O número de eletrodomésticos de cozinha cresce a cada ano. Alguns economizam tempo assumindo algumas de nossas responsabilidades, outros tornam a vida mais confortável – eles limpam o ar, removem vapor, odores desagradáveis, fuligem e gordura. Os exaustores de cozinha são um desses dispositivos.

O capô requer instalação adequada
Para que o exaustor desempenhe suas funções corretamente, ele deve ser instalado corretamente.

Este equipamento é necessário para quem está cansado de arejar constantemente o ambiente, lavando as frentes e paredes da cozinha da gordura que se acumula nelas. Se você é uma dessas pessoas, então não pode ficar sem um capuz. Várias lojas de eletrodomésticos podem ajudar você, onde você pode escolher facilmente um modelo que se adapte ao seu tamanho, potência e preço.

Esses estão longe de ser todos os critérios nos quais você precisa confiar ao fazer sua escolha. As características de uso, tipos, formato, praticidade e desempenho, bem como o design externo desempenham um papel importante.

Coifa embutida no armário
Muitos dispositivos têm designs elegantes ou podem ser escondidos em móveis suspensos.

Tipos de exaustores e suas características de design

Diferentes tipos de capuzes
Variedade de dispositivos de filtragem de ar para a cozinha

Antes de comprar o equipamento, você deve decidir a localização do fogão, já que o exaustor é instalado acima dele. As características de design do modelo dependem do local de instalação do fogão. Dependendo do tipo de localização da área da cozinha, os exaustores são divididos em vários tipos.

  1. Plano. Possui tamanho reduzido e não necessita de instalação de duto de ar. Possui filtros integrados por onde passa o ar poluído. O inconveniente é que elas precisam ser trocadas periodicamente. A vida útil do filtro depende diretamente da intensidade de uso do fogão e do exaustor.

    Capuz plano
    Um exaustor plano é uma opção barata com filtros integrados que ocupam pouco espaço.
  2. Cúpula. Os equipamentos deste grupo são ligados à ventilação e apresentam alta produtividade. O tamanho mais impressionante do gabinete permite instalar ventoinhas maiores do que as planas. Por isso, são utilizados em ambientes amplos onde há necessidade de filtrar um grande fluxo de ar da cozinha. Eles removem odores dos cantos mais distantes do ambiente.

    Capô de lareira ou cúpula
    Um exaustor de cúpula ou lareira tem boa aerodinâmica, funciona quase silenciosamente, mas é mais caro
  3. Integrado. O tipo mais utilizado. A principal vantagem é que ele fica escondido nos móveis da cozinha ou nas bancadas e não estraga o estilo geral do interior. Outra vantagem é que a instalação de um exaustor embutido no armário da cozinha é fácil de fazer por conta própria e não há necessidade de chamar um técnico pago.

    Capuz embutido
    O exaustor embutido é a solução mais adequada para espaços pequenos

O tipo de exaustor a ser utilizado depende do tamanho da sua cozinha. Se a cozinha for pequena, a potência de um exaustor plano será suficiente. Modelos embutidos são bons em edifícios típicos da era Khrushchev. Eles economizam espaço, pois o duto de ar e a própria estrutura se encaixam perfeitamente no gabinete. Na cozinha, onde o espaço permite, há uma ilha independente, onde uma lareira ou exaustor se encaixariam perfeitamente.

Esquema de trabalho
Diagrama de funcionamento do exaustor de cozinha

Dimensões do exaustor embutido

Diagrama do exaustor embutido
Esquema do exaustor com unidade extraível com dimensões detalhadas

Para instalar corretamente uma coifa embutida, são tiradas medidas do fogão e do armário existente no qual o equipamento será embutido. Se você não prestar atenção a isso, o tamanho do dispositivo poderá exceder as dimensões do gabinete.

Parâmetros para o capô
Parâmetros para instalação do exaustor por altura

Depois, você precisará realizar manipulações adicionais com ele: trocar as paredes dos armários adjacentes ou fazer uma nova caixa para se ajustar às dimensões do exaustor. Depois de escolher o modelo certo para a cozinha que se adapta ao seu interior, você mesmo pode cuidar da instalação, sem a ajuda de especialistas.

Vyatzhka 60 cm
A opção mais comum é um exaustor embutido em um armário de 60 cm.

O corpo da maioria dos exaustores embutidos tem um formato retangular, o que torna a instalação muito mais fácil. A largura dos dispositivos varia. Existem opções compactas, de 45 a 50 cm, que cabem em armários de cozinha padrão.

Outro ponto importante a considerar é a distância do fogão até a coifa. Deve ser feito de forma que as partes do aparelho fiquem a uma distância segura do calor do fogão. Não é aconselhável colocá-lo muito acima do fogão, pois isso reduzirá significativamente a produtividade. O vapor com cheiro de comida cozida é mal aspirado pelo aparelho e não será tão eficaz quanto desejado.

Nas instruções do aparelho você sempre encontrará os centímetros recomendados, os valores médios para todos os aparelhos são os seguintes:

  • para um fogão elétrico – de 65 cm a 70 cm será o ideal;
  • para gás – de 70 cm a 80 cm, desde que haja fogo aberto.
Distância até o capô
Distância do fogão a gás e do fogão elétrico até o exaustor

O tamanho do prato também importa. A largura do equipamento deve ser idealmente igual ou 1-2 cm mais larga que a do fogão. Isso garantirá a máxima eficiência da unidade e, se ela for menor que a placa, parte do ar não será capturado, o que reduzirá a produtividade.

Distância recomendada
Distância recomendada do fogão aos vários tipos de coifas

Instalação de exaustor embutido. Materiais e ferramentas necessários

Instalação correta
Instalação correta de um exaustor de cozinha

Vamos considerar a opção quando você decide que não precisa fazer uma nova caixa e tudo o que resta é reequipar o armário de parede existente. Antes de iniciar a instalação, você precisa decidir o material do qual o duto de ventilação será feito, preparar as ferramentas necessárias para que tudo esteja à mão.

