A cozinha na Rússia não é apenas um cômodo auxiliar equipado com eletrodomésticos, nem apenas uma área de jantar. Este é o lar da casa, onde reinam o aconchego e o conforto, um lugar de comunicação que estimula a franqueza.

Contente
Sobre a necessidade de um desenho de layout
Não há necessidade de pressa com a instalação de redes de abastecimento de água, esgoto, aquecimento, fornecimento de energia elétrica e instalação de tomadas para unidades de cozinha. Para determinar sua localização, você deve usar como base o desenho de instalação, que indicará com precisão os pontos de conexão do equipamento.

Sem esse design, é impossível posicionar corretamente até mesmo as tomadas que fornecem energia elétrica para muitos aparelhos, desde a geladeira até a iluminação da bancada.

A maioria deles está permanentemente conectada, alguns estão localizados em grupos, alguns estão localizados abaixo do balcão, alguns estão escondidos atrás de armários. É necessária uma encadernação precisa para a localização do gasoduto, do cabo de televisão e da Internet.

Atenção especial deve ser dada a: lava-louças, máquina de lavar roupa, pia da cozinha, que são conectadas ao abastecimento de água, esgoto e eletricidade sob a superfície de trabalho.

Novos equipamentos frequentemente aparecem na cozinha, para os quais opções adicionais devem ser providenciadas com antecedência.

Medidas e planta da área da cozinha
Para concluir um projeto de instalação de unidade de cozinha, uma base é preparada - um desenho medido do ambiente. Deve conter:
- uma planta baixa indicando as dimensões do perímetro, a localização das aberturas de janelas e portas com caixilhos abertos, canos e dispositivos de aquecimento, se já estiverem instalados (as comunicações ocultas são indicadas quando instaladas);
- plantas de parede com altura e largura, várias aberturas, sistema de aquecimento (estabelecimento de comunicações com referência precisa às saídas de parede, caixas elétricas, aberturas de ventilação, entrada de gás (se houver) aplicadas).

Com base nisso, o projeto de instalação é realizado levando em consideração a regra do triângulo áureo (fogão – pia – geladeira), o que permite o correto posicionamento dos eletrodomésticos, gerando praticidade no trabalho e o aproveitamento adequado do espaço.

O movimento mínimo entre os principais utensílios da cozinha é alcançado se a pia estiver localizada no centro da área de trabalho, com o fogão e a geladeira à distância de um braço nas laterais. Dependendo do tamanho do cômodo, eles podem formar um triângulo ou ficar alinhados. Ao colocar armários entre eles, cujas bancadas são superfícies de trabalho, você pode obter uma cozinha conveniente.

Determine a altura do tampo da mesa
A bancada é a parte principal do móvel da cozinha; a comida é cortada e preparada nele. Há 50 anos, a altura padrão recomendada para uma bancada de cozinha era de 85 cm, projetada para uma mulher de altura média de 163-170 cm.

A altura das mulheres modernas aumentou, as pesquisas mais recentes em fisiologia e ergonomia mostraram que uma altura confortável da mesa e o posicionamento ideal dos módulos podem reduzir a carga sobre uma pessoa em 30%. Ao fazer o mesmo trabalho em posições diferentes, você pode usar metade dos músculos.

Com uma superfície de trabalho alta, o número de músculos carregados permanece inalterado, mas o esforço aumenta - a fadiga se instala rapidamente.

Altura ideal da bancada da cozinha:
- para uma pessoa de até 150 cm de altura é de 75-80 cm;
- 160-180 correspondem a 85-90;
- em 180-200 uma altura de 1 m é confortável.

Você pode encontrar muitas recomendações na Internet sobre a altura desta ou daquela parte do fone de ouvido. Uma maneira confiável de decidir é ir a uma loja de móveis, imaginar o trabalho da cozinha em vários conjuntos de móveis e entender o que é mais conveniente.

Bancada multinível – um passo em direção à saúde
É difícil se livrar dos estereótipos imediatamente – estamos acostumados com bancadas de cozinha padrão do mesmo nível. Uma versão atípica (não padronizada) de um conjunto de cozinha, onde os processos são realizados em mesas de diferentes alturas, está ganhando cada vez mais popularidade.

