A cozinha é um dos lugares mais importantes da casa. À noite, voltando do trabalho ou da escola, toda a família se senta à mesa, janta e, enquanto tomam uma xícara de chá, contam uns aos outros como foi o dia e quais ideias querem colocar em prática. É por isso que o ambiente da cozinha influencia nossas emoções e sentimentos. O clima estraga imediatamente, você nem quer entrar no ambiente se os móveis não estiverem com a aparência certa. Portanto, é necessário arrumar os itens internos. Mesmo o método mais simples – pintar o móvel da cozinha – mudará significativamente a aparência.

Contente
Benefícios da pintura DIY
Para transformar os móveis da sua cozinha, você não precisa investir muito, basta comprar tinta. Pintar um conjunto de cozinha não é uma tarefa difícil. Se você nunca fez isso antes, você pode facilmente lidar com essa tarefa.

Esse tipo de renovação de móveis é a opção mais comum. Você não precisa ser um especialista ou ter muita experiência nesta área. O método é muito econômico, mas o resultado superará todas as expectativas. A coloração levará um tempo relativamente curto e sem muito esforço.

Escolhendo um esquema de cores
Então, se você decidiu repintar o conjunto da sua cozinha e já decidiu qual será a cor, esteja preparado para o fato de que você terá que trocar os tecidos das janelas e o material de estofamento dos móveis estofados. Você pode escolher uma cor ou várias, o que está se tornando muito popular, é importante que o esquema de cores esteja em harmonia com o interior geral. Para quem tem gosto, será fácil, mas para iniciantes no ramo será um pouco difícil.
Solução neutra. Isso inclui todas as variedades de bege, bem como marrom, preto, cinza e branco. É muito difícil errar na hora de combinar essas cores, só é preciso ter cuidado ao combinar tons escuros. A opção mais comum: os armários superiores são de cor clara, os inferiores são escuros. Esta combinação é mais adequada para interiores clássicos.
É importante lembrar que é melhor não combinar somente cores escuras ou somente cores claras. Não podemos nos esquecer das cores brilhantes. Assim, o preto pode ser combinado com vermelho, verde claro, menta, rosa, bege, branco com azul claro, lilás, azul, bege com vermelho, lilás com cor cappuccino, bordô com creme, branco, cor madeira, etc. Duas cores brilhantes ou duas cores neutras são uma opção interessante, aqui você deve confiar no seu gosto. O tema de vegetais e frutas não parecerá menos interessante.
Se você quer um interior original, combine cores contrastantes: amarelo com lilás, laranja com azul, azul com vermelho ou rosa. Para um ambiente mais calmo – laranja com vermelho ou amarelo, verde com amarelo ou azul com verde.
Hoje em dia, o uso de várias cores ao mesmo tempo se tornou comum. Por exemplo, um detalhe colorido pode “diluir” dois tons calmos. Você pode usar uma cor diferente para cada fachada individual – sua cozinha ficará com um estilo retrô. O principal é uma abordagem competente, e uma pintura simples dará nova vida a um conjunto antigo.

Escolhendo tinta
Hoje em dia você pode ver nas lojas uma variedade enorme de tintas. Mas nem todos são adequados para frentes de cozinha. Você não deve usar tinta à base de água ou óleo – elas ficarão irregulares e vazarão. Tinta acrílica também não é recomendada, pois ela não tolera umidade e vários agentes de limpeza.

A melhor opção é tinta alquídica em aerossol em lata ou esmalte automotivo. Este material é aplicado uniformemente, sem gotejamentos, é confiável, durável, tolera facilmente umidade e mudanças de temperatura e está disponível em uma variedade de cores.
Materiais necessários
Os materiais que precisaremos são:
- tinta spray,
- lixa,
- primer para madeira,
- solvente,
- massa de vidraceiro,
- luvas,
- óculos de proteção,
- fita adesiva,
- esmalte para decoração,
- acessórios (se você decidir trocar o antigo),
- oleado ou filme plástico para evitar respingos no chão.

Ferramentas necessárias
Quais ferramentas serão úteis:
- rolo ou pincel,
- máquina de moer,
- secador de cabelo de construção,
- chave de fenda ou chaves de fenda,
- espátula,
- bandeja de tinta.

Algoritmo de pintura passo a passo
Como pintar um conjunto de cozinha? Primeiro, você precisa remover as portas dos armários, todos os acessórios, vitrais ou molduras de espelho simples. Se houver película de PVC na superfície, remova-a usando um secador de cabelo. Abordamos essa etapa do trabalho com muito cuidado para que não sobre nenhum pedacinho. Depois limpamos a sujeira e o pó. Agora você precisa lixar a superfície usando uma lixa de grão fino ou uma lixadeira. A superfície deve ser plana, cuidadosamente processada, sem pequenos defeitos. Removemos tinta velha da mesma maneira. Além disso, você pode usar líquidos especiais para remover tinta e verniz. Limpe a superfície novamente, remova o pó, é melhor usar uma escova para que o pó não entre nas rachaduras.

O próximo passo é tratar a superfície com um desengordurante. Deixe secar e prepare a superfície com uma solução para madeira. Deixe secar completamente, o ideal é que dure 24 horas. Para remover completamente todas as irregularidades, aplique massa. Após a secagem, é necessário lixar novamente. Depois que a superfície estiver completamente em ordem, começamos a pintar.

