Um colchão inflável é algo prático e necessário. O produto não só promove um descanso completo no rio ou no mar, mas também resolve o problema da falta de lugares para dormir em casa. E se o acessório estiver danificado, você mesmo pode resolver o problema, sem recorrer à ajuda de profissionais.
Contente
Causas de danos aos colchões de ar Intex
As razões para a “perda da capacidade de trabalho” podem ser muito diferentes. Na natureza, o produto é perfurado com um galho, uma pedra afiada ou uma lasca. Em casa, crianças ou animais de estimação geralmente são os culpados do problema. Outro motivo é a inflação excessiva. O produto fica muito elástico e fácil de danificar.
Podem ocorrer danos devido à ruptura de divisórias internas do produto ou ao desabamento das costuras. Outra área problemática é perto da válvula. Portanto, se você perceber que há um buraco em algum lugar, verifique essa área primeiro.
Por fim, furos ou abrasões aparecem devido ao uso prolongado. Como sabemos, nada dura para sempre. No entanto, é preciso lembrar que nem todo produto inflável precisa ser consertado. Em alguns casos, é mais fácil se livrar do item danificado e comprar um novo.
Como encontrar um furo
Antes de começar a remendar seu colchão em casa, você precisa descobrir o local exato do dano. Como mostra a prática, esta não é uma tarefa fácil. Se estivermos falando de um corte ou dano ao longo da costura do produto, você pode determinar isso a olho nu. Mas se for um furo fino, você terá que se esforçar bastante. Existem vários métodos acessíveis e testados pelo tempo.
De ouvido
Talvez a opção mais básica, que não requer nenhuma ferramenta ou item adicional. O produto é levemente inflado e depois comprimido, permitindo que o ar circule livremente em seu interior, e ouça com atenção. O ar que sai fará um certo som, semelhante a um chiado.
Imersão em água
De acordo com aqueles que costumam consertar colchões de ar, esse método é o mais confiável. Para testar, você precisará de uma tigela com água. O colchão inflado é colocado na água e comprimido. Onde houver um furo, o ar escapará, deixando bolhas. É muito importante marcar com precisão o local do dano. Isso é feito com um marcador de álcool.
Uma “desvantagem” significativa desse método é que o produto deve ser completamente seco antes de ser reparado. E alguns materiais demoram muito tempo para secar (por exemplo, a superfície de veludo dos produtos Intex). Mas você definitivamente precisa secá-lo!
Com água e sabão
Este também é um método de “água” para determinar danos. Uma solução espessa de sabão (você pode usar sabão líquido ou comum) é aplicada com uma esponja na superfície do colchão inflado. Eles estão observando atentamente. Bolhas aparecerão na área danificada.
Espuma de barbear
Quase o mesmo que com solução de sabão. O produto de barbear deve ser aplicado em uma camada espessa em todas as áreas do produto, uma de cada vez.
Amido
Se você não tiver amido, pode usar pó solto. O produto é inflado e depois polvilhado com uma espessa camada de amido ou pó. Se houver um corte, uma nuvem aparecerá em seu lugar.
Com filme plástico
A superfície do colchão inflável é umedecida com água usando um borrifador. E depois cubra com filme plástico. A superfície é bem alisada. O ar começará a se acumular no local onde o furo apareceu, e graças ao filme isso ficará evidente.
Principais etapas do reparo
O trabalho está dentro das suas capacidades. Tudo o que você precisa é precisão e cuidado.
Preparando a superfície para aplicação do remendo
Primeiro, preparamos a superfície para o trabalho. Para consertar um colchão, você deve liberar o ar dele. Mesmo que você tenha que gastar tempo nisso (talvez um dia), o resultado vale a pena. Após a secagem, a superfície é limpa com lixa fina e desengordurada com álcool ou acetona. A primeira etapa foi concluída.
