elas crescerem e depois jogá-los fora. Para pessoas que se encontram em uma situação de vida difícil e levam um estilo de vida sedentário, seu local de dormir se torna o centro do universo. Cuidar dessas pessoas e garantir seu conforto é um fator importante. Para pessoas que moram em apartamentos alugados, a questão da substituição de móveis geralmente é uma das mais difíceis. E um sono saudável é necessário para todos.
O que devemos fazer? Uma boa decisão é comprar uma capa de colchão para o sofá. Este acessório protegerá o estofamento de sujeira, umidade, odores, evitará o crescimento de microrganismos e garantirá conforto e saúde durante o sono.

Contente
- Como escolher um colchão para sofá
- Escolhendo as matérias-primas certas
- Opções de montagem
- Vamos criar uma capa de colchão com nossas próprias mãos.
- Vamos tirar conclusões
- Vídeo: Como costurar uma capa de colchão infantil – MK / Como fazer uma capa de colchão infantil – DIY
- Seleção de fotos de capas de colchão práticas e úteis para sofás e camas:
Como escolher um colchão para sofá

Uma substituição completa para um colchão de sofá ou cama. Convencionalmente, eles podem ser divididos em dois tipos: anatômicos e ortopédicos. Os primeiros servem principalmente para proteger o estofamento, por questões de higiene, na hora de arrumar o local de dormir da criança. Feito como uma colcha fina acolchoada, sobreposição. Os protetores de colchão anatômicos ajudam a resolver uma série de problemas cotidianos.
Elas têm as seguintes propriedades:
- proteção contra umidade;
- boa ventilação;
- bloquear odores;
- proteger a pele de quem dorme da penetração de poeira e micróbios acumulados em móveis antigos.

