É possível dormir em um colchão sem cama? Com certeza sim. Dormir no chão tem vantagens inegáveis. A coluna assume a posição fisiológica correta. Devido a isso, o funcionamento dos órgãos internos e a circulação sanguínea melhoram.
Contente
Colchão para dormir no chão
Esteiras de tecido, depois tatames e futons – os japoneses os utilizam desde tempos imemoriais. Durante o dia, a cama é dobrada e guardada no armário. Para os japoneses, essa opção é uma fuga do clima subtropical quente, uma homenagem à tradição. Para os europeus, é uma forma de melhorar a saúde, diversificar o interior e economizar dinheiro.
Aparentemente, você pode dormir sem móveis especiais. O que é uma cama, na verdade? Uma estrutura de colchão cujas molas impedem que ela se deforme prematuramente sob o peso do corpo humano. Mais um item de interior, novamente. Portanto, um colchão sem suporte em forma de base rígida tem dupla função. Deve ser elástico, durável e ortopédico.
Vantagens e desvantagens de um colchão em vez de uma cama
- O ar abaixo é mais frio que acima. O corpo fica bem saturado de oxigênio durante o sono.
A solução colchão sem cama é realmente mais confortável, ocupa menos espaço e tem um visual muito incomum e elegante - A coluna vertebral, localizada em uma superfície plana e dura, sofre menos estresse. O pescoço, as costas e a pélvis estão em repouso. A pessoa acorda revigorada e restaurada.
O colchão ortopédico “adapta-se” à figura humana, proporcionando um stress mínimo à coluna - A postura melhora.
Dor nas costas e desconforto podem desaparecer depois de dormir no colchão certo - Adormece e acorda mais facilmente.
Altura baixa e conforto permitem que você sempre se levante do lado certo da cama
As vantagens do colchão incluem:
- fácil de usar – a cama pode ser facilmente levantada, movida ou encostada na parede.
O colchão futon pode ser enrolado quando necessário para liberar espaço durante o dia - fácil de cuidar – a capa é removível e fácil de lavar;
A tampa com trava pode ser removida para lavagem - funcionalidade – pode ser usado como área de recreação para crianças.
Perigos de dormir no chão:
- a ocorrência de uma síndrome de dor aguda ao levantar-se de manhã de uma superfície baixa, especialmente em pessoas idosas;
- risco de hipotermia (concreto frio, correntes de ar);
- sem encosto, como uma cama.
Tipos de colchões
Ao dormir no chão, você deve selecionar cuidadosamente seu local de dormir. Uma espreguiçadeira inflável não é uma opção econômica. Ele se desgasta e faz mal para as costas. A melhor escolha é um colchão de firmeza média e alta, de 10 a 17 cm de altura.
Para fazê-los são utilizados os seguintes materiais:
- espuma de poliuretano – o material é macio, elástico, respirável, durável e fácil de dobrar;
Colchão ortopédico sem molas em espuma de poliuretano - látex artificial e natural – cria um efeito ortopédico, fácil de limpar, antibacteriano – o suco da seringueira do látex natural mata todos os germes;
Colchões elásticos sem molas feitos de látex natural sem camadas adicionais são muito confortáveis, mas caros - fibra de coco – adicionada para aumentar a elasticidade.
A fibra de coco é um material natural, ecológico, durável e higiênico.
Dormir em uma cama dura é bom para você, mas nem todo mundo vai achar isso confortável se não estiver acostumado. Portanto, os “iniciantes” devem comprar um colchão de dureza média ou acima da média (eles são feitos como um “sanduíche” - eles alternam camadas de látex e fibra de coco). Colchões em vez de camas também diferem em seu grau de durabilidade. Assim, alguns deles são destinados apenas para crianças, outros podem suportar pesos de até 120 kg. O preço dos colchões varia entre 3 e 17 mil.
O futon japonês merece atenção especial. Feito de materiais naturais: látex, fibra de coco, algodão. Os futons modernos também são preenchidos com espuma ortopédica – memória.
Este é um material inovador, hipoalergênico, com efeito memória – ele se adapta à fisiologia do corpo humano. Dependendo das opções de transformação (pufe, poltrona, sofá), os futons são divididos em tipos: Yatta, Ringo, Shikima, Genzo, Yagami, Yume, etc.
A principal vantagem desses colchões é a versatilidade, a segurança e o baixo custo (a partir de 3 mil). Desvantagens: vida útil curta, impossibilidade de lavagem.
Para aqueles que não conseguem dormir muito perto do chão, há uma excelente substituição: uma cama de pódio. Ela também veio do Oriente. A altura do colchão não deve ser superior a 40 cm.
Você pode comprar uma base ortopédica. A melhor opção é um colchão com bloco de molas Bonnell, que funcionará como estrutura de cama.
Como decorar um quarto com colchão sem cama
Um colchão em vez de uma cama, por um lado, é uma maneira de economizar espaço em um quarto pequeno, por outro lado, é uma mudança de design em um apartamento mobiliado em estilo minimalista.
Maneiras de projetar uma área de dormir.
- Caverna. Parte do quarto é cercada por paredes, e um colchão é colocado nesse nicho.
Ideias para decorar o interior de um quarto sem cama em um nicho de sala - Um pódio sobre o qual repousa um colchão.
Um quarto com uma plataforma sobre a qual repousa um colchão é perfeito para um estilo minimalista. - Quarto em estilo oriental. Sem divisórias, sem compartimentos. Para evitar que o quarto pareça um dormitório estudantil, você deve manter o estilo. Por exemplo, coloque uma estátua de Buda, coloque cortinas nas janelas com persianas de bambu, etc.
Quarto incomum em estilo japonês para sensações inesquecíveis e um sono excelente - Estilo ecológico. Para criar um design, itens de interior feitos de materiais naturais e em tons quentes são adequados. E, claro, um colchão no chão para dormir.