Psicólogos modernos afirmam que as pessoas que conduzem com sucesso atividades profissionais ativas, na verdade, têm seu lugar de residência mental não em sua casa ou apartamento, mas, estranhamente, em seu trabalho. Após analisar dados sobre a quantidade média de tempo que as pessoas passam no trabalho, o círculo social dos trabalhadores e o conteúdo de sua atividade mental durante o dia, os especialistas chegaram a uma conclusão quase paradoxal: as pessoas vivem no trabalho, e o lar é um lugar para descanso e recuperação necessários.
Mas mesmo sem essas informações, é bastante óbvio que a cozinha ocupa um lugar muito especial na estrutura geral do apartamento e da casa. Este é o lugar santíssimo para donas de casa de todas as idades. Aqui, as meninas fazem suas primeiras tentativas culinárias, recebendo os parabéns do pai e do irmão mais velho. As esposas cozinham, entendendo o quanto a comida saudável e caseira é importante para a família. As avós trabalham duro, colocando seu amor pelos netos em bolos e doces.
É por isso que é natural que qualquer pessoa queira mobiliar sua cozinha da melhor forma possível, equipando-a, se possível, com todos os móveis e outros acessórios internos necessários. A natureza projetou o corpo humano de tal forma que a ingestão de alimentos na hora certa é extremamente importante para ele.
Contente
- Tampo da mesa no interior
- O que é pedra artificial líquida?
- Benefícios do uso de bancadas de pedra líquida na cozinha
- Tipos de pedra líquida
- Comprando pedra líquida
- Fabricação de bancadas em pedra líquida. Método de pulverização de poliéster acrílico.
- VÍDEO: Tudo sobre a produção de bancadas de pedra acrílica.
- Bancadas de pedra líquida – 50 ideias de fotos:
Tampo da mesa no interior
As pessoas tentam comprar cadeiras confortáveis para sua cozinha, equipá-la com um canto macio de alta qualidade e todos os talheres necessários. Ilumine o ambiente com luz forte e quente de holofotes ou lustres. Em todos os momentos, o tampo da mesa ocupou um lugar especial. Ela sempre cumpriu perfeitamente a função de superfície para instalar todos os eletrodomésticos necessários à cozinha, colocar talheres e utensílios de cozinha, além de servir como tábua de corte.
O que é pedra artificial líquida?
A história de meio século de uso bem-sucedido de pedra artificial é amplamente conhecida. A tecnologia de sua produção se baseia na propriedade das moléculas de lascas de pedra de entrarem em uma conexão inseparável de alta qualidade com as moléculas de resinas sintéticas. Além disso, o material obtido como resultado dessa mistura, devido ao tratamento superficial subsequente, tanto em suas propriedades internas quanto em suas características externas, é muito semelhante ao granito polido.
O ano de criação do material é considerado 1967, quando especialistas da empresa francesa DuPont apresentaram pela primeira vez produtos feitos de pedra artificial no mercado europeu.
Benefícios do uso de bancadas de pedra líquida na cozinha
- Higiene.
Graças ao tratamento especial, o material adquire propriedades antibacterianas ativas. Este tratamento confere-lhe uma superfície absolutamente lisa, o que evita que substâncias orgânicas, como partículas de alimentos ou vestígios de animais de estimação, fiquem estagnadas ali.
- Fácil manutenção de móveis.
Qualquer processo de cozimento inevitavelmente produz uma pequena quantidade de sujeira. Ketchup, chocolate ou óleo de girassol derramados... É desse tipo de bancada que eles são extremamente fáceis de remover. E nem preciso dizer que não sobrou nenhum vestígio depois disso?
- Resistência a danos.
É difícil danificar uma bancada feita de pedra líquida ou estragar sua aparência.
Lembramos que o material possui quase todas as propriedades do granito polido real. E, portanto, não tem as desvantagens que a madeira e o plástico têm. É impossível deixar um arranhão nele com qualquer objeto afiado.
Vale a pena mencionar também as desvantagens.
- Ao usar pedra artificial como material para fazer uma bancada de cozinha, você deve ter cuidado ao usar objetos pesados, como um cutelo de cozinha ou um martelo, em sua superfície.
Um golpe direto e forte pode resultar na formação de uma pequena lasca. - A segunda coisa que não pode ser ignorada é o preço relativamente alto da pedra.
No entanto, é bastante consistente com a alta qualidade de suas características.
