Cozinha da casa
A cozinha é o cômodo mais multifuncional e utilizado da casa.

A cozinha é o lugar mais popular e mais utilizado da casa. Este lugar não serve apenas café da manhã, almoço e jantar. É aqui que amigos e parentes se reúnem para tomar chá ou participar de um banquete. Os móveis de cozinha estão constantemente expostos ao ambiente externo – água, vapor, fogo, tratamento químico das superfícies de trabalho. O principal no design de interiores de cozinha é escolher o conjunto de cozinha certo. Surge a pergunta: como escolher o conjunto de cozinha certo? Qual será o design e o material que será usado para fazê-lo, como escolher os materiais certos, que tipo de fachadas o futuro cenário terá e quanto mobiliário poderá ser necessário.

Como escolher um conjunto de cozinha e por onde começar

Medidas da cozinha
É necessário tirar as medidas do ambiente antes de começar a escolher os móveis para a cozinha.

Antes de ir à loja comprar um conjunto, você precisa medir o espaço em que ele será colocado.

É melhor seguir algumas regras e então nada será esquecido.

  1. São feitas medições para saber exatamente quanto espaço o conjunto de cozinha e outros móveis podem ocupar.
  2. O local onde as coisas ficarão é selecionado visualmente e um layout aproximado é feito.
  3. A próxima etapa é o projeto. Em um pedaço de papel, desenhe em escala onde os móveis ficarão e onde os equipamentos ficarão. O projeto deve deixar espaço para movimentação desimpedida e para que todas as portas e armários funcionem facilmente.
  4. Selecionando e comprando o próprio fone de ouvido.

Para obter medidas precisas, você precisa se munir de uma fita métrica. Você precisa das dimensões exatas das aberturas das janelas e portas, e também deve medir o comprimento das paredes e a distância entre elas, a altura do teto, a distância do chão ao peitoril da janela e não se esqueça de medir os elementos salientes - tomadas, canos, interruptores e torneiras. Depois que os dados forem registrados, é necessário criar um plano detalhado da cozinha. Com base neste desenho, será possível determinar exatamente que tipo de mobiliário será utilizado e como utilizar racionalmente o espaço na cozinha.

Layout da cozinha
Possível disposição dos móveis na cozinha

Como os armários de cozinha modernos são feitos com base num princípio modular, todos os cantos do espaço da cozinha podem ser deixados vazios. Seria muito racional optar por um conjunto em forma de U; se o espaço da cozinha permitir esse modelo, a área da janela pode ser usada. Isso permitirá que você expanda o espaço de trabalho para cozinhar.

De acordo com designers experientes, uma certa sequência deve ser seguida para um planejamento racional do espaço:

  • Primeiro, a geladeira é instalada;
  • o local onde ocorrerá o processamento preliminar dos produtos;
  • superfície de lavagem e balde de resíduos;
  • bancada para cortar alimentos;
  • fogão de cozinha;
  • grupo de jantar.
Dividindo a cozinha em zonas
Zonas funcionais da cozinha perfeita

No entanto, nem todas as cozinhas se enquadram nessa opção de planejamento ideal. Mas graças à multifuncionalidade dos conjuntos, mesmo para uma sala pequena você pode escolher uma excelente opção. Depois de tiradas as medidas e elaborado o projeto, você pode começar a escolher o móvel da cozinha. Escolher um conjunto de cozinha não é um processo fácil. A primeira coisa que você precisa fazer é escolher um material de qualidade com o qual ele será feito, e a segunda coisa que você precisa fazer é selecionar os acessórios, decidir sobre a fachada e criar um design.

Como escolher um conjunto de cozinha: materiais e equipamentos

Ao escolher um conjunto de qualidade, certifique-se de que os armários inferiores tenham pés. Isso protegerá o produto da umidade e também é aconselhável em termos de higiene e limpeza.

Pontos-chave na escolha de um produto:

  1. dimensões do futuro fone de ouvido;
  2. decidir qual será o fabricante e a categoria de preço;
  3. O material do fone de ouvido deve ser escolhido com cuidado para que você não se arrependa da escolha feita depois;
  4. facilidade de uso e multifuncionalidade do futuro fone de ouvido;
  5. projeto de design (esquema de cores, presença de iluminação).

A altura do espaço de trabalho do fone de ouvido é selecionada com base na altura da pessoa que passará a maior parte do tempo atrás dele. Normalmente tem de 85 a 90 centímetros, e as dimensões dos armários são de 72 a 36 centímetros. O principal é manter uma distância de cerca de 50 centímetros entre a superfície de trabalho e os armários.

Tamanhos padrão
Tamanhos padrão e suas faixas para móveis de cozinha

Segundo especialistas, as superfícies de trabalho e o fogão devem estar em níveis diferentes, o que reduz a carga ao cozinhar, mas muitas vezes são feitas superfícies de nível único, pois isso parece mais esteticamente agradável e bonito. Além disso, móveis de vários andares precisam ser feitos sob encomenda, o que aumenta seu custo em várias vezes.

