Ao criar um tampo de mesa com suas próprias mãos, você receberá um item exclusivo, absolutamente único, que combina perfeitamente com o conjunto. Você ficará absolutamente confiante na qualidade e durabilidade do produto. Usando seus próprios materiais, crie um produto ecologicamente correto.
Contente
- Nós decidimos sobre o design e a construção
- Materiais necessários
- Ferramentas necessárias
- Fazendo uma placa de marcenaria
- Colando tábuas sob o tampo da mesa
- Junta de borda e ranhura
- Instalação
- Vídeo: Como fazer um tampo de mesa de madeira. Como fazer um tampo de mesa.
- Galeria de fotos de lindas bancadas de cozinha feitas de madeira:
Nós decidimos sobre o design e a construção
As pessoas passam a maior parte do tempo em casa na cozinha. Nosso dia começa na cozinha pela manhã. Uma bancada bonita, bem escolhida e de alta qualidade, instalada com suas próprias mãos, traz conforto, criando um bom humor para o dia todo.
Ela pode ter diferentes designs, pode ser colada, montada a partir de placas de madeira ou feita de uma única peça.
A opção mais prática e durável é um tampo de mesa feito de madeira maciça, feito à mão. Tampos de mesa de madeira têm uma aparência esteticamente mais agradável do que os de plástico ou vidro. O padrão natural da madeira é individual e único.
A principal condição para o projeto correto da cozinha é um tamanho de bancada bem escolhido.
O tamanho depende diretamente da área da sala e, claro, da finalidade do produto em si.
Para uma família de quatro pessoas, uma mesa de jantar de 100 x 100 cm seria o ideal.
A altura pode variar entre 70 e 90 centímetros, o que depende diretamente da altura e do porte físico do dono da cozinha.
Materiais necessários
Bancadas de madeira são a melhor escolha. Os produtos são fáceis de processar e têm aparência rica e representativa. É importante que a madeira seja resistente a influências externas. Arranhões aparecem com muito menos frequência do que em plástico ou vidro. Se a bancada da cozinha perdeu sua aparência apresentável devido ao uso prolongado, ela pode ser facilmente restaurada e ter uma segunda chance de servir ainda mais.
Geralmente, madeira é o nome dado a qualquer material que contenha madeira. São aglomerados, chapas decorativas feitas de madeira de espessuras variadas, mas o melhor material para uma bancada é definitivamente uma peça sólida de madeira.
O primeiro e mais importante ponto na hora de fazer uma bancada de madeira é a escolha correta do material. Cada tipo de madeira tem suas próprias características distintas. Madeira macia não deve ser usada no processo de fabricação de bancadas. A bancada é o lugar da cozinha onde estamos constantemente cortando, triturando, picando e batendo alguma coisa. É melhor optar por madeira dura. É preferível utilizar as seguintes raças sugeridas.
- O carvalho é a espécie de madeira mais prática para fazer bancadas. Possui todas as qualidades necessárias. O material é duro e durável. Possui uma ampla gama de cores.
Lindo e durável tampo de mesa para peitoril de janela feito de faia maciça - A nogueira não é inferior ao carvalho em resistência e tem uma textura bonita e original. Possui alto valor decorativo.
Bancada de ilha de cozinha em nogueira maciça - Freixo é um tipo de madeira durável, flexível e não quebradiça. Possui uma rica gama de cores. Eles usam principalmente suas cores naturais sem tonificação adicional.
Um tampo de mesa de freixo maciço é um produto feito de material natural moderno que adiciona um aconchego especial a qualquer interior - A faia é durável e elástica. Tem uma textura maravilhosa em tons claros.
Ilha de cozinha original com bancada em madeira de faia
Uma solução interessante para fazer um produto com vários tipos de madeira. Neste caso, com a seleção correta das espécies de madeira, o tampo da mesa parece rico, interessante e original.
Antes de iniciar o trabalho, o material deve ser seco e tratado com compostos especiais que protegem a madeira do excesso de umidade e dos danos causados por insetos.
Ferramentas necessárias
Se houver o desejo de fazer uma mesa de madeira, houver um projeto de design e material especialmente selecionado, determinamos a lista de ferramentas necessárias. São eles: uma plaina, uma serra, um cortador, uma furadeira, um martelo, um lápis, uma fita métrica, cola, verniz e um antisséptico.
