Depois de concluir outra reforma, muitas pessoas se deparam com a questão de como organizar seu quarto. Muitas vezes, móveis antigos podem não combinar com o estilo do interior, com seu esquema de cores ou simplesmente se tornarem sem graça após um longo período de uso. Comprar um novo fone de ouvido pode ser um grande peso para o seu bolso, então uma ótima solução de design para esse problema seria fazer a restauração você mesmo.
Contente
- Benefícios da atualização "faça você mesmo"
- Selecionando um método de restauração
- O que é decoupage?
- Moldagem e pintura
- Restauração de mesa
- Mudança de cor da fachada
- Materiais e ferramentas necessários
- Vídeo: Como atualizar uma cozinha antiga
- 50 ideias de restauração e atualização de móveis de cozinha "faça você mesmo":
Benefícios da atualização "faça você mesmo"
Há muitos aspectos positivos em atualizar você mesmo a aparência dos móveis. Em primeiro lugar, é uma grande economia de dinheiro, já que o custo dos materiais para restauração é muito mais barato do que encomendar novos móveis de cozinha. O trabalho do tipo "faça você mesmo" permitirá que você crie um interior único, dando vida a todas as suas ideias pessoais de design. A moderna gama de soluções de construção ajudará você a atualizar seu conjunto de cozinha de diferentes maneiras, para atender a todos os gostos e bolsos. Você pode atualizar qualquer elemento do interior da sua cozinha, basta escolher a opção mais adequada para seu ambiente específico.
Selecionando um método de restauração
Para decidir sobre um método de atualização dos móveis da cozinha, é importante entender o quão sérias as mudanças na aparência são necessárias na versão final. A opção mais simples é cobrir as fachadas com película. Isso ajudará a mudar a cor e também a esconder defeitos de móveis antigos de cozinha que se formaram devido ao uso. Em caso de danos mecânicos graves nas superfícies, é possível substituir peças individuais (fachadas, paredes, portas, prateleiras), bem como substituir acessórios de móveis (puxadores, dobradiças, fechaduras). As tendências da moda em decoração são a decoupage e a moldura de fachada, que, graças a operações simples, ajudarão a dar nova vida ao conjunto de cozinha. Uma solução simples e ao mesmo tempo eficaz é pintar os móveis. Em qualquer caso, a escolha do método de restauração deve ser adaptada às necessidades de cada ambiente individualmente.
O que é decoupage?
Atualizar seu conjunto de cozinha com suas próprias mãos em um estilo “feito à mão” é uma solução bastante moderna e interessante. Decoupage é uma das opções de decoração "faça você mesmo" mais populares. Seu significado está na decoração de elementos de mobiliário com utensílios domésticos. Os materiais mais comumente usados são papel, papel machê, tecido, vidro, papel de parede velho e vários itens domésticos.
Ao decorar fachadas neste estilo, é importante pré-tratar adequadamente a superfície. Os elementos de madeira devem ser lixados, os elementos de plástico devem ser completamente lavados e desengordurados (com álcool ou solvente) e os elementos de metal devem estar completamente livres de corrosão. Entre as vantagens desse método, vale destacar seu baixo custo e o voo ilimitado da fantasia, que pode ser transformada em realidade.
Moldagem e pintura
Moldura é um tipo de decoração de fachada com adição de elementos adicionais. Os elementos adicionados são cortados em madeira para se ajustarem às dimensões da fachada que está sendo processada. Você pode fazer isso sozinho ou encomendar as peças necessárias de especialistas. Este método é adequado para superfícies de madeira, às quais um novo padrão pode ser adaptado sem muito esforço e ferramentas especializadas.
Uma parte integrante da moldagem é a pintura subsequente das fachadas do produto (ou cobertura da superfície com várias camadas de verniz). Este método de dar ao ambiente final uma aparência completa e uniforme é o mais racional e acessível. As superfícies a serem pintadas devem primeiro ser lixadas e completamente desengorduradas.
Restauração de mesa
A mesa é a principal superfície de trabalho da cozinha, por isso ela se desgasta no menor tempo possível. Muitas vezes, é o tampo da mesa que fica inutilizável, por isso não faz sentido trocar o conjunto inteiro. Nesse caso, uma excelente solução seria restaurar não todo o conjunto de cozinha, mas apenas uma parte separada dele.
