A frase de Zhenya Lukashin em “A Ironia do Destino” “Não temos apartamentos muito grandes” pode ser facilmente aplicada a um setor de cozinha padrão medindo 6 m², típico de muitos edifícios da segunda metade do século XX.
Uma pessoa envolvida em trabalho público, trabalho na produção, deveria prestar pouca atenção à sua própria vida cotidiana, portanto os designers ideológicos acreditavam que ela não precisava de uma sala grande. As pessoas modernas são forçadas a adaptar o espaço limitado desses apartamentos às realidades de suas próprias vidas.
Como projetar uma cozinha para que um espaço comprimido amplie suas possibilidades, se torne confortável, aconchegante e completo? Como distribuir o conjunto mínimo necessário de móveis para que haja espaço para livre circulação?
Contente
- Projetando uma cozinha pequena
- Selecionando opções de posicionamento de móveis
- A singularidade das variantes de "letras"
- Usando variações "lineares" na disposição dos móveis da cozinha
- Simplicidade, cálculo preciso e esquema de cores são os três pilares de um projeto de cozinha bem-sucedido
- Truques úteis de design de cozinha
- VÍDEO: Projeto de interiores de cozinha de 6 m².
- Projeto de cozinha de 6 m² – 50 ideias de fotos:
Projetando uma cozinha pequena
A implementação de cada projeto de design começa com respostas às perguntas:
- A quem se destina?
- Quais tarefas devem ser concluídas?
- Quais são os prós e os contras do layout do espaço existente?
É fundamental levar em conta seu ritmo de existência, traços de caráter e hobbies.
Número de pessoas | 1-2 pessoas | Grande família |
Estilo de vida, dieta | Café da manhã, jantar (geralmente fora de casa) Ao receber convidados - peça comida para entrega, lanches comprados na loja | Pequenos-almoços, almoços e jantares tradicionais completos |
Recomendações para organizar o espaço da cozinha | A cozinha é um compartimento tecnológico; quando uma área de cozinha e sala de estar comum é alocada, as refeições são servidas no balcão do bar, na seção de bancada da unidade de cozinha. | Remodelação de um apartamento – demolição de uma parte de uma parede ou corte de uma grande abertura, combinação da cozinha com a sala comum, criação de uma sala de estar e jantar, movimentação do grupo de jantar para a área de jantar |
Uma cozinha pequena padrão é um cômodo quase quadrado com uma porta e uma janela em paredes opostas, com a porta quase adjacente à superfície perpendicular da parede. No entanto, existem outros projetos:
- Uma sala alongada com uma janela no final
- Uma sala alongada com uma janela no topo da longa parede
- Uma sala cuja entrada está localizada no centro da parede oposta à janela
Selecionando opções de posicionamento de móveis
A regra básica da ergonomia para projetar um espaço de cozinha é usar um “triângulo” onde os vértices são a geladeira, o fogão e a pia da cozinha. Ao usar um layout triangular, uma pessoa gasta menos tempo e esforço em movimento durante o processo de cozimento.
Na opção de cozinha pequena, um arranjo linear também é aplicável: unidade de refrigeração, fogão, pia. Independentemente da execução à esquerda ou à direita, ao elaborar um projeto detalhado, é necessário levar em consideração a sequência dos processos tecnológicos:
- Pos produtos são retirados da geladeira
- Meles estão se preparando e se preparando
- Psão submetidos ao processamento culinário
Uma pessoa precisa de espaço livre para trabalho intermediário.Para uma cozinha pequena, o "axioma do triângulo" muitas vezes se torna a "constante do comprimento do braço", ou seja, a área do cômodo é tão limitada que uma pessoa praticamente não precisa se movimentar para realizar ações.
De acordo com o layout do espaço da cozinha, várias maneiras de organizar os móveis são oferecidas:
- Em forma de L
- Em forma de U
- Linear
- Paralelo
Layout de cozinha em formato de U: tudo está à mão.
A singularidade das variantes de "letras"
No caso de unir uma pequena cozinha a uma sala de estar e formar um “nicho” de cozinha destinado apenas à cozinha, seria uma boa ideia utilizar opção nº 2, onde a estrutura em forma de U pode ser virada com o lado aberto em direção à sala de estar (três lados fechados vão ao longo de duas paredes e sob a janela) ou em direção à janela.
A versão em formato de U implica um arranjo semelhante para a fileira inferior. É melhor colocar a fileira superior de módulos na parede mais distante, porque armários de parede salientes no plano lateral irão desorganizar visualmente o espaço, tornando uma cozinha pequena microscópica.
Os designers de estúdios de cozinha aconselham montar os módulos até o teto, sem deixar um recesso aberto acima deles. Isso cria espaço de armazenamento adicional para acessórios que não são de uso inicial (toalhas de mesa, panelas grandes, utensílios de cozinha - processador de alimentos, máquina de fazer pão, vaporizador) e também facilita a limpeza.
