Na cozinha, todos os membros da família buscam aconchego e conforto. Quando mais você pode relaxar se não durante uma refeição? Portanto, a seleção de móveis para a cozinha é importante, e a seleção de elementos de mobiliário para a cozinha deve receber tanta atenção quanto a do conjunto de quarto. Então, você precisa organizar adequadamente o espaço na sua cozinha. Antes de recorrer aos fabricantes de móveis para fazer perguntas, os proprietários decidem por si mesmos se armários de tamanho padrão serão adequados ao espaço da sua cozinha ou se terão que trabalhar com um designer e encomendar algo personalizado. Há cozinhas que são muito pequenas e outras grandes que são verdadeiras salas de jantar. De qualquer forma, há uma solução para cada ambiente.
Tamanhos de cozinha padrão são usados em fábricas para reduzir o tempo e o dinheiro necessários para produzir móveis. Depois de encontrar uma empresa para encomendar os móveis, uma pessoa especialmente treinada vem, tira todas as medidas necessárias e verifica o que é necessário para o projeto. No entanto, não são apenas as características do ambiente e o layout que são levados em consideração; a escolha da cozinha também é influenciada pelas preferências de gosto dos proprietários, pela altura dos membros da família, pelo design do futuro interior, pela presença de um ou outro eletrodoméstico embutido. Cada pequeno detalhe é levado em conta, porque a cozinha deve ser prática de usar e ter uma aparência estética.
Para quem quer economizar dinheiro ao equipar uma cozinha, existe uma solução inovadora e popular: os sistemas modulares. Neste caso, os armários de cozinha são montados a partir de armários prontos que possuem tamanhos e parâmetros padrão. Ao encomendar cozinhas modulares, um ponto muito importante é que cada fabricante tem sua própria etapa na produção de módulos de 5 a 20 cm. Por exemplo, uma fábrica produz módulos de cozinha de 45, 60 e 90 cm de largura, e outra de 40, 80, 120, etc. Esse fator é levado em consideração na compra de eletrodomésticos e para determinar o comprimento total dos móveis.
Contente
A Regra do Triângulo de Trabalho
No entanto, as nuances acima estão longe de ser tudo o que é necessário para a organização adequada do espaço da cozinha. Você também precisa usar a regra do triângulo de trabalho.
Todos os componentes dos móveis da cozinha, dos armários à pia, devem ser dispostos de acordo com certas regras de ergonomia, segurança e conveniência. Não é à toa que existe uma ciência chamada Feng Shui, cujas leis são levadas em consideração por muitos designers. Seus princípios podem ser correlacionados com a regra do triângulo de trabalho, e é fácil explicar a disposição das coisas em um lugar ou outro.
As principais áreas do triângulo de trabalho são:
- uma superfície para preparar alimentos na forma de fogão, bancada, forno de micro-ondas;
- uma área onde os produtos são armazenados por um longo período, seus elementos são um freezer, uma geladeira;
- área "limpa", incluindo a pia da cozinha e a lava-louças.
Muitas pessoas podem achar atraente instalar uma pia ao lado do fogão e também colocar uma geladeira ao lado da pia. Mas esse arranjo de equipamentos não se justifica. A geladeira ficará suja o tempo todo, e a gordura do cozimento respingará na louça lavada. A água da torneira cairá na frigideira quente. É inconveniente, impraticável e inseguro. Não é à toa que, de acordo com o Feng Shui, não é possível colocar os elementos fogo e água muito próximos um do outro.
Tecnologia que influencia sua escolha de cozinha
Para obter o design ideal de móveis de cozinha, você precisa decidir inicialmente quais eletrodomésticos embutidos serão usados agora ou um pouco mais tarde.
Os eletrodomésticos embutidos incluem:
- uma máquina de lavar roupa;
– lava-louças;
- geladeira;
– um fogão e forno, ou um fogão padrão, etc.
O designer deve ser informado com antecedência sobre as dimensões dos eletrodomésticos embutidos que foram selecionados para a cozinha.
Não é recomendado colocá-lo perto do fogão ou da geladeira. Já que o aquecimento aumentará o consumo de energia elétrica da geladeira, o que pode causar falhas. A distância da bancada até a geladeira também deve ser pensada, pois durante o cozimento muitas vezes há respingos, o que dificulta a limpeza da cozinha. Deve haver uma distância de pelo menos 15 cm entre a geladeira e a bancada.
Não se esqueça do capô. Possui os seguintes padrões de posicionamento (dele até o fogão):
– para fogão elétrico de 70-75 cm;
– para fogão a gás de 75-80 cm.
