Uma pia de cozinha deve ser capaz de suportar absolutamente tudo. Panelas e frigideiras quentes, detergentes, água gelada e muito mais. É muito difícil encontrar uma assim. Uma pia de aço inoxidável é chamada de dezoito por dez. Esta é a porcentagem de cromo e níquel presente no aço inoxidável. Esta pia é resistente à corrosão, temperatura, ácidos domésticos e detergentes.

As pias podem ser embutidas ou suspensas. Os primeiros são cortados no tampo da mesa, os segundos são simplesmente colocados no móvel como uma tampa.

Pias suspensas
As pias suspensas são consideradas as mais econômicas e fáceis de instalar.
Bancadas embutidas
As unidades de encaixe são instaladas diretamente na bancada, para as quais é necessário cortar um furo correspondente
Pias embutidas
As pias embutidas são montadas abaixo da bancada, proporcionando uma vedação e aparência superiores

A escolha de revestimentos é limitada. Espelhado ou fosco. O aço inoxidável decorado difere do aço liso por sua maior espessura, menor nível de ruído e maior durabilidade. Em serviço geral. Arranhões mínimos são garantidos se a pia atender ao padrão estadual. É recomendável verificar a qualidade da sua compra usando um ímã. Aço inoxidável de alta qualidade não o atrai. Uma pia feita de liga de alta qualidade não custará mais do que cinco mil rublos. Este é um daqueles casos em que o preço é melhor que a qualidade.

Pia de metal
A pia de metal se adapta à maioria dos interiores, é simples e confiável de operar e fácil de limpar.

Uma pia feita de grés porcelânico custará cerca de doze mil rublos. Mas a qualidade do grés porcelânico está sempre no mesmo nível. Forma, tamanho, suavidade das curvas – tudo isso não desempenha um papel fundamental no funcionamento da pia. É uma questão de gosto. Foi descoberto que, para maior comodidade, a pia deveria ter pelo menos 25 centímetros de comprimento. E a profundidade não é menor que quinze centímetros. Ao escolher uma pia, você precisa examiná-la cuidadosamente. O esmalte deve ser uniforme e liso. Não deve haver saliências ou depressões. Deve ter dois furos para o misturador e o dreno.

Pia de grés porcelânico
A pia de porcelanato é durável e resistente, ecologicamente correta e está disponível em diversas cores e configurações, mas é mais cara.
Desenho de mesa
Desenho da marcação da bancada para instalação de pia embutida

Ferramentas para instalar uma pia em uma bancada:

  • lápis e régua. para marcar o furo no armário;
  • furar;
  • quebra-cabeça ou quebra-cabeça. para cortar um buraco para a pia.
  • conjunto de chaves de fenda;
  • alicate;
  • selante de silicone;
  • vedação de borracha.
Métodos de instalação
Métodos de instalação de uma pia em uma bancada

Instalando uma pia embutida em uma bancada

Montando uma pia embutida em uma bancada
Diagrama de montagem para uma pia embutida

Antes de instalar uma pia embutida, você precisa decidir o local onde ela ficará. Para começar a instalação, meça quatro centímetros da borda mais distante da bancada e seis centímetros da borda mais próxima da bancada. Pegamos um lápis e marcamos.

Papelão em branco
Usamos um molde de papelão para desenhar o contorno mais preciso possível na base do tampo da mesa.

Para cortar com precisão o vão para a tigela, coloque a pia na parte de trás e use-a como estêncil. Nós o contornamos e obtemos uma oval ou um círculo. Retiramos a tigela e contornamos-a novamente com um traço mais grosso. Fazemos outro contorno um centímetro mais profundo. Cortamos ao longo deste traço. Fazemos um furo para o quebra-cabeça em qualquer lugar conveniente, sem ultrapassar o contorno. Recorte o círculo. Para garantir um corte uniforme, use uma serra com dentes retos. Para evitar que o oval cortado caia, nós o fixamos por baixo com parafusos autoatarraxantes comuns.

Cortamos um nicho para a pia
Recortamos um nicho na parte frontal do tampo da mesa usando uma serra tico-tico

Instalamos caranguejos em suportes especiais, que fixarão a pia na bancada. Antes da instalação, colocamos um sifão e uma torneira embaixo da bancada. É muito mais prático assim. Enroscamos imediatamente as mangueiras na torneira. Para maior segurança, você pode parafusar mais alguns parafusos e continuar. Depois de terminar de cortar o oval, você pode desmontá-lo. Para fazer isso, você precisa segurá-lo bem. Instalamos a pia no seu lugar. Após a instalação, cubra a extremidade do corte com selante.