Para uma coloração perfeita, aplique a tinta movendo o pincel ou rolo em uma direção, sem pressa. Se você estiver usando uma variedade de tons, isole as bordas com fita adesiva. Claro que pintar com spray ficará mais bacana. Aqui você precisa lembrar que durante o trabalho parte do material será pulverizado para os lados. Por isso, é necessário cobrir tudo ao redor com filme para evitar que a tinta manche. Para uma cor mais saturada, você pode pintar novamente depois que a primeira camada estiver completamente seca.

Depois que todo o trabalho estiver concluído, instalamos os acessórios, inserimos o vidro e penduramos os armários. Foi assim tão fácil e simples criar um conjunto de cozinha original que nós mesmos reconstruímos.

A etapa final é a decoração
Muitas pessoas querem que sua cozinha seja única e confortável. Nem todo mundo tem a oportunidade de trocar seu fone de ouvido por um novo. A melhor maneira de atualizar móveis desagradáveis à vista é com a ajuda da decoração.

Além de pintar, você pode embelezar as fachadas usando filme autoadesivo, cuja escolha é muito rica - uma variedade de cores, vários padrões que imitam madeira. O material é aplicado na superfície tratada e nivelado com uma espátula especial. Caso apareçam bolhas durante o trabalho, elas são perfuradas e pressionadas contra a superfície. Se a película estiver colada torta, com “rugas”, retire-a e cole outro pedaço.

Se não quiser filme, use papel de parede fotográfico. A superfície é pré-tratada – lixada e preparada. Após a secagem completa, cole o papel de parede fotográfico. Depois cobrimos com verniz para proteger a superfície.

Se você quer um conjunto de cozinha original, use decoupage. Aqui, são utilizados cartões de decoupage ou guardanapos com padrão; você pode pegar várias fotos recortadas de revistas ou imprimir algum tipo de padrão em uma impressora. Colocamos as imagens nas fachadas, colamos com PVA e deixamos secar completamente. No final, cobrimos com verniz transparente em várias camadas.

Você pode adicionar variedade colando mosaicos, azulejos ou rodapés decorativos – molduras. Detalhes do comprimento necessário são colados na superfície, formando uma moldura.

Você pode escolher qualquer método, além de restaurar os móveis, você pode atualizar a área de jantar substituindo o estofamento das cadeiras, bancos ou costurando capas para eles. Você também pode aplicar uma imagem à superfície da mesa usando o estilo decoupage.

Como envelhecer madeira
Esse método de trabalhar com madeira é muito comum. Designers o utilizam na restauração de móveis e no planejamento de interiores. Você mesmo pode envelhecer a madeira, e seus móveis simples ficarão completamente diferentes, até mais vantajosos do que os móveis feitos em fábrica. Como envelhecer madeira em casa? Aqui estão alguns métodos simples, mas altamente eficazes.

Um método especial de envelhecimento é a escovação. Aqui, usando uma escova de metal, as fibras macias são removidas da superfície. O pincel deve se mover exatamente ao longo da linha dos veios. A pressão é aplicada uniformemente. Dessa forma, você obtém um desenho cuja textura pode ser aumentada por meio de coloração. O próximo passo é lixar a superfície. Após finalizar o trabalho, retiramos o pó e a serragem. Agora vamos tonalizar usando o tom escuro da Belinka. Aplique a tinta usando um pincel ou rolo. Após alguns minutos, remova com muito cuidado a camada externa de tinta com uma esponja, revelando assim os grãos da madeira. Deixe secar completamente e aplique verniz transparente.

Este método de envelhecimento e pintura subsequente é usado para decorar grandes partes do interior, por exemplo, vigas do teto.
1. Pintura em várias camadas.
Esse método é usado para restaurar móveis e o resultado final é maravilhoso. Antes de iniciar o trabalho, a madeira deve ser arranhada, lascada, amassada, desgastada e até mesmo buracos de minhoca devem ser adicionados. Isso exigirá certas ferramentas. Para que o resultado seja óbvio e pareça autêntico, isso deve ser feito, mas com moderação. Em seguida, pegamos o agente de coloração “Pinotex” de cor escura e aplicamos uma camada na superfície. Deixe secar e lixe.

Aplicamos o branco translúcido “Belinka” como segunda camada, mas de forma que a base escura fique visível. Deixe secar, depois pegue uma escova de metal e, movendo-a no sentido dos veios da madeira, forme um padrão texturizado. Dilua o esmalte branco ao meio com solvente e aplique-o novamente na superfície.

2. Envelhecimento em fogo aberto.
Aqui eles usam um queimador de gás, a madeira é tratada com fogo, a madeira fica rica em cor, então eles passam uma lixa sobre ela, revelando o padrão. No final, é aplicado um verniz protetor.

3. Usando vinagre e palha de aço.
Este método baseia-se na reação química das substâncias mencionadas e na forma como a cor e a superfície da madeira mudam posteriormente. O resultado é magnífico.

4.Pode ser usado técnica de craquelure.
Esse método não só envelhecerá seus móveis pintados, mas também lhes dará uma aparência rachada. É claro que essas não são todas as maneiras de envelhecer madeira. Na verdade, também existem técnicas mais sofisticadas. Nós fornecemos os mais acessíveis.

Existem várias opções para restaurar móveis. Use toda a sua imaginação e habilidade e você alcançará os resultados desejados.

VÍDEO:Reforma de cozinha. Parte 2.
50 ideias de fotos sobre como pintar um conjunto de cozinha



















































Pintei o teto da cozinha com tinta Dulex, o resultado é óbvio. Mascara todos os desníveis do teto, fácil de aplicar. Gostei muito do acabamento fosco e ficou com uma aparência decente.
Vou tentar