Os móveis de cozinha são fabricados por fábricas nacionais e importadas. A diferença está na categoria de preço. Por exemplo, produtos nacionais se adaptam perfeitamente às pequenas cozinhas russas por preços bastante razoáveis. A maioria das peças é encomendada da Europa, então a qualidade fala por si.

A culinária italiana é a melhor do mundo. Este é um design requintado, montagem de alta qualidade, materiais de alta resistência e acessórios caros. Às vezes, os preços desses produtos chegam a um milhão. Mas vale a pena. É verdade que um conjunto como esse precisa de muito espaço, caso contrário ele perde sua atratividade.

Cozinhas Italianas
As cozinhas italianas são consideradas as de mais alta qualidade do mundo.

O material do qual o futuro conjunto será criado deve ser altamente durável e também protegido dos efeitos da água e do vapor. Para selecionar corretamente o material, é necessário estudar as características de cada tipo.

Os principais tipos de materiais para a produção de móveis de cozinha:

  • aglomerado;
  • MDF;
  • madeira maciça.

O aglomerado é o principal material para fabricação de móveis, pois é barato e bastante prático. Ele vem em uma variedade de cores e é feito de aglomerado, que depois é coberto com laminado ou outro material durável. Há uma borda ao longo das bordas das peças que protege o produto da umidade.

Aglomerado para móveis de cozinha
Cozinhas baratas são feitas de aglomerado coberto com laminado ou outro material durável.

O MDF é um material ecologicamente correto e com um preço muito razoável. Tolera todos os tipos de mudanças de temperatura, exposição ao vapor e é resistente a fungos. Móveis de cozinha feitos com esse material praticamente não diferem dos móveis feitos com espécies de madeira. A gama de cores pode ser muito diversificada.

Móveis de cozinha em MDF
Os móveis de cozinha em MDF se distinguem por uma enorme variedade de cores e texturas

Madeira maciça é um dos materiais mais caros. Geralmente é carvalho, freixo, nogueira ou cerejeira. Barras sólidas são coladas e tratadas com agentes especiais para que a madeira possa suportar bem a umidade e não seque. Conjuntos de cozinha feitos em madeira maciça surpreendem pela estética e versatilidade.

Madeira maciça
Móveis de cozinha em madeira maciça

Agora vale a pena falar sobre o material do qual são feitas as fachadas dos móveis de cozinha. Geralmente são utilizados aglomerados e MDF.

LDSP é um aglomerado laminado. Ganhou popularidade devido ao seu baixo custo. Estas são as frentes de cozinha mais econômicas disponíveis para o comprador médio. Mas o aglomerado laminado também tem suas desvantagens. As bordas das peças são mal protegidas da umidade, por isso, com a exposição prolongada à umidade e ao vapor, elas descascam e, com o tempo, as fachadas incham e ficam inutilizáveis. Portanto, para evitar que isso aconteça, pelo menos muito rapidamente, é essencial pendurar os armários a uma distância de aproximadamente 60 centímetros do fogão.

Cozinha com fachadas em aglomerado laminado
Cozinha em tons de bege e rosa com fachadas em aglomerado laminado

MDF - ao contrário do aglomerado laminado, é mais prático, além de ser ecologicamente correto e seguro de usar; não contém resinas de formaldeído, como no aglomerado. As fachadas de MDF são populares por sua durabilidade, e os fabricantes usam uma variedade de acabamentos em seu design, o que permite que o produto dure ainda mais. Por exemplo, os elementos de acabamento mais populares são folheado, plástico e filme de PVC. Tudo isso protege as fachadas de lascas, arranhões e efeitos de temperatura.

Fachadas de MDF
Cozinha clássica com frentes em MDF branco semibrilho

Depois de escolher o material para a futura fachada da cozinha, você precisa cuidar do seu revestimento. Os quatro principais tipos de revestimento são filme de PVC, acrílico, plástico e esmalte.

A primeira opção atende muito bem aos consumidores em termos de preço e variedade de texturas. A cozinha pode ser decorada de forma brilhante e dinâmica. Mas o filme tem sua principal desvantagem: sensibilidade a altas temperaturas. Portanto, a uma temperatura de 100 graus, a película pode ser danificada, por isso, em uma cozinha assim, é preciso usar o fogão com cuidado.

Seria mais prático escolher plástico. Ele protegerá os móveis de lascas e arranhões, e você pode escolher qualquer esquema de cores. A desvantagem do plástico é seu custo.

As fachadas também podem ser pintadas com esmalte, mas esta não é uma opção muito prática. Com o tempo, a tinta perde o brilho e lascas e arranhões muito visíveis aparecem no fone de ouvido.

O revestimento acrílico acrescenta brilho e lustro. Você pode escolher qualquer esquema de cores. Mas também há algumas desvantagens aqui. Fachadas de acrílico mostram muito bem poeira, impressões digitais e arranhões. É verdade que há uma característica especial: as rachaduras podem ser lixadas.

Somente o comprador pode escolher que tipo de revestimento de fachada deseja. Alguns escolherão a beleza, outros a praticidade no uso e outros ainda o baixo custo.

