
Um canto de cozinha é um elemento atraente no design de interiores de cozinha, permitindo que você economize espaço e reúna toda a família grande em uma cozinha pequena. A humanidade utiliza os cantos da cozinha desde a era pós-moderna. Apesar da grande variedade de móveis de cozinha nas lojas modernas, nem sempre é possível encontrar o modelo certo. Mas isso não é um problema para uma pessoa com habilidades básicas de carpintaria. Um canto de cozinha feito por você mesmo é uma oportunidade de ter móveis ideais em termos de estilo e funcionalidade, sem grandes investimentos financeiros.
Contente
Benefícios de usar e criar com suas próprias mãos
Os cantos da cozinha são populares devido a várias de suas propriedades:
- Compacidade. Elas permitem economizar espaço, o que é a principal vantagem de uma cozinha pequena que combina cozinha e sala de jantar.
- Funcionalidade. Um sofá de canto para a cozinha pode conter gavetas para guardar coisas, alimentos ou pratos, vegetais.
- Conforto. Uma grande família ou empresa pode sentar-se à mesa.
- Grande seleção de opções. Há muitos designs diferentes. Você pode escolher e montar com suas próprias mãos um canto que seja adequado em tamanho, estilo e material de acabamento.
- Barato. Um canto de cozinha feito por você sempre custará menos do que um comprado em uma loja.
Nós decidimos sobre o design e a construção
O canto da cozinha inclui um sofá curto e um longo e um canto de conexão entre eles. Quem não sabe como fazer um canto de cozinha com as próprias mãos deve levar em consideração algumas dicas:
- Você precisa começar determinando a localização do canto, seu tamanho e pensar no design e no esquema de cores.
Desenho com descrição das peças e suas conexões - Para se inspirar, vale a pena olhar fotos em revistas ou em sites especializados em design e mobiliário.
Canto marrom macio e confortável de tamanhos não padronizados - O design pode ser o mais simples possível: uma estrutura com assentos e encostos. Caixas de armazenamento aumentarão a funcionalidade dos novos móveis. Eles podem ser retráteis ou com tampa de abertura. Sofás de canto de cozinha com área para dormir podem ser usados para descanso temporário e permitir que hóspedes passem a noite. Sua produção exige investimentos adicionais, mais qualificação profissional, aquisição de ferragens especiais e um mecanismo que permita dobrar e desdobrar o sofá.
Lindo canto de cozinha feito de madeira - Os cantos podem ser direitos ou esquerdos. É importante levar isso em consideração.
Canto macio do lado direito faça você mesmo para cozinha Canto esquerdo da cozinha no interior da cozinha - Para estofamento, é melhor usar couro sintético ou materiais sintéticos. Eles são fáceis de limpar, mais resistentes e duráveis que os tecidos.
Material para cobrir um canto da cozinha - Se o produto for macio, como um enchimento, é mais prático usar placas de poliuretano ou espuma de borracha.
Borracha de espuma para um canto de cozinha macio - O canto deve ser fabricado de acordo com os desenhos. Você mesmo pode esboçá-los ou encontrar desenhos e diagramas para um canto de cozinha de madeira do tipo "faça você mesmo" em publicações especializadas ou na Internet. Os esquemas encontrados ainda terão que ser modificados para se adequarem às suas condições: os tamanhos terão que ser alterados. O desenho compilado simplifica o trabalho, permite cálculos mais precisos dos materiais e economiza tempo.
Desenho de canto com dimensões – vista lateral - Depois disso, é feita uma lista de todos os elementos de canto e materiais que precisam ser comprados.
Detalhes para a moldura do futuro canto - Todas as ferramentas, dispositivos, acessórios e materiais faltantes devem ser comprados com antecedência antes de iniciar o trabalho.
