A primeira coisa a considerar ao organizar um quarto para uma criança é escolher uma cama. Para a área de dormir, são adquiridos móveis especializados, que passam por rigorosa certificação.
Os modelos infantis diferem em suas características de design e nos materiais usados na produção. A classificação das empresas que produzem produtos para pré-escolares e crianças mais velhas é publicada online.
Contente
Como devem ser as camas das crianças?
Móveis de quarto para crianças apresentam uma série de diferenças:
- feito principalmente de materiais naturais;
- suas dimensões correspondem à categoria etária;
- As estruturas são equipadas com elementos de segurança adicionais.
As camas infantis padrão devem estar em conformidade com a SanPiN e outros documentos regulamentares, que especificam os parâmetros de segurança necessários quanto ao uso de materiais, tintas, vernizes e fixadores.
A superfície do modelo deve ser lisa, sem saliências, rachaduras, fendas ou rebarbas. Camas com partes deslizantes e escadas devem ser verificadas quanto à segurança.
Ao organizar um local para dormir, os pais devem verificar a estabilidade e a confiabilidade da montagem do berço. A confiabilidade dos fixadores também é importante.
Os modelos para crianças de até 3 a 5 anos devem ser equipados com elementos restritivos - laterais e barreiras metálicas. Isso se aplica tanto a estruturas de nível único quanto de nível duplo.
Os modelos infantis podem ser baratos ou caros, mas devem atender a critérios de segurança em qualquer caso. Isso é verdade tanto para crianças pequenas quanto para crianças em idade escolar.
Tipos de camas para crianças
Os móveis para crianças hoje em dia são muito diversos. Entre os modelos populares, destacam-se vários tipos de camas:
- típico (tradicional);
- modular;
- sair da cama;
- temático.
Além disso, os modelos infantis dentro de cada tipo podem ter uma ou duas, e às vezes até três camadas.
Vantagens e desvantagens das camas para crianças
Para a área de dormir, as estruturas escolhidas são as mais seguras possíveis. Móveis feitos de madeira natural, com laterais (para crianças) e estrutura resistente – certamente têm todas as vantagens. Além disso, muitas vezes é prático – por exemplo, é equipado com gavetas inferiores e uma mesa. As ripas na parte inferior da cama criam ventilação natural.
Se você tem dois filhos, um beliche "loft" se tornará não apenas um lugar para descansar, mas também uma área de lazer.
As camas infantis também têm suas desvantagens se forem feitas de materiais de baixa qualidade. Recomenda-se evitar o uso de plástico e outros derivados artificiais no design.
Como escolher as camas certas para crianças?
Para que os móveis infantis atendam todo o período declarado pelo fabricante, é necessário se orientar por uma série de critérios:
- escolha uma cama de acordo com a idade da criança;
- Ao comprar, peça um certificado de conformidade do produto;
- Verifique se todas as peças de montagem estão presentes.
É aconselhável comprar camas infantis feitas de madeira maciça. Neste caso, o revestimento – tinta, verniz – deve ser atóxico. Isso protegerá seu bebê dos vapores nocivos dos acabamentos dos móveis.
Em vez de um berço com fundo de madeira ou compensado, escolha um design com ripas. Isso evitará que o modelo absorva umidade e promoverá a livre circulação de ar.
Os móveis do quarto das crianças devem ser mais baixos do que os dos adultos. A criança ainda é pequena e não consegue controlar seus movimentos durante o sono – é fácil para ela cair do berço. Se estiver equipado com laterais com tábuas ou barras alternadas, elas devem ficar a uma distância média uma da outra para que o bebê não fique com o pé, o braço ou a cabeça presos entre elas.
Calcule também o quão proporcional o berço é em relação à área do quarto. Também é importante considerar o ambiente ao redor da sala, mas aqui você sempre pode melhorar a situação - escolha cores calmas de cortinas e papel de parede; complemente o interior com uma decoração interessante, etc.
Móveis com formas aerodinâmicas e sem ferragens salientes são adequados para um bebê, já que ele tem muita mobilidade, mas ainda não sabe controlar seu corpo.
Para organizar um local para dormir, você pode comprar um conjunto de móveis, que inclui uma cama, um guarda-roupa (cômoda), uma mesa e uma cadeira.
Meninos e meninas acima de 4 anos já podem escolher uma cama temática. Os interesses iniciais mostrarão qual modelo a criança irá preferir. Os meninos tendem a amar tecnologia, então eles vão adorar móveis de quarto em formato de carro de corrida ou avião. As meninas adoram tudo que é conto de fadas – para sua pequena “princesa” você pode arranjar uma cama correspondente com um dossel ou uma carruagem de imitação.
O modelo clássico pode ser pintado de forma independente - personagens de desenhos animados, flores, formas geométricas abstratas, aplicadas em cores brilhantes, vão animar as crianças.
Para duas crianças, um beliche é ideal – seu design serve como um local para dormir, um “campo de treinamento” e uma área para jogos interessantes.
Se a diferença de idade for maior que 5 anos, então, considerando que há espaço suficiente, é mais sensato comprar camas diferentes. Para uma criança mais nova, um sofá clássico ou temático seria adequado; para uma criança mais velha, um modelo padrão ou um sofá-cama.
VÍDEO:Camas infantis para crianças
50 Ideias de Fotos para Design de Cama Infantil