Armários de parede são um elemento importante dos móveis de cozinha. Graças a esses móveis você economizará espaço, ao mesmo tempo em que terá espaço.
Portanto, os mecanismos de travamento dos armários da cozinha precisam suportar cargas pesadas. É por esta razão que a confiabilidade e a qualidade da fixação de cada parte do conjunto na parede são consideradas um fator importante.
Contente
Altura de suspensão
Antes de começar a montar os móveis em uma única “parede”, você precisa decidir a altura em que os móveis serão pendurados. Para realizar corretamente essas manipulações, cálculos preliminares devem ser feitos.
É necessário determinar corretamente a distância entre o tampo da mesa e a base do conjunto. Isso proporciona principalmente conveniência aos proprietários do apartamento ou da casa no uso dos móveis.
As gavetas devem estar localizadas na altura dos olhos do proprietário para criar as condições mais confortáveis para seu uso.
Para pessoas de altura média, esse valor varia de 55 a 65 cm. A altura ideal é considerada aquela em que uma pessoa consegue alcançar a prateleira mais alta sem nenhum dispositivo externo e pegar o item desejado sem correr o risco de derrubá-lo.
Caso não pretenda instalar a parte inferior do conjunto ou o tampo da mesa, deverá ter em consideração os cálculos apresentados na tabela:
Altura humana/Altura do fixador (em centímetros)
- 155-165 / 175-180
- 165-175 / 185
- 175-190 /200
É importante lembrar que a instalação de armários de parede é um procedimento sério, e qualquer erro cometido se não for calculado corretamente ficará visível.
Opções de montagem
Existem dois métodos pelos quais os armários de cozinha são montados. A instalação é realizada:
- Uma linha, ou seja, a localização do fixador é equidistante do teto;
É considerado o tipo de acomodação mais comum. Dessa forma, você mesmo pode facilmente proteger os armários. - Diferentes níveis são usados para pendurar, o que significa que os objetos ficam em alturas diferentes.
Este método é usado com muito menos frequência, pois sua implementação é muito mais complicada do que o esquema de fixação linear.
O primeiro método é popular porque você pode usar apenas sua própria força para fixar os armários da cozinha, sem recorrer a ajuda externa.
A segunda opção para fixar objetos é menos comum entre pessoas comuns. Isso ocorre porque o teto desse móvel é usado como uma superfície adicional.
E tudo porque eles não têm nenhum efeito na plenitude ou compacidade do ambiente.
Métodos de instalação
Ao usar novos acessórios usados para fixar armários de cozinha modernos na parede, uma pessoa simplificou muito sua vida, porque a instalação de armários de parede agora se tornou muito mais fácil. O novo sistema de suporte ajuda a eliminar pequenos erros associados à marcação. Além disso, acrescenta estabilidade a toda a estrutura.
Para fazer a fixação necessária para a instalação dos armários de cozinha, vale a pena usar um trilho e um cabide especiais.
Existem 2 métodos de instalação:
- Pendurado em uma placa de montagem;
Para fixar o armário na parede, são utilizados um trilho especialmente preparado e um dispositivo chamado cabide. - Pendurado nas dobradiças dos móveis.
Este método de fixação utilizará dobradiças e fechos.
As vantagens da primeira opção são:
- não há necessidade de ajuda externa (portanto, não há necessidade de apoiar objetos ao marcar), além disso, isso permitirá que você os pendure com a maior precisão possível;
- parafusos de ajuste especiais permitem alterar a posição dos armários da cozinha, o que ajuda a alinhar os itens;
- graças aos entalhes especiais localizados ao longo da largura do acessório, o comprimento pode ser ajustado;
- Este tipo de instalação é possível mesmo que haja um avental;
- não há necessidade de usar um meio-fio para nivelamento;
- facilidade de instalação e desmontagem.
A segunda opção é mais acessível (usa dobradiças e fechos), mas leva mais tempo e requer assistência adicional.
Independentemente da opção, os seguintes materiais são necessários para o trabalho:
- Uma base para fixar objetos;
- Dobradiças para portas de fachada;
- Elementos necessários para a construção das caixas;
- Pregos, parafusos;
- Laços interseccionais;
- Pneus;
- Anexos;
- Parafusos para instalação dos acessórios.
Materiais e ferramentas que você precisará.
Ferramentas necessárias:
- Chave de fenda;
- Furar;
- Nível longo;
- Roleta;
- linha de prumo;
- Lápis;
- Grampo;
- Chave inglesa;
- Chave de fenda manual;
- Martelo;
- Soco.
