A cozinha é um lugar onde os moradores de apartamentos passam muito tempo: eles cozinham, comem e, muitas vezes, também se reúnem com amigos. Portanto, naturalmente, você quer que o ambiente tenha uma aparência atraente.

Cozinha aconchegante favorita
Uma cozinha aconchegante e querida se torna um lugar de comunicação familiar, um cômodo no qual eles costumam passar a maior parte do tempo livre.

A bancada é considerada a parte do móvel da cozinha que, devido ao uso regular e à maior suscetibilidade a vários tipos de danos, perde sua atratividade mais rapidamente. Se o dano for pequeno, vale a pena consertar a bancada - as opções dependem do material usado em sua fabricação.

Cargas de mesa
A bancada utilizada na cozinha está sujeita a diversas cargas durante seu funcionamento.

Se a superfície não puder mais ser restaurada, vale a pena considerar um método mais radical: sua substituição completa. Vamos analisar mais de perto as opções para atualizar a bancada da sua cozinha com suas próprias mãos.

 

Mesa com azulejos de cerâmica
Uma mesa feita em casa com azulejos de cerâmica parece incomum

Reparos cosméticos: TOP-3 métodos criativos

Resultado da substituição da bancada
O resultado da troca da bancada e a vista da cozinha antes e depois

Existem diferentes maneiras de atualizar uma bancada existente - o resultado final aqui depende em grande parte da sua imaginação. No entanto, há três opções principais que são as mais populares.

Substituição de bancada antes e depois
Reforma da cozinha após substituição de bancadas e armários

Em primeiro lugar em termos de criatividade e prevalência está a pintura de uma mesa usando um estêncil. Esse método permite que você implemente qualquer ideia e também é o mais barato. O molde desejado pode ser encontrado na Internet, impresso, depois você só precisa recortar o próprio estêncil (use papelão grosso ou plástico fino) e é hora de começar a trabalhar.

Decorando com estênceis
Com a ajuda de estênceis, você pode dar vida a quase qualquer ideia, e esse método não será caro

Além do estêncil, você também precisará de tintas acrílicas nas cores desejadas, um pincel e uma esponja de espuma. Antes de começar a pintar, é preciso preparar a superfície: lavá-la e desengordurá-la. Em seguida, o tampo da mesa é coberto com a cor de base e, então, usando um molde e uma esponja, o desenho selecionado é aplicado. Para evitar que a tinta escorra por baixo do estêncil e garantir que o padrão fique claro, os especialistas recomendam aplicar uma camada fina de tinta na esponja. Se não tiver certeza se consegue aplicar a imagem perfeitamente com uma esponja, use um pincel.

A pintura com estêncil combina bem com decoupage. Este método não é recomendado para uso na superfície de uma área de trabalho que é usada regularmente e limpa com detergentes químicos, mas, por exemplo, uma mesa de jantar ou um balcão de bar em um estúdio podem ser decorados com segurança dessa maneira.

Mesa criativa na sombra dxxx
Você pode fazer algo criativo com suas próprias mãos se usar a técnica de decoupage

O principal é não exagerar na quantidade de desenhos, escolher a combinação certa de imagens para decoupage e padrão de pintura, caso contrário, pode ficar desleixado.

Os custos com ferramentas e materiais necessários aqui também são mínimos. Imagens prontas para decoupage são vendidas em todas as lojas de artigos para artesanato, mas você pode economizar dinheiro recortando imagens de guardanapos, revistas e jornais. O trabalho é realizado em várias etapas:

  1. limpar e desengordurar a superfície;
  2. dilua a cola PVA com água (na proporção de um para um) e molhe as fotos com essa solução;
  3. cole cuidadosamente as imagens na mesa, alisando-as para remover quaisquer bolhas de ar que estejam embaixo delas;
  4. Após a secagem completa, a superfície é coberta com verniz em três, ou melhor ainda, quatro camadas (cada camada deve secar antes de aplicar a próxima).

