A cozinha é um lugar onde os membros da família passam muito tempo. Isso significa que é importante garantir conforto e criar uma bela imagem visual do ambiente. Isso simplificará o processo de cozimento graças à funcionalidade dos móveis e proporcionará prazer estético no interior. Além disso, é importante prestar atenção aos móveis. Design moderno conjunto de cozinha deve estar alinhado com as tendências populares.
Para fazer uma escolha, você precisa considerar não apenas a relevância do estilo, mas também os parâmetros do ambiente.
Contente
Estilos existentes, suas características
Ao escolher uma direção de design de interiores, você deve considerar todos os estilos existentes. Cada um tem suas próprias características que criam detalhes e acrescentam sabor. O critério principal na escolha é a preferência pessoal. Para implementar um design em um determinado estilo, você também precisa entender o que precisa ser feito.
Provença
A base é a escolha materiais naturais – dá-se preferência a madeira, pedra, reboco de cimento. Os móveis também devem se enquadrar nos critérios desse estilo. Itens de madeira e ferro forjado ficam melhores em uma cozinha provençal. Os produtos tecidos geralmente são lisos ou apresentam estampa floral, com predominância de tons claros.
Estilo escandinavo
É importante buscar o conforto e a funcionalidade do espaço. Os móveis geralmente são monocromáticos, em tons claros.
Principais características do estilo:
- móveis de madeira natural e das formas mais simples;
- o mobiliário do quarto é complementado por cortinas em estilos romano e clássico;
- decoração feita com materiais naturais: vasos de barro, almofadas de tecido para cadeiras, acessórios de madeira.
Clássico
O estilo mais famoso e conhecido, pois não perde sua relevância e é atemporal.
Qual é a diferença:
- é dada preferência a tons calmos;
- madeira natural é usada para decorar paredes e pisos;
- as cores são diferentes, mas tons ácidos e chamativos são excluídos;
- A madeira natural geralmente é complementada por uma bancada de pedra.
Estilo moderno
Combina as últimas tendências. Essas costumam ser as opções de design mais originais e marcantes.
O que eles incluem:
- predominância de linhas retas;
- o espaço livre é sempre usado com bons resultados;
- uma combinação de diferentes cores e texturas é aceitável;
- todos os objetos e produtos das formas mais simples possíveis;
- O uso de itens, acessórios e decoração originais e fora do padrão é incentivado.
Barroco
Geralmente há muitos monogramas nas fachadas dos móveis. As cores principais são complementadas por padrões dourados. As cadeiras são revestidas com tecidos naturais. Os móveis são feitos apenas de madeira, o que aumenta seu custo. Na decoração, a preferência é por tons mais escuros.
Sótão
Um estilo específico que não combina com todos os cômodos. Permite que você implemente pertencente a uma instalação industrial. O quarto se destaca pela decoração minimalista. Os tetos geralmente têm um design complexo. A alvenaria é usada na decoração como um cartão de visita de estilo.
Móveis raros ou modernos se encaixam bem em tal interior. O design é implementado usando contrastes e minimalismo.
Moderno
A principal característica do fone de ouvido neste estilo é suavidade das linhas. É dada preferência à madeira natural, vidro, metal, mas análogos artificiais também não são proibidos. O mobiliário é complementado por vitrais e puxadores de formas complexas e originais. Também combina bem com cortinas leves e grossas. Graças à iluminação e às plantas em vasos, o interior parece mais vivo.
Minimalismo
Utilizando um pequeno número de peças, alcançamos a máxima funcionalidade do ambiente. É dada preferência às seguintes cores: preto, branco, cinza e, às vezes, bege. Os móveis devem ter formato simples.. Madeira natural e metal combinam bem. Em uma cozinha assim não deve haver padrões, estampas ou qualquer imagem. Elementos decorativos praticamente não são utilizados.
Alta tecnologia
Um pouco semelhante ao estilo discutido anteriormente. O esquema de cores é o mesmo, mas detalhes brilhantes são permitidos. Ao contrário do estilo minimalista, alta tecnologia não requer o uso de materiais naturais, os artificiais são bem-vindos. Uma de suas características é a presença de superfícies refletivas, inclusive nas fachadas. Móveis de metal são populares, especialmente quando combinados com couro.