Ações preparatórias
Para iniciar o processo de instalação dos armários da cozinha, você precisa fazer o seguinte:
- Alinhamento de paredes verticais, embora observe que para uma cozinha de canto, o ângulo de conexão da parede é fornecido em 90 graus (na maioria das vezes, esse processo é realizado usando gesso cartonado e, devido a isso, ocorre o alinhamento);
- Aplicação de marcações (esta etapa deve ser realizada com fio de prumo, lápis e nível);
Os pontos onde os armários da cozinha serão fixados devem indicar a altura necessária. - Instalação elétrica (instalação e ligação de todas as tomadas e lâmpadas);
- Colocar papel de parede ou pintar as paredes.
Esses pontos formarão a base para o trabalho futuro.
O próximo passo é preparar ferramentas e consumíveis.
Instruções de instalação
- Depois que o trabalho preparatório estiver concluído, você pode começar a montagem. Após parafusar os parafusos, é necessário alinhar os ganchos em uma posição e certificar-se de que eles estejam no nível médio. Os toldos devem ser fixados em uma posição. A saliência da parte de fixação (tem configuração de gancho) deve ser de 2 mm em relação ao fundo da parede.
- Se você planejou cortar o pneu, então você deve começar a preparar os espaços em branco.
- São feitos furos na parede pré-marcada para fixar o pneu.
Uma vez terminado, você precisa fixar a tira usando buchas ou parafusos. - O corpo do móvel de parede deve ser instalado no trilho. O ponto de referência é o plano da parede. A próxima fixação dos armários de cozinha de parede é realizada, com foco na anterior.
- O próximo passo é a fixação sequencial dos objetos da instalação usando fixadores. Para isso, utiliza-se um grampo. Para evitar danos à superfície, é necessário aplicar uma fina camada de material isolante.
Fixação de armários em fixadores. - Em seguida, você precisa fazer furos nas caixas. Para evitar rachaduras ou lascas, use uma cobertura de compensado ou madeira. Após a preparação das aberturas, os elementos são conectados com amarras.
- Depois de terminar de pendurar e prender as gavetas, você deve parafusar as portas. Para isso, elas precisam ser dispostas no chão de forma a permitir que os laços sejam fixados em nichos especiais. Após esse procedimento, ocorre a instalação no corpo.
As portas devem ser verificadas fechando-as e abrindo-as diversas vezes para ver se é necessário algum ajuste ou se estão conectadas uniformemente.
Instalando a parte superior do móvel
A primeira coisa a fazer é fixar os ganchos na posição intermediária. Parafusos de ajuste são usados para esta finalidade. Depois disso, você precisa fixá-los por dentro nas paredes laterais de modo que o gancho fique 2-3 mm para fora e haja a possibilidade de fixá-lo na faixa de montagem.
O próximo passo é aplicar marcações na parede. Mas para fazer isso, você deve seguir uma série de regras.
- É necessário determinar com antecedência como as gavetas serão instaladas: bem próximas ao avental ou sobrepostas.
- A faixa de montagem é posicionada 3-4 cm abaixo da borda superior da seção. Para calcular corretamente essa distância, você precisa fixar a barra na parede posterior do objeto da mesma forma que ela será fixada posteriormente na parede.
O próximo passo é fazer furos para instalar o trilho. Aqui estão algumas dicas úteis para você:
- Se a broca "saltar", faça pequenos entalhes usando um prego ou um soco e um martelo;
- Se a parede desmoronar enquanto você estiver fazendo o trabalho, primeiro você deve fazer um pequeno furo e depois perfurá-lo até um tamanho aceitável;
- Caso seja necessário alterar a profundidade da perfuração, deve-se utilizar o pino preparado;
- Se você precisa fazer um furo em uma parede de concreto e não tem uma furadeira de impacto, você pode fazer isso com um martelo e um soco.
Depois que todas as etapas forem concluídas, os pinos são colocados nos furos. Em seguida, a faixa de montagem é instalada nos fixadores. Os gabinetes são fixados na faixa de montagem. Para ajustar sua posição, são utilizados parafusos dos mecanismos de suspensão.
Os elementos são fixados com grampos, começando pelo canto, evitando lascas (conforme instruções acima).
O próximo passo é fazer furos entre as partes bem ajustadas dos acessórios para então prendê-los com braçadeiras de interseção.
Características de pendurar em gesso cartonado
A principal dificuldade na fixação dos acessórios em placas de gesso é a incapacidade de manter a resistência sob cargas pesadas. Por esse motivo, não é recomendado o uso de fixadores padrão. Até mesmo o peso leve de um armário instalado com uma âncora de montagem pode facilmente danificar o revestimento de gesso cartonado.
Se o conjunto precisar ser fixado a uma superfície de gesso cartonado, será útil uma viga de madeira ou uma tábua grossa, que são fixadas à parede com chumbadores.