
Todos os móveis de cozinha têm uma tarefa principal: criar condições confortáveis para cozinhar. As fábricas de móveis se esforçam para oferecer um produto que não seja apenas prático, mas também atraente. Hoje na loja você encontra armários para pia de qualquer modelo. Mas na hora de comprar, você deve prestar atenção não só ao componente estético, mas também à funcionalidade, ao material, ao formato e às dimensões.

Contente
Vantagens e desvantagens

É impossível encontrar qualquer defeito em tal peça de mobiliário. Isto e:
- economia de espaço (especialmente ao instalar uma estrutura de canto);
Itens de armazenamento convenientes para armários de cozinha - ordem na cozinha (o lixo é recolhido e fica em local fechado especialmente designado);
Lixeira escondida no armário - aparência elegante (já que todas as comunicações ficam ocultas);
Comunicações ocultas e organização do espaço para arrumação - espaço de armazenamento adicional para itens domésticos;
Nós organizamos produtos químicos domésticos e pequenas coisas úteis no armário de forma racional e conveniente - facilidade de uso.

Hoje em dia, as lojas oferecem tantas opções de design e configuração que você pode encontrar uma opção adequada para uma cozinha de qualquer tamanho e estilo.
Tipos
Os armários variam em formato:
- direto;
- angular.
Reto – o modelo mais tradicional e clássico. É fácil de montar. Guarda-roupas retos podem variar em formato, design, decoração de interiores e conteúdo. Para maior conveniência e funcionalidade, prateleiras, suportes para latas de lixo, trilhos, etc. são instalados internamente.

Um armário de canto embaixo da pia, na presença de um conjunto de cozinha compacto, tem aparência harmoniosa, economiza espaço e é prático de usar. O design pode ser retangular, em forma de L, trapezoidal. O mais prático é o em formato de L. Com esse arranjo, todo o espaço interno fica facilmente visível. O design retangular é inconveniente de usar porque tem apenas uma porta e o acesso interno é difícil. Trapezoidal – modelo em formato quadrado com cantos cortados. Esta opção é mais espaçosa, mas também ocupa mais espaço. Mas, mesmo assim, é adequado para cozinhas pequenas, onde a funcionalidade desempenha o papel principal. Cada tipo também pode ser equipado adicionalmente com prateleiras, estruturas removíveis para contêineres de lixo e suportes para sacos de lixo.

Os armários da pia da cozinha diferem na configuração das portas e no mecanismo de abertura. Eles podem ser:
- duas portas;
Armário de duas portas com pia de canto - porta única;
Armário de pia trapezoidal de porta única - dobradiça dupla;
Armário de pia de cozinha com portas articuladas - deslizando;
Mesa de pedestal com portas de correr em aço inoxidável - retrátil;
Armário prático embaixo da pia com duas gavetas - combinado (portas e gavetas articuladas).
Gabinete de pia dupla de design combinado
Seleção de material
Ao escolher um material para móveis de cozinha, você precisa se orientar por dois fatores principais:
- resistência à umidade;
- resistência à poluição;
- força.
Entre as opções oferecidas na loja, você pode encontrar desde as mais caras até as mais baratas.
Materiais para a produção de móveis de cozinha
- Aglomerado. Este é o tipo mais barato de painel de madeira, disponível em uma grande variedade de cores. Portanto, você pode escolher o modelo certo para quase qualquer conjunto de cozinha feito de material similar. Sua desvantagem é que, se houver arranhões ou rachaduras, mesmo pequenos e superficiais, a umidade penetrará facilmente e o desgaste ocorrerá mais rapidamente.
- MDF. Um material mais denso e, portanto, mais durável. Resistente ao vapor e à umidade. A superfície desse tipo de prato tem uma aparência mais lisa. Mais caro que o aglomerado, mas tem a melhor relação preço/qualidade.
- madeira maciça. Móveis feitos de madeira natural são caros. Com tratamento repelente de água de alta qualidade, é mais durável e resistente a danos, ao contrário das duas opções anteriores. Um armário de pia de madeira maciça será pesado e possivelmente impraticável em uma cozinha pequena.
Para proteger e dar propriedades adicionais de resistência ao desgaste ao material, são utilizados laminação e revestimento de polímero. Essas tecnologias também conferem às fachadas uma aparência mais atraente.
Regras para uma compra bem-sucedida

