
A cozinha é um atributo obrigatório de qualquer apartamento ou casa, onde a comida é preparada, as refeições são feitas, os convidados são frequentemente recebidos neste mesmo cômodo e todas as noites a família se reúne para o chá da tarde. Infelizmente, em apartamentos pequenos a área da cozinha não permite colocar todos os móveis necessários e ainda ter espaço livre para se movimentar enquanto prepara a comida.

Para tais opções, há um grande número de opções para colocar cadeiras compactas e uma mesa para uma cozinha pequena. Considerando o pequeno espaço, há um desejo de pelo menos torná-lo maior visualmente. Assim, ao escolher peças em tons claros, surge uma sensação de aumento de espaço; modelos de vidro aumentam ainda mais esse efeito. Se a família for grande, uma mesa redonda é ideal, pois pode acomodar mais pessoas. Quando não há espaço suficiente para colocá-lo no centro do ambiente, vale a pena dar uma olhada em uma opção quadrada ou retangular, que pode ficar encostada na parede ou em um canto. Sugerimos considerar mesas e cadeiras de cozinha para uma cozinha pequena e estudar cada uma das opções com mais detalhes.


Contente
Mesas transformadoras
Hoje em dia, há um grande número de mesas de cozinha que se transformam. Podem ser modelos redondos ou ovais. Quando montado, este modelo parece um pequeno armário estreito para guardar pratos; em uma cozinha pequena, esse design não interferirá na anfitriã e permitirá que ela se movimente sem problemas enquanto cozinha. Se houver poucas pessoas, é possível elevar um lado do armário e criar uma superfície semicircular, suficiente para acomodar duas ou três pessoas. Se você planeja receber um grande número de convidados, a mesa para uma cozinha pequena pode ser afastada da parede e a segunda metade do semicírculo pode ser elevada. Dessa forma, a mesa pode acomodar até 8 pessoas.
Os mecanismos de elevação são leves e fáceis de usar: com um pouco de esforço físico, uma perna adicional se estende de cada lado e fixa o tampo da mesa. Se você tem crianças pequenas em casa, objetos ovais ou redondos são mais seguros devido à ausência de cantos afiados.
Um exemplo semelhante de transformação é possível para tabelas quadradas ou retangulares; caso contrário, esses modelos são chamados de livros. Quando montadas, essas modificações não dão a impressão de mesas - as metades que faltam não são arredondadas e são firmemente pressionadas na forma de aparadores comuns de um armário, cuja largura, se necessário, não excede 20 cm. Um vaso ou livros podem ser colocados em cima de uma prateleira estreita.
As cadeiras para essas mesas também podem ser dobráveis, ficando escondidas em um nicho em qualquer parte do apartamento e, se necessário, podem ser retiradas e desdobradas. Também é possível utilizar banquetas, elas ocupam menos espaço. Porém, se a família gosta de festas longas, a opção com banquetas não será muito confortável.
O principal material para mesas dobráveis é o aglomerado, mas você também pode encontrar outros revestimentos modernos. A estrutura interna possui prateleiras que podem ser usadas para armazenar itens necessários. Esses armários geralmente são equipados com rodas que podem ser fixadas, se necessário. Graças às rodas, o armário dobrável pode ser facilmente movido pelo apartamento e pode ser desdobrado no lugar certo para uma reunião de um grande grupo de amigos. O custo de tal produto depende da qualidade da produção e da espessura do tampo da mesa: quanto mais espessa e resistente for a superfície e as pernas da mesa, mais estável será o móvel. Os modelos de aglomerado têm uma ampla gama de cores, dependendo das preferências do proprietário.
Mesa dobrável
Outra opção para equipar uma cozinha pequena são os modelos dobráveis. Quando dobrado, o tampo da mesa é pressionado contra a parede e não se projeta mais do que 10-15 cm. Quando é necessário comer, a mesa é aberta e uma pequena área de estar para duas pessoas é formada. Este tipo de mobiliário é conveniente para os apartamentos menores, onde não há espaço suficiente na cozinha nem para mesas pequenas. Nesse caso, também é melhor escolher cadeiras dobráveis para economizar espaço. Aliás, nutricionistas costumam recomendar esses modelos, pois a pessoa tem preguiça de abrir o produto e, portanto, pode pular uma refeição grande e se virar com um pequeno lanche saudável na forma de uma maçã ou iogurte líquido.
