Não é segredo que a cozinha de um apartamento ou casa costuma ser o canto mais querido e aconchegante. As donas de casa prestam muita atenção aos móveis e equipamentos da cozinha. Afinal, tudo deve ser harmonioso, pensado, confortável e funcional. Felizmente, a escolha de móveis de cozinha, eletrodomésticos e todos os tipos de dispositivos em lojas especializadas hoje em dia é enorme e pode satisfazer os pedidos mais exigentes, sofisticados ou fora do padrão. E o que não é encontrado pronto, é feito sob encomenda ou artesanalmente, inclusive prateleiras para cozinha.

Contente
Armários ou prateleiras?
Não existe falta de móveis de cozinha, assim como não existe falta de utensílios de cozinha. Mas surge a pergunta: o que é mais prático e funcional - armários ou prateleiras de cozinha. É mais racional equipar a parte inferior da parede de trabalho com armários com prateleiras ou gavetas internas. Esses móveis de cozinha são muito práticos e espaçosos e ficam ótimos no interior da cozinha. Armários de chão são convenientes para armazenar utensílios de cozinha volumosos, instalar recipientes para lixo e resíduos e armazenar sacos de vegetais.
Armários de cozinha montados na parede podem ser substituídos com segurança por prateleiras abertas ou fechadas, e é bom combinar os três tipos. Vale ressaltar que prateleiras abertas na cozinha têm um design mais leve e não desorganizam o espaço. Isso é especialmente valioso em cozinhas pequenas ou estúdios.
Você também pode sacrificar alguns armários de chão instalando prateleiras abertas. É verdade que as próprias prateleiras precisam ser mais maciças e grossas do que as suspensas, porque embaixo delas sempre ficam armazenados utensílios e equipamentos de cozinha enormes: um espremedor de frutas, um moedor de carne, panelas de várias capacidades e frigideiras.
A localização das prateleiras abertas da cozinha pode ser muito diversa. Eles ficam ótimos entre armários de parede comuns ou nas laterais. Pequenas prateleiras abertas seriam apropriadas abaixo ou acima dos armários. Por exemplo, você pode colocar vasos de flores, xícaras, copos ou recipientes com açúcar, sal, temperos e talheres.
Prateleiras abertas de madeira localizadas acima da mesa da cozinha podem ser usadas como decoração adicional para o ambiente, além de serem algo muito prático, podendo acomodar vasos com flores, velas perfumadas ou porta-retratos com fotos de todos os membros da família. Esses designs ficam ótimos no interior de uma cozinha.
Estilo de interior de cozinha
Existem muitos estilos nos quais você pode organizar uma cozinha com prateleiras abertas: minimalismo, estilo escandinavo, alta tecnologia, retrô ou clássico - tudo depende dos desejos da anfitriã. Cada estilo de cozinha tem seus próprios materiais, esquemas de cores e formatos.
Por exemplo, ao escolher um estilo escandinavo, as prateleiras suspensas devem ser feitas de materiais naturais, madeira, pedra (atenção especial deve ser dada às fixações e à escolha do local, as estruturas são bastante pesadas). Quanto ao esquema de cores, vale a pena escolher bege, cinza claro, azul claro, verde claro, marrom claro, pois esse estilo visa manter o aconchego e o conforto na casa. Essa combinação de cores e materiais certamente se tornará uma solução exclusiva no interior da cozinha.
Alta tecnologia ou minimalismo são estilos modernos e os materiais usados neles refletem melhor as realidades modernas. Plástico, metal, vidro, muitos ângulos retos e linhas, uma combinação de preto e branco com toques de detalhes coloridos brilhantes são os mais adequados para esses estilos. Você também pode usar iluminação em armários suspensos e prateleiras abertas, isso deixará a cozinha mais moderna e prática. Prateleiras suspensas feitas de vidro ficarão especialmente impressionantes, seja ela completamente transparente ou de vidro fosco. Essas prateleiras no interior da cozinha terão uma aparência fresca e lacônica.
Um ponto: prateleiras de vidro abertas na cozinha devem ser confiáveis. Portanto, não é razoável usar vidros com menos de 6-8 mm, pois há um risco significativo de as prateleiras quebrarem com o peso dos itens colocados sobre elas.
