A madeira é um material maravilhoso para fazer móveis: forte, estético e durável. Os produtos feitos com ele são elegantes e práticos e, se forem feitos com suas próprias mãos, serão especialmente agradáveis e amados, já que o artesão doméstico coloca seu amor pelo lar e pela família em seu trabalho.


Contente
Os benefícios do faça você mesmo
Se um artesão doméstico for “amigo” de ferramentas de carpintaria, não será difícil para ele agradar a anfitriã e fazer um aparador com as próprias mãos, o que é necessário em qualquer cozinha.


Um armário de cozinha feito por você mesmo tem uma série de vantagens em relação aos seus “irmãos comprados em lojas”:
- você pode escolher um design exclusivo para ele;
- selecione o material ao seu gosto;
- usar acessórios originais;
- escolha um esquema de cores para o bufê que melhor combine com o interior da cozinha.


Além disso, os produtos de madeira são extremamente benéficos para a saúde: não contêm compostos tóxicos e não emitem substâncias nocivas, mas enchem o ambiente com aromas de óleos essenciais.


Aparador de madeira – durável e confortável. Ele durará décadas e é fácil de restaurar e reparar.

Outra vantagem importante de fazer um armário de cozinha com suas próprias mãos é a possibilidade de fazê-lo em uma configuração e tamanho originais que melhor se adaptem à conveniência e ao conforto.

Nós decidimos sobre o design e a construção
Fazer você mesmo um aparador de cozinha abre um amplo campo para a imaginação do artesão doméstico. Ele pode fazê-lo, de acordo com sua visão e ideias, em vários estilos:
- retrô;
- alta tecnologia;
- arte;
- minimalismo e outros.

Os designs dos armários também podem ser muito diversos, incluindo cantos e redondos.

Materiais necessários
Na simpática família dos móveis de cozinha, o aparador ocupa um lugar especial - ele reina na cozinha e carrega as características de um aparador elegante e de um armário comum para pratos. Anteriormente, os móveis eram feitos “para durar séculos”, por isso, para sua produção, escolhia-se a madeira mais durável e de alta qualidade, bem curada e processada.

A oferta atual de materiais de construção permite que você escolha a opção necessária para fazer um aparador com suas próprias mãos. Mas uma das bases mais populares para móveis de cozinha se tornou MDF, aglomerado de fibras, aglomerado e madeira maciça. Este último não necessita de características adicionais, destacando-se pela resistência, durabilidade e beleza. Quanto às placas de madeira, cada uma delas tem suas próprias propriedades efetivas e desvantagens.
- O painel de fibras é resistente à umidade e às mudanças de temperatura. É leve, forte, durável, acessível e fácil de processar. Um aparador feito desse material pode ser montado rapidamente. Pode ser tornado funcional e visualmente atraente. Na maioria das vezes, essas placas são usadas para instalar paredes traseiras de armários de parede, gavetas e prateleiras.
- O aglomerado está disponível em uma ampla gama de cores. Este é um material durável e barato com o qual você pode fazer um armário prático, espaçoso e original que pode caber facilmente em qualquer interior de cozinha. Entre as desvantagens significativas está a emissão de formaldeído no ar. Para reduzir seus efeitos nocivos à saúde humana, é necessário colocar os móveis de aglomerado longe de fontes de calor.
- O MDF é bastante utilizado hoje em dia. É fabricado com tecnologias modernas, sendo portanto um material ecologicamente correto. Possui alta resistência à umidade, o que aumenta a adequação de seu uso em condições de cozinha. Possui uma estrutura macia e fácil de processar, o que permite que seja utilizado para criar uma variedade de decorações para frentes de móveis e aparadores, além de dar aos produtos uma variedade de formatos. A única desvantagem é o preço bastante alto, comparado ao custo do aglomerado.
- Madeira maciça é um toque especial de elegância e demonstração de alto gosto. Material natural e ecológico.

Os seguintes tipos de madeira são mais frequentemente usados para fazer aparadores:
- pinho, durável e fácil de processar;
- larício, forte e não suscetível aos efeitos destrutivos da umidade;
- carvalho, praticamente eterno, não sujeito a deterioração e não necessita de tratamento de verniz.

Dependendo do local onde o buffet artesanal será instalado, você pode usar materiais diferentes. Para uma casa de verão ou uma cozinha de verão, você pode fazer um armário de cozinha de plástico, de design simples e barato.

Um aparador original na cozinha de uma mansão, feito de MDF ou madeira maciça, com prateleiras e nichos incomuns, parecerá caro e apresentável.

Ferramentas necessárias
Para fazer um aparador de cozinha ao seu gosto, você precisará de um conjunto de ferramentas personalizado, mas entre elas há aquelas das quais você não pode prescindir, independentemente do material, design e configuração do produto que o mestre escolher.

Conjunto padrão:
- furar;
- brocas para madeira;
- quebra-cabeça;
- serra circular;
- máquina de moer;
- chave de fenda
e outras ferramentas e dispositivos que devem estar à mão.

Processo de fabricação: instruções passo a passo
Antes de pegar as ferramentas, você precisa imaginar claramente que tipo de bufê você fará e refletir seus pensamentos e ideias no desenho, indicando todos os detalhes do produto.

Primeiro, os maiores elementos do produto, que formam sua base, são preparados de acordo com os desenhos disponíveis, levando em consideração os parâmetros necessários. Para não atrapalhar a ordem de montagem e não perder as peças necessárias, artesãos experientes aconselham numerar todas as peças.

Após a conclusão do trabalho preparatório, o gabinete é montado na seguinte ordem.
- Preparando as partes laterais do móvel, fazendo furos nelas. Vale a pena prestar atenção aos conselhos de artesãos experientes que recomendam o uso de um limitador de profundidade para controlar a distância entre os recessos. Sua utilização permite proteger peças de móveis contra perfurações.
- Conectando as divisórias do buffet
- Conectando a parte superior do produto e as partes laterais externas. A parte superior do produto é colocada nos fechos finais, e as partes laterais e a parte inferior são empurradas para a frente até pararem.
- Instalação de peças internas. Primeiro, o corpo do aparador é montado nas extremidades traseiras. Para fixar a parte inferior, são utilizados parafusos e, para conectá-la à parte superior, são utilizados cantos de montagem.
- Montagem das peças da base e sua fixação. Para marcar a base, é utilizado um desenho de móvel de cozinha, segundo o qual os painéis são fixados nas barras localizadas nos cantos da estrutura.
- Projeto da fachada. A placa é colocada em seu lugar, e saliências do tamanho necessário são deixadas nas laterais. Eles são necessários para pendurar as portas e fixar o painel traseiro.
- Fixação da parede traseira. O corpo do aparador é deitado de lado para fixar a tela na posição necessária.
- Instalação de portas e dobradiças. As portas esquerda e direita, inferior e superior são marcadas, depois as dobradiças são instaladas de acordo com as marcações designadas. As portas do armário são montadas em seus lugares, firmemente presas nas dobradiças.
- Instalar os móveis em seu lugar definitivo, instalar prateleiras e gavetas, verificar a qualidade da instalação e a facilidade de uso do produto.


Decorando um buffet
A etapa final na criação de um armário de cozinha exclusivo feito à mão será sua decoração. O seguinte pode ser usado aqui:
- acessórios prontos;
- itens decorativos de madeira ou metal feitos à mão;
- ornamentos e imagens coloridas de decoupage;
- fotografias, joias de vidro e plástico;
- itens decorativos originais, feitos à mão ou sob medida, dependendo do estilo do produto.




















































