A cozinha é um lugar especial para a anfitriã e os membros da família. Aqui, os moradores de qualquer apartamento passam muito tempo cozinhando e fazendo refeições diárias, e muitas vezes em conversas sinceras. Portanto, a cor do conjunto de cozinha – o móvel principal – deve criar uma atmosfera de calma e, além de tudo, ser prática.

O conjunto de cozinha pode ser feito de madeira maciça, polímeros ou uma combinação de ambos. Dependendo do material, a tonalidade do revestimento será brilhante ou fosca. O ambiente onde os móveis serão instalados requer espaço suficiente, que pode ser expandido visualmente justamente pelo esquema de cores.
Contente
- Escolhendo um esquema de cores para sua cozinha
- Cozinha pequena e grande: como escolher as cores
- Cor e grau de iluminação da cozinha
- Combinação dos móveis da cozinha com a cor dos demais detalhes da cozinha
- Como a cor afeta o apetite
- VÍDEO: Móveis de cozinha. Armários de cozinha1
- 50 ideias de fotos para esquemas de cores de móveis de cozinha
Escolhendo um esquema de cores para sua cozinha
Ao escolher móveis de cozinha, você sempre pode ver as cores e seus nomes no catálogo. Será melhor se o conjunto de cozinha for apreciado não apenas pelo comprador, mas também por sua família - a combinação de cores deve agradar a todos, então o ambiente se tornará agradável tanto para adultos quanto para crianças.
Um conjunto de cozinha é um móvel prático, por isso, ao cuidar dele, a qualidade do revestimento deve ser alta. A cor não deve mudar devido ao uso de detergentes. Para escolher o tom certo, você precisa “combiná-lo” com a cor das paredes e do restante dos móveis. Você sempre pode escolher cortinas que combinem com a decoração ou trocá-las conforme desejar, mas os móveis em si durarão anos.
A variedade de cores e estilos de móveis de cozinha modernos satisfará qualquer comprador. Hoje em dia, existe uma enorme variedade de móveis embutidos e padrão para salas de jantar que podem ser projetados sem comprometer sua funcionalidade. Normalmente, há duas ou três cores principais nas amostras. Isso ajuda a criar uma heterogeneidade estilística favorável, o que facilita o zoneamento do espaço.
Cozinha pequena e grande: como escolher as cores
É sempre melhor selecionar as cores do conjunto de cozinha dependendo do tamanho do cômodo. Se for pequeno, os seguintes tons funcionarão:
- branco;
- bege;
- azul claro;
- verde claro.
Dessa forma você ampliará o espaço e o deixará mais iluminado.
Uma sala grande pode ser “diluída” com cores naturais claras ou escuras – ela se tornará mais compacta e aconchegante. Um conjunto de cozinha, assim como móveis de grande porte, deve caber bem na cozinha sem ocupar espaço de trabalho. A combinação de cores contrastantes é adequada para cozinhas médias e grandes com layout quadrado.
Os móveis da cozinha devem ter um bom acabamento. As cores universais do revestimento são branco, preto, marrom e seus tons. Tons brilhantes de vermelho, laranja e amarelo devem ser escolhidos com cautela para que as cores não irritem as pessoas no ambiente. O tampo da mesa, como área de trabalho, geralmente é feito de um material polimérico de cor não uniforme, resistente à abrasão e ao impacto mecânico.
Os consultores da loja ajudarão você a escolher o tom certo. Eles avaliarão o design da cozinha, seu tamanho e recomendarão um esquema de cores. Como regra, os fones de ouvido são feitos em várias versões. O comprador tem mais opções ao encomendar um fone de ouvido personalizado.
Cor e grau de iluminação da cozinha
O ambiente onde o conjunto de cozinha está localizado deve ter vários níveis de iluminação. A luz de teto é conveniente para visibilidade geral. Para trabalhos pequenos, uma luz embutida na altura dos olhos ou um pouco mais baixa seria o ideal. Esse tipo de iluminação também destaca os tons de cor do fone de ouvido. Um candelabro acima da mesa da cozinha também seria um bom acréscimo. Sombra parcial à noite deixará o ambiente mais confortável.