Além de prateleiras abertas com fixadores, pode haver prateleiras embutidas na parede. Essa mudança ajudará a economizar espaço na cozinha e tornará o ambiente o mais construtivo possível. Essas prateleiras geralmente são feitas de gesso cartonado. Eles têm boa aparência, são funcionais e suportam muito peso. A principal desvantagem do projeto é sua instalação permanente. É bastante problemático desmontar essas prateleiras de cozinha sem problemas e você terá que usá-las até a próxima grande reforma.
Prateleiras de cozinha de plástico são leves, móveis e fáceis de colocar e remover. Mas vale lembrar que o plástico não é um material forte o suficiente e não é adequado para instalar utensílios de cozinha pesados sobre ele. É mais razoável colocar pequenos itens ou pratos feitos do mesmo plástico nessas prateleiras de cozinha; felizmente, não haverá problemas com a escolha. Hoje em dia, utensílios de cozinha de plástico de alta qualidade não são de forma alguma inferiores aos de porcelana, barro ou vidro.
Um detalhe particularmente interessante do interior da cozinha serão pequenas prateleiras suspensas de madeira, elas são perfeitas para armazenar temperos e especiarias, chás ou grãos de café, ficarão incrivelmente fofas e sofisticadas, esses designs são típicos de cozinhas em estilo italiano ou inglês.
Hoje em dia, virou moda encher as prateleiras da cozinha com livros de receitas, economizando tempo e espaço. A anfitriã tem tudo à mão e é muito fácil e simples pegar o item que ela precisa sem sair da cozinha.
Materiais para prateleiras de cozinha
As prateleiras da cozinha diferem não apenas no tamanho e na cor, mas também no material de que são feitas. Como mencionado acima, pode ser.
- Árvore. Uma escolha ideal para a cozinha. Material natural, ecológico, respirável, hipoalergênico, bastante durável e fácil de usar. É definitivamente necessário um revestimento adicional resistente à umidade, projetado para prolongar a vida útil da prateleira e simplificar a manutenção. Esse revestimento protetor pode ser verniz para madeira ou tinta a óleo.
Prateleiras de madeira – uma solução acessível e prática - Aglomerado ou painel de fibras. Sua qualidade é ligeiramente inferior à da madeira, mas também é bastante atraente e funcional. Os projetos de cozinhas se destacam pela confiabilidade e facilidade de manutenção.
Prateleiras feitas de aglomerado são muito mais baratas do que suas contrapartes naturais e são menos “caprichosas” no uso. - Vidro. É melhor usar reforçado temperado, então não haverá problemas com prateleiras abertas e enchimento. E claro, preste atenção na espessura. Vidro fino, menor que 6-8 mm, é inapropriado e impraticável, além de inseguro. Pode quebrar. A prateleira de vidro não deve ser pendurada muito próxima de um fogão ou forno.
Prateleiras de vidro combinam perfeitamente com um interior moderno, enfatizando a sofisticação e a elegância dos donos da casa. - Pedra. Um material bastante volumoso e maciço. Pendure as estruturas com cuidado e preste muita atenção aos fixadores. É mais razoável montá-los em uma parede de suporte da cozinha do que em divisórias e não tentar elevar essas prateleiras até o teto; mais perto do chão eles estarão no melhor lugar.
Prateleiras de pedra são uma opção elegante e rara que deve combinar com o design geral do ambiente. - Placa de gesso. Para criar um interior de cozinha permanente e de longo prazo. Adequado para amantes dos clássicos e do conservadorismo. Estas são cozinhas em estilo colonial inglês. Para garantir que as prateleiras da cozinha durem muito tempo, o revestimento deve ser resistente à umidade.
Várias opções para prateleiras de gesso cartonado - Plástico. Material leve e móvel. Pode imitar superfícies de madeira, pedra, vidro e até espelho. Prateleiras não podem ser penduradas acima de um fogão a gás ou perto de dispositivos de aquecimento. Não sobrecarregue. Lembre-se de que o plástico barato muda de cor facilmente, especialmente o plástico branco, que fica amarelado com o tempo, o que prejudica a aparência geral de todo o interior da cozinha. O plástico nervurado suja facilmente, mas é difícil de limpar.