Materiais necessários
Para fazer um sofá de canto para a cozinha você precisará de:
- aglomerado laminado, lixado, compensado;
- fixadores: buchas, parafusos;
- laços;
- cola;
- fio de nicromo;
- borda para decorar pontas, almofadas de calcanhar;
- cantos de móveis;
- placas de poliuretano, se for planejado um canto suave;
- estofamento;
- primer para madeira, tinta, verniz;
Ferramentas necessárias
No processo de fabricação de móveis você vai precisar de:
- serra elétrica;
- grampeador de móveis;
- faca;
- furadeira, chave de fenda;
- martelo;
- roleta;
Processo de fabricação: instruções passo a passo
Para um sofá longo, as seguintes partes são cortadas:
- a parte inferior, pode ser feita de compensado;
- barras para o quadro;
- duas paredes laterais feitas de aglomerado;
- duas peças laterais para os lados longos da caixa (podem ser feitas de madeira compensada);
- voltar;
- assento.
O sofá é montado na seguinte ordem.
- Cubra as extremidades dos painéis laterais com bordas e a parte inferior com protetores de calcanhar.
- Usando uma chave de fenda e parafusos, faça uma estrutura e depois uma caixa.
- A parte traseira é montada e fixada nas laterais usando buchas. A fixação pode ser reforçada com cantos de metal.
Para fazer um sofá baixo, todos os passos devem ser repetidos. As únicas diferenças estão nos tamanhos das peças.
Os sofás longos e curtos são combinados em uma única estrutura usando um elemento de conexão de canto. Usando buchas e cantos de metal, conecte o assento ao encosto e depois fixe-o nas laterais.
Na fase final, é feito o estofamento, se estiver previsto:
- As peças de enchimento são cortadas de folhas de poliuretano. O tamanho do enchimento é ligeiramente maior que o tamanho do elemento ao qual ele se destina. O enchimento macio é preparado para assentos e encostos de sofás. Fixe com cola ou fita dupla face.
- As peças de estofamento são feitas de maneira semelhante, mas seu tamanho deve permitir que o material seja enrolado e preso com um grampeador.
Se não for fornecido estofamento macio, a madeira é tratada com primer e verniz. Para mudar a cor, você pode usar tinta ou matiz.
Decorar um canto acabado é um elemento do design da cozinha
A decoração é feita de acordo com o interior da cozinha e as preferências dos proprietários. Portanto, pode haver muitas opções. Aqui estão alguns:
- A madeira natural fica ótima no interior de qualquer cômodo. Vale a pena escolher esta opção se o restante dos móveis for feito do mesmo material. É seguro, ecológico, sempre tem uma aparência decente e traz calor e conforto. A madeira natural é coberta com tingimento e verniz.
- Se você decidiu ter um sofá sem estofamento, você pode pintá-lo na cor dos móveis da sua cozinha ou, ao contrário, reforçar o elemento de decoração do interior com cor. Uma combinação de duas cores harmoniosas ficará impressionante.
- Para o acabamento do sofá de canto da cozinha, são utilizados estofados em couro sintético e tecidos grossos. Esse canto pode ser preenchido, macio ou não, então os assentos ficarão duros. Uma ampla variedade de materiais semelhantes na rede de varejo permite que você escolha a cor certa.
- Decorar sofás de cozinha com plástico e materiais modernos semelhantes é relevante. Eles são fáceis de limpar, não perdem sua aparência original por muito tempo e estão disponíveis em uma ampla gama de cores e tons. Mas esse material não é adequado para todos os estilos de interiores.
Os sofás de canto de cozinha não sairão de moda por muito tempo, porque são confortáveis, funcionais, economizam espaço e criam aconchego. A cozinha é o cômodo mais multifuncional. Para a maioria das pessoas, a cozinha é o lugar onde todos os membros da família se reúnem à mesma mesa. É compreensível que haja um desejo de tornar esse momento mais agradável e o lugar mais atraente. O novo item de interior cria uma atmosfera acolhedora e aconchegante quando combinado com a iluminação certa. Uma luminária ou arandela adicional com altura ajustável será um elemento decorativo eficaz.
Vídeo: Cantinho de cozinha macio faça você mesmo
Uma seleção de fotos de cantos de cozinha feitos por você