Qual é a coisa mais importante no planejamento de móveis de cozinha? Claro, um grande espaço de trabalho e espaço de armazenamento suficiente. Muitas vezes acontece que os acessórios necessários são colocados nos armários inferiores e pedestais, fazendo com que os armários de parede se tornem um elemento desnecessário do conjunto de móveis. Você não precisa instalar armários superiores só porque é suposto. Esses são estereótipos antigos.

Hoje em dia, os móveis de cozinha padrão estão saindo de moda; cada vez mais são feitos sob encomenda, levando em conta os desejos do cliente. Você pode escolher o modelo que preferir ou criar o seu próprio. Se o layout for difícil, consulte um designer. Se você acha que armários superiores não são necessários, você pode ficar sem eles. Mas vale a pena considerar as vantagens e desvantagens de tal layout com antecedência. Decida onde os pratos, a comida e outros atributos necessários serão colocados.
Contente
- Vantagens e desvantagens
- Tipos de cozinhas sem armários superiores
- O que prestar atenção especial ao escolher
- Dimensões da cozinha sem armários superiores
- O que há de especial neles e como usá-los no interior?
- Vídeo: Projeto de cozinha sem armários superiores
- 50 móveis de cozinha originais e lindos sem armários de parede em vários estilos:
Vantagens e desvantagens
Vamos considerar todas as nuances de uma cozinha assim.
Vantagens | Imperfeições |
Boa iluminação. A área de cozimento é iluminada o suficiente para tornar o preparo dos alimentos confortável. | Às vezes não há espaço suficiente para armazenamento. Quando as dimensões dos armários da base são insuficientes, há necessidade de armários de parede. Para espaços pequenos, é melhor comprar um conjunto completo. |
Muito espaço. Uma cozinha sem armários de parede aumenta visualmente o tamanho. | |
Menos tempo é gasto na limpeza devido à ausência de armários superiores, que estão constantemente sujos e difíceis de limpar. E a superfície acima da área de trabalho é coberta principalmente com ladrilhos de cerâmica, é mais fácil de limpar, assim como o exaustor | Qualquer imperfeição, seja sujeira ou manchas, fica visível. Os armários superiores tornam essas imperfeições menos perceptíveis porque sombreiam a superfície das mesas. |
Economia. Você não terá que pagar por muitas peças de mobiliário superior. Uma cozinha sem armários superiores custará menos. | |
Confiabilidade. Acontece que móveis suspensos podem cair devido à sobrecarga. Sem ela, isso não acontecerá. | Se você instalou prateleiras acima da superfície de trabalho, certamente precisará limpá-las com frequência, pois a poeira se acumulará constantemente nelas. Para cozinhas pequenas, faz sentido pendurar vários armários. |
Disponibilidade. Nem todos conseguem alcançar o armário superior para pegar o que precisam. Mesas com gavetas fundas são adequadas para todos. |
Tipos de cozinhas sem armários superiores
As lojas de móveis oferecem uma grande variedade de armários de cozinha sem armários superiores ou com um número mínimo deles. Vale ressaltar que a maioria dos aparelhos é equipada com grandes armários de coluna, onde há espaço para eletrodomésticos embutidos e amplos módulos de armazenamento. Devido à forma como as unidades de piso são dispostas, há uma série de alternativas básicas de design para o interior de uma cozinha sem armários superiores.
- Colocação retilínea. Móveis de chão são colocados ao longo de uma parede da sala, cobrindo-a com um tampo de mesa. De forma semelhante, equipe uma área de trabalho confortável para cozinhar com uma pia, um fogão embutido ou reserve espaço para preparar e cortar alimentos. Este layout permite que você coloque módulos altos na diagonal ou em direções opostas.
Linear - um esquema onde os armários de chão são dispostos em uma linha ao longo de uma parede, total ou parcialmente A área de trabalho com a pia e o fogão em tal cozinha estão localizados um ao lado do outro - Arranjo de canto. Ela difere do anterior porque o conjunto é instalado próximo a duas paredes adjacentes, ou seja, ele captura o ângulo do ambiente. Dessa forma, é formado um módulo em forma de L, no qual os armários das colunas ficam localizados a uma certa distância da outra parede.
Canto – uma opção racional e conveniente para colocar móveis de cozinha Design de cozinha de canto em preto sem módulos superiores - Arranjo em forma de U. Os móveis de piso do conjunto de cozinha cobrem duas ou três paredes adjacentes. Este tipo de design é adequado para salas quadradas ou retangulares de metragem padrão ou grande.
A disposição paralela dos móveis é adequada para cozinhas muito espaçosas ou longas e estreitas. Uma cozinha sem armários superiores neste layout tem espaço de armazenamento suficiente para utensílios de cozinha e eletrodomésticos. - Localização da ilha. Os armários modulares estão concentrados no meio da cozinha como uma “ilha”, ligados por uma bancada comum que serve como área de trabalho. A estrutura é usada para cozinhar ou como área de jantar. Para tornar o cozimento confortável, armários de coluna devem ser colocados nas proximidades. Mas a cozinha deve ter uma área grande.