A segunda opção para atualizar a superfície de trabalho de uma unidade de cozinha com suas próprias mãos é cobri-la com azulejos decorativos. Esta opção é adequada para bancadas de plástico, madeira e aglomerado/fibra. Até mesmo ladrilhos de cerâmica comuns são adequados para isso, mas ladrilhos de mosaico têm um aspecto muito melhor.

Combinação de peças
É aconselhável combinar os azulejos da bancada por tamanho e tonalidades - assim o padrão ficará mais original

Ao escolher o esquema de cores do futuro revestimento, os especialistas recomendam levar em consideração o estilo do avental localizado acima da área de trabalho. Um design mais original pode ser alcançado usando uma combinação de peças que diferem em tamanho e cor.

Azulejos combinados com mosaicos
Além disso, os azulejos podem ser combinados com mosaicos na forma de azulejos grandes, o que simplifica e acelera significativamente o processo de decoração.

Para renovar com azulejos, você precisará dos próprios azulejos, do adesivo para eles e da argamassa. A sequência de ações na execução do trabalho é semelhante ao método anterior de restauração da bancada: a superfície deve ser lavada, seca, depois deve ser aplicada a cola e os ladrilhos devem ser assentados. Depois que tudo estiver seco, a argamassa é aplicada sobre os azulejos.

O método mais caro para consertar uma bancada é o terceiro: usar vidro temperado. Mas o resultado parece adequado: caro. O conjunto de ações é padrão: limpeza, desengorduramento da superfície, revestimento com tinta, após secagem - assentamento, fixação da placa de vidro.

Tampo de mesa com vidro
Um tampo de mesa pintado com vidro ficará apresentável e muito rico.

Para um visual mais dramático, em vez de uma camada sólida de tinta, pinte um desenho na bancada. Para esse propósito, frequentemente são utilizadas pinturas com estêncil ou decoupage. O vidro temperado protegerá o padrão contra abrasão e tornará a mesa mais durável (a menos, é claro, que você vá cortar carne com um machado aqui). Os especialistas também recomendam que tal estrutura seja removida do fogão.

O vidro pode ser usado para cobrir qualquer superfície.
Você pode colocar vidro diretamente sobre uma superfície não tratada com qualquer textura

Não sujeito a restauração

Às vezes, consertar uma bancada velha custa mais do que comprar uma nova. Aqui a escolha é óbvia: é melhor substituí-lo. Hoje em dia, existe uma infinidade de opções, por isso é possível escolher uma para cada gosto, cor e orçamento. Na hora de escolher, vale considerar também o estilo geral do conjunto de cozinha.

Existem cinco tipos de tampos de mesa:

  • de aglomerado/placa de fibra;
  • de madeira;
  • metal;
  • pedra;
  • vidro.

Tampos de mesa feitos de aglomerado ou fibra, revestidos na parte superior com uma camada de plástico para maior resistência à umidade e às altas temperaturas, são a melhor opção em termos de relação preço-qualidade. Eles também têm uma grande variedade de texturas, são extremamente fáceis de cuidar e são bastante resistentes a vários tipos de danos. Juntas devidamente revestidas com selante repelente de água prolongarão significativamente a vida útil da superfície e também preservarão seu formato original. Desvantagens do plástico – arranhões e manchas podem permanecer.

Tampo de mesa com camada de plástico
Bancada com camada externa de plástico – compósito moderno na cozinha

Os planos de pedra são divididos em dois subtipos: pedra artificial ou pedra natural. Suas características distintivas são alta resistência, resistência a quaisquer influências externas (umidade, temperatura, etc.) e aparência atraente.

Bancada de pedra
Bancada de cozinha em pedra natural
Bancada de pedra artificial
Uma opção prática e menos dispendiosa é uma bancada de pedra artificial

As principais desvantagens são o grande peso, o alto custo e, além disso, se alguma parte do tampo da mesa for danificada, ela terá que ser substituída completamente.

Mesas de metal são feitas de aço inoxidável e são usadas principalmente em cozinhas profissionais. Eles são resistentes a influências mecânicas e químicas, não têm medo de umidade e altas temperaturas e o preço também não é muito alto. Este material não apresenta desvantagens específicas, no entanto, alguns tendem a argumentar que ele contribui para a perda de propriedades benéficas dos produtos cortados em tal mesa.

