Móveis estofados bonitos decoram a cozinha e a tornam muito mais confortável. Se o espaço permitir, um canto de cozinha pode ser colocado na área de jantar. As vantagens desses móveis são que eles economizam muito espaço. E com o conjunto certo de mesa e bancos, sua cozinha se tornará o lugar favorito para tomar chá ou café à noite com a família ou amigos.
Fazer um cantinho em casa não é tão difícil, mesmo que você não seja um especialista. Quase todos os materiais e ferramentas necessários podem ser encontrados em qualquer casa.
Contente
Regras gerais para montagem de móveis de armário
Cada artesão começa a fazer os móveis tirando medidas do local onde eles serão instalados. Montar um canto de cozinha requer um cálculo preciso das peças e a preparação de um desenho.
Os materiais são selecionados com base nas preferências. Pode ser uma árvore ou seus derivados:
- aglomerado;
- Aglomerado.
A regra geral para compra (seleção) de material é sua qualidade. A confiabilidade e a segurança da futura estrutura dependem disso. A cozinha não deve ter fumos provenientes das resinas que fazem parte do aglomerado, por isso é necessário um revestimento ou então é selecionado aglomerado neutro ou madeira. Eles devem ser cuidadosamente processados e cortados precisamente de acordo com as dimensões do projeto.
O canto da cozinha geralmente é macio, por isso os elementos apresentados na tabela são necessários para o estofamento.
Enchimento | Estofamento sintético ou espuma de borracha. |
Tecido para estofamento | Floco, microfibra, veludo, veludo artificial, tapeçaria. |
O tecido é cortado com uma pequena margem. O enchimento é escolhido para ser de densidade média, sua largura é de aproximadamente 3-4 cm.
Se o artesão tiver experiência suficiente, será possível selecionar materiais difíceis de processar, por exemplo, não flocado, mas couro artificial ou natural de alta qualidade.
Para montar os cantos da cozinha, selecione um material de base para a estrutura de suporte que tenha pelo menos 20 mm de largura, caso contrário, ao conectar com parafusos ou porcas, o material irá delaminar e esfarelar.
Ao trabalhar com aglomerado laminado, você também precisará de fita de borda da mesma cor. Ele é cortado depois que os painéis são ajustados ao tamanho.
Em casa, algumas pessoas fazem cantos mais originais - com duas ou três meias-cadeiras, cada uma com sua própria estrutura de suporte completa.
Ponto importante: Não é recomendado fazer cantos de cozinha com a parte “perna” fechada – será desconfortável sentar, especialmente se a mesa tiver apoios retos. A parte inferior precisa ser aberta para que as pernas possam se mover livremente.
Se você não puder prescindir de um suporte sólido, é melhor fazê-lo chanfrado – a parte inferior ficará em ângulo e não interferirá muito nas suas pernas.
O comprimento padrão de um canto de cozinha é de cerca de um metro e meio. Considerando que a maioria das áreas de jantar nas casas não tem uma área grande, essa opção é a mais popular. A largura varia de 50 cm.
Quais ferramentas são necessárias?
Para montar os móveis, você precisará das seguintes ferramentas:
- chave de fenda;
- serra;
- grampeador com grampos;
- quebra-cabeça;
- lápis;
- régua ou paquímetro;
- roleta.
Uma serra tico-tico é usada para processar peças de madeira – arredondá-las, moldá-las, etc.
Fixadores
Também é necessário selecionar parafusos auto-roscantes (para painéis de madeira maciça) e parafusos de confirmação (para aglomerado laminado). Para conectar as peças, tome cuidado para comprar cantos de aço.
Os assentos dos cantos da cozinha são pendurados usando dobradiças de piano especiais. Isso torna a base confiável e durável. Primeiro, as dobradiças são fixadas nas laterais usando parafusos e, depois, no painel do assento abaixo. É importante fazer marcações com antecedência para que não haja distorções e, consequentemente, falhas durante a operação.
Preparação antes da montagem
Para deixar o canto da cozinha com uma aparência organizada, suas partes de madeira são lixadas e as bordas externas são cobertas ou envernizadas após o acabamento. Materiais como tecido e enchimento exigirão tesouras de alfaiate, pois as comuns são inconvenientes e cortam de forma irregular.