Ilha - neste caso, a superfície de trabalho principal é a ilha no centro da cozinha Para os proprietários de uma cozinha grande, esses móveis adicionarão um charme especial ao interior sem armários de parede
O que prestar atenção especial ao escolher
Erros no projeto da cozinha podem fazer com que todos os utensílios, equipamentos domésticos e pratos não caibam nos novos móveis. Outra opção é colocar tudo, sem exceção, em armários e organizá-los por seções, deixando cinquenta por cento das gavetas vazias, ocupando o espaço necessário. Mas essa opção pode ser excluída se você encomendar um conjunto de cozinha que não inclua armários suspensos.
Neste caso, vários fatores devem ser levados em consideração.
Seleção competente de módulos inferiores: na ausência de armários suspensos, a maioria dos itens deve ser colocada nos inferiores, portanto, ao encomendar móveis, escolha os armários apropriados com gavetas, prateleiras e seções.
Ao pensar no design, deve-se dar a devida atenção à decoração de interiores; na ausência de armários superiores, uma parte significativa das paredes ficará visível.
Se a cozinha for pequena, você não pode prescindir completamente dos armários superiores; será necessário instalar prateleiras suspensas ou um secador de pratos. Se a metragem da cozinha permitir, coloque uma “ilha” no centro – esta é uma estrutura especial que é usada como área de trabalho e, se necessário, instale uma pia de cozinha ali.
A falta de armários suspensos deixa pouco espaço para armazenamento de itens essenciais. Este problema é resolvido somando a altura e a profundidade dos módulos do piso, calculando as dimensões da parte frontal dos armários. Mas neste caso, uma mesa de jantar grande não caberá mais – simplesmente não haverá espaço suficiente.
Observação. Para garantir que haja iluminação suficiente em uma cozinha que não tenha armários suspensos com holofotes, instale luzes de teto ou móveis incomuns.
Dimensões da cozinha sem armários superiores
Se você for comprar um conjunto de cozinha, é melhor fazê-lo sob encomenda - dessa forma você criará um interior único, decidirá quantos armários precisa, decidirá seu tamanho, design e esquema de cores. Se você decidir abrir mão dos armários superiores, escolha módulos inferiores profundos.
Tamanhos padrão.
- A altura dos armários do chão até o topo da bancada é de 0,85 m, aqui a espessura da bancada também é levada em consideração, pode ser diferente - 2-5 cm.
- O pedestal inferior tem 10 cm de largura.
- A largura do tampo da mesa é de 60 cm (distância da parede até a borda).
- O vão entre a borda do tampo da mesa e a frente da porta é de 5 cm.
- O rodapé decorativo inferior é instalado a uma profundidade de 2-5 cm.
- A maioria dos modelos tem tampos de mesa que se estendem além da parede traseira, sendo o vão padrão de 5 cm.
- A profundidade ideal dos módulos é de 50 cm, se o tampo da mesa tiver uma saliência – 55 cm.
- Nos modelos modernos, a largura dos armários é um múltiplo de 15 cm, ou seja, pode ser 30, 45, 50, 60, 90 cm, sendo esse o tamanho ideal para eletrodomésticos embutidos.
Isso é interessante! Uma das inovações dos designers são as bancadas de vários níveis. Possui características ergonômicas que tornam o processo de cozimento muito mais fácil. Por exemplo, o fogão deve estar localizado a uma altura de 80 cm do chão, é mais conveniente cortar alimentos e trabalhar com massa a uma altura de 90 cm, e é mais fácil lavar pratos e cortar alimentos a uma altura de 1 m.
O que há de especial neles e como usá-los no interior?
Armários suspensos são usados principalmente para armazenar pratos. Se o tamanho da cozinha permitir, você pode dispensá-los e instalar um aparador. Pode ser diferente em cor e estilo do fone de ouvido. Você também pode montar um depósito aqui para guardar vários utensílios e suprimentos. Geralmente algum canto é reservado para isso. Se o conjunto de móveis tiver formato angular ou estiver disposto em linha reta, um dos lados pode ser projetado como armários de coluna cega para acomodar eletrodomésticos embutidos e uma geladeira. O outro lado, onde ficam o fogão e a pia, fica o mais aberto possível.
Se a cozinha tiver uma varanda ou loggia, elas podem ser isoladas. Isso criará espaço de armazenamento adicional para utensílios de cozinha. Esta opção permitirá que você dispense armários de parede. Se você tem uma cozinha grande, instale uma “ilha” equipada com gavetas e prateleiras – você pode guardar pratos lá.
Uma cozinha sem armários superiores requer acabamento de parede de alta qualidade, boa iluminação e uma seleção competente de acessórios de cozinha. Para proteger as paredes da sujeira, instale uma tela protetora, sua altura pode ser diferente, com padrão e ornamento. Para isso são utilizados cerâmica, pedra, MDF ou vidro.
Coloque prateleiras em cima da tela onde você pode guardar pratos e outros itens pequenos. Os trilhos ficarão lindos: neles é possível colocar pegadores de panela, ferramentas, tábuas, temperos e outros itens. Sua posição pode ser vertical e horizontal. Dessa forma, você terá quase todos os utensílios de cozinha à mão.
Vídeo: Projeto de cozinha sem armários superiores
https://www.youtube.com/watch?v=k94WCqQhlOY