
A cozinha é, figurativamente falando, o “rosto” da anfitriã. Você pode julgar o quão limpo, aconchegante e organizado o lugar é. Cortinas recém-lavadas, flores nas janelas e pratos bem arrumados são suas características. No entanto, o equipamento da sala também determina se será confortável trabalhar ali ou se será agradável sentar-se à noite com uma xícara de chá.
Para manter a limpeza, os esforços da própria dona de casa não são suficientes: mesmo os mais fervorosos guardiões da limpeza da cozinha deixam cair migalhas nos espaços entre os armários, a mesa e a parede, caem cascas de vegetais, que nem sempre são possíveis de remover e guardar, acumula-se pó, que pode ser eliminado movendo completamente o conjunto de cozinha.
Entendendo a importância de manter a limpeza da cozinha sem mexer nos móveis ou bagunçar o interior do cômodo, especialistas encontraram uma forma de facilitar o processo de limpeza sugerindo a instalação de rodapés nas bancadas.
Contente
O que é e como funciona?
Normalmente, quando falamos em rodapé, imaginamos uma longa faixa que cobre as bordas do piso, o que esconde imperfeições e evita que poeira e sujeira se acumulem nos cantos e bordas do ambiente. O pedestal da bancada tem a mesma função. Feito em forma de tira de várias larguras e materiais, ele cobrirá com segurança o nicho entre a mesa e a parede e não permitirá que líquidos vazem, que migalhas caiam no chão, atraindo hordas de baratas, ou que detritos se acumulem no chão atrás da mesa.
Em vários modelos de móveis de cozinha, especialmente aqueles feitos de materiais caros, um pedestal para a bancada já está incluído no conjunto e é feito do mesmo material do móvel, na cor e formato correspondentes. Mas mesmo que você não tenha uma, comprar uma moldura dessas para sua bancada não será difícil.
Tipos de rodapés
Hoje, a rede varejista oferece rodapés de diversas características:
- são feitos de vários materiais: plástico, cerâmica, madeira, pedra ou alumínio;
- pode ter formatos diferentes e ser triangular, plano ou quadrado;
- A largura dos produtos varia.
Cada tipo de rodapé tem suas próprias vantagens e desvantagens, que estão refletidas na tabela.
Material do produto | Prós | Contras |
Plástico | Barato
Possibilidade de refinar após a instalação com vários elementos decorativos Resistente a influências químicas, corrosão e deformação | Fragilidade
De curta duração Tendência a desbotar quando exposto à luz forte |
Alumínio | Inteligente
Durável e duradouro Facilidade de instalação Universal | Mais caro que o plástico |
Árvore | Lindo | Não é barato
Não resistente à umidade |
tábuas de MDF | Pulmões
Fácil de instalar Resistente à umidade | bastante frágil |
Cerâmica | Linda, elegante | Caro |
Pedra | Variedade de soluções de cores
Prático e fácil de cuidar | Muito caro
pesado |
Cada material é bom à sua maneira, e a decisão sobre a escolha do rodapé que será instalado na bancada fica a cargo do comprador. No entanto, não se esqueça de que o móvel adquirido deve se encaixar organicamente no interior geral do ambiente, sua cor não deve ser "chocante" aos olhos e o material deve combinar com aquele com o qual todo o conjunto de cozinha é feito.
Vantagens e desvantagens
Um rodapé de mesa de alumínio é de fato mais caro do que um de plástico, mas esse fato não deve ser visto como uma desvantagem: seu preço é justificado por sua maior resistência e durabilidade. Caso contrário, além das já listadas, podemos destacar as vantagens sólidas que os rodapés de alumínio apresentam:
- resistência ao calor;
- conveniência e facilidade de manutenção;
- Existem várias modificações com acabamentos de cores substituíveis;
- possui diferentes tipos de revestimentos: simples, em relevo, polido;
- Você pode comprar a moldura sozinha ou em um conjunto com fita colorida, que é facilmente substituída;
- funcional e decorativo.
Se a moldura não estiver incluída inicialmente no conjunto de móveis da cozinha, mas a decisão de instalá-la já tiver sido tomada, ao escolher um rodapé, você precisa prestar atenção aos seguintes fatores:
- o perfil deve ser selecionado de acordo com a cor da bancada;
- o material da superfície de trabalho e do rodapé devem ser idênticos;
- a moldura pode ser da mesma cor, bem como acessórios para móveis.
Na hora de escolher, não são apenas as qualidades funcionais que importam, mas também a estética do design da cozinha, que fará dela o lugar mais aconchegante e quentinho, independente do tamanho da cozinha.
Instalando um rodapé para uma bancada de cozinha
É melhor que a instalação do rodapé de alumínio na bancada seja realizada por um consultor-designer. Mas se o artesão doméstico estiver confiante em suas habilidades, ele pode instalar a moldura com as próprias mãos.
Os principais requisitos para a instalação do rodapé são a precisão e o encaixe perfeito na borda da bancada e na parede. Se instalado corretamente, ele não só complementará como também estenderá a mesa, expandindo sua área útil. Além disso, se instalado corretamente, todas as falhas nos móveis e paredes ficarão escondidas.
O formato do rodapé deve ser selecionado de acordo com as dimensões do ambiente e a configuração do móvel da cozinha.
Atenção! É importante levar em consideração que quanto maior o vão entre a parede e a bancada, mais largo deverá ser o próprio rodapé, cobrindo-o completamente.
A instalação é realizada na seguinte ordem.
- É necessário verificar a composição do kit do produto; deve incluir:
- parte base;
- acabamento decorativo;
- conexões retas e de canto;
- fixadores.
- Meça a bancada da cozinha e corte o rodapé de acordo com as dimensões obtidas. Para isso, você pode usar uma lima de dentes finos.
Ajustamos o rodapé ao tamanho necessário para a nossa bancada - Faça furos na base do rodapé para fixá-lo na parede.
Fazemos um furo e fixamos a base no tampo da mesa - Use um nível para verificar se a base está posicionada estritamente na horizontal.
- Utilize fixadores para conectar a parte da base do rodapé à parede.
Conectamos as partes principais do rodapé - Não se esqueça de fixar a vedação de borracha especial que protege o tampo da mesa contra água e sujeira.
Conselho. Não há necessidade de fixar a base na parede, pois a bancada pode se deslocar durante o uso e detritos cairão no vão.
A instalação está concluída e, se o trabalho for feito corretamente, a cozinha ficará em ordem e o ambiente ganhará uma aparência estética e bem cuidada.