Para escolher o modelo certo não apenas pelas características externas, mas também pela qualidade, você precisa conhecer todos os parâmetros do produto. As dicas de escolha a seguir ajudarão você a não se arrepender do dinheiro gasto.
- Conformidade com o estilo geral. O armário deve combinar com o conjunto da cozinha e com o design do cômodo.
- Preste atenção aos acessórios. Peças de plástico pintadas não duram muito e perdem rapidamente sua aparência atraente.
- Inspecione cuidadosamente os cortes, juntas e cantos. Não deve haver rachaduras, arranhões, lascas ou áreas salientes nos móveis.
- Selecionando um modelo. Neste caso, você precisa se guiar pela praticidade e pela área da sua própria cozinha. Se você tiver aquecimento de piso, o produto deve ser equipado com pés, como todo o conjunto. Em uma área pequena, opções de canto ajudarão a economizar metros quadrados.
Características de seleção de tamanho e instalação
O tamanho e o design do gabinete da pia dependem do formato da pia e do seu tamanho. Para uma única unidade, a largura variará entre 60-80 cm. Se a pia for dupla, a largura do armário pode chegar a 1 metro.
As dimensões devem ser suficientes para esconder comunicações, colocar um contêiner ou lata de lixo, estruturas convenientes adicionais e utensílios de cozinha.

A altura também não deve ser diferente dos outros componentes do fone de ouvido. A altura padrão é 80 cm. Os modelos retos podem ter de 50 a 60 cm.
A instalação de um armário tem suas sutilezas. A instalação pode ser feita de várias maneiras.
- Sobrecarga. Na maioria das vezes, esse método é usado para armários retos. A pia é fixada à superfície ao longo do perímetro da bancada. Parece que a pia está apenas colocada em cima, mas na verdade ela está bem fixada. Este design é mais adequado para um banheiro do que para uma cozinha.
A pia suspensa é um dos modelos mais populares em nossas cozinhas - Encaixe. Um furo é cortado na bancada de acordo com as dimensões e o formato da pia. Uma vedação de borracha é colocada na junção entre a pia e a borda do armário. Garante a estanqueidade. A abertura também deve ser revestida com cola especial para garantir que todos os elementos fiquem firmemente presos juntos.
A pia embutida tem um visual elegante e se adapta harmoniosamente ao interior - Integrado. Este método envolve ajustar cuidadosamente o tamanho da pia à abertura correspondente na bancada do armário. Isso só é possível ao encomendar móveis de acordo com medidas individuais. Devido ao encaixe perfeito da pia, cria-se a impressão de uma estrutura única e integral.
Uma pia integrada é uma combinação de pia e superfície de trabalho, o que é muito conveniente e prático.
É muito difícil encontrar um modelo pronto do tamanho certo em uma loja. É por isso que hoje em dia as pessoas cada vez mais encomendam cozinhas de acordo com um projeto especial e pré-desenhado. Isto tem vantagens inegáveis.
- Você não perde tempo fazendo compras. Basta encontrar um fabricante confiável e mostrar uma versão aproximada e preferida do resultado final.
- O conjunto de cozinha será feito em um único estilo.
- As características do layout serão levadas em consideração.

O que guardar no armário

Normalmente, esse tipo de armário é projetado para esconder uma lata de lixo. Se você equipar adicionalmente o armário embaixo da pia com prateleiras e gavetas, poderá aumentar as possibilidades de utilização deste item. Este local é mais adequado para armazenar:
- produtos de limpeza, produtos químicos domésticos;
- ferramentas de limpeza (panos, esponjas, escovas, etc.);
- itens domésticos (por exemplo, pequenas ferramentas de encanamento).

Se as dimensões permitirem, você pode colocar uma máquina de lavar louça, um aquecedor de água e um filtro de água dentro.

Não é recomendado guardar pratos em tal local. Vegetais como batatas, cenouras, beterrabas, etc. podem ser armazenados em um armário, desde que não entrem em contato com a lata de lixo. Para isso, elas são colocadas em sacos em prateleiras ou em caixas ou cestos fundos.