Aplicamos uma camada de selante
Aplicamos uma camada de selante na borda do tampo da mesa (no corte), que protegerá a superfície de madeira da penetração de umidade e evitará que a madeira inche.
Nós usamos um selante
Você pode usar um selante como método de vedação

No futuro, se entrar umidade embaixo da pia, a bancada não inchará. Conectamos a torneira. Nós usamos o sifão.

Montagem da pia com grampos
Você pode usar fixadores especiais para fixar com segurança a pia à bancada.

Montagem de uma pia de superfície em uma bancada passo a passo

Pia suspensa
A pia suspensa foi projetada para instalação em armários padrão de largura padrão.
  • Instalamos bancadas ou abrimos bancadas antigas. A caixa fica sem a tampa superior, fixamos ela na parte inferior e superior.

    Montagem do gabinete
    Montamos as paredes da base da mesa com parafusos ou buchas de madeira
  • Serramos a tampa superior no tamanho certo e fizemos um vão para a futura pia na bancada.
  • Fazemos tábuas que ficarão na parte superior do armário.

    Suportes para pia
    Os suportes da pia são placas em formato de L com uma ranhura diagonal em um dos lados.
  • Nós o revestimos com selante para evitar que a água vaze pelas bordas. Instalamos as tiras nas bordas revestidas em ambos os lados.

    Aplicamos uma camada de selante
    Aplicamos uma camada de selante de silicone na extremidade superior das paredes da base.
  • Depois instalamos a pia suspensa. Para fazer isso, parafuse parafusos no meio do slot.
  • Colocamos a pia no armário.

    Instalamos o misturador
    Instalamos uma torneira misturadora e um sifão na pia
  • Colocamos os cantos nos parafusos e os encaixamos no lugar. A diferença entre um dispositivo suspenso e um dispositivo de encaixe é que um dispositivo suspenso não precisa ser fixado com parafusos. Basta colocá-lo no chão, pressionar firmemente e encaixar as travas no tampo da mesa.
Instalamos uma pia
Instale a pia com cuidado para não danificar o sifão e o misturador instalados e não tocar no selante aplicado
Nós verificamos o trabalho realizado
Conectamos o misturador e o sifão aos tubos e verificamos o trabalho realizado

Montando uma pia de pedra em uma bancada

Cortamos a pia na bancada
Esquema de pia embutida na bancada

Pias de pedra são compostas por oitenta por cento de pedra e vinte por cento de aglutinantes. Pias de pedra suportam cargas pesadas, não conduzem eletricidade, não são afetadas por substâncias agressivas e são seguras para alimentos. Medimos as dimensões da pia na bancada usando uma régua e um lápis. Pegamos a pia, viramos e desenhamos ao redor dela.

Contornamos a pia com um lápis
Contornamos a pia com um lápis e, recuando 1,5-2 cm para dentro (dependendo do tamanho da borda da pia), desenhamos uma linha de corte

Medimos as dimensões exatas. Nós perfuramos um buraco. Pegamos uma serra tico-tico, instalamos no furo perfurado e cortamos um círculo. Aplicamos o shell; deve caber exatamente no local recortado.

Tiramos a parte interna
Depois que tudo estiver serrado, você pode simplesmente remover a parte interna do tampo da mesa.

Revestimos as bordas com silicone usando uma pistola de construção. Aplique uma camada espessa de silicone ao redor do círculo. Usando um pano ou luva, espalhe silicone sobre o corte. Também aplicamos selante na pia. Depois disso, instalamos no gabinete.

Inserimos a pia no furo
Vire a pia com cuidado e insira-a no furo, tomando cuidado para não tocar no selante aplicado nas bordas.

O furo para o misturador deve ficar mais próximo da parede. Colocamos algum tipo de peso para pressioná-lo bem. Deixe descansar por doze a vinte horas. Removemos o excesso de silicone. Conectamos o misturador e o sifão.