Quanto aos fornos, para garantir uma abertura e fechamento rápido e sem problemas da porta, eles devem ser instalados a uma distância de 1 cm dos demais armários da cozinha. O forno é instalado em um armário alto na altura dos olhos. Isso é necessário para garantir o uso confortável e evitar que crianças o alcancem.
Tipos de armários de cozinha
Dependendo do tipo de disposição dos armários de cozinha, eles são divididos em:
- chão;
- montado na parede;
- angular.
De pé no chão
Esses armários de cozinha são colocados no chão e geralmente são chamados de pedestais, armários, unidades de piso, etc. As pernas para posicionamento podem ser decorativas ou técnicas. No último caso, elas são cobertas com uma base. Armários de cozinha de chão são necessários para armazenar itens pesados e grandes e para embutir eletrodomésticos neles. A principal diferença em relação às unidades montadas na parede é a profundidade de 60 cm. Em unidades montadas na parede é de 30-40 cm. Em unidades de piso, a espessura do tampo da mesa é levada em consideração.
Montado na parede
Armários de cozinha montados na parede são fixados na parede. Elas também são conhecidas por nomes como prateleiras suspensas, suspensas ou módulos. Armários de cozinha montados na parede são leves e menores em tamanho do que aqueles montados no chão. As portas podem ser feitas de madeira ou vidro, o que cria diferentes efeitos visuais.
Canto
Estes são os armários de cozinha mais complexos em termos de design. Todos os cálculos e adições a outros módulos começam com eles. Mesmo na hora de instalar, os marceneiros começam com armários de canto de cozinha. Para entender, pelo menos de alguma forma, o projeto que está sendo desenvolvido, você precisa entender as dimensões dos módulos superior e inferior da cozinha. Como as pias são sempre colocadas em unidades de canto, você precisa estudar os tamanhos padrão das pias para corresponder corretamente aos parâmetros do armário de canto da cozinha.
Tamanhos de armários de cozinha
A largura, altura e profundidade dos armários de parede e de chão são consideradas separadamente, pois existem algumas diferenças. Isto é especialmente verdadeiro em relação à profundidade. Agora vamos dar uma olhada nos padrões dos armários de cozinha.
Dimensões dos armários de cozinha de chão
A altura mais ideal é de 850 mm para donas de casa de altura média. Neste caso, esta altura é composta por:
- Base 100 mm;
- Estrutura do módulo (base) – 720 mm;
- Espessura do tampo da mesa: 280 mm.
Para mulheres altas, a altura dos armários de chão pode ser aumentada para 900 mm.
O padrão de profundidade já foi escrito acima:
- a profundidade padrão dos armários de cozinha inferiores é de 700-900 mm;
- A profundidade padrão dos armários superiores da cozinha é de 350-450 mm.
Padrões de armários de parede
A altura da parte da fachada frontal é de 700–900 mm. O comprimento dos elementos suspensos corresponde ao comprimento dos inferiores. É importante levar em consideração a distância entre a parte inferior dos módulos superiores e a superfície da bancada abaixo - ela deve ser de pelo menos 450 mm para garantir conforto e praticidade na hora de cozinhar. A altura ideal entre a superfície de cozimento e o exaustor é de 750 mm. A altura das gavetas da cozinha é:
- pequeno – 14 cm;
- médio – 28 cm;
- grande – 35 cm.
Tamanhos de armários de cozinha de canto, padrão
- As paredes laterais dos armários de canto da cozinha ficam paralelas às paredes da cozinha e ambas têm 600 mm.
- As paredes laterais dos módulos de canto, que são adjacentes às gavetas adjacentes, têm ambas 315 mm.
- A parte frontal é fechada por uma porta de 380 mm de largura.
- Traseira - cerca de 165 mm.
Tamanhos padrão de armários de cozinha
Ao fazer pedidos, os tamanhos padrão são os mais usados. É importante que todos os elementos estejam dispostos corretamente, pois assim até mesmo uma cozinha pequena parecerá impressionante e mais espaçosa do que é. Se você não levar em conta as regras básicas, o espaço da cozinha se parecerá com uma sala comum, com todo tipo de desordem. Se você levar em conta os tamanhos padrão dos módulos, você pode facilmente montar uma cozinha conveniente e prática.
Nome do módulo | Largura, mm | Altura, mm | Profundidade, mm |
Chão | 450 com 1 porta e 600-900 com 2 | 700-900 | 600 |
Parede | 450 com 1 porta 600-900 com 2 | 700-900 | 300 |
Angular | 400 (porta da frente), 170 – parede paralela traseira do gabinete | 700-900 | 600 e 600
600 e 420 |
É AQUI que fica esta rua. profundidade 700-900 mm. O padrão sempre foi aproximadamente 56.