Preparação de ferramentas e materiais necessários
Se você tiver um kit especial para consertar colchões infláveis Intex, nada mais será necessário. Aliás, esse conjunto sempre está incluso no kit de produtos antiescaras. Se você não tiver um kit de reparo, você precisa preparar:
- Cola;
- Material de remendo;
- Tesoura afiada;
- Lixa.
Selecionando cola
Você deve escolher cola para produtos de borracha. Poderia ser um tipo de cola chamada “Moment”, ou a opção ideal para consertar barcos de borracha chamada “Uran”. Além disso, você pode usar cola para sapatos de borracha ou um produto especial da Intex. Cada cola tem suas próprias características de aplicação.
Qualquer cola para superfícies de borracha é altamente tóxica. Portanto, é melhor guardar o colchão em um ambiente bem ventilado. E não se esqueça de trabalhar com luvas.
O que posso usar para selar?
Como remendo, você pode usar um pedaço de um produto inflável antigo, um pneu velho, um brinquedo inflável ou até mesmo uma tampa de borracha. O remendo em si deve ser maior que o furo, cerca de 2 cm. Este “subsídio” garantirá uma conexão mais forte. O formato do remendo deve ser redondo, sem cantos.
Você pode usar o chamado remendo líquido - uma composição especial que combina borracha e cola. Basta aplicar a composição na superfície tratada, deixar agir por 10 minutos e depois repetir o procedimento.
Selagem de superfície
A etapa mais importante. Vamos nos concentrar no método clássico de selar um produto inflável usando um kit de reparo.
Após as superfícies do remendo e do produto terem sido preparadas (desengorduradas e limpas), uma fina camada de cola é aplicada a elas. As superfícies são alinhadas e pressionadas firmemente por 30 segundos. O produto é então colocado sob uma prensa por mais 5 horas.
Costuras de vedação
Se o dano na área da costura for pequeno, ela é simplesmente preenchida com cola, deixada secar e então o procedimento é repetido.
Primeiro, a área danificada é puxada para fora através do orifício na válvula. Desengordure a superfície e cole o remendo da maneira usual, pelo lado de trás. Após o reparo, é melhor não tocar no produto por 24 horas (pelo menos 12 horas). Somente depois disso, desenforme e utilize.
Como remendar um buraco no lado do veludo?
Caso o defeito apareça no lado aveludado do produto Intex, não será possível tornar o remendo invisível. A superfície é cuidadosamente limpa com lixa fina e tratada com álcool. Se isso não for feito, os fiapos impedirão que o remendo adira firmemente. Em seguida, o remendo (neste caso, deve ser feito de um material especial – flocado) é colado usando a mesma tecnologia do remendo no lado liso.
Para tornar a área danificada menos perceptível, você pode tentar colar o remendo na parte interna. Outra vantagem desse método é que o ar pressionará o remendo de dentro para fora e a área danificada será protegida de forma confiável.
Como selar um rasgo ao longo de uma costura?
Este é o dano mais lamentável, por isso é recomendável não remendar o colchão em casa, mas entrar em contato com uma oficina. Mas se você tiver equipamento especial em casa, bem como alguma experiência com esse tipo de trabalho, você pode tentar resolver o problema sozinho. Para consertá-lo, você precisará de duas ripas lixadas, grampos, acetona, uma cola especial à base de borracha e remendos retangulares.
A área danificada é tratada com acetona. Em seguida, a cola é aplicada na superfície do produto e nos remendos. Primeiro aplique o remendo de dentro para fora, depois de fora para dentro, e alinhe-os cuidadosamente. Após essa combinação, não deve haver mais ar no interior. A parte colada é fixada com ripas e presa com grampos. O produto é deixado nessa posição por pelo menos 12 horas, ou melhor ainda, um dia.
Como você pode ver, é bem possível consertar um colchão inflável em casa. E, no entanto, a garantia de uma longa vida útil do produto é o seu uso cuidadoso.