Instalamos um sifão na pia
Instalamos um sifão e um misturador na pia e conectamos o sifão ao cano de esgoto

Montando uma pia integrada em uma bancada

Pia de cozinha integrada
Uma pia de cozinha integrada cria uma composição única com a bancada da cozinha e requer habilidades no trabalho com ferramentas, por isso é melhor confiar a opção cara a profissionais

Este tipo de equipamento é uma unidade única composta pela bancada e pela pia. Exigências maiores são colocadas sobre ele. Esses dispositivos são mais grossos que os comuns e têm uma vida útil mais longa. Assim como para instalar os tipos anteriores de pias, fazemos um furo no gabinete, medindo claramente as dimensões. Você pode encomendar modelos para instalar qualquer pia. Então, marcamos o futuro buraco e o cortamos. As bordas afiadas são removidas com uma fresa. Os arredondamentos são então lixados manualmente. Aplique cola de polímero. Após a aplicação, a pia é instalada. Fixa-se e deixa-se repousar durante 12 horas. Por fim, a concha é ainda mais protegida preenchendo-a por baixo com uma resina de endurecimento rápido. É importante que o composto de enchimento seja aplicado somente nas paredes laterais. Em seguida é feita a impermeabilização com fita adesiva ou fita de alumínio. Remova o excesso de cola depois que o composto de enchimento endurecer. Conecte a água e drene.

Instalando um sifão e misturador para uma pia

Instalação de misturador e sifão para pia
Diagrama de montagem de uma pia com sifão em uma saída de esgoto

Os sifões têm duas partes principais: principal e pequena. Eles são coletados entre si. Uma porca de plástico é inserida na pequena. A vedação de borracha é inserida sob a porca. A parte pequena é inserida na maior. A porca é aparafusada até parar. Mas mesmo se você apertar a porca, a maior parte dela se moverá um pouco. Isso é necessário para que possamos colocar a ondulação em uma posição conveniente. No tubo que está localizado na parte grande. Ao lado daquele em que parafusamos a peça pequena. Inserimos uma vedação de borracha na segunda porca. Enroscamos a segunda parte do sifão neste tubo, que será fixado no fundo da pia e da bancada. Aparafusamos a porca até o fim para que a junta de borracha fique pressionada firmemente. Enroscamos a tampa de inspeção no sifão. Se houver um bloqueio, você pode desparafusar esta tampa, limpar o bloqueio e parafusar a tampa novamente. É mais fácil instalar o sifão antes de instalar a pia, do que o contrário. Aparafusamos o parafuso no sifão até ouvir um rangido característico. Não precisa torcer. Só falta instalar o tubo corrugado. Para fazer isso, primeiro insira a porca, a vedação, insira-a no sifão e rosqueie-a até parar. Agora você pode conectar o esgoto ao balcão.

É importante escolher a torneira certa para sua bancada. Primeiro, você precisa decidir como quer ligar a água. Abra a torneira ou levante e abaixe a alavanca. Cada um pode escolher um design que lhe agrade. Vale lembrar que preço baixo e design moderno são sinais de produção de baixa qualidade. É melhor comprar uma torneira europeia simples. Na hora de comprar, vale considerar a qualidade da água e a presença de aquecedor a gás na casa. Os preços das torneiras variam do menor ao maior. Tudo depende da qualidade. Então, vamos começar a instalação. Fechamos as torneiras de água quente e fria. Nós parafusamos linho nas conexões roscadas. Aplicamos pasta de encanamento no linho. Depois disso, parafusamos nas tomadas de água.

Você pode usar selante de silicone. Isso é feito para proteger o linho do apodrecimento. Conectamos mangueiras flexíveis ao misturador. São dois. Coloque uma junta de anel na base do misturador. Ele deve ficar na ranhura destinada a ele, caso contrário, ocorrerá vazamento de água. Nós parafusamos os pinos roscados. O kit do mixer pode conter um ou dois deles. Passamos mangueiras flexíveis pelo furo de montagem da pia. Ao mesmo tempo, você precisa verificar se a junta do anel se moveu. Nós consertamos o misturador por baixo. Colocamos a vedação de borracha. Usando uma chave de boca, aperte as porcas firmemente sobre a vedação. O guindaste não deve se mover. Conectamos a mangueira flexível de abastecimento de água às saídas de água. É importante que as mangueiras não torçam ou dobrem durante a instalação. Após todas essas ações, verificamos o funcionamento do novo equipamento. Abrimos a água e verificamos se há vazamentos.

Vídeo: Instalação e substituição de torneira e pia