Mesas retráteis para cozinhas pequenas
Ultimamente, estruturas retráteis têm se tornado cada vez mais comuns em espaços pequenos. Isto é especialmente relevante para apartamentos em estilo de alta tecnologia, onde o minimalismo rigoroso está presente. Se necessário, é possível retirar uma gaveta do móvel da cozinha, que na verdade se transforma numa mesa retrátil. Pode acomodar 1 adulto ou 2 crianças. Com esse design, o tampo da mesa geralmente não é fixado com uma perna adicional, então lembre-se de que você não pode colocar objetos pesados sobre ele.
Balcão de bar
Outra opção para economizar espaço é um balcão de bar. Pode ser montado em cozinhas retangulares, estreitas e longas na parede oposta aos móveis da cozinha principal. A largura do tampo da mesa não pode exceder 50 cm. Cadeiras semelhantes são compradas para o balcão do bar, que podem ser escondidas sob o balcão alto, garantindo assim a passagem livre na cozinha.
Mesa de peitoril de janela
Ao realizar grandes reparos e substituir janelas, você pode encomendar um peitoril de janela que se transforma em uma mesa de jantar em vez de um componente padrão. Com esse método simples, surge um espaço útil adicional, antes usado apenas para flores na janela. Nesse caso, você deve considerar a opção de persianas romanas para janelas ou persianas que são fixadas diretamente no batente da janela.
Se houver uma criança pequena na família
Com o nascimento de um bebê, móveis adicionais aparecem na casa. Entre outras coisas, é necessário colocar uma mesa para crianças na cozinha. Neste caso, recomenda-se escolher o produto final mais compacto, idealmente com possibilidade de dobrá-lo sem esforço. Se a mesa puder ser desmontada com a possibilidade de remover a própria mesa, a cadeira da criança poderá ser movida diretamente para a mesa de jantar. Se for impossível colocar uma mesa dessas na cozinha, você terá que alimentar o bebê em outro cômodo, acostumando-o gradualmente a comer em uma mesa normal com toda a família.
Então, nós selecionamos várias mesas e cadeiras de cozinha para uma cozinha pequena. Ao escolher materiais para móveis de cozinha, vale a pena prestar atenção a características como resistência à umidade, praticidade, durabilidade e funcionalidade. A mesa e as cadeiras devem estar em harmonia com o restante do interior e não desorganizar o espaço.
Antes de sair procurando móveis, vale a pena determinar qual das opções acima é adequada para sua cozinha e onde é melhor colocá-los. Com base nisso, será possível determinar as dimensões necessárias do fone de ouvido. Não se esqueça dos conselhos dos designers.
Conselhos de estilistas | Descrição |
1 | Em um ambiente pequeno, os móveis devem estar em harmonia; quaisquer elementos contrastantes reduzirão visualmente o espaço. |
2 | Uma bancada grossa tornará o produto mais pesado e áspero, o que também distrairá em uma cozinha compacta. |
3 | . É melhor colocar a mesa e os móveis principais da cozinha em paredes opostas, a distância entre eles deve ser superior a 60 cm. |
4 | Em uma cozinha pequena, você não deve usar toalhas de mesa, elas também acrescentam volume. Se necessário, é melhor usar tapetes individuais para proteger o tampo da mesa contra danos. |
Ao escolher cadeiras, também vale a pena decidir alguns pontos.
- Não importa se a superfície é macia ou dura, é importante lembrar que ela deve ser fácil de limpar.
- Para cozinhas muito pequenas, vale dar preferência a cadeiras ou bancos dobráveis que possam ser facilmente escondidos embaixo da mesa.
- As cadeiras devem combinar com a mesa.