Uma bancada de grés porcelânico é uma base cuja superfície superior é coberta com peças de grés porcelânico com juntas mínimas entre elas. O acabamento é feito com o mesmo material, ou complementado com outro, adequado em textura, cor e qualidade.
Como fazer um tampo de mesa desses? O que você deve prestar atenção ao preparar a base e escolher os ladrilhos? Quais são as vantagens e desvantagens das superfícies de grés porcelânico? Vamos considerar as respostas para essas e muitas outras perguntas.
Contente
Características da fabricação de bancadas
Você pode encomendar o revestimento da superfície de trabalho da cozinha para um mestre azulejista ou, se tiver algumas habilidades e ferramentas, você mesmo pode fazer isso.
O segredo do sucesso na confecção de uma bancada de porcelanato está na qualidade do preparo da base. É importante tornar toda a estrutura o mais rígida possível para evitar movimentos e deformações durante a operação.
- Preparando a base
Qualquer coisa serve: madeira, metal, concreto, plástico.A maneira mais fácil de cobrir concreto é simplesmente colocar ladrilhos de porcelana sobre sua superfície. A desvantagem de uma base de concreto é seu peso.
A base metálica é tratada com primers apropriados, uma malha de aço é esticada, sobre a qual é aplicado um adesivo para ladrilhos adequado. A superfície tratada é seca. O ladrilho selecionado é colocado em cima.
Bancadas de cozinha de plástico usam MDF ou aglomerado como base. Construções feitas com esses materiais são fortes o suficiente para permitir a colocação de pesados ladrilhos de porcelana por cima.A preparação da superfície plástica pode ser feita de duas maneiras - fixando a tela e de forma mais simplificada — colando diretamente as peças com silicone.
Para superfícies de madeira, devido à capacidade da madeira de “brincar” com as mudanças de temperatura e umidade, é especialmente importante fixar a rigidez da base. A resistência da estrutura é alcançada pela fixação de duas camadas espessas de compensado de bétula.
Todas as peças de madeira são tratadas com impregnações protetoras contra mofo e fungos para evitar o apodrecimento da madeira em condições de alta umidade.
- Deitado. Argamassa.
- Os pisos de porcelanato são colocados sobre uma base preparada com cola para pisos ou pregos líquidos.
Use o lado dentado do pente para remover o excesso e criar ranhuras uniformes de cola. - O método de assentamento (losangos, fileiras, espinha de peixe, ornamento) depende do projeto de cozinha escolhido. Para obter uma superfície visualmente monolítica, a largura das costuras é reduzida ao mínimo.
Para enfatizar o padrão e o ritmo do estilo, ao contrário, as costuras são destacadas. - Para rejuntar juntas, recomenda-se o uso de argamassa epóxi resistente à umidade. Uma mistura convencional à base de cimento requer proteção adicional com uma impregnação hidrofóbica.
A impregnação é aplicada na argamassa bem curada, no máximo uma semana depois.
Efeito econômico
Com todas as suas vantagens, durabilidade, decoratividade, facilidade de fabricação — Este é um tipo de revestimento barato. O custo de sua produção é comparável ao preço de uma bancada de PVC, com qualidades estéticas e operacionais muito mais positivas.
Ao escolher grés porcelânico que imita pedra natural (mármore, granito), você pode obter um revestimento magnífico que não é inferior à pedra natural e até a supera em termos de resistência. Em termos de preço, uma bancada feita de grés porcelânico custará dezenas de vezes menos do que uma de pedra similar.
A pedra artificial, usada para criar superfícies monolíticas, também é inferior ao grés porcelânico em resistência e é muito mais cara.
Você pode revestir uma superfície de trabalho de porcelanato com suas próprias mãos, até mesmo usando sobras de azulejos de reformas em outros cômodos. O principal é agrupar bem os materiais de acordo com a cor, textura e espessura dos ladrilhos.
Imperfeições
O ponto fraco são as juntas entre as peças. Com o tempo, o rejunte pode perder o frescor e adquirir uma tonalidade suja. Esse defeito só pode ser corrigido com a substituição da argamassa.
O grés porcelânico é um material muito durável e difícil de cortar. Um disco de diamante é usado para cortar ladrilhos. Para cortar grés porcelânico com eficiência, você precisa ter alguma habilidade.
Vantagens técnicas e operacionais
Os requisitos para uma bancada de cozinha são resistência à água, superfície fácil de limpar e estética.
O grés porcelânico é o revestimento ideal. Características técnicas (resistência, umidade e calor) fazem dele um material de acabamento indispensável.
Qualquer tipo de grés porcelânico é adequado. Ao escolhê-lo, você deve prestar atenção à lisura do ladrilho. Se a superfície for irregular, é difícil mantê-la; partículas de alimentos ficarão presas no padrão de relevo durante o processamento.
Superfície de grés porcelânico no design da cozinha
A bancada em qualquer cozinha recebe um lugar significativo, esse detalhe interior influencia o clima geral, às vezes definindo o estilo de todo o interior. Por outro lado, ele é maciço e sólido, e é feito para um longo período.
As paredes podem ser repintadas, as frentes da cozinha podem ser substituídas, mas trocar a bancada é uma tarefa trabalhosa e cara, por isso você precisa abordar a escolha do material para sua fabricação com especial cuidado desde o início.
O acabamento que imita madeira trará calor e aconchego ao interior. Azulejos de clínquer acrescentam brutalidade, severidade dos tempos de cavalaria e a sensação de um castelo medieval.
Revestir a bancada da cozinha com azulejos polidos caros, combinados com frentes de armários de madeira, trará notas de luxo e nobreza.
Experimente usar porcelanato na sua cozinha, o resultado certamente irá lhe agradar.