O que é muito conveniente para pessoas que sofrem de alergias. Além disso, esses acessórios servem para proteger o estofamento de impactos mecânicos. Feitas de materiais duráveis, naturais e sintéticos, essas capas de colchão enrolam-se e ocupam pouco espaço quando guardadas.
Os produtos ortopédicos são os mesmos que um colchão similar, só que uma opção mais acessível e econômica. Colchões ortopédicos são muito volumosos e inconvenientes de usar e manusear. Além disso, um colchão ortopédico precisa de uma cama, e um protetor de colchão se adapta perfeitamente a qualquer conjunto.
Ele difere do modelo anterior na espessura e em algumas funções.
- Esconde completamente as imperfeições da superfície.
- Promove o relaxamento dos músculos e ligamentos, alivia o estresse do pescoço e das costas e ajuda a desenvolver a postura correta.
- Ele funciona como um colchão, assim como em uma cama normal.
Graças às suas propriedades únicas, eles proporcionam ao seu dono saúde, conforto e um sono agradável. Eles estão ganhando popularidade principalmente entre pessoas com estilo de vida sedentário.
Um pouco sobre produtos para crianças. Eles podem ser anatômicos ou ortopédicos, dependendo do local onde a criança dorme. Ambas as opções podem garantir um sono tranquilo e saudável, higiene e boa postura. É importante levar em conta os tecidos e as fibras de enchimento dos quais eles são feitos.
Escolhendo as matérias-primas certas
Esses acessórios podem ter uma base mais dura ou mais macia. Eles podem ser de verão, inverno, para todas as estações, hipoalergênicos, higiênicos ou simplesmente aconchegantes. Feito de tecidos naturais e sintéticos. Muito depende da escolha das matérias-primas.
Geralmente são:
- natural;
- sintético;
- combinado.
Bases naturais incluem algodão, chita, seda e bambu. Enchimentos naturais – fibra de coco, lã, bambu, penugem natural, feltro. As propriedades desses tecidos são respeito ao meio ambiente e conforto. Eles são usados em produtos de inverno-verão e controle climático. É muito confortável dormir em uma superfície quente de lã ou felpuda no inverno e, em climas quentes, trocar o colchão por bambu, seda ou algodão. A fibra de coco é um material universal, bem ventilado, moderadamente aquecedor e refrescante. Modelos para todas as estações são feitos com ele. No entanto, produtos feitos de fibras naturais não são adequados para pessoas com pele sensível ou alérgicas. É melhor que eles escolham materiais sintéticos.
Os sintéticos usados incluem espuma de poliuretano, holofibra, comfortel, fillfiber, holofibra, látex, náilon e espuma de memória. Eles têm boa respirabilidade, durabilidade, resistência ao desgaste, são hipoalergênicos e acessíveis. Alguns deles, como o cartão de memória, são na verdade uma invenção maravilhosa. Produtos feitos com ele têm memória de fibra, lembram-se da posição mais confortável do corpo e restauram rapidamente sua forma. O Comforel é à prova de fogo, o que é uma vantagem inegável para fazer modelos para crianças. O látex é uma boa solução para fins de higiene. Esses tecidos são fáceis de lavar e podem ser tratados com agentes antibacterianos.
Produtos combinados são ideais para crianças e pessoas com deficiência. Eles são fáceis de usar, secam rapidamente, combinam respeito ao meio ambiente, proteção confiável, boa permeabilidade ao ar e são resistentes ao processamento e ao desgaste. Preço bastante razoável.
Opções de montagem
As crianças costumam se mexer e se virar durante o sono, e os adultos também têm pouco controle sobre si mesmos. Pela manhã, a cama geralmente está derrubada, e a superfície dos móveis fica sujeita a constante estresse mecânico. Um colchão bem selecionado ajudará. Suas fixações são confiáveis, práticas, preservam os móveis e criam a tensão correta.
Comumente usado:
- fechos com velcro;
Este colchão é preso ao sofá com velcro. - estojo com zíper;
Capa com zíper à prova d'água, hipoalergênica e à prova de chuva - estojo com elástico interno;
Capa de colchão com elástico em todo o perímetro - elástico largo nos cantos.
Fixação do produto ao colchão com suportes elásticos de canto
Os fechos de velcro são adequados para configurações complexas, bem como para modelos com cantos de difícil acesso. Eles são facilmente fixados em qualquer superfície e ficam firmemente fixados nela. Mas isso pode danificar o material.
Capas com elásticos são mais indicadas para proprietários de camas dobráveis “americanas”, assim como modelos sem braços. Eles são esticados nos quatro cantos, proporcionando fixação confiável e tensão suficiente. Ao mesmo tempo, a roupa de cama permanece bem no lugar. Ao escolher esta opção, você precisa levar em consideração a altura do sofá e a largura do próprio colchão para que o elástico cubra os cantos.
O fechamento com zíper é o tipo mais confiável. Cobre completamente a superfície e fecha com um zíper. A desvantagem é a dificuldade de tensionamento e a lentidão na desmontagem. Mais adequado para estruturas estacionárias que raramente são dobradas.
Os elásticos largos nos cantos são o tipo mais popular. Adequado para quase qualquer design, rápido de fixar e rápido de remover. Funciona muito bem com camas dobráveis "francesas".
Vamos criar uma capa de colchão com nossas próprias mãos.
Muitos fones de ouvido têm uma configuração bastante complexa, por exemplo, os de canto. Encontrar uma capa que se ajuste a esse tipo de móvel pode ser bem difícil. O design combina com você, mas o material, o enchimento e o método de montagem são ruins. Você só precisa ter certeza da qualidade e conformidade de todos os materiais. O que fazer? Procurando uma opção de alfaiataria personalizada? É longo, problemático e caro. Vamos tentar fazer esse acessório nós mesmos.
Selecionamos matérias-primas com base nas suas necessidades e desejos. Medimos nosso conjunto, escolhemos um modelo, compramos as ferramentas necessárias, os tecidos e começamos a trabalhar.
Nós precisaremos
- Máquina de costura (você precisa acolchoar o produto com ponto de máquina)
- Centímetro
- Tesoura
- Fios de cor adequada + fios de cor contrastante para alinhavar.
- Giz ou lápis (para marcar o padrão no tecido)
- Tecido de capa
- Fibras de enchimento
- Área de corte (mesa, chão, fogão)
- Régua (grande)
Dobramos os tecidos de cobertura externa com o lado avesso para cima. Colocamos sobre uma superfície conveniente e aplicamos as dimensões usando uma régua e giz (lápis). Nós desenhamos linhas e criamos um padrão.
Costuramos o produto com fios de cor diferente para que fiquem visíveis. Deixamos a parte inferior aberta e depois inserimos o enchimento. Passamos as costuras alinhavadas com uma máquina.
Retire o excesso de fios e vire do avesso. Em seguida, você precisa juntar as camadas de enchimento e prendê-las com fios manualmente para fixá-las.
Colocamos o enchimento dentro. Fibra de coco também seria uma boa opção, pois é universal.
Ao criar um forro, a camada inferior, é melhor escolher látex. Nós o prendemos com fios de cor contrastante. Fechamos a borda inferior. Agora você precisa acolchoar as camadas juntas com uma máquina. Pronto, aproveite o resultado. Fácil, conveniente, simples, acessível!
Vamos tirar conclusões
Portanto, a análise dos fatos mostrou que um protetor de colchão é algo extremamente necessário em qualquer casa. Muito fácil de manter, pode ser facilmente processado, durável, confiável, funcional, fácil de lavar na máquina de lavar, resolve muitos problemas. Além disso, ele protege o estofamento dos seus móveis contra poeira, sujeira, odores, germes e impactos mecânicos. Oferece conforto, descanso, saúde e segurança para você e sua família. Graças a essa coisa maravilhosa, seu sofá favorito ganhará uma segunda juventude ou um novo durará muito mais!