Mesa de metal
Mesa de produção em aço inoxidável

Bancadas de madeira são preferidas pelos amantes de tudo que é natural, ecológico e esteticamente atraente. No entanto, vale a pena considerar o "desgaste" bastante rápido do material, além de poder desbotar devido ao sol ou sob a influência de altas temperaturas e, se o revestimento de verniz for danificado, pode deformar-se, por isso requer cuidados especiais. Além disso, o preço da superfície é bastante alto.

Tampo de mesa em madeira maciça
Tampos de mesa de madeira maciça são feitos de freixo, carvalho, bordo, cerejeira, nogueira ou bambu de alta resistência.

Quanto às superfícies de vidro para cozinha, elas não são adequadas para todos os designs - por exemplo, em um antigo apartamento da era Khrushchev com uma reforma "de avó", essa superfície parecerá no mínimo estranha, mas fica ideal em uma cozinha moderna e espaçosa. As vantagens de um tampo de mesa de vidro são resistência a impactos, resistência à alta umidade, altas temperaturas e uma ampla gama de cores. Entre as desvantagens estão o alto custo e a necessidade de cuidados especiais.

Mesa de vidro
Mesa de vidro com pés cromados em design moderno

Nós mudamos qualitativamente e corretamente com nossas próprias mãos

O processo de substituição não requer nenhuma habilidade especial, mas seria uma boa ideia primeiro descobrir como atualizar a bancada da cozinha. Dessa forma, você pode fazer tudo corretamente e evitar erros que podem afetar a vida útil da superfície.

As ferramentas que você vai precisar são uma furadeira com brocas, uma serra tico-tico, serras, lixa (de preferência de grão fino), selante, uma espátula e, para marcar e fazer medições, um lápis, fita métrica, gabarito e esquadro.

Ferramentas de substituição de bancada
Ferramentas e materiais que você precisará para substituir sua bancada sozinho

Depois que tudo o que você precisa estiver preparado, mãos à obra. Primeiro, você precisa desligar a água e outros serviços públicos, remover a pia e o fogão e, em seguida, desmontar a bancada antiga. Os especialistas recomendam desmontá-lo com cuidado, de preferência preservando as peças que foram usadas para fixá-lo — talvez você precise dos cantos ou de alguns parafusos do conjunto antigo.

Removendo selante antigo
Após a desmontagem da bancada, é necessário remover os restos do selante antigo nas juntas com a parede.

Após a desmontagem da superfície antiga, é necessário lavar bem o local onde será instalada a nova, prestando atenção especial às juntas. Se ainda não houver furos na bancada para o fogão e a pia, agora é a hora de fazê-los.

Estêncil para um novo
Usamos o tampo da mesa antigo como molde para cortar um novo e colocamos protetores nas bordas para evitar a entrada de umidade.

No caso de vidro, pedra ou madeira, se você não tiver certeza de que pode fazer tudo corretamente com suas próprias mãos e não vai estragar o material caro, é melhor confiar o corte dos furos correspondentes a especialistas.

Fazemos marcações para a pia
Fazemos marcações para a pia e o fogão, cortamos cuidadosamente os furos
Nós inserimos a pia
Cobrimos com selante e inserimos a pia na nova bancada

Em seguida, o tampo da mesa é colocado em seu lugar. Antes de fixá-lo na parede e no restante dos móveis, é preciso certificar-se de que ele fique estritamente horizontal. Depois que todos os fixadores estiverem instalados, a bancada estará pronta para uso.

Instalando o mixer
Montamos o perfil superior no suporte de travamento, depois conectamos o sifão à pia e instalamos o misturador.

A única coisa que pode ser feita é cobrir as juntas com cantos para maior estética e, ao mesmo tempo, confiabilidade de uso.

Cobrimos com um rodapé decorativo
Cobrimos a junta entre o tampo da mesa e a parede com um pedestal decorativo e instalamos cantos

Vídeo: Master class: decorando uma mesa com mosaicos

50 ideias de fotos para atualizar e decorar a bancada da sua cozinha: