
Não é novidade para ninguém que a cozinha é um elemento importante e muito importante da casa. Construir uma casa não é algo tão simples e barato, e muito menos tão rápido. As pessoas que constroem casas com seus próprios esforços não têm a oportunidade de comprar uma casa pronta ou encomendar uma construção pronta para uso, tentam distribuir os materiais economicamente, pesam todos os prós e contras, estão constantemente em busca de soluções razoáveis e aceitáveis, em busca de materiais de construção acessíveis e baratos, trabalhadores que não irão enganá-lo, não irão enganá-lo, mas farão o trabalho de forma eficiente e barata. Este artigo explicará detalhadamente como encontrar, preparar e processar o material, tirar medidas do ambiente para a futura cozinha, elaborar corretamente a documentação de trabalho e instalar a cozinha com suas próprias mãos.

Contente
Seleção de material

Ao construir uma casa, muitos materiais diferentes são necessários. Ele é adquirido nos tamanhos necessários para executar determinados tipos de trabalho e com base nos cálculos da equipe de construção (ou dos seus próprios). Mas nem sempre é possível calcular perfeitamente a quantidade com o volume mínimo de material necessário. Além disso, se houver algum defeito na obra ou o plano for revisado para baixo (dependendo de diversas circunstâncias), será necessário adquirir a quantidade de material faltante ou, ao contrário, armazená-lo para planos futuros.
Em caso de escassez, surge um fenômeno problemático, que se manifesta na impossibilidade de selecionar a mesma cor ou configuração, dimensões, etc. por cor ou número de lote. Além disso, se houver sobras, será necessário espaço de armazenamento adicional, o que no futuro pode levar à desordem na casa e ao arrastamento constante de materiais de construção de um lugar para outro.
O excedente será útil para futuras construções. Você pode usar restos de tábuas, compensados, aglomerados ou painéis de fibras como estrutura ou parede posterior para armários. Para o tampo da mesa, você deve usar uma folha grossa de aglomerado laminado (mais de 30 mm), especialmente impregnada com compostos para evitar a absorção de umidade. Os armários de parede podem ser feitos de aglomerado, aglomerado fino ou madeira maciça. Todos os materiais listados são vendidos em muitas lojas. Para as paredes laterais dos armários, você deve comprar folhas laminadas de 16 mm (com base no número de armários). Vale a pena fazer um esboço primeiro.

Esboço

Para elaborar um projeto de trabalho (esboço), tire as medidas da área da cozinha.
Importante! O comprimento e a largura das paredes devem ser medidos ao longo da borda da argamassa com a parede, no meio da parede e no topo, na junção com o teto. Isso é necessário para selecionar os valores mínimos de comprimento para o móvel da cozinha, já que não existem cômodos perfeitamente planos.

Um desenho aproximado dos elementos da cozinha em tamanho natural, ou seja, a colocação de eletrodomésticos e uma pia, deve ser feito com antecedência para determinar a localização:
- soquetes;
- tubos de fornecimento de gás;
- tubulações de abastecimento de água e esgoto;
- capuzes.
Além disso, antes do esboço final, você deve desenhar várias opções de trabalho com diferentes tamanhos e tipos de disposição dos móveis de cozinha.

Tipos básicos de layouts de móveis de cozinha
- Disposição em L dos móveis da cozinha (canto). A disposição mais comum de elementos na cozinha. Combina versatilidade, compacidade e funcionalidade.
Arranjo de armários padrão em uma cozinha de canto - Colocado ao longo de uma parede. Opção econômica. Adequado para pequenos espaços e inclui os elementos mais essenciais.
Desenho de um conjunto de móveis padrão para uma pequena cozinha reta - Disposição circular ou em U dos móveis da cozinha.
Arranjo circular de móveis e eletrodomésticos em uma pequena cozinha - Arranjo de ilha de móveis de cozinha. Com a remoção de uma ou mais áreas de trabalho do conjunto principal. Adequado para grandes áreas. A parte “ilha” é idealmente projetada a partir de várias zonas de trabalho separadas umas das outras. Isso cria conveniência e conforto, e também oferece a oportunidade de implementar soluções de design originais.
Cozinhas com ilhas vêm em uma variedade de formatos e tamanhos. - Disposição peninsular dos móveis da cozinha. Uma opção para um arranjo de canto de uma unidade de cozinha e um bar com um balcão em uma extremidade; É conveniente organizar um bar com balcão mais próximo da passagem para a sala principal da casa. Isso cria um conforto adicional ao receber convidados. As pessoas podem ficar atrás do balcão e não interferir na área de trabalho.
Um layout de cozinha tipo península é possível para separar a área de cozimento da área de jantar em uma cozinha com uma área razoavelmente grande.
Depois de transferir as dimensões da sala com os pontos de conexão às fontes de energia para uma folha de papel, prossiga diretamente para o posicionamento de todas as áreas de trabalho e móveis. Escala recomendada: 1:10.

Requisitos de segurança e conveniência na disposição dos móveis ao planejar uma cozinha

Existe uma regra não escrita para o posicionamento das principais áreas de trabalho da cozinha e dos móveis. Estes últimos incluem:
- área de armazenamento de alimentos (geladeira);
- área principal (fogão com coifa e área para corte mecânico ou manual de produtos);
- área sanitária (pia com gavetas para guardar louça limpa e cesto de lixo).
Juntos, isso cria um triângulo cujos lados devem ter, idealmente, o mesmo tamanho. Este não é um trecho do teorema de Pitágoras, mas uma situação real. Para que a organização do trabalho na cozinha seja adequada, essas zonas são colocadas a distâncias iguais umas das outras.


Existem padrões estabelecidos empiricamente em relação ao posicionamento seguro de aparelhos elétricos e fogões a gás.
- O fogão a gás deve ser colocado a no máximo 0,5 metro da geladeira e 0,3 metro de janelas, paredes e pia.
Distâncias recomendadas do fogão a gás aos móveis - As tomadas elétricas devem estar localizadas a no máximo 0,5 metro da pia, levando em consideração o uso conveniente de aparelhos elétricos portáteis (para evitar que o fio entre em contato com água e outros dispositivos).
Localização das tomadas elétricas na cozinha Além disso, não coloque a área de corte mecânico perto de janelas para evitar que a cortina fique presa nas partes de corte dos dispositivos.
Distância mínima para instalação de fogão a gás ou elétrico e pia - A instalação do forno e do fogão exige requisitos especiais. Em hipótese alguma você deve instalar gavetas deslizantes embaixo do fogão, pois crianças pequenas podem se interessar pelo que está acontecendo no fogão e colocar as mãos lá dentro. É melhor instalar o forno na altura do peito, ou seja, na bancada em uma extremidade da cozinha. Isso também evitará o contato indesejado entre crianças pequenas e superfícies quentes.
Diagrama de instalação de placa dependente e independente
Design de armários de cozinha

A localização dos armários de parede e de base nos móveis da cozinha deve receber atenção primordial, pois eles serão usados várias vezes ao dia, e uma localização inconveniente pode causar dificuldade para cozinhar e mau humor.
Preste atenção às portas dos armários para evitar que elas se cruzem com outras portas, com a geladeira ou com gavetas ao abri-las. Se o armário externo da cozinha estiver localizado contra uma parede, é necessário separá-lo com um painel falso (para que a porta não fique encostada na parede).

Projetar uma cozinha de canto oferece uma série de vantagens em relação a outros tipos, a saber:
- permite aumentar o espaço de trabalho do tampo da mesa;
- os armários de canto têm grande capacidade, o que permite colocar estruturas complexas neles (prateleiras do tipo carrossel e extraíveis; grande espaço embaixo da pia permite colocar panelas, caldeirões, etc., até mesmo instalar uma máquina de lavar louça);
- É possível instalar uma pia mais larga e funda.

Dimensões da unidade de cozinha

A altura do tampo da mesa é de 0,85-0,9 metros (dependendo da altura do usuário).
- Assim, a altura das gavetas inferiores dependerá da altura do tampo da mesa menos 10 centímetros.
- Largura das gavetas inferior e superior: gaveta dupla de 0,7 a 0,9 metros; único - de 0,2 a 0,55 metros (dependendo da finalidade).
- O espaço da borda superior do tampo da mesa até a borda inferior dos armários de parede é medido de 0,5 a 0,6 metros.
- A altura das caixas de parede é de 0,5 a 1 metro.
- A instalação do exaustor acima do fogão depende do tipo de fogão. Para um fogão a gás – 0,85 metros; para um fogão elétrico – 0,75 metros.
- Se houver um armário para forno embutido, a distância da borda do fogão até esse armário não deve ser inferior a 35 centímetros.
Essas dimensões dependem da escolha do fabricante da cozinha, do corte correto do material de construção, das dimensões do espaço da cozinha e da escolha do tipo de projeto da cozinha.