Móveis sob luz branca parecerão pálidos, então é melhor escolher uma iluminação quente, e você pode escolher uma lâmpada fluorescente embutida acima da área de trabalho.
A combinação de tons suaves – bege, castanho e similares – com luz quente na cozinha é especialmente harmoniosa. É quase uma aposta certa se sua família seguir um estilo tradicional. Os holofotes deixam as cores um pouco mais frias, por isso devem ser escolhidos por pessoas acima do peso, pois nesse ambiente o apetite diminui.
As arandelas podem ser substituídas por luminárias modulares de vários tipos, que são montadas no teto no centro ou assimetricamente, o que cria uma aura de luz na direção desejada. Ao usar diferentes lâmpadas modulares e tipos de lâmpadas, a iluminação na cozinha e a cor dos móveis serão ligeiramente diferentes.
Se você tiver que escolher entre conforto e economia, lâmpadas econômicas, que têm uma luz menos quente e brilhante, farão com que os móveis pareçam pálidos, enquanto lâmpadas incandescentes mais brilhantes e quentes, que queimam mais energia, tornam o ambiente mais suave e as cores mais saturadas. Os proprietários decidem por si mesmos o que preferem.
Combinação dos móveis da cozinha com a cor dos demais detalhes da cozinha
É muito melhor quando o conjunto de cozinha tem cores que combinam organicamente com os tons ou elementos de cores individuais do restante dos móveis. Você precisa se concentrar nisso imediatamente, antes mesmo de comprar ou fazer um pedido. Os gerentes de lojas de móveis ajudam você a escolher móveis da cor e saturação desejadas no catálogo; você só precisa contatá-los com tal solicitação.
Usar uma combinação de cores semelhantes significa harmonizar o visual geral da cozinha. Ao mesmo tempo, detalhes brilhantes, como inserções ou acessórios em tons diferentes da cor principal, não fariam mal. Eles refrescarão o ambiente e o tornarão menos estático.
Conjuntos clássicos com cores suaves combinam com a maioria das cozinhas e salas de jantar, independentemente da iluminação. Combinações ecléticas de cores e design de vanguarda são apropriadas onde há espaço para separar a área de jantar, a seção de bar e a área de preparação de alimentos.
Conjuntos monocromáticos ficam bem com adições contrastantes - pratos decorativos, vasos e estatuetas de barro, composições de ervas e flores secas, se forem colocados em cima. Os azulejos que costumam ser colocados na parede perto da pia também devem ser lisos ou ter um padrão discreto.
As cortinas podem ser qualquer coisa, dependendo do tamanho e do layout da cozinha. As mais populares são as persianas romanas e as persianas verticais, mas há outras opções. É necessário adotar um esquema de cores suaves, especialmente em espaços pequenos. Um padrão floral suave e uma textura geométrica são aceitáveis.
A mesa e as cadeiras não devem se destacar do estilo geral. Sofás de canto em tons quentes e claros combinam bem com conjuntos de móveis clássicos.
Como a cor afeta o apetite
O efeito da cor no apetite foi comprovado por pesquisas científicas.
- Tons frios ajudam a reduzir o consumo de alimentos.
- Cores quentes e brilhantes, ao contrário, causam aumento do apetite. Pessoas que cuidam da alimentação precisam equilibrar o esquema de cores do ambiente para normalizar a rotina diária.
- Uma cozinha mobiliada com tons claros de amarelo, marrom e rosa reduzirá o apetite e promoverá o consumo de alimentos de fácil digestão.
- Para pessoas abaixo do peso e crianças em fase de crescimento, será melhor que os móveis da cozinha tenham tons ricos e quentes. O ambiente pode ser complementado com cortinas claras e simples para manter seu apetite moderado.
Você pode encontrar modelos de conjuntos de cozinha clássicos e exclusivos para sua cozinha. A escolha é alucinante. Conjuntos feitos sob medida melhoram significativamente o estilo geral da cozinha, tornando-a conveniente para cozinhar e relaxar com toda a família.