Na produção moderna colchões ortopédicos O látex ocupa uma das posições de liderança. Os médicos o recomendam aos seus pacientes, e pessoas ricas o compram para conforto e para prevenir patologias. É hora de conhecer melhor os colchões de látex.
Contente
Características do material
O látex é feito de suco de seringueira, seringueira. É feito um entalhe no tronco por onde o suco flui para recipientes especiais. Em seguida, ele é filtrado em várias etapas. Ao mesmo tempo, partículas sólidas e impurezas estranhas são removidas. A essência é misturada com aditivos especiais e processada, resultando em uma placa de látex. Furos são feitos no monobloco acabado. Isso aumenta o conforto ao usar produtos de látex.
Vantagens do material:
- permite que o ar passe bem;
- propriedades anatômicas e ortopédicas;
- conveniência. Os colchões de látex têm firmeza média;
- efeito “inverno-verão”;
- longa vida útil;
- respeito ao meio ambiente e segurança;
- silêncio.
Desvantagens do material:
- A principal desvantagem é seu alto custo. Nem todas as pessoas podem comprar um colchão de látex. No entanto, muitas vezes a compra acaba sendo mais lucrativa do que escolher um acessório de cama mais barato, se você levar em conta o custo das trocas regulares do colchão, bem como os custos de tratamento ou prevenção de doenças nas costas.
Tipos de colchões de látex
Existem diversas variedades de colchões de látex disponíveis no mercado. Vamos conhecê-los melhor.
Mola carregada
O bloco de mola dependente Bonnel agora é usado extremamente raramente. Foi substituído por molas independentes. O design é macio e elástico. Será confortável dormir mesmo se vocês dormirem juntos: os movimentos de uma pessoa não criarão um efeito de onda e não incomodarão a outra pessoa.
Sem mola
Elas são uma placa monolítica de látex. Esses são os produtos mais caros. Mas para pessoas com constituição frágil ou média, esse tipo de cama será o mais confortável. Além disso, será confortável dormir neles em qualquer posição. A espessura desses colchões varia de 10 a 15 cm. Eles podem ser armazenados enrolados.
Combinado
Além do látex, outros materiais também são utilizados. Na maioria das vezes é fibra de coco, espuma de poliuretano, espumas diversas. Esta solução ajuda a aumentar ou diminuir a firmeza do colchão, proporcionando maior conforto durante o sono. O látex natural é frequentemente combinado com látex artificial para reduzir o custo do produto.
Toppers
Esses produtos não são adequados para uso independente: eles são usados como camada superior. Por exemplo, eles podem colocá-lo em um colchão velho ou em um sofá duro no campo. A altura do topper geralmente não ultrapassa 6 cm. Não há bloco de mola dentro. Muitas vezes o produto é vendido enrolado.
Regras de seleção
Ao escolher, leve em consideração uma série de nuances.
Rigidez. O indicador pode variar muito. As placas de látex monolíticas têm dureza média. Quando combinado com espuma de memória, o produto fica macio, e quando uma camada de fibra de coco é adicionada, ele fica moderadamente duro.
Carga no local de dormir. Este é o peso máximo de uma pessoa que o colchão pode suportar. Se você pesar mais, o produto logo cederá e perderá suas propriedades anatômicas. É melhor que o indicador seja 20-30 kg maior que seu peso.
Material da caixa. É melhor que seja feito de tecido respirável, que contenha pelo menos 60-70% de fibras naturais. Isso tornará o sono mais confortável. 30-40% de fibras sintéticas na capa aumentarão sua resistência ao desgaste e elasticidade. Uma vantagem é a possibilidade de remover e lavar a capa: isso facilitará a manutenção da limpeza do colchão.
Disponibilidade de uma garantia com compromisso de substituição completa dentro de vários anos. Seria melhor se fosse pelo menos 5 anos.
Como os colchões de látex duram muito tempo, os vendedores que se preocupam com sua reputação os fornecem facilmente.
Cuidados com o produto
Para prolongar a vida útil do produto, ele deve ser devidamente cuidado.
- Use uma capa protetora, capa de colchão.
- Vire a cada 2-3 meses. Também é recomendável mudar a posição da cabeça aos pés mensalmente.
- Aspire a superfície do produto a cada 2 semanas usando um bico especial.
- Evite expor o colchão à luz solar direta.
- Ventile o produto regularmente. Para isso, não é necessário levá-lo para a varanda ou para o exterior; você pode simplesmente deixá-lo em uma área bem ventilada.
- Não armazene na vertical por longos períodos de tempo.
- Evite derramar líquidos no colchão. Se isso acontecer, seque-o bem imediatamente.
- Não limpe com produtos químicos ou vapor.
- Não ande sobre o colchão com os pés nem pule nele.
Classificações de colchões de látex
Os seguintes modelos receberam boas avaliações dos usuários.
Perguntas frequentes
As características do análogo sintético são próximas às do natural. Mas, ao mesmo tempo, a versão artificial se deteriora mais rápido, começa a desmoronar e suas qualidades anatômicas são ainda inferiores. Portanto, se você tem um orçamento limitado, pode escolher um análogo sintético, mas em outros casos, dê preferência ao natural.
Um odor forte de produto químico, ácido ou de acetona não é normal no látex natural. Somente falsificações, e de baixa qualidade, podem emitir tais aromas. Esses odores indicam o uso de cola barata e matérias-primas sintéticas.
Alergia ao látex é extremamente rara. No entanto, ocasionalmente uma pessoa tem que deixar de dormir em um colchão de látex por esse motivo.
Se você tem alguma doença do sistema musculoesquelético, você deve selecionar a cama com um médico. O látex é frequentemente escolhido como a melhor opção. Mas nem todo colchão de látex será bom. O médico ajudará você a escolher aquele que melhor se adapta às suas características.
O látex é um bom material para idosos dormirem. Ela proporcionará conforto, relaxamento profundo e ajudará a eliminar dores nas costas e no pescoço, que geralmente aparecem com a idade.