A alteração da altura das mesas de trabalho tem como objetivo reduzir e distribuir as forças exercidas sobre a coluna durante o processo de cozimento. É difícil encontrar esse tipo de mobília, pois ela é feita sob encomenda. É original, confortável e complementa bem o interior.

As bancadas para lavagem e corte podem ser instaladas 5 cm acima do nível recomendado. Então o trabalho exigirá menos esforço: ao lavar pratos, cortar alimentos, você não precisará abaixar a cabeça. O tampo elevado da mesa permite que você apoie os cotovelos sobre ela, aliviando assim a coluna.

A superfície de trabalho principal - para trabalhos sérios como cortar carne, vegetais, preparar massa, que exigem esforço físico significativo, é instalada 5 cm abaixo do valor padrão. O fogão é instalado no mesmo nível - a dona de casa deve conseguir olhar para as panelas sem se curvar.

Os requisitos para diferentes alturas devem ser ajustados à pessoa que utiliza com mais frequência os equipamentos da cozinha. Essas mesas têm uma vantagem significativa: se os membros da família tiverem alturas diferentes, o conforto é garantido a todos que desejam cozinhar.
Parâmetros do fone de ouvido
Não há tamanhos padrão uniformes para unidades de cozinha, mas existem apartamentos típicos – “era Khrushchev”, “era Stalin”, “era Brezhnev”. Suas dimensões obrigam os fabricantes de móveis a recorrer a determinados modelos.
Os conjuntos de móveis vendidos geralmente são feitos para se adequar às dimensões de uma casa “padrão”, mas uma parte cada vez maior dos móveis de cozinha hoje em dia é feita para um espaço específico e para necessidades individuais.
O conjunto de móveis é convencionalmente dividido em armários superiores e inferiores – módulos que possuem dimensões padronizadas. Isso é conveniente para os fabricantes ao configurar linhas de produção. Os eletrodomésticos embutidos, que ficam nas seções inferiores, também possuem dimensões padrão. Portanto, a profundidade dos armários é de 57 cm ao longo da superfície lateral, a altura da porta é de 72 cm, a largura do tampo da mesa é de 60-65 cm (com margem para tubos de aquecimento).

As portas da fileira superior de armários são feitas com os mesmos 72 cm. A altura total dos móveis de cozinha consiste nessas dimensões, levando em consideração a distância do chão (10-15 cm), a espessura da superfície de trabalho (4-5 cm) e a altura até as seções superiores acima dela.

A largura típica dos armários com uma porta é de 30 a 50 cm, com duas portas de 60 a 100. A altura do módulo do chão até o tampo da mesa é de 75-100 cm.

O principal é manter a harmonia; os armários devem complementar uns aos outros e não suprimir uns aos outros. As seções superiores do conjunto devem ser menores em tamanho em comparação às localizadas abaixo, com profundidade não superior a 30 cm. Isso permite um uso mais prático da mesa, evitando impactos na cabeça durante o cozimento.

A altura do móvel da cozinha deve ser tal que a dona de casa consiga alcançar as prateleiras sem problemas. A distância entre as seções inferior e superior é selecionada de acordo com a altura da anfitriã, geralmente fixada em cerca de 60 cm. Uma parte significativa do conjunto de móveis são as gavetas, que são práticas, possuem várias seções e são planejadas levando em consideração a altura do chão até o tampo da mesa. É desejável que o nível dos módulos inferiores seja ajustado usando pernas.

Para concluir
Um conjunto de móveis de cozinha deve ser motivo de orgulho para a anfitriã, e a cozinha deve ser o centro das atrações para toda a família. Conforto, layout, iluminação – tudo deve criar um bom humor.

VÍDEO: Tipos de layouts de cozinha. Qual escolher?
50 ideias de fotos para layout de cozinha



















































É claro que o autor está certo quando diz que planejar uma cozinha não é uma tarefa fácil. Meu marido e eu também decidimos inicialmente criar o design nós mesmos, mas no final recorremos a profissionais