A indústria de fabricação de móveis oferece uma enorme variedade de móveis de cozinha para você escolher. Às vezes, a pia é oferecida separadamente e instalada pelo próprio comprador. Isso não requer nenhum conhecimento ou habilidade especial.

A ferramenta necessária para fazer o furo corretamente é a mais simples. A questão de como cortar uma bancada para uma pia não é muito difícil. Entretanto, se certos requisitos não forem seguidos durante a instalação, o equipamento instalado poderá ser danificado.
O local para o recorte é selecionado levando em consideração a distância mínima para drenagem de água no esgoto e conexão do abastecimento de água.
A pia pode ser instalada em relação ao nível da superfície de trabalho das seguintes maneiras.
- Abaixo do balcão. Esse arranjo parece muito impressionante, mas também exigirá o uso de uma ferramenta especial. A pia em si deve ter um determinado formato. Neste caso, ela é fixada por baixo usando fixadores especiais. Geralmente são vendidos em conjunto. A extremidade aberta deve ser impregnada com um agente repelente de água. Ao mesmo tempo, deve ter espessura suficiente.
- No mesmo nível. Nessa situação, é muito importante fazer corretamente o recesso necessário, igual à espessura da lateral. Ele deve ficar perfeito em todo o perímetro da pia instalada.
- Acima do nível da bancada. A ferramenta necessária para esse tipo de instalação é a mais simples. Este tipo de instalação não requer nenhum esforço especial.
Contente
Materiais necessários
O selante é usado para evitar que a umidade entre nas áreas onde a pia e a bancada entram em contato. A água pode danificar seriamente o aglomerado. Existe um selante específico para diferentes superfícies. Ao trabalhar com pedra artificial, somente silicone é usado. Para madeira e plástico, os selantes que contêm álcool são os mais usados.
Usar um selante não só previne a penetração indesejada de água. Isso também proporciona força adicional à conexão.
Ferramentas necessárias:
- furadeira elétrica
- serra elétrica
- broca para madeira com diâmetro de 10 mm.
- conjunto de chaves
- escovar
- chave ajustável
- grosa
- chave de fenda
Antes de cortar um furo para a pia na bancada, o furo necessário é marcado. Para fazer isso, faça um molde de papelão ou papel grosso. Alguns fabricantes e produtores de pias incluem um modelo com o próprio produto. Se a opção de instalação sobre uma mesa foi escolhida e as laterais forem largas o suficiente, você pode marcar a área sem um gabarito. Para isso, a pia é usada como modelo. Sua superfície superior é aplicada ao plano e o contorno é traçado com um marcador ou lápis. Para facilitar a instalação, é aconselhável remover o tampo da mesa. Recuando 0,5 - 1 cm para dentro da linha desenhada, um contorno de trabalho é desenhado ao longo do qual o corte é feito.
Depois de marcar a linha de corte, o molde é removido e você pode começar o processo de corte do local para a pia. Uma furadeira é usada para fazer um furo para a lâmina da serra tico-tico, com aproximadamente 10 mm de diâmetro. Para uma pia retangular ou triangular, são feitos furos em todos os cantos. Se o produto for redondo ou oval, uma será suficiente para o trabalho.
O furo e o corte são feitos no lado laminado, o que evitará que ele lasque. Usando uma serra tico-tico, corte cuidadosamente o furo desejado ao longo do contorno desenhado. A serra tico-tico deve ser pressionada firmemente contra a superfície. A lâmina da serra deve ficar reta em um ângulo reto.
Ao fazer este trabalho, apoie a parte interna que está sendo cortada. Ou posicione o tampo da mesa de modo que, ao terminar de cortar, essa parte não caia. Se as partes restantes e removidas forem separadas abruptamente, o revestimento laminado poderá rachar. Ou uma parte do aglomerado irá quebrar.
Se não houver espaço para tal arranjo, ou se o tampo da mesa não tiver sido removido, use fita adesiva. Neste caso, o corte é feito com batentes. É feito um corte de 10-15 cm, que depois é selado com fita adesiva em ambos os lados.
Após a conclusão do corte, a pia é pré-testada. Ele deve caber livremente, mas o vão não deve ser grande. Se ficar muito apertado, você deve ampliar a área de instalação com uma grosa ou serra tico-tico.
Agora você deve “lixar” cuidadosamente a extremidade interna, à qual a pia ficará adjacente. Isso é feito com lixa de grão fino. O pó resultante é removido e uma fina camada de selante é aplicada na área de contato usando um pincel.
Instalação de pia e ligação de utilidades
Um dreno e, se previsto no projeto, um misturador (torneira de água) são montados na cuba. Todas as juntas estão instaladas na sequência correta. Normalmente, o layout das juntas é indicado pelo fabricante na embalagem do misturador e do sifão de drenagem. As conexões roscadas são facilmente apertadas com chaves ou, se necessário, com uma chave ajustável.
Caso a estrutura onde será planejada a instalação não possua furos para abastecimento de água e esgoto, estes deverão ser cortados. Elas são feitas da mesma forma que para lavar. Um furo é perfurado e uma abertura do tamanho necessário é cortada com uma serra elétrica. Você pode usar uma furadeira com uma broca especial - uma broca para móveis - basta pegar imediatamente uma broca do diâmetro necessário.
A fita de vedação fornecida com o produto é aplicada na pia. Uma pequena abertura é deixada na borda, que é posteriormente preenchida com selante. A instalação dos fixadores está em andamento.
Reaplique o selante nos pontos de contato e deixe secar um pouco, de 2 a 3 minutos. Instale o produto no lugar e aperte os fixadores. Fixe o tampo da mesa no lugar e conecte as mangueiras de água. Conecte o dreno. Passe novamente o selante nas juntas e remova o excesso.
Instalação de uma pia em uma estrutura feita de outros materiais
Instalar uma pia em uma bancada de madeira ou aglomerado não é difícil, desde que você tenha as ferramentas necessárias e habilidades básicas para usá-las. Uma bancada feita de pedra artificial ou natural instalada na área de preparação de alimentos durará mais. Parecerá mais sólido, mas será mais difícil instalar uma pia nele você mesmo.
Ao comprar móveis de cozinha com essa superfície, é aconselhável ter um produto pronto que necessite apenas de conexão ao sistema de abastecimento de água e esgoto.
Se a pia for comprada separadamente e precisar de instalação, é aconselhável confiar esse trabalho a profissionais. Na oficina de processamento de pedras, os artesãos realizarão o trabalho necessário sem danificar a superfície. Para fazer isso, eles têm as habilidades adequadas e um conjunto completo de ferramentas necessárias.
Se você decidir fazer um furo na bancada para a pia, precisará de uma ferramenta especial: uma esmerilhadeira com roda diamantada. É necessário cuidado extra ao trabalhar com esta ferramenta. Você precisará colocar luvas de proteção nas mãos e proteger o rosto com uma máscara transparente especial.
É melhor fazer isso ao ar livre, pois haverá muita poeira durante o processo de serragem. A sequência e as manipulações realizadas são semelhantes às de um furo em aglomerado.