Acessórios podem ser usados, mas devem ser originais e de formato simples. É dada preferência a elementos metálicos cromados.
Mediterrâneo
O estilo é dividido em 2 direções:
Em ambos os casos é recomendado o uso formas simples. Além disso, a superfície das fachadas pode ser projetada de diferentes maneiras.
Estilo country
Muitas vezes, a cozinha é projetada dessa forma em casas particulares, onde há espaço suficiente para usar móveis maiores e mais rústicos. Sua cor pode ser diferente - ela é selecionada para combinar com o esquema de cores do interior do ambiente, mas tons quentes são usados com mais frequência: bege, marrom, areia, leitoso.
Os estilos mais relevantes – escolha de acordo com as tendências
Algumas das opções são mais procuradas. Um conjunto moderno não perderá sua relevância nos próximos anos se for projetado nos seguintes estilos.
Minimalismo: tons suaves ajudarão a compensar o mínimo de elementos de decoração e design, eles podem ser combinados com tons frios, uma combinação de texturas também é bem-vinda, isso se manifesta no uso de concreto e madeira, pedra e tecidos, 1-2 detalhes brilhantes ajudarão a animar o interior, e os móveis devem ser funcionais.
Estilo ecológico: a base da ideia do design é o uso de materiais naturais, mas você não deve recusar fachadas de seus análogos ecológicos, você pode usar materiais não padronizados - bambu e outros, o que tornará o design mais original, também o estilo ecológico se torna facilmente a base para outras tendências (minimalismo, boho, escandinavo), você só precisa adicionar detalhes característicos.
Neoclassicismo: é uma versão aprimorada do estilo clássico, mas mais moderna, proporciona conforto, ao escolher esta opção, você precisa se esforçar para dar leveza ao interior, você pode usar apenas decoração relevante, deve escolher exclusivamente linhas suaves, mas o uso de materiais naturais e até caros é aceitável.
Quais tendências e tendências modernas são levadas em consideração ao escolher um design
O design pode ser diferente e é baseado nas características do ambiente, sua configuração e tamanho. Por exemplo, o estilo campestre ou rústico é incorporado em cômodos mais espaçosos, onde os móveis não “ocupam” todo o espaço livre.
Por isso, é preciso levar em consideração a área da cozinha para escolher o tipo de móvel:
O design é selecionado com base nisso. Várias tendências importantes são identificadas e podem influenciar a decisão.
O que é levado em consideração no projeto de uma cozinha moderna:
Respostas para perguntas populares
Não há restrições se o resultado parecer orgânico; um exemplo é uma cozinha onde uma ilha e um balcão de bar são usados ao mesmo tempo. Mas é importante considerar o tamanho do cômodo para economizar espaço.
É utilizada a opção de um conjunto embutido e módulos laterais para objetos na área de passagem. No primeiro caso, os armários ficam completamente escondidos atrás de portas, enquanto no segundo, ao contrário, as áreas de armazenamento ficam abertas.
São utilizadas diversas soluções que podem diluir o design contido: uma das fachadas do conjunto é de cor diferente, mas deve ser combinada com algum outro elemento de design do ambiente, também é feito um avental complexo, que pode ser multicolorido, texturizado, espelhado, com padrão ou tom brilhante.
Se você brincar com essa ideia corretamente, poderá criar um design original. Este resultado é alcançado através do uso de diferentes texturas; essas superfícies podem ter tons semelhantes, mas se destacarão.
O design de móveis pode parecer moderno se as seguintes combinações forem usadas: preto e branco, com branco combinado com cores diferentes (cinza, azul, rosa), cinza café, tons de marrom, turquesa com rosa e leitoso.
Portanto, escolher o design dos móveis de cozinha é uma tarefa que não está separada do processo de design de interiores. Os móveis devem ser feitos no mesmo estilo. Eles usam diferentes soluções que podem aumentar a atratividade do local, mas também é necessário tomar como base tendências que podem transformar o design em um design moderno.