Tipos de materiais dos quais os dutos de ar são mais frequentemente formados.

  1. Plástico. Formato retangular ou redondo, diferentes tamanhos e diâmetros. O canal retangular ocupa menos espaço e essa é a sua vantagem. Este tipo de duto de ar tem paredes lisas, devido às quais a permeabilidade ao fluxo de ar é maior e as partículas de sujeira se depositam menos na superfície lisa. A desvantagem é que serão necessários cotovelos adicionais para a instalação. A junta deve ser selada com selante.

    Duto de ar de plástico
    Duto de ar de plástico para conexão ao exaustor
  2. Ondulado. Ajusta-se facilmente ao ângulo desejado. Não são necessários joelhos adicionais. Para evitar ruído excessivo, a ondulação deve ser bem esticada. Para garantir que o fluxo de ar não seja reduzido, o ângulo de curvatura não deve exceder 90 graus. A flexão excessiva resultará em desempenho reduzido do capô. Se for necessário transformar uma forma redonda em um retângulo, isso pode ser feito facilmente pressionando os dedos.

    Duto de ar corrugado
    Duto de exaustão corrugado escondido atrás do painel

Ambos os tipos têm uma série de vantagens e desvantagens. Você decide o que escolher com base nos parâmetros do equipamento, na capacidade do gabinete e nas suas preferências.

Vantagem dos tubos retangulares planos
Uma estrutura feita de tubos retangulares planos pode ser escondida em um teto suspenso, ocupando quase nenhuma altura do ambiente

A seguinte ferramenta será útil para realizar o trabalho. Para marcar e medir, você precisará de uma fita métrica, um esquadro e um lápis. Para cortar furos - uma serra tico-tico, serras de madeira. Você também precisará de uma chave de fenda, parafusos e porcas. Para colar as juntas, compre um adesivo selante. Para aumentar a estanqueidade, são utilizados grampos, que precisam ser preparados.

Ferramentas de instalação
Ferramentas para instalação e conexão do exaustor

Trabalhando com a prateleira inferior do armário

Preparação do gabinete
Preparando um armário de cozinha para instalação de um exaustor embutido

Ao instalar um exaustor embutido em um armário, há várias opções.

  • Encomende um armário de cozinha, sem fundo. Para remover o duto de ar, você precisará fazer furos apropriados para ele na prateleira do meio e na parte superior.
  • Faça um armário para o exaustor com suas próprias mãos, com base nas dimensões.
  • Reforme um móvel existente removendo primeiro a parte inferior ou cortando um furo de acordo com as dimensões disponíveis.

Não há necessidade de desmontar o gabinete. Você precisa removê-lo da parede e destacar as portas. Será mais conveniente realizar suas ações no chão. “Descosture” a parede traseira, desparafuse os fechos laterais e a prateleira inferior sairá facilmente sozinha.

Ao cortar o espaço para o exaustor, é necessário fazer isso de forma que o corpo do aparelho fique bem encaixado na parede frontal, e não o contrário. Marque o local onde você cortará com um marcador, faça furos nos cantos da marcação e depois corte.

Transformação da parte central do gabinete

Furos no meio do armário
Você terá que fazer furos nas prateleiras do armário para permitir a passagem de ar.

Na maioria das vezes, o exaustor é fixado na prateleira do meio. Por isso, é necessário também fazer um recorte para o duto de ar. Marcamos o local do corte com um lápis; se for redondo, fazemos um furo com 10 mm de diâmetro para a serra entrar e cortar conforme a marcação.

Depois você precisa marcar os locais onde o dispositivo será fixado na parte do meio. Coloque a prateleira contra o corpo do dispositivo e use um objeto pontiagudo para fazer um entalhe no local onde os parafusos ficarão.

Capuz na parede
Exemplo de montagem do exaustor na parede

Para fixar a prateleira nas laterais, utilize cantos de plástico. Primeiro, fixamos quatro cantos na prateleira e ajustamos sua posição colocando a caixa no chão.

Tomada do cabo de alimentação
Levando o cabo de alimentação para fora acima do capô, bem como organizando um furo para um tubo corrugado

Montamos o exaustor no armário e instalamos o duto de ar

Duto de ventilação
Versão de teto da instalação de ventilação

A penúltima etapa do trabalho será a conexão de todas as peças. O armário com a parte central e o exaustor fixados nele é pendurado no lugar. É importante lembrar que a parte retrátil do equipamento deve poder se movimentar livremente para frente e para trás. Esta parte contém um filtro que retém a gordura. Ele começa a funcionar quando a parte móvel está localizada acima do fogão.

Instalação de dutos
Instalando o duto de ar na parte superior do gabinete

A última etapa é a instalação do duto de ar. Ele é inserido pela parte superior do gabinete, em um furo pré-cortado, e conectado ao dispositivo. As juntas devem ser revestidas com cola e fixadas com grampos. Também é importante manter a capacidade de desconectar peças para limpar a sujeira do sistema.

Em seguida, o duto de ar é conectado à ventilação. Para fixação são utilizadas grades especiais. O exaustor é um eletrodoméstico e deve ser instalado próximo a uma tomada com aterramento.

Conectando o duto de ar
Conexão do duto de ar ao duto de ventilação

O trabalho não é nada difícil se levarmos em conta os pontos descritos acima. Um exaustor embutido é uma boa opção para quem quer economizar espaço e manter um interior bonito.

Exemplo de montagem do capô
Exemplo de montagem de um exaustor em um armário acima do fogão

Vídeo: Instalando um exaustor embutido