Tipos de pedra líquida
Dependendo do material usado como aglutinante e da proporção de lascas de quartzo nele, a pedra artificial é dividida em dois tipos: quartzito e pedra acrílica.
Quartzito (aglomerado)
A composição inclui:
- PARAmigalhas de vartseva (pelo menos 9/10 da massa total);
- PARApigmentos de coloração (a cor final da bancada varia dependendo da combinação deles com a tonalidade dos chips de quartzo);
- Presina de oleaster como aglutinante.
Esse alto teor de componentes minerais é obtido por meio de um processo de produção complexo: prensagem a vácuo de componentes em alta temperatura. Isso cria uma estrutura extremamente forte do material. O tampo da mesa não é afetado pelas altas temperaturas que podem ocorrer no dia a dia.
E é claro que esse tipo de bancada não pode ser feita de forma independente em casa. As partes da estrutura geral não podem ser coladas. Elas são unidas como resultado de um ajuste dimensional preciso.
Pedra líquida acrílica
A composição deste tipo de pedra artificial distingue-se por um alto teor de resina acrílica como material aglutinante e, consequentemente, uma pequena proporção de carga mineral.
O material também tem seus prós e contras.
- Devido à composição ser preenchida com acrílico, o tampo da mesa terá menos “medo” de lascar.
- A baixa condutividade térmica cria uma sensação de calor ao toque.
- Arranhões acidentalmente deixados por objetos pontiagudos podem ser facilmente removidos usando lixa e pasta de amolar GOI.
Comprando pedra líquida
Se você planeja comprar um item de boa qualidade que lhe servirá por muitos anos e tem uma boa ideia das dimensões necessárias, do estilo e do material do qual ele será feito, tudo o que resta é encontrar em algum lugar uma real personificação de tudo isso. E que decepção será se, justamente nesta etapa final, de repente falharmos. O que fazer então? Resignar-se à inevitabilidade de escolher entre o que é oferecido? Claro que não!
Há pelo menos duas saídas para essa situação. A primeira é encomendar uma bancada de cozinha, do jeito que você imagina, diretamente da empresa fabricante de móveis. A segunda é fazer você mesmo, com suas próprias mãos.
Fabricação de bancadas em pedra líquida. Método de pulverização de poliéster acrílico.
- Uma fôrma feita de aglomerado é preparada com o cálculo de que a pedra cobrirá 5 mm da superfície de cada lado.
- A criação da forma depende parcialmente de uma superfície perfeitamente plana, como um vidro de grande formato. Sobre ele é montada uma fôrma exclusiva feita de aglomerado cortado.
A opção mais barata é fazer você mesmo a fôrma usando aglomerado. Você também pode encontrar um molde de poliuretano ou silicone produzido comercialmente. - Toda a superfície interna é lubrificada com mástique de cera para criar a camada isolante necessária.
- Três camadas de acrílico sem corante são aplicadas uma após a outra usando uma pistola de pulverização. Neste caso, cada camada subsequente não é aplicada até que a anterior tenha polimerizado.
O trabalho deve ser realizado com o máximo de cuidado possível, pois disso depende a aparência da borda do futuro produto. - Em seguida vem a preparação da mistura principal. Para 3 partes de acrílico, misture 1 parte de lascas minerais e a parte necessária de corante. Lascas minerais devem primeiro ser lavadas com água e secas. O endurecedor é adicionado por último, antes da aplicação direta.
- A mistura é então aplicada na superfície interna do molde com um pincel. Certifique-se de aplicá-lo uniformemente e em várias camadas.
Todos os componentes são misturados estritamente de acordo com as recomendações do fabricante. A mistura levará 24 horas para secar. - Vamos começar a reforçar. O tapete de vidro é colocado no molde e pressionado, sobre o qual é aplicada cola (resina de poliéster e calcita 1:1) misturada com um endurecedor. É inserido um molde de aglomerado previamente preparado. Um peso é colocado em cima.
- Por fim, é despejada a última camada de cola (resina de poliéster e calcita 1:1,5) misturada com um endurecedor.
- Após a conclusão do processo de polimerização (cerca de 4 horas), o aglomerado é removido e o produto é finalmente limpo e polido.
O produto acabado é lixado, polido e montado na estrutura do móvel.
Hoje em dia, nem todas as pessoas podem comprar móveis e acessórios caros e modernos. Nem todos podem pagar pelos serviços de designers de interiores profissionais, com suas propostas de decoração com espécies de madeira ameaçadas de extinção.