Opção nº 1 envolve a implementação do arranjo em uma cozinha quadrada fechada. A carga principal recai sobre a parede vazia do fundo, onde a geladeira, a pia e o fogão são dispostos em fileira com espaços mínimos. A barra superior da letra "G" está conectada à parede com a abertura de entrada. Trata-se de uma fileira de armários inferiores com profundidade reduzida e uma parte superior que atua como superfície de trabalho principal.
Uma imagem espelhada da opção é a instalação de uma superfície de trabalho que cubra o peitoril da janela ao longo de toda a parede oposta à porta de entrada.
Usando variações "lineares" na disposição dos móveis da cozinha
O design de uma cozinha de dimensões limitadas só pode ser combinado com um conjunto mínimo de móveis. Opção nº 3 sugere que o proprietário do apartamento é um individualista que não se preocupa com questões nutricionais. As principais características de um projeto “unifilar”:
- Rdistribuição de módulos de cozinha em uma linha
- Zpreenchendo toda a parede com armários
- EMconstrução de unidades de refrigeração baixas que cabem sob a bancada
- EMcorte de fogões de 2 bocas
- EMEscolhendo uma pia com volume mínimo
Opção nº 4 - “mundos paralelos” é uma forma de organizar o espaço da cozinha, quando há 2 paredes finais com pilares largos até as aberturas das janelas e portas. Neste caso, a geladeira deve ser combinada com a pia em um plano, e o fogão deve ser movido para a parede oposta.
É melhor colocar um forno de micro-ondas, forno, torradeira e cafeteira deste lado. Seria mais conveniente elevar o micro-ondas ou a máquina de café, escondê-los dentro de um armário de parede, em vez de ocupar toda a superfície horizontal.
Simplicidade, cálculo preciso e esquema de cores são os três pilares de um projeto de cozinha bem-sucedido
A parte difícil ao escolher um conjunto de cozinha é encontrar a paleta certa. Em uma cozinha pequena e fechada, móveis brilhantes serão opressores devido à sua saturação, e uma abundância de cores em um espaço limitado será irritante.
Pesquisas no campo da psicologia das cores confirmam:
- PARAvermelho - provoca comportamento agressivo
- Fvioleta - causa depressão
- Eamarelo, em pequenas inclusões capazes de criar um clima alegre e ensolarado, em geral afeta negativamente a saúde mental das pessoas
Além disso, você não deve usar para o conjunto de móveis superfícies de fachada com textura ou padrão, madeira escura, típicas do classicismo pomposo ou country sólido. O design pesado e maciço da cozinha preenche todo o ambiente.
A melhor opção é mais simplicidade, tranquilidade, elegância, deixando a cozinha estilosa. Minimalismo, clássicos modernos, estilo escandinavo, alta tecnologia, estilo ecológico – essas variedades são perfeitas para criar um espaço bem pensado, tecnológico e bem equipado.
Frentes de móveis de cozinha brilhantes (refletivas), aventais de vidro e espelhos permitirão que você expanda opticamente as dimensões limitadas da cozinha e a torne mais volumosa.
- Go brilho profundo das fachadas reflete os objetos, amplia o volume
- ZEspelhos trazem luz a uma cozinha pequena e ampliam suas dimensões
Um espelho grande cobrindo a parede inteira é uma técnica que expande visualmente o espaço e funciona perfeitamente em uma cozinha com uma pequena área de jantar.
Truques úteis de design de cozinha
Para adicionar funções adicionais à cozinha, é necessário medir cada centímetro, analisar as vantagens de um espaço pequeno, camuflar cuidadosamente todos os detalhes que diferem em forma ou cor e aplicar ideias de design que expandam as capacidades de objetos comuns.
- Instalar persianas de enrolar como um armário de arquivo ajudará a esconder completamente o nicho de trabalho na área da cozinha.
- Itens grandes (geladeira, lava-louças, forno) devem ser comprados como unidades embutidas - armários fechados idênticos que preenchem uma parede inteira fazem com que grandes peças de mobiliário e eletrodomésticos sejam menos visíveis.
- Prateleiras abertas com um mínimo de decoração ajudarão a iluminar o ambiente e torná-lo arejado.
Uma variedade de técnicas de armazenamento de parede pode ajudar quando armários não são possíveis ou desejáveis. - Para aumentar a capacidade de armazenamento, vale a pena fornecer gavetas em vez da base do conjunto de móveis, fechos para tampas e tábuas de corte na parte interna das portas dos móveis. Prateleiras estreitas substituirão as faixas de fachada que cobrem as aberturas dos módulos até as paredes.
- Uma mesa completa pode substituir com sucesso uma pequena mesa deslizante perpendicular ao balcão da cozinha ou ao peitoril da janela, um leque dobrável de superfícies fixadas sob o balcão do bar ou uma mesa de parede elevatória. Na última versão, cadeiras dobráveis penduradas em ganchos de parede se tornarão uma decoração única em estilo loft.
Essas dicas simples permitirão que você crie, mesmo em espaços pequenos, uma verdadeira obra-prima que você ficará feliz em mostrar a todos os seus amigos. VÍDEO: Projeto de interiores de cozinha de 6 m².
Projeto de cozinha de 6 m² – 50 ideias de fotos: