
A disposição dos móveis e equipamentos na cozinha é uma questão bastante complicada, principalmente se a área do cômodo for pequena. Nesse caso, eletrodomésticos embutidos, como fogão ou forno, vêm em socorro. Este design permite economizar espaço significativamente e tornar o design da cozinha diversificado e moderno.

Contente
O que é e por que é necessário?

Uma opção conveniente, moderna e prática para a cozinha é um conjunto de cozinha com fogão e forno embutidos. Esses dispositivos geralmente têm um design dividido. O fogão é embutido diretamente na bancada. O forno precisa de um local separado, mas não pode ser colocado no chão. Para isso você precisa de uma caixa de forno.

Sua essência está no fato de que, em vez de um armário comum no móvel da cozinha, é alocado espaço para um forno. Normalmente ele é instalado embaixo do fogão, mas você pode escolher qualquer local adequado.

Uma caixa de forno é um elemento essencial na cozinha se o próprio móvel for do tipo embutido.

Tipos

Ao escolher um forno embutido, você tem a oportunidade de diversificar o design e o mobiliário da sua cozinha. Ao contrário dos fornos convencionais combinados com um fogão, esta é uma unidade completamente independente.

Além das diferenças entre as funções do próprio aparelho, existem vários tipos de armários para fornos embutidos. Você pode escolher a opção de posicionamento das divisórias que melhor se adapta à metragem quadrada da sua cozinha, layout e design.

Existem dois tipos principais de construção: um armário sob o fogão com uma gaveta removível ou colocá-lo em um armário alto (um armário alto com um compartimento especial e gavetas adicionais). Cada um desses tipos tem suas próprias vantagens e desvantagens. No entanto, de acordo com avaliações de consumidores, colocar o forno em um armário alto é muito mais prático de usar.

Vantagens e desvantagens

Vamos analisar mais de perto os prós e os contras dos diferentes tipos de caixas de forno. Para começar, vale ressaltar que o design de um forno embutido separado apresenta vantagens em termos de facilidade de uso, design e liberdade de posicionamento.

A localização da estrutura no armário sob o fogão

Prós:
– criação de uma superfície comum para preparação de alimentos;
– adequado para pessoas de qualquer altura;
– mantendo a aparência de um fogão padrão com forno (para os amantes dos clássicos).
Contras:
– a necessidade de se curvar constantemente durante o cozimento;
– inconveniência na limpeza do forno;
– há uma grande probabilidade de danos no mecanismo eletrônico devido à grande quantidade de água do fogão que entra em contato com ele durante o cozimento.

Colocar o forno em um armário alto também tem suas vantagens e desvantagens.

Prós:
– posicionado na altura do peito reduz a carga nas costas durante o trabalho;
– fácil manutenção devido à sua localização;
– a possibilidade de selecionar tamanhos para qualquer altura;
– dá à cozinha um novo visual moderno.
Imperfeições
A única desvantagem desse projeto é que, por estar localizado bem alto do chão, ele requer reforço adicional. Ao instalar, é necessário garantir que o horizonte inferior esteja firmemente posicionado. Caso contrário, o forno pode cair aos pés da anfitriã enquanto ela prepara o jantar.

Dicas para escolher

Ao decidir comprar um forno embutido, você precisa prestar muita atenção ao armário em que ele ficará localizado. Você pode comprá-lo junto com o forno, no entanto, eles geralmente são vendidos sem a caixa incluída. Neste caso, você mesmo precisará selecioná-lo. O que procurar ao comprar?
Primeiro, você precisa saber as medidas exatas do forno. A altura e a profundidade da caixa devem ser de 15 a 20 mm a mais para a circulação normal de ar. No entanto, a diferença não deve ser maior, caso contrário surgirão dificuldades durante a instalação e montagem.

Cuide da fiação elétrica com antecedência. O local onde o forno será instalado deve ter previamente uma tomada, pois esse tipo de projeto não possui tomada, mas necessita de ligação direta à rede elétrica.
Ao selecionar uma caixa, certifique-se de que haja tábuas que fortaleçam o horizonte.

Também vale a pena prestar atenção ao design do armário e ao esquema de cores para que ele se adapte harmoniosamente ao ambiente da cozinha.

Devo fazer isso eu mesmo?

Na ausência de uma caixa adequada à venda, surge a questão se é melhor fazer móveis sob medida ou construir tudo sozinho. Neste caso, é melhor confiar o assunto a um profissional. Isto é especialmente verdadeiro para a instalação do armário e do forno em si, pois isso também exigirá as habilidades de um eletricista.

No entanto, se você tem experiência em fazer móveis com as próprias mãos, fazer uma caixa para forno não será um problema. Para isso, é necessário fazer medições no aparelho elétrico e, de acordo com os dados obtidos, fazer um desenho do futuro produto. Em seguida, tendo as ferramentas necessárias (serra, chave de fenda, furadeira elétrica, cola para madeira) e materiais (aglomerado, tampo de mesa, buchas, confirmações para móveis, parafusos autoatarraxantes, guias, pés para a caixa), você pode facilmente fazer um armário para um forno embutido com suas próprias mãos.

Mas! Se você duvida de suas habilidades, confie o assunto a um profissional que fará um armário sob medida de acordo com todos os seus desejos.


Vídeo: Conectando um forno
https://www.youtube.com/watch?v=gZhAjE8tk2k


















