O próximo passo na escolha de uma unidade de cozinha é a superfície de trabalho.

Como sugerem os especialistas, é melhor escolher uma bancada sólida em todo o comprimento do espaço da cozinha.

Materiais usados ​​para fazer bancadas de cozinha:

  1. MDF laminado;

    Bancadas laminadas
    Bancadas laminadas estão disponíveis em todas as cores e texturas e são baratas.
  2. placa de composição ou aço inoxidável;
    Tampo de mesa em madeira maciça
    Tampo de mesa de madeira maciça durável e estável

    Tampo de mesa de aço inoxidável
    Pela sua composição, as bancadas de aço inoxidável são as melhores em termos de padrões
  3. uso na produção de pedra natural ou granito;
    Bancada de pedra
    Conjunto de cozinha com bancada em pedra e pia embutida

    Bancadas de granito
    Bancadas de granito são resistentes a impactos químicos e físicos de eletrodomésticos, produtos alimentícios e produtos químicos domésticos.
  4. vidro temperado (parece muito rico, também custa);

    Tampos de mesa de vidro
    Bancadas de cozinha de vidro são práticas e funcionais
  5. pó de cerâmica prensado com borracha;

    Bancada de cerâmica
    Bancadas de cerâmica são duráveis, resistentes à umidade e a danos mecânicos.
  6. mármore e corian.
    Linda bancada de mármore
    Linda bancada de mármore em uma cozinha chique

    Bancada de cozinha em Corian
    Bancada de cozinha em pedra artificial corian

Primeiro, vamos falar sobre mármore e Corian. O segundo material é muito prático de usar e resistente a influências químicas. O que não pode ser dito do mármore. Começa a se deteriorar quando exposto a altas temperaturas, água quente e impactos. Se você escolher uma pedra, é melhor optar pelo granito. Material muito durável e duradouro. Este tampo de mesa durará séculos.

MDF laminado ou placa laminada são materiais mais conhecidos entre as pessoas comuns para criar superfícies de trabalho. Preço acessível, respeito ao meio ambiente e possibilidade de escolher qualquer paleta de cores.

Como escolher o estilo certo de móveis de cozinha

Os estilos de móveis de cozinha variam muito. Os estilos mais populares são alta tecnologia, country, clássico e moderno.

O estilo clássico dos móveis é madeira, vidro e pedras naturais. O produto em si é feito em cores claras. Eletrodomésticos embutidos, escondidos atrás de fachadas. Normalmente, esses conjuntos são decorados com entalhes e balaustradas.

Cozinha em estilo clássico
Cozinha luxuosa em tons calmos em estilo clássico

Quanto ao estilo country, é uma combinação de madeira e materiais artificiais. As fachadas são decoradas com vidro ou plástico brilhante, e o estilo campestre predomina – elementos da natureza e da vida no campo.

Cozinha estilo country
Cozinha iluminada com ilha em estilo campestre

Alta tecnologia – são utilizados principalmente materiais artificiais. Vidro, metal e a ênfase principal está na combinação de cores. No estilo high-tech, predominam tons sóbrios e rígidos.

Cozinha de alta tecnologia
Interior de cozinha em estilo high-tech

Estilo Art Nouveau – formas retangulares clássicas que combinam bem com fachadas arredondadas não padronizadas. O esquema de cores é dominado por tons frios, e os materiais usados ​​no design são vidro, metal, pedra ou plástico.

Cozinha em estilo moderno
Cozinha de canto verde em estilo moderno

Em qualquer um dos estilos listados, o fone de ouvido é o mais confortável possível. É a presença de todos os tipos de armários, tanto com portas de batente quanto com estruturas deslizantes. Tubos de metal também são frequentemente usados, o que é muito conveniente para pendurar armários e todos os tipos de itens pequenos. Outra opção de armários no conjunto são os com rodízios. Muito conveniente se o espaço for limitado.

Ao escolher uma cor para a cozinha, os especialistas aconselham escolher uma combinação de no máximo dois tons. Além disso, você não deve escolher tons muito escuros, primeiro, tudo que é claro expande visualmente o ambiente e, segundo, as cores escuras tornam o conjunto de cozinha chato e indefinido.

Cor dos móveis da cozinha
Cor da unidade da cozinha

Concluindo, vale dizer que a escolha depende apenas da vontade pessoal do comprador, da sua capacidade financeira e do tamanho do imóvel. A cozinha é o lugar onde a humanidade passa a maior parte da vida, ela deve ser o mais confortável e aconchegante possível. Portanto, ao escolher o estilo, a cor e os materiais com os quais será feito o futuro conjunto de cozinha, vale a pena abordá-lo com conhecimento do assunto e, melhor ainda, buscar orientação de especialistas. E então a cozinha se tornará não apenas um espaço de trabalho, mas um lugar confortável e favorito para todos os membros da família viverem.

Vídeo: Como escolher a cozinha certa

50 móveis de cozinha lindos, confortáveis ​​e funcionais: