Hoje em dia, quase todas as famílias têm um conjunto de cozinha. É prático, espaçoso e torna o trabalho na cozinha racional e eficiente. Mas é igualmente importante que o ambiente tenha boa iluminação: ela é especialmente necessária aqui. No entanto, as realidades atuais com os altos preços da eletricidade e a baixa qualidade das lâmpadas incandescentes nos fazem pensar em encontrar maneiras mais eficientes e baratas de obtê-la.
O resultado tem sido o uso crescente de lâmpadas economizadoras de energia e iluminação LED. Muitas Edisons nacionais foram ainda mais longe: agora, para economizar eletricidade, elas oferecem fontes de luz pontuais que destacam áreas individuais de um cômodo ou mobília.
Contente
- Vantagens e desvantagens da iluminação da unidade de cozinha
- Tipos de Iluminação: Prós e Contras das Opções
- O que prestar atenção especial ao escolher lâmpadas e luminárias
- Quais são as características da iluminação da unidade de cozinha e como aplicá-las no interior
- Seleção e instalação por você mesmo
- Vídeo: Iluminando a área de trabalho da cozinha. Retroiluminação LED.
- 50 Melhores Ideias para Organizar a Iluminação e a Retroiluminação na Cozinha
Vantagens e desvantagens da iluminação da unidade de cozinha
Para criar as condições de trabalho mais favoráveis na cozinha, a iluminação do móvel da cozinha será eficaz. Ele permite criar uma atmosfera especial para a anfitriã e revela uma série de fatores que confirmam a adequação de seu uso. Entre eles:
- iluminação completa da área de trabalho;
- criando uma atmosfera de conforto e atratividade;
- a capacidade de iluminar não toda a cozinha, mas apenas a área necessária;
- uma variedade de modelos de lâmpadas com diferentes configurações e métodos de montagem;
- economizando o orçamento familiar.
Quanto às desvantagens, a principal é considerada o preço bastante alto para esse tipo de produto.
Tipos de Iluminação: Prós e Contras das Opções
A conveniência de trabalhar na cozinha não depende apenas do seu tamanho e da disposição correta dos móveis, mas também da escolha dos equipamentos de iluminação, sua qualidade, preço e localização. Nesse sentido, é importante considerar todos os tipos de fontes de luz utilizadas, apresentando suas vantagens e desvantagens em uma tabela.
Nome da lâmpada | Aspectos positivos | Imperfeições |
Lâmpada incandescente | Variação de potência de 20W a 500W.
Baixo custo | Eles não são particularmente duráveis
Alto consumo de energia |
Lâmpada LED | Vida útil prolongada
Baixo consumo de energia Segurança Ampla gama de produtos Várias opções de cores Design espetacular A economia de energia chega a 15% | É necessário selecionar uma luminária levando em consideração a configuração da base
Custo relativamente alto |
Fita de LED | Pode ser montado em qualquer configuração
Não há limitação quanto à duração da instalação e seus locais. | LEDs muito baratos perdem brilho após poucos meses de uso, baixa qualidade |
O que prestar atenção especial ao escolher lâmpadas e luminárias
Para que a escolha das fontes de luz seja bem-sucedida, é importante levar em consideração algumas nuances que permitem selecionar a lâmpada ou luminária de mais alta qualidade e eficácia para iluminar o ambiente e os móveis da cozinha.
- Se a cozinha for escura, com pouca luz natural por 1 m² de espaço, será necessária uma luminária com potência de pelo menos 25 W. Calcular os volumes de energia necessários usando luz artificial não é particularmente difícil: para isso, basta multiplicar o indicador de área por 25. Nesse caso, o mais adequado seria colocar não uma lâmpada de alta potência, mas várias, em locais diferentes.
- O próximo ponto a ser observado é a economia de energia. As mais eficazes nesse sentido são as lâmpadas LED, que consomem quase cinco vezes mais que as lâmpadas incandescentes. Além disso, sua vida útil é muito maior que o normal.
- O esquema de cores do design da cozinha desempenha um papel especial. Dependendo da área da sala, sua localização e a quantidade de luz natural, a cor da lâmpada deve ser selecionada:
- se a cozinha for pequena e tiver pouca luz natural, e o conjunto de cozinha for de cor escura, vale a pena usar eletrodomésticos brancos, que ampliarão visualmente o espaço e o iluminarão mais intensamente;
- uma cozinha razoavelmente espaçosa é melhor iluminada com lâmpadas de diferentes tonalidades de cores; neste caso, você pode colar uma tira de LED no fone de ouvido, tanto na borda superior quanto na inferior;
- um espaço muito grande com teto alto dará uma sensação de aconchego se você colocar lâmpadas amarelas quentes em lugares diferentes; Também é melhor decorar a iluminação dos móveis com cores quentes.
- Abajures têxteis feitos de materiais com uma variedade de cores, inclusive contrastantes, dão ao ambiente uma cor única, aconchego e “aconchego”.
Importante! A iluminação corretamente selecionada para a área de trabalho ou cozinha deve ser a mais segura, durável e econômica possível, além de protegida contra umidade e gordura.
Quais são as características da iluminação da unidade de cozinha e como aplicá-las no interior
Existem diferentes maneiras de iluminar móveis de cozinha; A iluminação de fundo mais eficaz é feita com lâmpadas LED e fitas de LED. É importante iluminar com precisão as áreas mais importantes da área de trabalho e os móveis sem consumir muita eletricidade. A iluminação pode ser obtida usando:
- lâmpadas embutidas que proporcionam a luminosidade necessária na área da bancada ou perto dos armários; não ocupam muito espaço e, se instalados corretamente, adaptam-se organicamente ao interior;
- luminárias de superfície que criam uma atmosfera confortável, são fáceis de usar e são instaladas no móvel da cozinha;
- O uso de fitas de LED confere uma singularidade especial ao design do ambiente, pois podem ser colocadas em qualquer parte da cozinha e dos móveis, possuem diferentes tonalidades de cores e são fixadas ao longo do perímetro ou da largura dos armários.
Seleção e instalação por você mesmo
O uso de lâmpadas incandescentes convencionais não permite iluminação adequada da área de trabalho na sala ou nos armários. A maneira mais conveniente de fazer isso é usar luzes LED ou fita. Além disso, não apenas especialistas podem equipá-los: a instalação pode ser feita por você mesmo, levando em consideração as características da instalação.
- Dispositivos básicos para iluminação da superfície de trabalho e dos móveis da cozinha:
- lâmpadas fluorescentes;
- Fitas e lâmpadas de LED;
- outros dispositivos especiais.
- É importante decidir o tipo de luminária.
- Para iluminar a cozinha, você pode usar iluminação pontual, que vai destacar:
- área de cozimento, iluminando o fogão ou fogão:
- a área de trabalho onde a anfitriã trabalha;
- área de jantar.
- Para iluminar um conjunto de cozinha, uma faixa seria mais apropriada, então você precisa calcular o comprimento de todo o produto ou área que será iluminada.
- Para instalar a fita de LED, você precisa de uma fonte de alimentação, e até quinze metros de fita podem ser usados em um dispositivo. Os fios devem ser isolados passando-os por tubos termoencolhíveis.
- Para colar a fita ao longo do comprimento do móvel da cozinha, é necessário remover o revestimento protetor do lado autoadesivo.
Especialistas acreditam que a melhor opção é a iluminação com lâmpadas LED modernas e econômicas, que estão sendo cada vez mais preferidas em relação a outras fontes de iluminação. Eles distribuem a luz uniformemente sobre a mesa e em áreas selecionadas.
A escolha do tamanho e do tipo de iluminação depende da importância do uso de uma área específica da cozinha.
Conselho. Um pré-requisito para o sucesso na colagem de tiras de LED é a preparação cuidadosa da superfície: massa ou primer, bem como desengorduramento.
Concluindo a conversa sobre iluminação, vale lembrar que ela não é apenas um equipamento funcional para iluminar a área de trabalho e o conjunto de cozinha, mas também se tornou uma tendência da moda que traz um toque decorativo ao design de interiores.