Ao atualizar a cobertura da mesa, vale a pena prestar atenção à combinação da resistência ao desgaste do material e sua compatibilidade com o restante dos móveis do ambiente. Bancadas feitas de pedra artificial, mármore e granito parecem opções interessantes. Eles são mais caros do que os produtos de aglomerado, mas devido à sua vida útil muito mais longa, esses custos são recuperados muito rapidamente. O aglomerado é muito menos resistente à umidade e aos impactos mecânicos do que a pedra, o que é um aspecto muito importante para a cozinha.
Uma opção mais simples é cobrir a bancada com azulejos ou mosaicos (de preferência em um esquema de cores que combine com o restante do interior). Este método é mais simples, pois não exige a desmontagem da bancada antiga, nem a medição e o pedido de uma nova.
Mudança de cor da fachada
Para fazer sua cozinha brilhar com novas cores, basta mudar a cor das frentes dos móveis. Não é difícil fazer isso, já que os materiais de construção modernos oferecem uma variedade de opções para implementar essa ideia.
A mais prática e acessível delas é cobrir as fachadas com uma película especial. A escolha de cores e padrões permitirá que você selecione um material para absolutamente qualquer projeto de cozinha. Você pode escolher qualquer tom de filme, bem como uma variedade de designs que imitam os naturais (pedra, madeira, metálico, etc.). Facilidade de uso, preço acessível, boa resistência à umidade e ao desgaste fizeram dos filmes autoadesivos um dos materiais mais populares para restaurar móveis antigos.
Ao colar, é necessário preparar a fachada com antecedência. É importante que esteja livre de irregularidades e asperezas, caso contrário o filme não ficará plano e bonito. Este trabalho não requer nenhuma habilidade especial, você só precisa ser cuidadoso e paciente.
As inserções de rattan estão se tornando cada vez mais populares, cobrindo as fachadas e ajudando também a transformar a aparência dos móveis para melhor. Antes do revestimento, é necessário medir e cortar o material, que então é fixado à fachada usando um grampeador de construção. O rattan pode cobrir toda a superfície ou apenas o meio. Se necessário, os suportes podem ser cobertos com faixas decorativas. Antes de fixar a tela, ela deve primeiro ser mergulhada em água.
Se não houver danos mecânicos óbvios no material que está sendo processado, a pintura é uma opção. Este método é ótimo para fachadas, mas não para bancadas. Você pode pintar usando qualquer método conveniente, mas ao trabalhar com uma pistola de pulverização, a camada de tinta é aplicada de forma mais estética do que com um pincel ou rolo.
Materiais e ferramentas necessários
Materiais para atualizar armários de cozinha antigos estão amplamente disponíveis e podem ser comprados em qualquer loja de ferragens. Entre os consumíveis e ferramentas mais comuns necessários para realizar esses trabalhos estão:
- filme autoadesivo;
- tinta (vários tipos, de acrílica a primer);
- molduras;
- materiais disponíveis para decoupage;
- verniz para madeira;
- azulejos ou mosaicos cerâmicos;
- cola (para trabalhar madeira, bem como mistura de construção para assentamento de ladrilhos);
- fixadores (parafusos, pregos, buchas);
- acessórios (puxadores, dobradiças, etc.);
- ferramenta de marcação (régua, fita métrica, marcador);
- ferramenta de corte (tesoura, estilete);
- grampeador de construção;
- ferramentas de pintura (pistola, pincéis, rolo);
- lixa ou esmeril com acessório especial (para limpeza da superfície);
- furar;
- martelo;
- serra circular ou serra tico-tico.
Vale ressaltar que o processo de restauração de móveis antigos não é apenas relevante, mas também bastante estimulante e acessível.
Ao se perguntar como atualizar seu conjunto de cozinha com suas próprias mãos, você deve começar com suas capacidades financeiras, o escopo de sua imaginação e o interior do restante do cômodo. Não deve haver nenhuma dificuldade específica com esse tipo de trabalho, mesmo para uma pessoa que não tenha habilidades especiais de design, bem como materiais e ferramentas especiais.
Vídeo: Como atualizar uma cozinha antiga
50 ideias de restauração e atualização de móveis de cozinha "faça você mesmo":