Fazendo uma placa de marcenaria
A produção de uma placa de marcenaria é o arranjo de elementos pré-preparados. As partes principais de um painel de marcenaria são tábuas de madeira. Mas primeiro eles precisam ser especialmente processados.
Usamos uma plaina para nivelar a superfície do material da placa. Lixamos cuidadosamente a superfície com uma lixa. Após a trituração, o material preparado deve ser tratado com um antisséptico.
Há uma grande seleção deles em lojas de construção, mas lembre-se de que você precisa de uma solução para trabalhos internos. O antisséptico protegerá a madeira do excesso de umidade, abundante na cozinha, e evitará o aparecimento de mofo e insetos.
Há várias maneiras de conectar peças.
Colando tábuas sob o tampo da mesa
A colagem de bordas é o método de fixação mais simples, mas, vale ressaltar, o menos confiável. Adequado para fabricação de produtos de pequeno porte com carga mínima. Se usado por um curto período, a superfície da mesa ficará coberta de pequenas rachaduras e, no futuro, o produto poderá simplesmente se desfazer.
A tecnologia macho e fêmea é uma solução mais aceitável para unir peças de bancada, mas se a durabilidade for um elemento importante para você, recomendamos fortemente usar a seguinte opção para fixar as placas.
O método macho e fêmea proporciona o resultado mais duradouro. É bem conhecido por aqueles que estão envolvidos na montagem de forro ou assentamento de pisos de madeira.
Junta de borda e ranhura
Se o artesão não tiver equipamento especial, será difícil fazer bordas uniformes em casa. Não há necessidade de ficar chateado antecipadamente. Você precisa entrar em contato com especialistas; eles processarão o material em uma fresadora.
Observe que a profundidade das ranhuras deve ser de 10 a 12 centímetros; ao usar uma placa fina, reduza a profundidade das ranhuras para 6-7 centímetros.
Agora as placas estão completamente prontas para a montagem do produto final. As placas são divididas em dois tipos. A primeira placa tem uma ranhura, a segunda uma tira. É necessário unir firmemente a ranhura ao trilho. As placas estão firmemente coladas. Obtemos um tampo de mesa durável.
A tela final resultante deve ser lixada, revestida com primer e coberta com verniz decorativo. É melhor aplicar o verniz em várias camadas.
A cor da superfície do produto pode ser alterada, se desejado. A superfície é tingida com tinta para madeira para combinar com qualquer tom. Isso é feito antes de revestir o produto com verniz. É importante lembrar que após o envernizamento, a madeira tende a mudar sua cor original e ficar mais escura.
Instalação
O tampo da mesa está totalmente preparado e pronto para instalação. Primeiro, você precisa instalar as partes inferiores dos armários em seus locais permanentes. É preciso atenção, não há espaço para erros, caso contrário estragaremos o produto. É necessária precisão nos cálculos. O armário da pia deve ficar perto do ralo de esgoto, a superfície do fogão deve ficar bem próxima do cano de gás. Não se esqueça de levar em conta a localização dos soquetes. Revestimos a parte superior e as extremidades dos armários com cola de madeira comprada antecipadamente. Colocamos o tampo da mesa em cima dos armários e fixamos com parafusos ou parafusos autoatarraxantes. O painel superior agora está firmemente preso. O pequeno vão formado entre a superfície e a parede deve ser coberto com um rodapé. As bordas da faixa instalada são cobertas com tampões.
A julgar pela maneira como nosso pessoal usa o equipamento para colar o conjunto, é difícil.
Às vezes, as peças da serra são todas viradas de tal forma que elas se torcem, não importa o quanto você as deixe de molho!
É necessário eliminar mecanicamente qualquer comportamento da madeira.
Para fazer isso, nós os conectamos transversalmente por um quarto ou um terço com ripas transversais de madeira não dobráveis, como uma cauda de andorinha (o material é selecionado para combinar com a madeira, pinho rachado não é ruim, por exemplo).
Desta forma bloqueamos o longitudinal e o parafuso...
Após a colagem, fazemos encaixes cegos/surdos nas tábuas externas através das ripas.
Isso bloqueia a divergência longitudinal das placas.
Para isso, você precisará de uma serra circular de tripé com ajuste de ângulo, um cortador de cauda de andorinha e uma furadeira.