A marcação das fixações dos móveis é feita com lápis e régua. O canto da cozinha não deve ser apenas estável, mas também confortável. Calcule o comprimento do assento principal e da parte de extensão (curta). Sua proporção geralmente é 3:1 ou 3:2. Este é o modelo mais simples, composto por 2 áreas de posicionamento. Você pode fazer uma versão mais complicada, então a proporção das partes será 2:1:1, 2:1:2 ou 2:2:1.
O mestre deve lembrar que a qualidade do produto acabado depende da sequência de ações. Não tenha pressa, mas pense bem em tudo.
O canto da cozinha é feito com uma base feita de vigas com ripas ou compensado grosso. Deve ser denso, não solto. Você também pode usar aglomerado.
Materiais de estofamento que não deixam marcas são usados em móveis de cozinha. Escolha um tecido que seja fácil de lavar e que não manche quando cuidado.
Processo de montagem do canto
A produção de móveis como um canto de cozinha exige precisão e exatidão de cálculos. Devido ao design composto, a menor inclinação pode afetar a estabilidade do produto. Vamos considerar o modelo mais simples, composto por duas partes.
- Prepare os painéis de suporte. As laterais também funcionam como partes das costas. Recomenda-se fazer protetores de calcanhar imediatamente.
- Conecte os painéis traseiros e os suportes principal e lateral separadamente. Pegue cola universal, lubrifique os assentos com ela e fixe a espuma de borracha (enchimento sintético), envolvendo-a por baixo. Pressione por alguns minutos (você pode colocar algo pesado em cima).
- Cole o recheio na parte de trás e deixe secar bem. Corte o excesso rente à lateral.
- Estique o tecido do estofamento e prenda-o aos painéis com grampos, dobrando primeiro as bordas do material para baixo.
- Fixe os assentos nas partes principal e lateral usando dobradiças para criar um ângulo uniforme. Para fazer isso, mova o elemento longo para a distância adjacente ao elemento curto.
O canto da cozinha pode ser feito de três partes. A sequência de etapas de montagem é a mesma, só que antes é necessário fazer uma inserção angular (90 graus) e depois fixar todas as peças. Este processo é bastante trabalhoso, é importante manter a precisão das dimensões para encaixar as peças restantes sem falhas.
Você também pode fazer um canto modular. Para fazer isso, você não precisa prender as peças umas às outras, basta colocá-las lado a lado. Isso é conveniente quando chegam convidados e você pode mover um dos assentos para o outro lado da mesa.
Os pilares traseiros não podem ser utilizados se o peso dos ocupantes for calculado por 50 m². presume-se que não seja mais do que 100 kg.
Decoração de canto de cozinha
O design dos móveis da área de jantar deve ser feito levando em consideração o estilo geral do ambiente. As partes abertas das costas e dos apoios podem ser revestidas com uma composição de verniz com tom de madeira natural - a opção mais popular. O acabamento do assento pode contrastar com a cor das pernas.
Os cantos da cozinha geralmente são feitos com suportes e costas moldados. Neste último caso, é importante que o elemento decorativo não caia sobre o local onde a coluna vertebral se apoia - isso é bastante desconfortável ao sentar. Belas curvas de peças de madeira podem ser criadas usando um quebra-cabeça. Os elementos acabados são envernizados e bem secos.
Você pode adicionar dois ou três banquinhos pequenos com estofamento da mesma cor no canto. É melhor escolher uma mesa oval. Tudo junto vai parecer um conjunto único e elegante, criando aconchego na cozinha. Certifique-se de que haja iluminação adequada. Luminárias largas tipo flip-flop com fio, cuja altura pode ser ajustada, são ideais para áreas de canto.
Em casas de campo, muitas pessoas preferem cantos sem estofamento, totalmente de madeira - tipo banco, com parte inferior aberta ou fechada (chanfrada). Esses produtos ficam muito elegantes e bonitos quando combinados com uma mesa de madeira no mesmo tom, se as bordas forem arredondadas e a madeira tiver uma textura agradável. A madeira exigirá processamento e lixamento cuidadosos para garantir que não haja rebarbas, saliências ou amassados causados pelos galhos cortados. Uma das opções de decoração é um cantinho com mesa brilhante, criada com tintas fluorescentes e poliuretano.