Prateleiras de cozinha de plástico são adequadas para interiores modernos - Metal. Um material bastante novo e não apreciado por todos. Essas prateleiras abertas podem suportar cargas significativas, não têm medo de altas temperaturas ou umidade e são muito fáceis de manter. Fácil de limpar gordura e fuligem. As prateleiras não necessitam de decoração ou acabamento adicional. Prateleiras abertas individuais podem ser usadas para criar designs interessantes e criar um interior de cozinha exclusivo.
Prateleiras de metal para a cozinha vão decorar o estilo high-tech - No interior, é permitido usar um material ou uma combinação de dois ou, no máximo, três tipos. Por exemplo, a prateleira em si pode ser feita de madeira ou vidro, e as fixações podem ser de metal. Prateleiras de cozinha de vidro podem ser combinadas com prateleiras de metal ou madeira. Prateleiras de pedra geralmente são usadas sozinhas e só podem ser complementadas com madeira, no mínimo. O drywall é adequado para plástico ou vidro. Ao selecionar os materiais, é necessário levar em consideração o estilo geral do móvel da cozinha e do interior como um todo. Muito nem sempre significa necessário. A cozinha não deve ser sobrecarregada.
Nós mesmos fazemos prateleiras de cozinha
Prateleiras abertas para a cozinha podem ser compradas em uma loja, compradas online ou feitas à mão.
Até mesmo um não profissional pode fazer prateleiras abertas para a cozinha, de madeira ou plástico, com as próprias mãos. Para trabalhar você precisa ter os seguintes materiais e ferramentas.
- Fita métrica, folha de papel, lápis, régua.
- Uma serra ou serra tico-tico, cantos de metal para fixações, uma furadeira ou chave de fenda, parafusos ou porcas autoatarraxantes, lixa.
- Tinta para madeira (tinta a óleo), verniz para madeira à prova d'água, um ou dois pincéis.
Etapas do trabalho.
- Primeiro, você precisa decidir onde a prateleira ficará na cozinha e qual será o número total delas. O comprimento e a largura do produto pretendido são cuidadosamente medidos com uma fita métrica. As dimensões são registradas no papel. Depois, elas são marcadas diretamente na placa com um lápis, e o excesso é removido com uma serra tico-tico (serra tico-tico). A área de corte e os cantos da futura prateleira são cuidadosamente limpos com lixa; elas devem ser lisas, sem rugosidades ou rebarbas.
Recortamos os espaços em branco e os processamos - A prateleira em branco é coberta com tinta quando é necessária uma prateleira de cor escura, ou com óleo secante para preservar a cor e o padrão naturais da madeira, em duas camadas. Deixe secar completamente. Se não houver mancha, use uma solução de iodo medicinal ou fucorcina.
Cobrimos com tinta ou óleo secante e depois com tinta ou verniz. - Quando a camada de base estiver seca, cubra a peça de trabalho com um verniz de madeira resistente à umidade, o que é importante. Os móveis da cozinha precisam ser mantidos limpos e, sem o revestimento adequado, isso será difícil. A limpeza úmida frequente pode causar danos e reduzir a vida útil da prateleira se ela não estiver revestida. Após a secagem, lixe a primeira camada de verniz com uma lixa fina e aplique uma segunda camada.
Montando uma estrutura de prateleira para a cozinha - Afaste-se alguns centímetros de ambas as bordas da estrutura e marque os locais para fixação dos cantos. Parafuse os cantos de metal. A prateleira está pronta. Usando parafusos e uma furadeira, pendure-o na parede no local escolhido. Verifique a resistência das fixações e só então coloque os itens necessários.
Montamos a prateleira, adicionamos fixadores
Se desejar, a borda externa da prateleira pode ser decorada ou deixada nua. A decoração é aplicada com tintas a óleo ou queimada com um queimador especial.
É aconselhável evitar decorações volumosas. Será muito difícil remover a gordura acumulada nessa superfície e, com o tempo, as prateleiras da cozinha ficarão com uma aparência desleixada. O que afetará a aparência de todo o interior da cozinha.